Os cantarelos são os cogumelos mais populares e procurados em nosso país. Isso se deve tanto ao seu excelente sabor quanto à segurança de sua colheita — esses frutos são praticamente impossíveis de confundir com cogumelos venenosos. Quando a temporada de cogumelos começa, muitos cozinheiros amadores se perguntam como preparar, armazenar, marinar e cozinhar cantarelos corretamente. Eles são geralmente fritos, embora haja uma infinidade de outros pratos festivos e do dia a dia que os utilizam.
Características da espécie
Os cantarelos são cogumelos bonitos, saborosos e coloridos. Tanto os cantarelos verdadeiros quanto variedades semelhantes — como o cantarelo aveludado, o cantarelo facetado e o cantarelo amarelo-amora — são comestíveis. Em condições climáticas favoráveis, a primeira colheita pode ser feita já no início de junho. Em regiões mais quentes, a temporada se estende até o final do outono. Os cantarelos nunca são encontrados isolados; eles sempre crescem em grandes grupos.
Uma característica distintiva desta espécie é a sua coloração laranja brilhante, que lembra a pelagem de uma raposa. Dependendo das condições ambientais e da intensidade da luz solar, a cor varia do amarelo claro ao marrom e ao laranja intenso.
Os cogumelos jovens quase não têm talo; à medida que crescem, o talo torna-se mais pronunciado e o chapéu fica ondulado. A carne é firme, não se desfaz e tem um aroma agradável e característico. O talo é sólido, fundindo-se gradualmente com o chapéu.

Graças ao seu excelente sabor, os cantarelos tornaram-se um ingrediente fundamental em uma enorme variedade de pratos festivos e do dia a dia — são conservados em conserva, secos, fritos, cozidos, usados em sopas e assados, e utilizados para fazer molhos e caldos para acompanhamentos.
Como cozinhar cogumelos chanterelle corretamente?
Cozinhar esses cogumelos tem algumas peculiaridades, mas é fácil até para um cozinheiro iniciante. Diversas ervas e especiarias podem ser usadas para conferir um sabor e aroma refinados. Os cantarelos combinam bem com louro, pimenta-da-jamaica, coentro, cravo, noz-moscada e manjericão.
Preparando cogumelos para cozinhar
Pegue as frutas colhidas e lave-as bem em água corrente. Se necessário, retire as raízes ou partes danificadas. Em seguida, coloque os cabinhos e os talos em uma panela, cubra com água fria e deixe de molho por uma hora. Depois disso, lave as frutas novamente em água corrente antes de cozinhar.

Esses cogumelos não exigem um longo tempo de cozimento. Se esse for o seu método de preparo principal, basta cozinhá-los em água salgada em fogo baixo por 30 minutos, mexendo sempre e retirando a espuma que se formar.
Antes de fritar
Os cogumelos também requerem um tratamento térmico adicional antes de serem fritos. Para isso, precisam ser cozidos em salmoura por pelo menos 20 minutos.

Geralmente, prepara-se com 1 colher de sopa de sal de cozinha para cada litro de água. Se desejar, pode adicionar algumas folhas de louro, manjericão ou pimenta-da-jamaica.
Antes de congelar
Para congelar cantarelos, eles precisam estar completamente cozidos para que conservem seu sabor e valor nutricional. Cubra os cogumelos com água fria, adicione temperos e sal (aproximadamente 2 colheres de chá por litro de água), leve para ferver e cozinhe em fogo baixo até ficarem macios.

Assim que a água esfriar, escorra-a e coloque o produto semiacabado em recipientes de armazenamento. Depois de descongelados, os cogumelos podem ser usados em diversos pratos sem necessidade de cozimento adicional.
Antes de marinar
Para conservar cogumelos para o inverno, você pode prepará-los em conserva. O tempo de cozimento depende do tamanho: cogumelos pequenos (até 5-6 cm) devem ser cozidos em fogo baixo por 15-17 minutos, enquanto os maiores devem levar cerca de 25-30 minutos. Adicione 30 g de sal de cozinha e 1 colher de chá de vinagre a 1 litro de salmoura.
Seco
Os cogumelos chanterelle secos devem ser deixados de molho em água por 3 a 4 horas antes do cozimento. Em seguida, ferva-os por 20 a 30 minutos. A secagem de cogumelos não requer fervura. Existem diversos métodos de secagem:
- natural. Para isso, basta espalhar os cogumelos em uma única camada sobre uma superfície plana forrada com papel-alumínio ou papel manteiga e deixá-los em um local bem ventilado e sob luz solar direta. Eles secarão em um período de sete a quinze dias;

Cantarelos secos - no forno. Coloque os cogumelos chanterelle em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido a 45°C (113°F) por várias horas. Deixe a porta do forno ligeiramente entreaberta. Trinta minutos antes do final do cozimento, aumente a temperatura para 60°C (140°F).
- na geladeira. Para isso, basta colocar os cogumelos preparados na prateleira inferior em uma única camada. Eles secarão ali por 6 a 14 dias;
- usando um desidratador de vegetais. Nesse caso, o tempo de cozimento será de aproximadamente 5 a 6 horas, dependendo das características do seu equipamento.
Métodos para preparar cogumelos cozidos
Os cogumelos chanterelle cozidos são usados em uma grande variedade de pratos, não apenas como parte da dieta diária, mas também como peça central em festas. São particularmente populares em ensopados, sopas, molhos e temperos para batatas e massas.
Conserva
Para marinar os cogumelos chanterelle, pegue um quilo de cogumelos cozidos, cubra com água e cozinhe em fogo baixo por mais meia hora. Em seguida, para cada litro de água fervente, adicione três colheres de chá de açúcar de cana, duas folhas de louro médias, quatro a cinco bagas de pimenta-da-jamaica branca, cinco a seis grãos de pimenta-do-reino preta e dois cravos-da-índia.
Após 10 a 15 minutos, retire a folha de louro da salmoura, adicione duas colheres de chá de sal e 2 a 3 doses de vinagre. Coloque os cogumelos em frascos esterilizados e despeje a marinada sobre eles. Para armazenamento a longo prazo, guarde o prato pronto em um porão ou varanda.
Cogumelos fritos
O prato mais comum são os cantarelos salteados na frigideira. Para preparar este prato, os cogumelos previamente cozidos são fervidos em fogo brando, com a panela tampada, por cerca de meia hora.

Em seguida, adicione a cebola frita, o creme de leite e os temperos a gosto. Cozinhe sem tampa por mais 15 minutos. Ao servir, decore com salsa e cebolinha.
Salada
Uma salada com esses cogumelos tem um sabor vibrante e rico. Para preparar a salada, utilize:
- cantarelos – 300 g;
- filé de frango médio – 1 unidade;
- Queijo duro – 200 g;
- ovos de codorna – 6 unidades;
- alho – 2 dentes pequenos;
- cebola grande – 1 unidade;
- abacaxi em conserva – 1 lata;
- Maionese a gosto.

Corte os cogumelos chanterelle em fatias ou cubos pequenos e refogue-os em óleo de girassol com a cebola em uma frigideira. Tempere com sal. Em seguida, cozinhe o filé de frango sem pele e os ovos de codorna. Corte tudo em tiras de aproximadamente 1 a 2 cm de diâmetro. O ideal é ralar o queijo duro em um ralador grosso. Misture o frango, o queijo e os ovos. Seque levemente o abacaxi, escorrendo o suco e colocando-o sobre um pano seco. Coloque tudo em uma tigela funda e misture bem.
Rale o alho finamente ou amasse-o com um espremedor de alho. Adicione à maionese e misture bem. Iogurte grego, creme azedo, creme de leite light ou azeite também podem ser usados como molho para salada. Tempere com sal a gosto. Antes de servir, decore com pedaços de abacaxi, ovos de codorna ou ervas.
Respostas às perguntas mais frequentes
Os cantarelos são cogumelos deliciosos e saudáveis, mas muitas dúvidas surgem na hora de prepará-los. A variedade de receitas culinárias que utilizam cogumelos cozidos como ingrediente principal justifica o interesse por esse produto. Aqui estão algumas perguntas frequentes:
Além disso, todos os cogumelos possuem alta capacidade de absorção, absorvendo substâncias tóxicas do solo, do ar e da água (radionuclídeos, nitratos, sais de metais pesados). Após o cozimento, todas essas substâncias permanecem na água. Ademais, após o cozimento, os cantarelos amolecem e adquirem um sabor e aroma únicos.
Elas contêm lecitina, que possui propriedades hipolipemiantes e ajuda a reduzir os sinais de aterosclerose. Os cantarelos também podem promover a perda de peso devido ao seu alto teor de fibras alimentares, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos do corpo e estimulam o peristaltismo intestinal.
A vasta gama de receitas culinárias que utilizam cantarelos cozidos irá agradar a qualquer cozinheiro amador. Podem ser utilizados como prato principal ou como ingrediente adicional. Com instruções de preparação simples, os cantarelos não só serão um belo complemento à mesa, como também proporcionarão benefícios significativos para a saúde, graças ao seu rico conteúdo de vitaminas e minerais.










Quais são os benefícios e malefícios dos cogumelos ostra para os humanos (+27 fotos)?
O que fazer se os cogumelos em salmoura mofarem (+11 fotos)?
Quais cogumelos são considerados tubulares e sua descrição (+39 fotos)
Quando e onde você pode começar a colher cogumelos de mel na região de Moscou em 2021?
Avô
Os cogumelos estão prontos quando afundam durante o cozimento, então não se preocupe com o tempo.
4.
Sou um catador de cogumelos experiente. Os cantarelos estão entre os meus cogumelos favoritos. Sempre como um ou dois ali mesmo na floresta. São saudáveis.
Sergey
Nunca na minha vida me deparei com tanta bobagem sobre cogumelos. Analfabetismo funcional, apresentado com desenvoltura e uma pretensão de conhecimento!
Sergey
Concordo plenamente com os leitores anteriores, e o AFFtor roubou o artigo de algum lugar. Se ao menos ele tivesse tentado escrever metade do que escreveu, não teria escrito tamanha bobagem.
Evgeny Zabransky
Após o cozimento, o melhor é enxaguar os cogumelos chanterelle em água corrente e descartá-los cuidadosamente no vaso sanitário, pois comer qualquer coisa com textura borrachuda é extremamente desagradável...