Cozinhando cogumelos sorveira: quantos e como prepará-los (+23 fotos)?

Cogumelos

Os tricomicetos são uma grande família de cogumelos do gênero Agaricus, e apenas alguns são seguros para consumo. Eles contêm uma grande quantidade de microelementos benéficos, incluindo zinco, cobre, manganês e vitaminas do complexo B. Também apresentam propriedades antibacterianas. No entanto, para preservar todos os componentes benéficos presentes no corpo de frutificação, é necessário cozinhar os tricomicetos corretamente, seguindo rigorosamente as instruções de preparo.

Características das espécies e seleção de cogumelos comestíveis

Existem mais de cem espécies de Tricholomas na natureza, e apenas metade delas é comestível. Portanto, recomenda-se familiarizar-se com a aparência dos Tricholomas comestíveis antes da colheita. A seguir, estão as características comuns à maioria dos Tricholomas:

Estrutura Peculiaridades
chapéu Coberto por escamas ou fibras, de formato hemisférico (em espécimes jovens). Em cogumelos maduros, o chapéu é plano.
Perna Carnoso, denso, central.
Cobrir Não
Disputas São incolores e lisas ao toque.
Cheiro Forte, desagradável (com raras exceções)
Local de crescimento Solo em florestas mistas e de coníferas
Tempo de crescimento Agosto-Outubro

Ao escolher Tricholomas comestíveis ou comestíveis condicionalmente, preste atenção à cor do chapéu. Por exemplo, o cogumelo comestível mais popular da família Tricholoma, o Tricholoma cinzento, tem um chapéu cinza com um leve tom oliva ou roxo. Esta espécie praticamente não tem odor.

Outra espécie comestível é o sorveira-do-álamo, um cogumelo que pode formar uma relação simbiótica com o sistema radicular do álamo. O chapéu deste cogumelo é denso e carnudo, com rachaduras que aparecem na superfície à medida que cresce. A cor do chapéu varia bastante, podendo-se encontrar sorveiras-do-álamo tanto cinza-avermelhadas quanto marrom-oliva.

Além dessas espécies, os Tricholomas comestíveis incluem também os de maio, roxos, aglomerados, amarelos, vermelhos, verdes e terrosos.

Benefícios para a saúde e restrições ao consumo de cogumelos cozidos

Os tricomas são ricos em minerais e vitaminas do complexo B. O corpo de frutificação também contém carboidratos (49%), proteínas (46%) e gorduras (5%). Graças ao potássio, fósforo, zinco, cobre e outras substâncias benéficas, os tricomas possuem efeitos antioxidantes, antivirais e anti-inflamatórios, além de fortalecerem a resistência do organismo contra vírus e bactérias.

O consumo regular dessa espécie ajuda a restaurar a função cardiovascular, normalizando a pressão arterial e a frequência cardíaca. Além disso, o consumo de Trichol pode ajudar a combater a fadiga e o estresse.

Com o uso sistemático, os níveis de açúcar no sangue são normalizados, o desempenho mental é aumentado e a eliminação de toxinas e outras substâncias nocivas do organismo é ativada.

Diversos medicamentos antidiabéticos e antibióticos são produzidos a partir de tricomas. No entanto, apesar de suas inúmeras propriedades benéficas, seu consumo deve ser limitado. O consumo excessivo de tricomas pode causar problemas digestivos.

Descrição do cogumelo
Descrição do cogumelo

Em casos de baixa acidez, inflamação do pâncreas, doenças gastrointestinais crônicas e colecistite, é necessário consumir tricomas em quantidades mínimas.

Tratamento pré-cozimento

Antes de cozinhar tricomas, é necessário limpar a superfície, removendo agulhas, folhas, terra e areia. A terra e a areia podem ser removidas com uma escova comum, prestando atenção especial à superfície sob o chapéu. As lamelas tendem a ficar mais sujas. Qualquer micélio restante também deve ser removido junto com os detritos.

Processamento de linhas
Processamento de linhas

Após remover todos os detritos, é hora de limpar o tricoma. A limpeza envolve aparar quaisquer áreas danificadas ou descoloridas e remover a pele que cobre o chapéu. Depois de remover a pele, lave o cogumelo abundantemente em água corrente até que a água saia limpa.

Conselho!
Se a colheita estiver muito contaminada, o melhor é deixá-la de molho em uma bacia com água. Isso não afetará o sabor, mas ajudará a remover quaisquer detritos de difícil acesso.
Recomenda-se trocar a água de imersão pelo menos três vezes. Você também pode adicionar um pouco de sal aos tricomas durante a imersão, o que ajudará a eliminar o odor forte dos cogumelos.

Tempo e métodos para cozinhar cogumelos

Antes de preparar qualquer tipo de cogumelo, eles devem ser fervidos em água salgada. O tempo de cozimento varia bastante dependendo do método de preparo.

Importante!
Especialistas não recomendam o consumo de produtos crus para evitar intoxicação.

Antes de fritar

Muitos cogumelos do gênero Tricholoma têm um odor desagradável, que pode prejudicar significativamente o sabor de um prato. Antes de fritar, os cogumelos Tricholoma devem ser fervidos por 30 minutos, em duas porções.

Primeiro, leve a água para ferver, depois adicione os cogumelos e o sal. 1/3 de colher de sopa de sal é suficiente para 1 kg de cogumelos do gênero Sorveira. Retire a espuma que se formar, pois ela pode comprometer o sabor do prato. Cozinhe por 15 minutos.

Cozinhando cogumelos
Cozinhando cogumelos

Após ferver os cogumelos, lave-os em água corrente e volte a colocá-los em água fervente com sal. Ferva os cogumelos uma segunda vez por mais 15 minutos. Para evitar que escureçam devido ao tricoma, pode adicionar vinagre à água fervente na primeira fervura (1 colher de sopa de vinagre por 1 litro de água).

Após ferver, recomenda-se enxaguar os cogumelos sorveira novamente e só então fritá-los.

Para conservas

Antes de ser conservado em vinagre, o produto é fervido duas vezes, durante 20 minutos cada vez. Após cada fervura, os tricomas são enxaguados em água corrente fria. Os cogumelos do gênero <i>Sorveira</i> são adicionados exclusivamente à água fervente já salgada.

Para remover o amargor, adicione vinagre a 9% à água na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água. Após o cozimento, lave e seque os tricomas antes de salgá-los.

Antes de congelar

Antes de congelar, ferva os cogumelos por 30 minutos, trocando a água a cada 10 minutos. Coloque os cogumelos em água fervente com sal e cozinhe por 10 minutos. Retire a espuma que se formar. Adicione vinagre, uma cebola e uma folha de louro à água; esses ingredientes ajudarão a remover o odor característico dos cogumelos.

Preparando para o congelamento
Preparando para o congelamento

Após ferver os cogumelos por 10 minutos, a água é escorrida e os tricomas são enxaguados. Em seguida, os cogumelos são devolvidos à água fervente por mais 10 minutos. Os cogumelos são fervidos três vezes por 10 minutos cada. Após a fervura, os cogumelos de sorveira são enxaguados, secos e colocados em sacos plásticos para congelamento.

Antes de marinar

Antes de marinar, os tricomas devem ser fervidos por 30 minutos, trocando a água após 15 minutos de fervura.

cogumelos de sorveira em conserva
cogumelos de sorveira em conserva

Antes de trocar a água, enxágue os tricomas. Antes de adicionar o produto à água, leve-a para ferver, adicione sal e vinagre. Antes de marinar, escorra os tricomas após o cozimento; isso geralmente é feito colocando-os em uma grelha.

Antes de assar no forno

Antes de assar, os tricomas são fervidos em água com sal e ácido cítrico por 30 minutos. O ácido cítrico impede que o produto escureça.

Fileiras com ácido cítrico e sal
Fileiras com ácido cítrico e sal

Qualquer espuma que se formar deve ser removida. Após os tricomas ferverem por 15 minutos, escorra a água e enxágue os cogumelos. Em seguida, volte a colocar os cogumelos na água fervente e cozinhe por mais 15 minutos.

Receitas de pratos com cogumelos sorveira cozidos

Para preparar cogumelos sorveira fritos, você precisará de:

  • óleo vegetal – 1 colher de sopa;
  • cogumelos – 0,5 kg;
  • Sal e especiarias a gosto.
cogumelos de sorveira fritos
cogumelos de sorveira fritos

Os cogumelos pré-cozidos são colocados em uma frigideira pré-aquecida com óleo vegetal e fritos por 10 minutos. Mexa ocasionalmente para evitar que queimem. Adicione sal e temperos a gosto. Cozinhe os cogumelos com os temperos por mais alguns minutos. O prato pode ser servido com qualquer acompanhamento, mas os cogumelos do gênero Sorveira geralmente combinam bem com batatas.

Para preparar cogumelos sorveira assados, você precisa de:

  • cogumelos cozidos – 500 g;
  • batatas cozidas – 300 g;
  • farinha de rosca – 2 colheres de sopa;
  • manteiga – 100 g;
  • cebolas – 2 unidades;
  • creme azedo – 200 ml;
  • ovos – 3 unidades;
  • Sal e pimenta a gosto.
Fileiras com batatas
Fileiras com batatas

Corte os cogumelos em fatias e frite-os na manteiga até dourarem. Adicione a cebola picada finamente e refogue em fogo baixo por 10 minutos. Adicione os temperos e continue cozinhando. Deixe o prato cozinhar em fogo baixo com os temperos por mais 10 minutos. Após o refogado, misture as batatas previamente cozidas e fatiadas.

Polvilhe o fundo de uma assadeira com farinha de rosca e distribua a mistura de cogumelos e batatas. Cubra os cogumelos com uma mistura de chantilly e ovos. Asse em forno preaquecido a 180°C por 40 minutos. Decore com ervas frescas antes de servir.

Respostas às perguntas mais frequentes

Os tricolomas são cogumelos bastante específicos, e muitas dúvidas podem surgir antes de prepará-los. Aqui estão as mais comuns:

O que posso fazer para evitar que os cogumelos do gênero Sorveira cozinhem demais?
Para evitar que o produto cozinhe demais, cozinhe em fogo baixo por no máximo 30 minutos. Se cozido demais, o tricoma pode perder não só a forma, mas também o sabor. Adicionar vinagre também ajuda a preservar a forma.
Por que os cogumelos escurecem quando cozidos?
Muitos cogumelos escurecem após o cozimento, devido à oxidação causada pelas altas temperaturas e pelo ar. Esse escurecimento pode ser evitado adicionando ácido cítrico diretamente à água de cozimento.
Como eliminar o amargor durante o cozimento?
Para reduzir o amargor dos tricomas, deixe-os de molho em água por 3 a 5 horas. No entanto, se isso não resolver o problema, diversas especiarias, como alho, louro, pimenta-do-reino, vinagre, cravo-da-índia, endro, raiz-forte e outras ervas, podem ajudar a amenizar o amargor.
O que devo fazer se os cogumelos começarem a cheirar a farinha velha durante o cozimento?
Para eliminar o cheiro de farinha rançosa, adicione cebola e folha de louro à água de cozimento, além de sal e vinagre. Para 10 litros de água, adicione uma cebola grande, cortada em vários pedaços, e três ou quatro folhas de louro.

Embora alguns cogumelos sejam comestíveis, não devem ser consumidos crus e recomenda-se fervê-los antes de qualquer preparo. A fervura prévia com sal e vinagre ajuda a remover o odor característico dos cogumelos.

Linhas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates