As coníferas ornamentais embelezam parques, jardins, áreas residenciais e áreas próximas a prédios públicos. Essas árvores perenes não apenas exalam um delicado aroma de pinho, como também atuam como antissépticos naturais. Caminhadas em bosques de coníferas são benéficas para pessoas com problemas respiratórios. No entanto, apesar da baixa necessidade de manutenção, as coníferas jovens precisam de proteção contra os efeitos nocivos do frio do inverno.
Perigos para as coníferas na estação fria
Árvores jovens com menos de 3 anos são particularmente vulneráveis ao frio. Seus principais inimigos são:
- vento frio e gelado;
- degelo de inverno acompanhado de nevascas;
- Raios de sol refletidos na neve.
Os fortes ventos de inverno ressecam os galhos que, ao congelarem, tornam-se quebradiços e frágeis. Se possível, recomenda-se plantar coníferas junto às construções, que servirão de proteção contra o vento frio.
O degelo do inverno faz com que grandes quantidades de neve se acumulem nos galhos das árvores, formando gelo. Os galhos, enfraquecidos pelo vento frio do inverno, muitas vezes quebram sob o peso do gelo.
Queimaduras graves nas agulhas de árvores jovens podem ocorrer no final do inverno, quando o sol forte aparece e seus raios, refletidos pela neve, causam danos às coníferas.
Abrigo contra neve e gelo
Para proteger teixos, ciprestes e tuia plantados com carinho, é essencial cobri-los antes das geadas de inverno, especialmente quando jovens. Eles podem ser envolvidos em tecido não tecido e fixados com grampos ou cobertos com capas especiais disponíveis no mercado, presas a estacas fincadas no solo.
Você também pode se interessar por:Proteção solar
Para proteger uma árvore jovem do sol da primavera antes do derretimento da neve, instale uma cobertura de proteção solar no lado sul. Uma cobertura pode ser feita com qualquer material facilmente disponível:
- lençóis velhos costurados juntos;
- cortinas antigas;
- material de cobertura.
Se você não quiser instalar um toldo, pode cobrir as coníferas com tecido por cima e fixá-lo bem.
Cuidados com as coníferas antes da cobertura
Antes de cobrir as coníferas para o inverno, é necessário tomar uma série de medidas adicionais para ajudar a preservar as árvores jovens. No outono, devem ser feitas as seguintes ações:
- Regar até uma profundidade de 50-60 cm no raio do sistema radicular (em caso de chuvas fortes, o procedimento é cancelado);
- A adição de vermicomposto, composto e farinha de dolomita dará às plantas a força necessária para sobreviver ao inverno;
- A cobertura morta com agulhas de pinheiro, ramos de abeto, serragem, turfa (o uso de feno não é recomendado devido à possibilidade de aparecimento de roedores) ajuda a preservar o sistema radicular;
Protegendo as coníferas durante o inverno.
Para cobrir uma conífera durante o inverno, primeiro amarre os galhos ao tronco com barbante, de preferência natural, sem apertar muito. Depois, enrole-a:
- juta;
- spunbond;
- agrofibra;
- lutrasil;
- papel kraft.
As bordas são fixadas com um grampeador.
Cobertura de coníferas em um tronco
As plantas comuns requerem proteção especial antes da chegada do frio. Em primeiro lugar:
- Proteja o local da enxertia da geada e do vento. Envolva-o com material de cobertura e prenda-o firmemente.
- Eles protegem a copa para que ela não suporte o peso da neve e se quebre no ponto de enxertia.
A proteção da coroa pode ser alcançada de diversas maneiras:
- Barras de ferro são fincadas ao redor do perímetro, uma malha metálica com pequenas células é enrolada em volta delas e um saco de juta ou outro material de cobertura é colocado por cima;
- Uma estrutura é montada a partir de ripas de madeira, sobre as quais o material de revestimento é esticado em várias camadas e fixado com um grampeador;
- Para coníferas particularmente delicadas (abeto no padrão Icebreaker), caixas de madeira com tampas são encaixadas umas nas outras;
- Envolva toda a árvore até o chão com material de cobertura.
Ao dedicar algum tempo a essas atividades, você pode proteger seus animais de estimação das intempéries.
Abrigo de coníferas
Novembro e início de dezembro são meses adequados para cobrir plantas coníferas durante o inverno.
Proteção de inverno de arbustos de porte médio
Na região de Moscou, a proteção de inverno para coníferas varia um pouco dependendo do seu tamanho. Para proteger plantas de porte médio do vento e do sol, geralmente constrói-se uma estrutura de madeira, que é revestida com material de cobertura e fixada com grampos.
Proteção de inverno para arbustos de porte baixo
Para zimbros rastejantes e outras coníferas jovens, criar um abrigo de inverno é fácil. Basta juntar galhos de abeto e enrolá-los ao redor das plantas jovens em uma formação em forma de cone.
Abrigo para pinheiros e abetos
Pinheiros e abetos só precisam de abrigo durante o primeiro ano após o plantio. Para isolar uma árvore jovem, siga estes passos:
- Reforce a conífera fixando-a a um suporte;
- Cubra o solo ao redor do tronco com uma camada de cobertura morta e disponha ramos de abeto por cima;
- Cubra as copas e os ramos com material de cobertura.
Se a árvore não ficar mais forte no segundo ano de vida, não se deve negligenciar a proteção.
Abrigo para lariço
O lariço não teme o frio e a necessidade de abrigo desaparece 2,3 anos após o plantio. Em áreas com fortes nevascas, instala-se um tripé sobre a planta. A parte superior é coberta com um material adequado: lona plástica, juta, lençóis velhos, etc.
abrigo de zimbro
Esta espécie de conífera é adequada para plantio em canteiros de jardins por jardineiros iniciantes. Durante os primeiros 3 a 4 anos, os zimbros precisam ser protegidos das queimaduras de inverno e também requerem isolamento. Os ramos do zimbro são muito sensíveis à luz solar. Antes de mais nada:
- Os galhos estão amarrados ao tronco com barbante.
- Envolva a planta com material de cobertura ou bandagem para jardinagem.
- Vários pinos de metal são fixados ao redor da árvore, sobre os quais é colocada uma tela metálica.
abrigo de ciprestes
Recomenda-se plantar a caparis em locais protegidos do vento, mas ela precisa de sombra em uma face voltada para o sul. Isso é conseguido cobrindo as coníferas durante o inverno. Na maioria das vezes, elas são amarradas com tecido.
Cobertura de tuia
Thuja É uma planta que tolera sombra, por isso não se desenvolve bem em pleno sol. Em dias ensolarados e com geada, pode sofrer queimaduras solares no lado sul. Recomenda-se cobri-la com uma cobertura leve antes do derretimento da neve. Plantas altas devem ser amarradas com barbante.
Abrigo de teixo
Proteger coníferas como o teixo durante o inverno é essencial para a sua sobrevivência. Na natureza, os teixos crescem em climas mais quentes e, portanto, necessitam de abrigo no inverno. Recomenda-se amarrar os ramos ao tronco com barbante e protegê-los do frio com uma cobertura branca, deixando uma pequena abertura para ventilação.
Abrigo de abetos
Os abetos são originários da Sibéria e, por serem plantas resistentes ao inverno, necessitam de proteção apenas quando jovens. Podem ser cobertos com ramos de pinheiro, como uma casa, ou com uma cobertura, adicionando-se cobertura morta por baixo para proteger as raízes.
Você também pode se interessar por:Na primavera, não tenha pressa em remover a cobertura. Isso deve ser feito em um dia nublado, quando a temperatura subir para cerca de 10 graus Celsius. Para ajudar as plantas a se recuperarem totalmente das geadas de inverno, você pode simplesmente borrifá-las com água morna contendo um estimulante de crescimento.
Se todos os procedimentos recomendados forem realizados prontamente, as coníferas sobreviverão facilmente ao inverno. Preparar adequadamente as plantas para o inverno é sempre mais fácil do que tentar reanimar uma conífera danificada na primavera.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples