Poucas pessoas sabem que o estragão pertence ao gênero Artemisia. Isso explica seu sabor levemente amargo e aparência semelhante. Essa planta herbácea é usada não apenas na produção do conhecido refrigerante, mas também como tempero para pratos de carne, além de ser utilizada em conservas e picles. O estragão é uma planta de fácil cultivo, que prefere condições secas e prospera em campos e canteiros de cascalho. Graças ao seu sistema radicular, o estragão é resistente a pragas e doenças. A única coisa que não tolera é o excesso de umidade.
Características do estragão
O estragão é uma planta baixa, que atinge até 150 centímetros de altura, com folhas verdes, finas e pontiagudas e caule reto. Seu sabor é picante, amargo, condimentado e aromático. Existem muitas variedades de estragão, e seus usos são bastante diversificados. É conhecido por ser utilizado em:
- saladas;
- Pratos de carne;
- Para peixes e aves;
- diversos cereais;
- na produção de azeite verde, azeite aromatizado.
Você também pode se interessar por:O estragão é adicionado a pepinos, tomates e cogumelos durante o processo de conservação. Ele confere um sabor particularmente picante ao chucrute. Em nosso país, essa erva ganhou popularidade graças ao conhecido refrigerante "Tarragon".
Essa planta também tem sido utilizada na medicina popular como anti-helmíntico e descongestionante, além de ser um aditivo em cremes e diversos cosméticos.
Tecnologia agrícola
O estragão adora sol pleno, mas também prospera em locais com alguma sombra no meio do dia.
Métodos de propagação do estragão:
- sementes;
- estacas;
- dividindo o arbusto em vários novos;
- rebentos radiculares.
Os métodos mais comuns são a divisão por rebentos radiculares e a divisão da planta. Para isso, selecione uma planta de dois a três anos no início da primavera, separe vários rebentos e plante-os em solo úmido, em um padrão de 50x50 cm. Proteja os novos rebentos à sombra até que desenvolvam um sistema radicular forte e independente.
A propagação por sementes é um processo complexo, visto que o estragão raramente é propagado dessa forma, embora seja a mais popular devido à sua disponibilidade. Isso ocorre porque o estragão pode não florescer todos os anos e a qualidade das sementes costuma ser inadequada para a propagação.
O estragão não é exigente quanto ao solo, mas é melhor usar um com acidez neutra:
- Para começar, são feitos furos no recipiente e providenciada a drenagem com pedras para remover o excesso de umidade.
- A semeadura é feita na superfície do solo, sem cobertura com filme plástico, pois o excesso de umidade só prejudica a planta.
- Você também pode adicionar compostos especiais ao solo para absorver o excesso de umidade.
- Não é necessário regar a planta.
- O ideal é plantar as mudas em um local ensolarado.
- Assim que uma ou duas folhas aparecerem, o estragão é replantado.
Você também pode se interessar por:Plante as mudas no solo úmido na segunda quinzena de abril, sem cobri-las. Como o estragão é essencialmente uma erva daninha, não precisa ser capinado. Ele eliminará todas as ervas daninhas por conta própria. Regue com moderação, apenas durante períodos de seca. O sistema radicular do estragão é bastante robusto e se defenderá de quaisquer problemas.
Um rizoma tão forte é uma vantagem para a planta, mas pode se tornar um problema para o jardineiro:
- Com o tempo, o estragão cresce e pode sufocar outras plantas.
- Não é difícil combater esse problema: basta restringir o crescimento usando barreiras artificiais, como tábuas ou ardósia.
- É possível plantar estragão inicialmente em vasos.
O estragão é geralmente colhido no início da floração, que ocorre em agosto. Os frutos amadurecem em outubro. Esta planta herbácea é mais benéfica durante os três primeiros anos de crescimento, embora possa permanecer no mesmo local por até dez anos. Jardineiros experientes recomendam o replantio a cada cinco anos.
Para evitar danificar a planta durante a poda, recomenda-se deixar o caule a pelo menos 12 centímetros do nível do solo. O estragão cresce rapidamente, portanto, a poda pode ser feita várias vezes ao longo do verão.
Como cozinhar estragão
Assim, o estragão é uma planta herbácea muito útil e pouco exigente. É resistente a doenças e pragas, cresce em diversas condições, inclusive em ambientes internos, e tolera apenas uma coisa: rega excessiva e sombra. Rico em óleos essenciais e vitaminas, o estragão é amplamente utilizado na culinária, medicina e cosmetologia.
Tarkhun é uma bebida muito conhecida e apreciada desde a infância. Na fábrica, durante a época soviética, era feita com:
- água;
- Saara;
- extrato de estragão;
- ácido cítrico.
Hoje em dia, tudo mudou e, para economizar dinheiro, a grama é frequentemente substituída por corantes e aromatizantes.
Misture a mistura resultante no liquidificador com meio copo de água, o suco de um limão e açúcar. Bata até ficar homogêneo. Coe e esprema o concentrado. Dilua o suco com água na proporção de 1:4, adicione um pouco mais de açúcar a gosto e gelo — e está pronto! Desfrute de uma bebida deliciosa, refrescante e, o mais importante, saudável, que exige pouco esforço.
Você também pode se interessar por:As folhas de estragão são ricas em óleos essenciais, vitamina C e caroteno, o que as torna ainda mais benéficas. Na culinária, o estragão é usado para estimular o apetite, pois aumenta a produção de suco gástrico e normaliza a função das glândulas endócrinas.

Datas de plantio da salsa para o inverno de 2020 de acordo com o calendário lunar.
Quando o adubo verde pode ser prejudicial
Uma especiaria que precisa de proteção: as características do alecrim
Alho-bravo ou alho-de-urso: como evitar o envenenamento por vegetais