Cultivo de abobrinha: meus muitos anos de experiência para uma colheita abundante.

Abobrinha

A abobrinha é um vegetal fácil de cultivar. Nas regiões do sul, ela é plantada diretamente no solo, sem qualquer preparo adicional das sementes. Nas regiões do norte, onde o clima quente chega tarde e dura pouco, a cultura é cultivada a partir de mudas, que são transplantadas para os canteiros após 20 a 30 dias. Para garantir que as plantas criem raízes saudáveis, o solo e os buracos são preparados antes do plantio.

Cultivando a partir de sementes

A abobrinha pode ser cultivada tanto a partir de sementes caseiras quanto de sementes compradas em lojas. Neste último caso, é importante considerar o produtor, a data de embalagem das sementes e o tempo de maturação da variedade. Em regiões mais ao norte, híbridos de maturação tardia não atingirão seu potencial máximo em campo aberto. O ideal é semear variedades precoces em intervalos de 10 dias para garantir um processo de maturação gradual.

Método de mudas

As sementes para mudas são semeadas na segunda quinzena de abril até o início de maio. A principal vantagem é a colheita mais precoce. No entanto, a abobrinha possui um sistema radicular ramificado que é facilmente danificado. As plantas não se adaptam bem ao transplante. Essa é a principal desvantagem do método de semeadura direta. Para evitar esse problema, as sementes são semeadas em vasos individuais de turfa.

O substrato para o enchimento dos recipientes é preparado com turfa, húmus e serragem na proporção de 6:4:1. O substrato é primeiro umedecido e, em seguida, duas sementes são plantadas a uma profundidade de 3-4 cm. As mudas são cultivadas a uma temperatura de 17-20 °C em uma janela bem iluminada. Para garantir um rápido estabelecimento, planta em terreno aberto As mudas devem ser fertilizadas entre o 20º e o 30º dia após a eclosão.

Sem sementes

As sementes são semeadas em campo aberto, partindo do pressuposto de que, uma vez que as mudas emerjam, o risco de geadas recorrentes terá passado. Normalmente, o clima estável na região central do país, na Sibéria e nos Montes Urais ocorre entre o final de maio e o início de junho. As vantagens desse método incluem custos de mão de obra reduzidos e boa imunidade das plantas, garantida pelo cultivo em local permanente.

No entanto, em regiões agrícolas de risco, a abobrinha requer proteção adicional. Alguns horticultores consideram isso uma desvantagem da semeadura direta no canteiro. Utiliza-se filme plástico preto como cobertura, pois permite que o solo aqueça melhor sob os raios solares. O surgimento das mudas é monitorado constantemente para que a cobertura seja removida prontamente ou para que sejam feitas fendas para a passagem das mudas.

Para a sua informação!
Nas regiões do sul com clima quente, o método sem sementes é o mais popular, já que as mudas não precisam de proteção e a semeadura precoce permite a colheita no menor tempo possível.

nuances de plantio

Apesar de exigir poucos cuidados, essa cultura tem suas próprias necessidades quanto à luz, solo e correntes de ar. Para garantir uma boa colheita, considere as culturas anteriores. Repolho, mostarda, rabanete, ervilha, batata, tomate e pimentão são ideais. Não é recomendável plantar abobrinha em um canteiro após abóboras.

Preparação das sementes

Você pode semear as sementes secas, sem qualquer pré-tratamento. No entanto, para garantir uma germinação rápida, prepare as sementes. Primeiro, teste a germinação mergulhando-as por 20 minutos em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio. Remova as sementes que flutuarem. Envolva as sementes restantes em um pano úmido. Assim que as sementes incharem, mantenha-as a 0°C por cerca de dois dias e, em seguida, aqueça-as por uma semana. Quando os brotos atingirem um terço do seu comprimento, semeie as abobrinhas utilizando o método escolhido.

Selecionar um local e preparar o solo.

Para o cultivo de abobrinha, escolha uma área bem iluminada com solo solto e fértil. Se a área não foi preparada no outono, cave-a até a profundidade de uma pá 15 dias antes da semeadura ou do plantio das mudas. Ao mesmo tempo, adicione 5-6 kg de húmus ou composto com 50 g de superfosfato e 200 g de cinzas de madeira, para cada m². O fertilizante também pode ser adicionado diretamente nas covas (um punhado de matéria orgânica e uma pitada de agrotóxicos). Nesse caso, deve ser misturado com a terra escavada.

Tecnologia de plantio

Após a preparação do local, inicia-se o trabalho de campo. Etapas principais:

  1. Os buracos são cavados a uma distância de 80 cm um do outro.
  2. As sementes são semeadas a uma profundidade de 5 a 6 cm em solos pesados ​​e até 10 cm em solos leves. Para mudas, a cova deve ser grande o suficiente para acomodar o sistema radicular da muda e seu torrão de raízes.
  3. Durante os primeiros dias após o plantio, as mudas são mantidas à sombra e as sementes são cobertas com filme protetor até que os brotos apareçam.

Cuidando da abobrinha

As plantas de abobrinha devem ser regadas abundantemente, mas com pouca frequência, para evitar o encharcamento das raízes. Use água morna. Evite que a água goteje sobre os brotos, pois isso aumenta o risco de doenças fúngicas. Após a chuva ou a rega, afofe o solo. A cobertura morta é benéfica, pois mantém o solo ao redor dos troncos solto e úmido por mais tempo. Turfa, serragem e húmus são boas opções de cobertura morta.

Para a sua informação!
Em condições climáticas adversas, os produtores de hortaliças polinizam as flores mecanicamente e também atraem insetos pulverizando as plantas com água adoçada feita com 5 ml de mel por copo de líquido.

O vegetal requer nutrição adicional, especialmente quando cultivado em solos pobres. Durante a estação de crescimento, a abobrinha precisa de duas adubações adicionais:

  1. Antes da floração, dilua 30 g de nitrato de amônio, 30 g de superfosfato e 10 g de sulfato de potássio em um balde de água. Essa solução é suficiente para 5 arbustos.
  2. Durante a frutificação, adiciona-se uma solução de verbasco na proporção de 1:10. De 7 a 8 plantas são regadas com o fertilizante.

A abobrinha é um vegetal saboroso e saudável, com um rico perfil nutricional. Seguindo as práticas de cultivo adequadas e utilizando alguns truques, é fácil obter uma colheita abundante de frutos de alta qualidade.

Abobrinha
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates