As vagens contêm inúmeros micronutrientes que possuem diversos efeitos curativos no organismo. Elas são utilizadas na medicina popular para criar produtos medicinais que auxiliam eficazmente em diversos problemas. diabetes mellitusartrite, problemas de pele e patologias cardiovasculares. No entanto, existem várias contraindicações ao uso do produto, por isso é recomendável consultar um médico antes de usá-lo.
Propriedades benéficas
Em comparação com os medicamentos farmacêuticos, os componentes químicos das vagens de feijão têm um efeito terapêutico mais suave, da seguinte natureza:
- reduzir a glicose no sangue;
- Aliviar a inflamação causada por vírus e micróbios patogênicos;
- Normalizam o equilíbrio hidroeletrolítico, atuando como agentes diuréticos;
- Saturar o corpo com substâncias úteis;
- Promover a eliminação de resíduos e toxinas;
- reduzir a pressão;
- retardar o processo de envelhecimento;
- Ao aumentarem a produção de serotonina, melhoram o estado psicoemocional e reduzem a excitação nervosa;
- Estimulam o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo a infecções;
- Previne a deposição de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de desenvolvimento de patologias cardiovasculares;
- Melhorar o funcionamento do músculo cardíaco;
- Normalizar o funcionamento das glândulas sebáceas, mantendo a pele saudável;
- regular a taxa de processos metabólicos;
- Acelerar a regeneração das células da pele;
- Possui efeito antirreumático;
- Promover a dissolução de cálculos nos rins e na bexiga;
- Aumentar a secreção de suco gástrico e melhorar a digestão;
- Aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos.
O uso de vagens de feijão no esporte se deve à sua capacidade de aumentar a massa muscular sem ganho de peso. O consumo regular desse chá medicinal promove a eliminação do excesso de líquidos. A ingestão de suplementos vitamínicos e minerais reduz o risco de deficiência dessas substâncias no organismo, que ocorre devido ao efeito diurético.
Composição química
Os benefícios e malefícios do produto vegetal são determinados pela presença dos seguintes componentes em sua composição:
- fibra;
- vitaminas (A, C, PP e grupo B);
- minerais (fósforo, magnésio, zinco, cobre, potássio, ferro);
- aminoácidos (arginina, lisina, tirosina);
- flavonoides;
- ácidos orgânicos;
- alantoína;
- caroteno;
- glicocinina;
- Proteína vegetal com estrutura semelhante à proteína animal;
- fitosteróis;
- alcaloides (trigonelina);
- hemicelulose.
Os grãos verdes contêm substâncias tóxicas, portanto, para fins medicinais, as cascas devem ser colhidas somente após o produto estar completamente maduro.
A ação da glucocinina é semelhante à da insulina, por isso recomenda-se o uso de produtos que contenham essa erva em conjunto com medicamentos antidiabéticos. Os níveis de glicose no sangue devem ser monitorados para prevenir o desenvolvimento de coma hipoglicêmico.
Coleta e aquisição
Os brotos das plantas são cortados e as vagens separadas dos grãos maduros. Os grãos são reservados para uso culinário, e as cascas são secas em local bem ventilado e longe da luz solar direta. Um desidratador também pode ser utilizado. A temperatura é ajustada entre 50 e 60 graus Celsius.
A matéria-prima preparada é colocada em sacos de tecido ou caixas de papel. Se necessário, é previamente moída até virar pó. O prazo de validade do medicamento não ultrapassa 3 anos. Recomenda-se armazená-lo em local escuro e seco.
Indicações de uso
Os curandeiros tradicionais usam remédios contendo vagens de feijão para tratar as seguintes condições:
- resfriados e infecções virais respiratórias agudas;
- cistite;
- diabetes mellitus;
- hipertensão e outras doenças cardiovasculares;
- artrite;
- úlcera estomacal;
- gastrite com baixa acidez;
- patologias da pele (eczema);
- obesidade;
- doença hepática;
- pielonefrite;
- pancreatite;
- catarata;
- asma;
- enxaqueca;
- distúrbios nervosos.
Para realizar o procedimento, aplique algumas gotas do medicamento na pele do dorso do pulso. Se o paciente apresentar vermelhidão, erupção cutânea, coceira ou ardência nessa área após 20 a 30 minutos, o medicamento não deve ser utilizado para fins terapêuticos.
Vagens de feijão na medicina popular
https://youtu.be/mqAcyUPz3HA
A matéria-prima é utilizada para preparar chás, decocções e infusões. Para tratamentos de órgãos internos, é ingerida por via oral. Para problemas de pele e articulações, recomenda-se banhos com vagens cozidas no vapor. O uso de remédios caseiros só é permitido após consulta médica.
Diabetes mellitus
O tratamento com vagens de feijão baseia-se na ação da glicocinina, que age de forma semelhante à insulina e reduz o açúcar no sangue. Dependendo da condição do paciente, o efeito dura de 5 a 7 horas.
Nos estágios iniciais do diabetes tipo 2, a terapia é combinada com dieta e monitoramento regular da glicemia. Em outros casos, remédios caseiros são usados como tratamentos adjuvantes para melhorar o bem-estar geral. A duração do tratamento é de 3 a 4 meses. É proibido reduzir a dosagem ou interromper o uso de medicamentos hipoglicemiantes por conta própria.
https://youtu.be/QzzqrMhiUXw
Existem remédios à base de cascas de feijão, tanto de componente único quanto combinados. Estes últimos incluem outras plantas medicinais que potencializam a ação do ingrediente principal:
- Misture as vagens com sementes de linhaça, folhas de mirtilo e palha de aveia na proporção de 1:2:2:2. Despeje 0,5 litro de água fervente sobre a mistura de ervas e deixe em infusão por 25 minutos. Tome 1/3 de xícara 3 vezes ao dia.
- Misture 10 g de cada um dos seguintes ingredientes: folhas de mirtilo, folhas de urtiga, vagens de feijão e raiz de dente-de-leão. Despeje 0,4 litros de água fervente sobre a mistura e deixe em infusão por 10 minutos. Beba a infusão 4 vezes ao dia, 1 colher de sopa de cada vez, diluída em 0,5 xícara de água.
Para reduzir rapidamente o açúcar, despeje 1 colher de sopa da matéria-prima em pó em 0,25 litros de água fervente e deixe em infusão por 1 hora. Tome 0,5 xícara 20 minutos antes das refeições, 3 vezes ao dia.
O chá de ervas antidiabético "Arfazetin" está disponível em farmácias. Ele também contém rosa mosqueta, mirtilos, camomila e erva-de-são-joão.
Melhorar o funcionamento do sistema digestivo
A matéria-prima contém fibras insolúveis, portanto, entre os benefícios da vagem de feijão está a normalização do funcionamento intestinal. Essa substância promove o movimento do conteúdo intestinal em direção ao "fezes", o que melhora a constipação e reduz o risco de desenvolvê-la.
Para a obesidade, recomenda-se tomar uma decocção:
- Adicione 3 colheres de sopa de cascas trituradas a 0,4 litros de água fervente;
- Deixe em banho-maria por 15 minutos;
- filtro.
Tome o medicamento 4 vezes ao dia, 100 ml, durante 1 mês.
Efeito no sistema cardiovascular
Graças às propriedades medicinais das vagens de feijão, a força e a elasticidade dos vasos sanguíneos são restauradas e o risco de formação de placas de colesterol é reduzido.
Para melhorar o funcionamento do músculo cardíaco, recomenda-se a administração de uma infusão:
- 1 colher de sopa da matéria-prima é adicionada a 0,2 litros de água fervente;
- O recipiente é envolvido e o medicamento é infundido até esfriar completamente;
- variedade;
- Beba 3 vezes ao dia antes das refeições, dividindo o volume em porções iguais.
Para arritmia e aterosclerose, uma decocção preparada segundo a receita descrita acima é considerada um remédio eficaz. Ela normaliza a pressão arterial e elimina o excesso de colesterol.
Você também pode se interessar por:Melhorar a condição da pele
O zinco regula a função das glândulas sebáceas e reduz a inflamação, que é uma das causas da acne. Combinado com o ácido fólico, acelera a regeneração celular e a cicatrização de feridas.
As áreas afetadas são lavadas com a decocção 2 a 3 vezes ao dia. Também se utiliza um pó; ele é aplicado na área inflamada por 2 horas e depois removido com água morna.
Aliviando a fadiga
O estresse físico e emocional pode levar à exaustão. O magnésio e as vitaminas do complexo B otimizam o funcionamento do sistema nervoso e normalizam o bem-estar psicoemocional.
Para a fadiga crônica, recomenda-se o consumo de infusão ou chá de vagem de feijão. Estudos mostram que a ingestão de micronutrientes naturais por 10 dias reduz os sintomas dessa condição. Eles normalizam o sono, aumentam o apetite e melhoram o humor.
Aliviando os sintomas da artrite reumatoide
Os benefícios das vagens de feijão para problemas articulares provêm do seu teor de cobre. Este mineral estimula a produção de enzimas que mantêm a elasticidade das articulações e ligamentos. O consumo deste remédio caseiro reduz a inflamação do tecido conjuntivo e ativa o seu processo de regeneração.
Para essa patologia, recomenda-se o uso da seguinte receita:
- Adicione 1 colher de sopa de casca triturada a 0,5 litro de água fervente;
- insistir por 3 a 4 horas;
- variedade.
Mergulhe na infusão preparada e aplique na área afetada por 30 minutos.
Tratamento de resfriados
Se a hipotermia for a causa da doença, recomenda-se beber chá com vagens de feijão e mel. Isso fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de complicações. Você também pode usar uma infusão, mas consulte seu médico para saber a dosagem.
Tomar um banho com uma decocção é considerado um tratamento eficaz. Adicione 50 gramas de casca a 1 litro de água fervente e deixe em infusão em banho-maria por 15 minutos. Despeje a mistura resultante na água do banho. O tratamento dura de 20 a 30 minutos.
Prevenção da doença de Alzheimer
A patologia surge da deterioração da função cerebral e é acompanhada pelo desenvolvimento de demência. Acredita-se que sua principal causa sejam os depósitos de amiloide no tecido do órgão, levando à morte celular.
Essas substâncias estão presentes nas vagens de feijão, portanto, tomar decocções e infusões regula o metabolismo de proteínas, fortalece as células cerebrais e retarda o processo de alterações relacionadas à idade.
Fortalecimento dos ossos
Após os 65 anos nos homens e durante a menopausa nas mulheres, a produção de hormônios responsáveis pela retenção de cálcio no organismo diminui. Os ossos tornam-se frágeis e finos, aumentando o risco de fraturas.
A casca do feijão repõe os níveis de minerais no organismo, enquanto o potássio e o folato que contém promovem a saúde óssea. A ingestão preventiva de suplementos à base de casca de feijão pode evitar o desenvolvimento de doenças que levam à osteoporose.
Efeito rejuvenescedor
A presença de antioxidantes ajuda a eliminar os radicais livres e a retardar os sinais de envelhecimento. Cosmetologistas recomendam o uso de uma máscara de vagem de feijão para melhorar o tom da pele e suavizar rugas.
Para preparar a máscara, misture 100 g de pó de casca de laranja, 2 colheres de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Aplique a máscara após limpar a pele e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.
Catarata
A doença se desenvolve como resultado de alterações relacionadas à idade ou doenças infecciosas. Os ingredientes do produto fortalecem o sistema imunológico e reduzem o risco de desenvolver tais distúrbios. A vitamina C melhora o fluxo sanguíneo para os olhos, o que contribui para uma melhor visão.
Para tratar a catarata, recomenda-se beber uma decocção de vagens de feijão e mirtilos:
- 3 colheres de sobremesa da mistura de ervas são adicionadas a 0,5 litro de água fervente;
- Leve ao fogo em banho-maria até ferver;
- Deixe em infusão por 1 hora e meia;
- filtro.
Tome a decocção 2 vezes ao dia, antes das refeições, ½ xícara.
Como preparar medicamentos
Para fins medicinais, recomenda-se o uso de infusões e decocções. A receita é selecionada de acordo com a condição específica. Agite bem antes de usar. Para aumentar a eficácia do remédio, o componente principal pode ser misturado com outras plantas medicinais.
Infusões
Este medicamento é usado com mais frequência para fins medicinais e é preparado seguindo os seguintes passos:
- As matérias-primas secas ou compradas em farmácias são misturadas com água fervente;
- Se necessário, ferva;
- insistir por pelo menos 8 horas;
- variedade.
A medicina alternativa oferece as seguintes receitas para o tratamento da diabetes:
- 50 g de vagens de feijão, trituradas até virarem pó, são adicionadas a 0,4 l de água fervente e deixadas em infusão por 12 horas. Beba a infusão 20 minutos antes das refeições, 125 ml;
- Coloque 3 colheres de sopa do pó em 1 litro de água e deixe em local escuro por 8 horas. Coe e tome 200 ml em jejum. Este medicamento ajuda os diabéticos a reduzir o inchaço.
Para cistite e pancreatite, prepare uma infusão com 40 g de vagens e 1 litro de água fervente. Beba ½ xícara 3 a 4 vezes ao dia durante 7 dias. Se o paciente apresentar uma forma crônica da doença, o tratamento deve ser continuado por pelo menos 1 mês.
Para aliviar a inflamação e os sintomas de doenças geniturinárias, recomenda-se uma infusão combinada. O ingrediente principal é misturado em partes iguais com uva-ursina e cabelo de milho. Despeje 1 litro de água fervente sobre 2 colheres de sopa da mistura de ervas. Deixe em infusão em banho-maria por 15 minutos e depois deixe descansar. Beba a mistura coada de 5 a 6 vezes ao dia até obter alívio.
Decocções
É preparado para a prevenção de diversas patologias, fortalecimento do sistema imunológico e aplicação de compressas.
A receita envolve os seguintes passos:
- As matérias-primas secas e trituradas são adicionadas com água fervente na proporção de 2 colheres de sopa por litro;
- Ferva em banho-maria por 15 a 20 minutos;
- Deixe esfriar;
- Após 45-60 minutos, filtre;
- Adicione água fervida até obter o volume original.
Tome o medicamento 20 a 30 minutos antes das refeições, 125 ml três vezes ao dia. A decocção não tem um longo prazo de validade, portanto, o volume máximo da solução preparada não deve exceder 0,75 ml.
Para melhorar a visão, misture partes iguais de vagens de feijão e folhas de mirtilo. Despeje 1 colher de sopa da mistura em 0,3 litros de água, ferva por 20 minutos e coe. Tome a infusão duas vezes ao dia durante 2 a 3 meses.
Contraindicações
As propriedades benéficas das vagens de feijão não excluem a presença de contraindicações para o seu uso por mulheres e homens nas seguintes situações:
- intolerância individual;
- tendência à hipoglicemia;
- período de gravidez e lactação.
A regra para o uso de produtos à base de ervas para fins medicinais é complementá-los com suplementos vitamínicos e minerais. Isso se deve ao seu efeito diurético, que acarreta a perda de diversos micronutrientes benéficos pelo organismo. Por essa razão, tratamentos fitoterápicos prolongados também são desaconselháveis.
Você também pode se interessar por:Avaliações
Minha avó foi diagnosticada com diabetes depois dos 50 anos. Ela morava sozinha e sempre cultivava feijão em sua horta. Depois de ouvir falar dos benefícios da planta, ela começou a tomar uma infusão feita com a casca do feijão. Dois tratamentos por ano a ajudavam a manter os níveis de açúcar no sangue normais.
Marina, 32, Taganrog
Aos 40 anos, notei rugas no meu rosto e decidi experimentar um remédio caseiro para rejuvenescer a pele. Uma amiga tinha pés de feijão crescendo em sua casa de campo e me trouxe algumas cascas. Comecei a usar as máscaras uma ou duas vezes por semana e fiquei encantada com os resultados. Depois de alguns tratamentos, minha pele ficou mais firme e macia e, após dois meses, as rugas desapareceram completamente.
Katerina, 45 anos, Krasnodar
Tenho diabetes há mais de 15 anos. Já tinha ouvido falar muito sobre remédios caseiros e decidi experimentar uma infusão de vagem de feijão. Comprei as vagens na farmácia. O efeito não foi imediato, mas depois de um tempo, meus níveis de açúcar no sangue voltaram ao normal. Uso a infusão como complemento à minha medicação. Um resultado positivo foi a redução da dose do meu medicamento para diabetes em 1,5 vezes.
Elena, 55 anos, Vologda
Segundo relatos, este produto fitoterápico é amplamente utilizado por diabéticos há muito tempo. O conhecimento das propriedades benéficas e das contraindicações das vagens de feijão ajuda as pessoas a evitarem gastos com diversos medicamentos. Remédios caseiros contribuem para a saúde e reduzem o risco de desenvolver várias doenças.

Vagens de feijão: propriedades benéficas, contraindicações, benefícios e malefícios.
Tipos e variedades de feijão: seus nomes, descrições e fotos.
Descrição e fotos de variedades populares de vagem de aspargo
Máxima
Decidi experimentar vagens de feijão e uma dieta como tratamento para diabetes. Antes de começar a tomá-las, meu nível de açúcar no sangue estava estável entre 6,5 e 7,0. Depois de cinco dias, estava em 8,1.