A poda oportuna do viburno no outono garantirá o crescimento da parte central da planta. A frutificação abundante resulta de uma distribuição uniforme de nutrientes. Quanto mais brotos laterais o jardineiro deixar no viburno, menos seiva a parte central receberá. A falta de poda regular reduzirá a produção e tornará o arbusto suscetível a doenças e pragas.
Cronograma de manipulações
O cronograma não é uma regra rígida, mas apenas uma recomendação. Ele é ajustado de acordo com a variedade escolhida. Apesar das muitas nuances, existem alguns pontos gerais. A primeira regra é evitar o desbaste no outono. No outono, após o término da frutificação, a planta está preparada para entrar em dormência. O desbaste é um procedimento traumático. Não há garantia de que o arbusto florescerá vigorosamente na primavera. A segunda regra é evitar a poda poucos dias antes da chegada do inverno rigoroso. O motivo é o mesmo da regra anterior. As geadas afetam negativamente o número de ramos que sobreviverão ao inverno.
Tipos de exclusões
A poda sanitária ou para melhorar a saúde da planta envolve a remoção de galhos fracos e doentes. Se forem observados galhos danificados pela geada no viburno, eles podem ser uma fonte de doenças. Nesses casos, recomenda-se a remoção. O segundo tipo de poda é o desbaste, necessário para reduzir a densidade dos galhos. Jardineiros sabem que a densidade excessiva facilita a ação de pragas e doenças. Assim que um galho adoece, a praga ou doença se espalha para os galhos próximos. O terceiro tipo de poda é a poda de formação, utilizada quando o jardineiro planeja cultivar a planta para fins ornamentais.
Você também pode se interessar por:Programação dos eventos
Os botânicos desenvolveram um cronograma para cuidar do viburno no outono.
| Tipo | Horário do evento | |||
| Outono | Inverno | Primavera | Verão | |
| Formativo | Final de setembro – final de outubro. Só pode ser realizado depois da queda das folhas. | — | De abril ao final de maio. O ponto de corte é o fim do fluxo de seiva. | Este procedimento é realizado até 3 vezes durante o verão. Os ramos superiores e laterais são removidos. |
| Desbaste | — | — | Final de abril – início de junho. Realizado imediatamente após o início do fluxo de seiva. | Este procedimento é realizado durante os meses de verão. Os ramos laterais que se formaram este ano são removidos. |
| Sanitário | Este procedimento é realizado ao longo do ano. Os ramos que claramente não são viáveis são removidos. Isso permite ao jardineiro proteger a vegetação de pragas e doenças. O corte é feito acima de uma gema voltada para fora. Cortar o arbusto é proibido. | |||
A pontualidade é a chave para uma grande colheita.
Plano de implementação
Os ramos densos acumulam neve, que funciona como isolante térmico. A tarefa do jardineiro é podar o viburno de forma que permaneçam ramos suficientes para acumular neve, mas sem que fiquem excessivamente adensados. Recomenda-se remover os ramos mais fracos que não conseguem suportar fisicamente a camada de neve.
https://youtu.be/RMVkls6SvHQ
Recomendações práticas
Antes de podar o viburno no outono, é aconselhável que o jardineiro se familiarize com a lista de recomendações dos botânicos:
- Cada ramo seco é encurtado estritamente até a parte saudável;
- Se um ramo lateral estiver quebrado, ele deve ser removido abaixo do toco;
- Se o diâmetro do corte for superior a 1 cm, então deve ser tratado com piche de jardim.
O corte é feito paralelamente ao tronco, após um recuo prévio de até 5 mm.
Formação de uma árvore padrão
Um jardineiro deve saber que plantar um viburno no jardim é apenas metade do trabalho. Formar uma copa estruturada exigirá mais esforço. Como o arbusto produz inúmeros brotos, a remoção regular e direcionada é necessária. Ao podar o viburno no outono, muitas dicas para iniciantes recomendam remover os brotos que crescem da raiz. Os brotos mais fortes são os que devem ser deixados, os quais podem ser identificados por sua forma perfeitamente reta.
Vídeos temáticos fornecem informações sobre a necessidade de fertilização do tronco. Fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos são os preferidos. A área do tronco é coberta com composto de turfa, misturado com serragem na proporção de 2:1. O comprimento mínimo exigido do tronco é de 50 cm. Uma vez atingida essa marca, o tronco pode ser estabelecido. Se a árvore de viburno atingir 100 cm, até mesmo os brotos menores devem ser removidos. Quando questionados se os jardineiros podem deixar os brotos superiores, os botânicos concordam. Eles são removidos quando a copa se torna excessivamente densa.
poda decorativa
De acordo com as ilustrações encontradas em revistas de paisagismo, o viburno é usado para criar destaques visuais. A primeira regra é escolher uma variedade ornamental. Essa informação está na embalagem. O segundo ponto é seguir o diagrama abaixo:
- A primeira poda é realizada imediatamente após o plantio;
- No outono, todos os rebentos são encurtados, ficando com apenas 3 gemas (acima do nível do solo);
- No verão, novos brotos se formarão a partir dos botões restantes;
- Assim que seu comprimento ultrapassar 30 cm, as pontas são beliscadas;
- Após a manipulação acima, o crescimento do lado esquerdo do arbusto é ativado;
- A cada outono subsequente, vários dos brotos radiculares mais fortes são selecionados e encurtados em 1/3 do seu comprimento;
- Se o jardineiro conseguir podar corretamente os rebentos da raiz por conta própria, a planta direcionará toda a sua energia para o crescimento lateral;
- Os dois pontos anteriores são repetidos até que se forme um arbusto visualmente atraente;
- Assim que o arbusto estiver formado, os brotos são removidos;
- O jardineiro limita a altura dos brotos por conta própria - aqui tudo depende do parâmetro desejado.
Você também pode se interessar por:Ao podar, é importante lembrar que o viburno só produz frutos em ramos de um ano.
poda em forma de árvore
Iniciantes devem estar cientes de que podar um arbusto de viburno plantado é mais difícil do que, por exemplo, podar outras árvores frutíferas. Inicialmente, a muda precisa de vários anos para crescer. Esse tempo é suficiente para o enraizamento completo. Em climas temperados, esse processo pode levar até dois anos. O procedimento subsequente é o seguinte:
- No terceiro ano de crescimento, remova todos os brotos, exceto o mais forte;
- Durante os próximos 3 anos, a área principal de filmagem não será alterada;
- Os ramos laterais são encurtados em 30 cm;
- Os ramos superiores não são tocados - eles são necessários para a formação de ramos esqueléticos;
- Assim que o tronco ultrapassa a marca de 1,5 m, o ponto de crescimento é "pinçado";
- A copa é formada pelos ramos do nível superior;
- Ao formar a coroa, evite deixá-la muito densa;
- Os rebentos radiculares são removidos regularmente.
poda rejuvenescedora
Antes do rejuvenescimento, os viburnos devem ser cultivados por pelo menos cinco anos. Os galhos velhos devem ser removidos, pois não brotarão novos ramos neles. Galhos muito curtos também devem ser removidos, pois isso resultará em crescimento atrofiado. Quanto mais galhos curtos, menor a produção. Os planos de rejuvenescimento dos arbustos são os seguintes:
- Até 2 galhos curtos são cortados de cada vez;
- Deixe brotos da vegetação rasteira para substituição;
- O procedimento é repetido a cada 2 anos;
- A ênfase não está simplesmente nos ramos curtos, mas sim nos ramos antigos e curtos.
A situação se complica um pouco se o jardineiro tiver um viburno antigo. Se ele tiver uma copa densa e um tronco grosso e semi-seco, a poda é feita da seguinte maneira: toda a planta é removida rente ao solo e uma nova planta é formada a partir dos brotos. Um procedimento semelhante é usado se um viburno jovem estiver crescendo mal. Isso significa que o solo esgotou seus nutrientes. Nesse caso, não é necessário plantar mais nada.
Regras para a poda de diferentes variedades de viburno
No jardim da maioria dos veranistas existem 2 variedades - "Buldenezh" e "Vermelho Comum". Este último tipo é podado conforme descrito acima. Diferenças se aplicam à variedade "Buldenezh":
- A manipulação é realizada de forma que o arbusto fique com múltiplos caules;
- A segunda condição obrigatória é a atividade empresarial;
- A poda dos rebentos jovens é realizada a 20 cm do nível do solo;
- As inflorescências de verão devem ser removidas;
- O procedimento é necessário para ativar a formação do sistema radicular;
- No verão, a parte superior do sistema radicular é removida;
- O procedimento melhorará o ramificação no próximo ano;
- No segundo ano de existência da planta, a poda é realizada imediatamente após o término da floração;
- O excesso de biomassa verde absorve muitos nutrientes.
A variedade Buldenezh não deve ser podada na primavera. Caso contrário, a produção diminuirá.
A poda de outono do viburno é imprescindível para o seu crescimento ideal e deve ser feita rigorosamente de acordo com um cronograma. Uma boa solução é considerar o clima, terminando a poda antes da chegada do frio intenso. Galhos velhos e curtos devem ser removidos, pois não produzirão brotos ou frutos e apenas roubarão os nutrientes da planta. Outra regra importante é o desbaste regular da copa, evitando que fique muito densa, caso contrário, doenças serão inevitáveis.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples