O que fazer se as folhas da pimenta amarelarem e caírem?

Pimenta

O pimentão é uma hortaliça caprichosa. Não é plantado diretamente no solo; as sementes são primeiro germinadas e só depois as mudas são transferidas para o canteiro. Jardineiros frequentemente se deparam com o amarelecimento das folhas em mudas de pimenta, mesmo tendo escolhido sementes comprovadamente saudáveis ​​e em condições favoráveis. Para entender por que a clorose (uma condição que causa o amarelecimento das folhas em uma planta anteriormente saudável) se desenvolve, é importante analisar a qualidade dos cuidados prestados.

Principais causas do amarelecimento de mudas e métodos de tratamento.

Ao cultivar hortaliças para plantio ao ar livre ou em estufa, erros semelhantes são cometidos. Por exemplo, jardineiros inexperientes semeiam com muita frequência e acabam danificando as raízes. Ou jardineiros experientes escolhem a variedade errada.

O que fazer quando as folhas da pimenta ficam amarelas depende da causa da clorose. Considere a qualidade do solo, a frequência de rega, os primeiros sintomas de doenças e sinais de infestação por pragas.

Solo inadequado

As mudas de pimenta primeiro apresentam pontas das folhas amareladas e, em seguida, toda a folha se enrola formando um tubo devido à escolha inadequada do solo.

Os erros mais comuns:

  • Mistura de solo com carência de fertilizantes minerais - nitrogênio, potássio e fósforo;
  • O solo está contaminado com microrganismos patogênicos - fungos e bactérias;
  • A densidade do solo é muito alta, dificultando a chegada de nutrientes, umidade e oxigênio ao sistema radicular.
Atenção!
As pimentas perdem folhas quando o solo está muito ácido ou muito mole. Às vezes, determinar os parâmetros ideais do solo exige tentativas e erros durante o plantio. germinação de mudas — cada variedade tem seu próprio valor de pH.

Problemas com o solo podem surgir com mudas em caixas ou vasos, plantas adultas em estufas e plantas cultivadas ao ar livre. Para ajudar as plantas a sobreviverem, utilize os seguintes métodos:

  1. Se As mudas de pimenta estão ficando amarelas. Se as folhas ainda estiverem de pé, mas não caírem ou secarem, presume-se que os minerais adicionados aos vasos se esgotaram. Nesse caso, adicione uma dose extra de fertilizante complexo ao canteiro. O nitrato de potássio é suficiente para o vaso com as mudas jovens.
  2. Mesmo solos comprados especialmente para esse fim podem estar contaminados. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, as mudas são cuidadosamente removidas, as raízes são mergulhadas em uma solução rosa claro de permanganato de potássio por 10 a 12 minutos, o solo é levado ao forno e, em seguida, pulverizado com uma solução de permanganato de potássio a 3%. Após a desinfecção, o solo está pronto para o plantio das sementes.
  3. É impossível calcinar o solo em campo aberto ou em estufa. Nesses casos, utilizam-se herbicidas industriais e pulverizações de permanganato de potássio para a desinfecção.
  4. As folhas do pimentão amarelam e secam quando o solo está pesado. Se o canteiro for preparado com antecedência, isso não causará problemas. A área preparada para o plantio é revolvida no outono e adiciona-se esterco curtido. Na primavera, o solo é afofado novamente, adicionando-se areia, turfa e cinzas de madeira. Isso melhora a drenagem sem reduzir a fertilidade.

O amarelecimento das folhas da pimenta, enquanto as nervuras permanecem verdes, é causado pela deficiência de oligoelementos como ferro, enxofre, zinco, manganês e boro. Nesse caso, fertilize com Cytovit, Humate-7 e Kristallone.

Erros de rega

Para garantir que a rega estimule o crescimento em vez da queda das folhas, deixe a água assentar e aquecer antes de regar. O ideal é que a temperatura da água esteja entre 22 e 25 °C. Recomenda-se fazer tudo pela manhã, antes do nascer do sol, para permitir que a umidade penetre no solo antes que a temperatura do ar caia. Evite regar em excesso, pois o excesso de água fará com que as folhas sequem e caiam, e as raízes apodreçam.

Para determinar a frequência ideal de rega, cave um buraco no canteiro, pegue um pouco de terra e aperte-a na mão. Se ela se esfarelar, precisa de mais água; se virar uma lama líquida, não regue.

Atenção!
Evite molhar em excesso as folhas das mudas de pimenta — direcione o jato de água para as raízes. Aplique com cuidado para não expor as raízes ainda frágeis.

Iluminação inadequada

Por esse motivo, as folhas das mudas de pimenta e das plantas cultivadas em estufa ficam amarelas. Mesmo que as mudas estejam crescendo em uma janela bem iluminada, elas não recebem luz suficiente. As sementes são plantadas em fevereiro e março, quando os dias são mais curtos. Você pode prolongar esse período instalando uma lâmpada fluorescente ou uma lâmpada de cultivo específica. Acenda a lâmpada das 8h às 20h. Esse método de germinação promove a frutificação precoce. A lâmpada deve estar a pelo menos 60 cm das plantas. Se a distância for menor, as folhas da pimenta podem queimar.

Em dias nublados, também é possível instalar iluminação suplementar na estufa. As folhas superiores se recuperarão rapidamente e voltarão a ficar verdes. No entanto, se o tempo nublado prolongado for a causa do amarelecimento das folhas das pimentas cultivadas ao ar livre, não há nada que possa ser feito. Será necessário esperar que as nuvens se dissipem.

Mudanças de temperatura

As folhas da pimenta amarelam e caem em climas frios. A temperatura ideal para o cultivo é de 22 a 27 °C durante o dia e não inferior a 18 °C à noite. O mesmo microclima deve ser criado no ambiente onde as mudas estão crescendo. Quando a temperatura cai abaixo de 13 °C, a planta morre.

Jardineiros iniciantes muitas vezes ignoram o fato de que o ambiente em si está quente, mas o parapeito da janela está frio. Isso prejudica a nutrição da planta, fazendo com que as folhas inferiores amarelem e caiam. Uma solução simples é colocar jornais sob os vasos ou caixas com as mudas.

Após o plantio em estufa, feche cuidadosamente as estruturas e, ao plantar ao ar livre, cubra as mudas com agrotecido nas noites frias. Pode-se usar cobertura morta, mas será difícil removê-la posteriormente.

Correntes de ar têm um impacto negativo. Para evitá-las, as janelas da estufa são abertas apenas de um lado, e a porta ou a janela do cômodo onde as mudas são mantidas fica totalmente aberta.

Danos na raiz

As folhas amarelam e caem quando o sistema radicular é danificado. As raízes podem ser danificadas por afrouxamento excessivo do solo, jatos de água muito fortes, transplante inadequado ou transplante incorreto.

Para preservar a colheita, recomenda-se aos jardineiros iniciantes que semeiem as sementes não em canteiros comunitários, mas em recipientes individuais ou vasos de turfa. As mudas cultivadas dessa maneira são transferidas para um canteiro preparado juntamente com um torrão de terra.

Para garantir um crescimento uniforme, gire o recipiente (ou os vasos individuais) regularmente. Alguns dias antes do transplante, fertilize com nitrato de cálcio na proporção de 1 colher de sopa para 1 litro de água decantada. Antes de aplicar o fertilizante, borrife a parte aérea da planta com água limpa e regue o solo. Se o plantio no solo for muito cedo, mas as mudas precisarem ser transferidas para recipientes individuais, escolha recipientes com um volume útil de pelo menos 1 litro.

Erro ao transferir para o canteiro do jardim

As folhas inferiores amarelam quando plantadas muito fundo. Isso impede que as raízes forneçam umidade suficiente para as partes aéreas da planta, interrompendo os processos metabólicos e diminuindo a fotossíntese. A profundidade de plantio recomendada para mudas já estabelecidas é de 1,5 a 2 cm.

Além disso, não plante as mudas muito próximas umas das outras, caso contrário as raízes não terão espaço suficiente para se desenvolver. A distância recomendada entre os buracos é de 30 cm.

Pragas e doenças

Insetos que adoram folhas de pimenta incluem ácaros, pulgões e tripes. Remédios caseiros são eficazes apenas nos estágios iniciais da infestação. Durante esse período, soluções de amônia e sabão, bicarbonato de sódio, permanganato de potássio, água oxigenada e óleos essenciais com cheiro forte podem ser úteis. Uma vez que a colônia tenha se multiplicado, utilize inseticidas industriais como Akarin, Intavir, Fitoverm e produtos similares.

Os sintomas de diversas doenças em pimentões podem ser identificados pela queda das folhas e pelo enrolamento das bordas. Se as mudas ainda estiverem no recipiente, as doentes devem ser removidas e as saudáveis ​​devem ser pulverizadas como medida preventiva. No entanto, remédios caseiros já não são eficazes — tratamentos químicos são necessários. O mesmo tratamento é recomendado para infestações em campo aberto ou em estufa.

Atenção!
Se a planta estiver infectada com fungos, como a requeima, deve ser pulverizada com Fitosporin, Oxychom ou Ridomil. Se as folhas da pimenta estiverem caindo devido à fitoplasmose, mosaico de cor ou doenças virais, a pimenta ficará imprópria para consumo. Os medicamentos são ineficazes contra essas doenças e a plantação terá que ser descartada.

Não é necessário ajudar

As mudas de pimenta estão perdendo suas folhas inferiores, chamadas cotilédones, devido ao envelhecimento natural. Essas folhas amareladas não são mais necessárias para as mudas — a planta cresceu o suficiente e está pronta para ser transplantada para o solo. Nesse caso, o caule e as lâminas foliares verdes restantes estão suficientemente túrgidos, sem sinais de ressecamento ou apodrecimento.

Se o primeiro par de folhas superiores não se formou e a parte inferior das mudas está amarelada, é importante investigar a causa. Como mencionado anteriormente, as causas podem incluir rega inadequada, flutuações de temperatura, hipotermia, pragas e doenças. Neste último caso, as mudas não poderão ser salvas.

Peculiaridades do cultivo de pimentões em estufa

Além das causas já mencionadas, o amarelecimento das folhas de pimentão em estufas pode ser causado pela superlotação de diferentes tipos de plantas cultivadas. O solo se esgota rapidamente, a fotossíntese é prejudicada e a produção de clorofila cessa. A alta umidade em estufas aumenta o risco de doenças que causam a podridão. Para garantir uma boa colheita, é importante preparar-se com antecedência para a época de plantio. No outono, a estufa é desinfetada, o solo é arado e adiciona-se fertilizante orgânico — os pimentões "adoram" esterco bem curtido ou húmus. Na primavera, as estruturas são lavadas com uma solução de permanganato de potássio, os detritos são removidos e as plantas infectadas são descartadas.

Pimentas cultivadas em estufas são frequentemente atacadas por ácaros. Os sintomas incluem manchas amarelas em mosaico nas folhas e uma camada branca semelhante a uma teia, sob a qual os insetos microscópicos se movem.

Nos estágios iniciais da infestação, você pode evitar o uso de produtos químicos pulverizando as partes aéreas da planta com uma solução de 10 litros de água e 500 g de farelo de tabaco (Prima é o melhor). Deixe agir por 24 horas e, em seguida, adicione um quarto de barra de sabão de lavar roupa ralado. Dissolva bem e coe a solução. Não é necessário diluir a solução.

Para evitar revolver a terra na estufa, use Agrovit como fertilizante — um grânulo deve ser enterrado sob cada arbusto. Se a fotossíntese for prejudicada pela luz solar intensa, trate as partes aéreas das plantas com Epin.

Atenção!
Na ausência de fósforo, as folhas não ficam amarelas, mas sim roxo-violeta.

Prevenção da clorose

Evite plantar pimentões na mesma área por vários anos. Em vez disso, planeje o canteiro onde repolho, cebola ou outras hortaliças foram cultivadas na última temporada.

A opção ideal de umidade para essa hortaliça é a irrigação por gotejamento. Em estufa, a umidade deve ser mantida em 60%. Isso é suficiente para o desenvolvimento da planta, mas os insetos precisam de ar seco para se reproduzir.

Se você desinfetar o solo previamente para o cultivo de mudas, limpar e fertilizar o canteiro em uma estufa ou área aberta, evitar usar água fria para regar e tratar as plantas ao primeiro sinal de doença ou praga, as folhas da sua pimenta não ficarão amarelas.

As folhas da pimenta estão ficando amarelas.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates