Uvas Zarya Nesvetaya: características e descrição da variedade, plantio e cuidados.

Uva

Uvas Zarya Nesvetaya

Essa variedade híbrida de uva está ganhando popularidade entre os viticultores de toda a Rússia. Eles são atraídos pela Zarya Nesvetaya devido às características de suas bagas, à sua produtividade e à sua versatilidade. As bagas têm boa aceitação no mercado, atraindo os clientes por sua aparência atraente e cachos belíssimos.

Sobre a seleção

Variedades híbridas desenvolvidas pelo criador amador Evgeny Georgievich Pavlovsky são cultivadas com sucesso na Bielorrússia, Rússia e Ucrânia. A hibridização teve como foco a precocidade e a resistência a doenças, resistência à geada e produtividade. A variedade Zarya Nesvetaya atende a todos esses requisitos.

O híbrido foi obtido pelo cruzamento de duas formas parentais:

  • Cardeal;
  • Mascote.

Ambos variedades de uva Amplamente conhecida entre os viticultores, a variedade Zarya Nesvetaya aprecia o calor e, portanto, é mais popular nas regiões do sul. É cultivada com sucesso ao longo de toda a costa do Mar Negro, na região do Don e no Cáucaso. Em climas temperados, a cultura requer proteção no inverno.

Descrição

Este híbrido de mesa é resistente a geadas até -23°C. A Zarya Nesvetaya é cultivada como planta de cobertura. É uma variedade vigorosa com uma taxa de maturação dos brotos de 80%. Cada broto produz de 2 a 3 inflorescências.

Importante!
As flores são bissexuais, portanto a polinização é fácil. Polinizadores não são necessários.

Os brotos são cobertos por folhas verde-claras, ovais e com cinco lóbulos. A característica distintiva do híbrido são seus caules finos, que têm dificuldade em sustentar os cachos maciços; os maiores podem pesar até 2 kg, enquanto os exemplares de tamanho médio pesam de 0,6 a 1 kg. Os cachos são de densidade média, com um belo formato cônico ou cilíndrico.

As bagas têm sabor de moscatel e um retrogosto de morango. A fruta é lisa e redonda, de cor rosa pálida quando madura, tornando-se vermelha escura com um tom borgonha quando completamente madura.

As bagas são grandes, pesando entre 10 e 12 gramas. A polpa crocante e suculenta tem uma textura densa e poucas sementes (1-2). A casca é fina, mas resistente e comestível. Se os cachos permanecerem no arbusto por muito tempo, as bagas acumulam açúcares, mantendo sua forma e bela coloração.

Produtividade e direção de uso

A colheita ocorre cedo. Cerca de 100 dias se passam da floração à colheita. Os primeiros cachos amadurecem entre o final e meados de julho. O momento da colheita depende diretamente da zona climática. O tempo chuvoso não afeta a qualidade da colheita e as bagas não são propensas a rachaduras.

Uma colheita abundante é alcançada graças à alta porcentagem de ramos frutíferos. A carga é controlada, deixando no máximo de 6 a 8 botões em cada ramo. A carga permitida por arbusto é de 42 botões. Os cachos podem permanecer nos arbustos até atingirem a maturidade ideal para a colheita, que ocorre até meados de agosto.

As bagas têm uma ampla gama de utilizações. uvas Zarya Nesvetaya produz vinhos caseiros deliciosos com diferentes teores alcoólicos. As frutas são utilizadas para conservas (compotas, geleias) e consumidas frescas. Os cachos mantêm sua aparência comercial durante o transporte e são muito procurados no mercado.

Doenças e pragas

A classificação de resistência à doença é de 2,5 pontos. Isso é considerado médio para viticultores. Para manter a imunidade, são tomadas medidas preventivas:

  • Aplique fungicidas três vezes por temporada (antes da floração, após a floração e quando as bagas atingirem o tamanho de uma ervilha);
  • Na primavera, o solo é tratado com uma solução de sulfato ferroso, diluindo-se 300 g em um balde de 10 litros;
  • A cobertura morta é usada para regular os níveis de umidade.

A colheita da uva Zarya Nesvetaya raramente é atacada por vespas; é mais frequentemente atacada por pássaros e outras pragas. Os viticultores precisam proteger as videiras da traça-da-maçã e dos ácaros. Para proteger as bagas dos pássaros, eles estendem uma rede rígida sobre as videiras.

De traças-da-maçã uva São tratados com inseticidas. O tratamento final é realizado um mês antes da colheita. Acaricidas são usados ​​para combater os ácaros.

Cuidados e plantio

Os cuidados e o plantio são padronizados. Para iniciantes, são relativamente fáceis de seguir. As mudas são plantadas em covas de 80 x 80 cm preenchidas com solo fértil contendo húmus, areia, cinzas e fertilizante mineral.

Importante!
O formulário é propenso a sobrecarga e requer regulação de carga.

A partir do terceiro ano, os arbustos são adubados. Matéria orgânica (húmus) e fertilizantes minerais são adicionados: potássio no verão e fósforo no outono. Para reter a umidade do solo, a área ao redor dos troncos é coberta com serragem velha e decomposta.

As videiras jovens (1-2 anos) devem ser regadas regularmente, enquanto as videiras em fase de frutificação devem ser regadas com menos frequência. A rega deve ser completamente interrompida durante a floração e a maturação dos frutos. A poda adequada promove uma boa ventilação. Recomenda-se uma poda média (6-8 gemas) para esta variedade.

Avaliações

Irina, Krai de Krasnodar

Em nossas condições, esta variedade amadurece no início de agosto. A Zarya Nesvetaya é um híbrido ideal para cultivo comercial. A polpa é firme e crocante, com sabor de moscatel. Os cachos são comercializáveis ​​(grandes e atraentes) e não sofrem danos durante o transporte. A produção é boa e os brotos amadurecem rapidamente. Cultivo a plantação utilizando técnicas padrão; até o momento, não encontrei nenhuma doença ou mofo na ervilha.

 

Vladimir, Cazaquistão

O arbusto é jovem; plantei-o a partir de uma estaca na primavera passada. A trepadeira atingiu um comprimento de 2 metros na última estação, com uma espessura de pouco mais de 0,5 mm. A muda está com desenvolvimento mediano. Nesta primavera, comecei a formar um cordão e deixei três cachos. Gostei do formato e não havia bagas do tamanho de ervilhas. As bagas amadureceram entre 15 e 20 de agosto. Dois cachos tinham 300 g cada, e um tinha cerca de 1000 g. As bagas pesavam entre 10 e 12 g. O arbusto estava livre de doenças, o crescimento foi mediano e fiquei muito satisfeito com o sabor. A aparência das bagas também foi impressionante: roxas com um tom purínico, com notas de moscatel no sabor.

 

Egor, Kamyshin

Na maturação ideal para a colheita, as bagas apresentam uma cor rosa pálida. Se os cachos forem deixados na planta, em vez de serem cortados imediatamente, desenvolvem uma coloração mais intensa. A variedade Zarya Nesvetaya produz uma boa safra, mesmo sob cargas pesadas. Isso desmente os rumores de que essa variedade não é produtiva.

Uvas Zarya Nesvetaya
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates