No outono, o jardineiro tem muito o que fazer. Em primeiro lugar, é hora de preparar as árvores. Preparar adequadamente as macieiras antes do inverno garante sua produtividade na próxima temporada. As árvores não devem ser negligenciadas, pois podem não sobreviver a geadas severas.
Regras para preparar macieiras para o inverno
Muitas pessoas acreditam erroneamente que cuidar de uma macieira se resume a limpar as folhas caídas, cavar ao redor do tronco e regar as árvores. Os cuidados adequados no outono e a preparação para o inverno envolvem muito mais: poda, remoção de ervas daninhas e tratamento do tronco. tratamento contra doenças e pragas, pintura com cal, cobertura morta e proteção das árvores.
Limpando as folhas caídas
Assim que as maçãs amadurecerem, todos os frutos devem ser retirados da árvore. Nenhum fruto deve ser deixado na árvore, pois a sarna e a moniliose sobreviverão ao inverno com eles.
O próximo passo é remover detritos, folhas secas e frutos caídos debaixo da árvore. Tudo deve ser removido cuidadosamente, pois esses materiais podem abrigar bactérias e larvas de pragas. Na primavera, o vento carrega as larvas de volta para a árvore.
Todas as frutas caídas são separadas. Algumas são aproveitadas, outras descartadas. No entanto, os resíduos coletados não podem ser armazenados, pois contêm larvas e lagartas, que se tornam ativas na primavera.
As folhas caídas são queimadas, especialmente se apresentarem sinais de sarna ou outras doenças. As cinzas resultantes são utilizadas como fertilizante.
poda de outono
As árvores devem ser podadas antes do inverno. Isso deve ser feito de acordo com as normas. Os galhos são podados depois que a maioria das folhas tiver caído.
- Primeiramente, todos os ramos que apresentarem sinais de doença ou danos são cortados.
- Todos os ramos que crescem em direção à copa e os quebrados são removidos.
- Para tratar cortes, use uma solução de sulfato de cobre (1 colher de chá da solução por 1 litro).
- Após a secagem, os cortes são tratados com piche de jardim.
A poda só deve ser feita em tempo seco e sem vento. Os ramos também não devem ser removidos quando as temperaturas estiverem abaixo de 10°C. OCOM.
Pintura outonal das macieiras
É uma boa ideia tratar a parte inferior do tronco da árvore com cal antes do inverno. Muitas pessoas ignoram esse procedimento, mas ele é importante por vários motivos.
- Protegendo as árvores de pragas. Muitos insetos podem se tornar ativos no final do outono se o clima permanecer consistentemente quente. Muitas pragas também se adaptam a climas mais frios e hibernam por muito mais tempo.
- Às vezes, a aplicação de cal não é possível na primavera (o sol está muito forte ou o acesso ao local é impossível). Aplicar cal nas árvores no outono e deixá-la agir até a primavera ajudará a proteger as plantações de pragas.
Antes de pintar com cal, os troncos das árvores adultas são preparados: musgo, líquen e casca morta são removidos. Esses detritos podem abrigar pragas. A casca removida é queimada.
Escavação
Preparar uma macieira para o inverno não estará completo sem cavar ao redor do tronco. O solo em volta da árvore é onde se acumulam muitas bactérias e pragas. Se não forem tratadas, elas se reativarão na primavera e começarão a destruir a árvore.
Para eliminar pragas, cave o solo a uma profundidade máxima de 15 cm. Este procedimento deve ser realizado com cuidado para evitar danos ao sistema radicular. Ao redor da coroa da planta, cave mais fundo (a profundidade de uma pá).
Rega e adubação no outono
No verão, as árvores param de ser regadas em agosto. Depois disso, elas param de crescer, perdem as folhas e se preparam para o frio que se aproxima. Em outubro, de acordo com as práticas agrícolas, as macieiras são regadas pela última vez.
Despeje água no buraco perto do tronco até enchê-lo completamente. Assim que a água for absorvida, regue novamente. Despeje cerca de 200 litros sob cada árvore. Essa boa umidade criará condições favoráveis para a árvore passar o inverno.
A opção ideal é uma combinação. alimentação de outono e rega. Os nutrientes chegarão às raízes muito mais rapidamente. No outono, use uma solução de potássio e fósforo (2 colheres de sopa de superfosfato duplo e 1 colher de sopa de sulfato de potássio diluídas em 10 litros de água). Se a árvore tiver menos de 10 anos, despeje 10 litros de solução nutritiva em cada quadrado. Para árvores mais velhas, dobre a quantidade.
O uso de fertilizantes nitrogenados no outono é inaceitável. Esse elemento estimula o crescimento dos brotos, o que enfraquece a árvore antes da chegada do frio.
Tratamentos preventivos
Antes de preparar as macieiras para o inverno, examine cuidadosamente o estado da casca. Pragas e patógenos podem se esconder em rachaduras e fendas para sobreviver ao inverno. A limpeza e o tratamento da casca ajudarão a melhorar a saúde do pomar.
Antes de iniciar o procedimento, coloque papel ou pano sob a planta a ser queimada, juntamente com as seções de casca removidas. Musgo e líquen são mais fáceis de remover se as áreas forem previamente cobertas com uma solução de argila e cal hidratada (misturada até obter a consistência de creme de leite espesso). Após a solução secar na casca, o musgo e o líquen podem ser removidos com mais facilidade, sem danificá-la. Caso a casca seja danificada, trate a área afetada com piche para jardinagem.
Todas as áreas com casca solta também são removidas. Essas são as áreas onde as pragas hibernam.
Após a remoção de todas as pragas visíveis, a macieira é pulverizada com uma solução de sulfato de cobre (ferro) a 3% (adicione 300 g do produto a 10 litros de água).
Se a fruta apresentar sinais de sarna ou podridão fúngica, pulverize a árvore adicionalmente com uma solução de ureia (500 gramas da solução diluída em um balde de água). Embora a ureia seja um fertilizante nitrogenado, ela deve ser aplicada de 10 a 14 dias antes da geada. Pulverizar antes disso pode danificar a macieira, pois o nitrogênio estimula o crescimento.
cobertura morta
As macieiras sobrevivem ao frio do inverno com muito mais facilidade se o seu sistema radicular estiver isolado. Para isso, aplique uma camada de 5 cm de cobertura morta. Casca de árvore, agulhas de pinheiro, turfa, húmus e composto são todos adequados para este fim.
Não exagere na quantidade de turfa e serragem, pois elas aumentam a acidez do solo. A turfa preta é menos ácida que a turfa comum. Usar casca de árvore e serragem não é a melhor solução. Elas vão compactar e mofar até o final do inverno.
Regras do abrigo
Macieiras adultas não necessitam de proteção extensiva contra roedores e geadas, mas as árvores jovens precisam ser cobertas. Isso não só as ajudará a suportar geadas, como também as protegerá de roedores e pragas.
A melhor maneira de proteger o tronco é envolvê-lo em material macio. Isso o protegerá de coelhos e ratos, além de proporcionar isolamento adicional. Uma excelente opção é amarrar a árvore com ramos de pinheiro.
Você também pode instalar hemisférios feitos de espuma de polietileno. Quando as paredes são unidas firmemente ao redor da árvore, forma-se um hemisfério denso. A vantagem desse tipo de abrigo é que ele pode ser usado várias vezes e é muito rápido de montar.
Na primavera, é importante remover a proteção o mais rápido possível, pois o efeito estufa prejudica a árvore. Nessa época, ela precisa de luz e ar fresco.
Regras para cuidar de macieiras antigas
O fato de uma árvore ser velha não significa que ela não precise de cuidados antes do inverno. Proteger essas árvores é mais fácil do que preparar uma macieira jovem para o inverno. A proteção de macieiras adultas envolve uma série de procedimentos simples.
- Limpeza debaixo de macieiras;
- cavar a terra ao redor do tronco;
- rega e fertilização;
- Isolamento com cobertura vegetal.
Para proteger contra roedores, o tronco da árvore é envolto em uma rede especial ou em galhos de pinheiro. Após uma nevasca, uma camada de neve de 0,5 metro de altura é acumulada ao redor do tronco. Se a neve derreter, mais neve é adicionada.
Orientações para a preparação para o inverno em diferentes regiões.
Durante o inverno, as macieiras ficam expostas a diversos perigos e estresses. Elas sofrem com temperaturas abaixo de zero e infestações de roedores. As pessoas podem ajudar as árvores a enfrentar esses desafios preparando-as. A preparação das macieiras começa no outono.
O clima de cada região varia significativamente, portanto o prazo para a conclusão de alguns trabalhos também varia. É importante planejar os preparativos corretamente.
Ao escolher as datas de preparação, focamos nas datas médias para uma área específica e nas condições climáticas da estação atual.
Zona intermediária
O clima ameno desta zona permite que árvores jovens e adultas sobrevivam ao inverno sem isolamento adicional. A preparação inclui a remoção da folhagem velha, poda, adubação, rega e pulverização preventiva.
Moradores de regiões mais quentes devem evitar árvores com muita camada isolante. Como as temperaturas de inverno são relativamente altas, apenas as mudas jovens plantadas nesta estação precisarão de um pouco de proteção.
De modo geral, as macieiras precisam de proteção contra roedores e lebres. Fora isso, o processo de preparação para o inverno permanece o mesmo.
Faixa central
As macieiras na região de Moscou e em outras cidades da Rússia central começam a ser preparadas para o inverno por volta de meados de outubro. Nessa época, as folhas já caíram e as árvores entraram em dormência.
Cobrindo as macieiras somente quando uma temperatura estável for estabelecida dentro de 8 a 10 OS. As árvores definitivamente precisam de abrigo em áreas com geadas severas – nas regiões de Moscou, Nizhny Novgorod e Smolensk.
A região de Leningrado é caracterizada por um clima mais rigoroso. A preparação das árvores para o inverno começa já na segunda quinzena de setembro. Nessa altura, já começaram as geadas noturnas. Se o tempo estiver úmido, o processo de preparação para o inverno é adiado por alguns dias.
Regiões frias
Nos Montes Urais, as macieiras são preparadas para o inverno já em setembro. Nessa altura, as árvores já terão perdido as folhas e os últimos frutos. As raízes e os troncos são isolados assim que o frio intenso, com temperaturas abaixo de zero, se estabiliza.
Na Sibéria, a preparação das macieiras para o inverno é sinalizada pelas folhas em seus galhos. Elas devem ficar marrons. Não demore, pois o frio pode chegar de repente.
Se o inverno for nevoso, os troncos das plantas ficam ainda mais isolados pela neve. Esses montes de neve ajudam a proteger as raízes do congelamento. Na primavera, a água do degelo proporciona uma excelente umidade.
Possíveis erros
Ao cultivar macieiras, os jardineiros cometem erros e executam certos procedimentos incorretamente. Conhecer os erros mais comuns e típicos pode ajudar a prevenir a morte e as doenças das macieiras.
- Não utilize folhas caídas e pequenos galhos para isolar raízes e troncos. Eles só podem ser usados para isolamento se forem previamente tratados com inseticidas ou fungicidas. Se as folhas caídas não forem desinfetadas, bactérias e larvas que se tornam ativas na primavera irão hibernar nelas.
- Seleção incorreta de variedades. Muitas pessoas escolhem erroneamente variedades de macieiras para seus jardins que não são adequadas para o local onde vivem. Se a árvore não estiver adaptada a invernos frios e geadas, ela morrerá na primeira geada.
- Se os invernos forem muito frios, a proteção na base do tronco não será suficiente para a árvore jovem.
- Regimes inadequados de fertilização e irrigação. Se as dosagens de fertilizantes e os cronogramas de aplicação não forem seguidos, as árvores enfraquecerão e não sobreviverão ao inverno.
- Rega tardia. A última vez que você deve regar uma árvore é 25 a 30 dias antes da primeira geada. Se você regar muito tarde, as raízes congelarão em temperaturas abaixo de zero e a árvore morrerá.
O outono é uma época desafiadora e agitada, com muito trabalho a ser concluído em tempo hábil, especialmente a preparação das macieiras para o inverno. Sem proteção, essas árvores frutíferas, apesar de sua resistência ao frio, podem morrer. Se sobreviverem ao inverno sem preparação e proteção, levarão muito tempo para se recuperar na primavera e não produzirão os resultados desejados. Vídeos adicionais ajudarão você a entender os detalhes de cada procedimento.

Poda de macieiras na primavera
O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono