Como proteger adequadamente a tuia da geada: escolha de materiais e métodos

Árvores

A tuia é uma planta perene amplamente utilizada no paisagismo de parques, áreas residenciais e jardins. A planta tolera falta de água, ventos fortes e outras intempéries, mas todos esses fatores podem causar sérios danos à sua saúde e aparência. Essa planta versátil para jardins e parques é muito sensível à radiação ultravioleta e às condições adversas que ocorrem durante os meses mais frios. Para evitar danos, muitos jardineiros preferem protegê-la do sol. Cubra a tuia durante o inverno..

Por que cobrir a tuia?

A tuia tolera bem a geada, por isso só é coberta em regiões onde as temperaturas de inverno caem abaixo de -28°C. Na zona central e na região de Moscou. abrigo de tuia Elas são realizadas não tanto para proteger contra geadas, mas sim contra ventos, queimaduras solares, acúmulo de neve e outras condições desfavoráveis ​​que podem causar danos às coníferas.

Se a tuia não for coberta durante o inverno, pode sofrer danos graves:

  • galhos e até mesmo as próprias árvores quebram;
  • a forma vertical se perde - a tuia se curva em direção ao chão;
  • A casca está danificada devido a rachaduras causadas pela geada e queimaduras solares;
  • Os brotos e troncos estão deformados;
  • As agulhas ficam amarelas e secam.
Observação!
Ao comprar mudas de tuia, certifique-se de verificar sua resistência à geada. Escolha variedades adequadas ao clima da sua região.

Isolar as tuia jovens é especialmente importante. Caso contrário, seu sistema radicular superficial corre o risco de congelar se o inverno for frio e com neve. No entanto, as tuia de todas as idades precisam de proteção contra o acúmulo de gelo e neve.

Para evitar expor as tuia a estresse ambiental excessivo, recomenda-se plantá-las no lado norte ou nordeste de edifícios e estruturas. Elas prosperam melhor em áreas protegidas do sol forte e dos ventos.

As tuia adultas não precisam de proteção contra geadas, mas ainda precisam ser protegidas da neve, que pode deformar sua forma. Árvores grandes raramente quebram sob o peso da neve, mas podem ser facilmente danificadas por queimaduras solares no início da primavera.

Quando começar a cobrir o trabalho

Não há necessidade de pressa para cobrir suas tuia. Setembro e outubro não são meses adequados para esse procedimento. Durante esse período, basta regar para repor a umidade — o que é essencial para plantas perenes.

As tuia bem regadas no outono toleram melhor a geada, pois a umidade é retida nas agulhas por mais tempo, impedindo que sequem durante o inverno. A rega para repor a umidade é uma maneira simples, porém eficaz, de proteger a árvore da queima das agulhas na primavera.

Normalmente, todo o trabalho de cobertura começa em novembro. As tuia, tanto grandes quanto pequenas, são abertas após a primeira neve e quando as temperaturas se estabilizam entre -5 e -7 °C. Essas condições ocorrem em épocas diferentes em cada região, portanto, ao escolher uma época para iniciar o trabalho, é melhor levar em consideração o clima em vez do calendário.

Materiais de cobertura

Diversos materiais podem ser usados ​​para cobrir coníferas. O principal requisito é que sejam respiráveis. As tuia podem ser protegidas com materiais não tecidos, como agrofibra, spunbond, agroterm e lutrasil. Além de permitirem a entrada de ar, esses materiais também permitem a passagem dos raios UV, portanto, não protegem as tuia de queimaduras solares.

Observação!
As tuia não devem ser cobertas com plástico ou cobertores. Materiais sintéticos criam um efeito estufa, e os tecidos podem ficar úmidos e pesados, levando ao apodrecimento ou congelamento.

Os materiais de revestimento mais populares e suas propriedades:

  • Papel kraft. É barato, mas não oferece proteção confiável. Ele se molha na chuva e, se houver geada, congela, perdendo sua capacidade de reter calor.
  • Juta. Este é um material caro, especialmente se você tiver muitas tuia para cobrir. Para uma boa circulação de ar, escolha uma juta solta. Sacos de batata não são adequados — as árvores irão sufocar dentro deles.
  • Gaze. É barata, mas tem as mesmas desvantagens do papel kraft — fica molhada e congela.
  • Tela de proteção para fachadas. Adequada para materiais com densidade de 42 g/m² ou superior. É econômica, proporciona circulação de ar, oferece sombra, mas ainda permite a entrada da luz solar necessária para o crescimento da árvore. É muito durável. Recomendada para tuia adulta.
  • Spunbond. Um material sintético não tecido de baixo custo. Não se pode simplesmente envolver uma árvore em spunbond — ela sufocaria. O material é usado apenas na estrutura. Além disso, as agulhas não devem tocar o tecido.

Recomenda-se cobrir a tuia com um material de cor clara. Coberturas brancas refletem bem os raios UV, protegendo eficazmente as agulhas de queimaduras. Se estiver usando feltro asfáltico preto para isolamento, envolva-o em um tecido de algodão branco, como um lençol ou capa de edredom.

Opções de abrigo

A proteção da tuia no inverno é complexa – a cobertura deve protegê-la simultaneamente da geada, da neve, dos raios UV, da evaporação da umidade e do vento. Na prática, vários métodos de cobertura são utilizados, incluindo amarrar a árvore, cobri-la com telas e construir estruturas para o material de cobertura.

Antes de cobrir a árvore, ela deve ser tratada com agentes antifúngicos. Este tratamento deve ser realizado um mês antes da instalação do isolamento. A temperatura externa não deve cair abaixo de 12°C. A pulverização é feita com produtos à base de cobre, como a calda bordalesa.

Encadernação circular

Para evitar danos à árvore — como galhos quebrando sob o peso da neve, se desfazendo ou se curvando até o chão — a tuia é amarrada. Os galhos da árvore são macios, por isso cedem facilmente sob qualquer carga.

Para amarrar as árvores, você precisará de uma escada. Se não tiver uma, pode usar uma vara extensível com um gancho na ponta.

Como forçar uma tuia:

  1. Os ramos das árvores são reunidos verticalmente. Se algum estiver quebrado, são aplicadas talas. As tuia são amarradas em círculo, prendendo as pontas dos ramos com corda. Barbante, fio, tecido macio ou, em casos extremos, corda sintética são usados ​​para amarrar.
  2. A árvore é amarrada de forma que os galhos não fiquem pressionados contra o tronco — a circulação de ar não deve ser impedida. Se a árvore for amarrada com muita força, as agulhas do tronco apodrecerão.
  3. A extremidade da corda é fixada na parte inferior do tronco e, em seguida, torcida em espiral - até o topo e de volta.

A técnica de amarração pode ser combinada com isolamento. Uma fibra agrícola branca é drapeada sobre a árvore. A parte superior é deixada aberta para permitir a entrada de luz e ar, e então a árvore é amarrada com barbante. A amarração é removida no início da primavera.

Capas

Esta é uma maneira simples e prática de cobrir árvores. É utilizada quando não há tempo para um isolamento mais robusto. Ao escolher uma cobertura, considere o tamanho da árvore. Árvores pequenas como a tuia são as mais fáceis de cobrir. Em lojas especializadas, você encontra coberturas com alturas que variam de meio metro a 2,5 metros, e suas larguras também podem variar.

As coberturas são feitas de materiais não tecidos com densidades variáveis. Elas têm a aparência de sacos cônicos padrão, mas outros modelos estão disponíveis. Essas coberturas protegem as árvores de geadas até -10°C.

Uma cobertura que envolve a parte inferior da árvore protege sua casca de roedores. Recomenda-se colocar a cobertura não diretamente na árvore, mas em uma estrutura especial — que é fácil de fazer você mesmo.

Molduras

As estruturas de suporte são geralmente feitas para árvores de pequeno e médio porte. Podem ser construídas manualmente. Os materiais de construção adequados incluem: galhos ou gravetos, ripas, tubos de plástico, cantoneiras de metal e arame.

Como fazer a moldura mais simples para uma tuia:

  1. Espete de 6 a 8 gravetos ao redor da árvore.
  2. Amarre os galhos/ramos juntos acima da copa da árvore. Se a árvore for alta, use uma escada para ajudá-lo a realizar essa tarefa.
  3. Amarre os galhos com corda para que não se desfaçam e não toquem no abrigo.
  4. Estique o material de cobertura sobre a estrutura preparada.

O resultado é um abrigo. Sua vantagem é a superfície inclinada, que impede o acúmulo de neve.

Observação!
Para proteger as árvores jovens do vento, um suporte é enterrado junto ao tronco. A tuia é cuidadosamente amarrada a ele com barbante ou corda macia.

Estruturas pré-fabricadas estão disponíveis em lojas de suprimentos agrícolas. Se você não quiser construir as suas próprias, pode comprar a quantidade necessária de estruturas, escolhendo-as de acordo com o tamanho das suas árvores.

Ao usar estruturas para árvores de Natal, não cubra a árvore com neve, pois isso apodrecerá as agulhas. Cubra a estrutura apenas com material de alta qualidade que atenda aos requisitos de respirabilidade. Cobertores ou lonas plásticas não devem ser colocados sobre a estrutura.

Protetor solar

As tuia são danificadas com mais frequência por queimaduras solares. Esse problema ocorre em fevereiro e março. Durante esse período, a luz solar intensa reflete na neve ainda não derretida, danificando a árvore. Outra causa de queimaduras na primavera é a falta de água nas agulhas.

As tuia jovens têm raízes superficiais e pouco desenvolvidas. No inverno, o solo congela, impedindo a árvore de repor a água perdida. Isso faz com que a umidade evapore das agulhas, ressecando-as e podendo matar partes da planta. A ponta exposta ao sol geralmente é a mais afetada.

Para evitar que a árvore queime devido aos raios UV, uma "tela" especial é colocada em frente a ela.

Como fazer um protetor solar:

  1. Crave os postes no chão, no lado sul.
  2. Estique um material de proteção solar entre os postes.
  3. Coloque a tela a uma pequena distância da árvore para evitar danificar a copa.
  4. Quando a neve derreter, a tela será desmontada.

A tela foi projetada apenas para proteger contra raios UV, não possuindo outras funções.

Como uma tuia em vaso sobrevive ao inverno?

Se as tuia estiverem plantadas em vasos, quando chegar o tempo frio, devem ser levadas do exterior para um local mais fresco, como uma cave ou uma varanda envidraçada. Esta solução elimina a necessidade de coberturas, estruturas de suporte e isolamento.

A temperatura ideal para hibernar tuia em vaso situa-se entre +4°C e +10°C. O único material necessário para hibernar tuia em vaso é papel kraft. Envolva cada árvore com ele após regá-la.

cobertura morta

No inverno, é importante proteger não só a parte aérea das árvores, mas também as suas raízes. A melhor forma de evitar que as raízes congelem é cobrir o solo ao redor do tronco com uma camada de cobertura morta. Essa cobertura retém a umidade e o calor no solo.

Como fazer a cobertura morta adequada para uma tuia:

  • Espessura da camada de cobertura morta – 10-15 cm;
  • A cobertura morta deve estar solta e bem aerada;
  • Você pode cobrir o solo com composto, serragem, turfa, palha, agulhas de pinheiro, casca triturada ou pinhas.

Recomenda-se cobrir a cobertura morta orgânica ou serragem com ramos de abeto, que devem ser removidos na primavera. Essa barreira de coníferas é especialmente necessária para as tuia jovens, com suas raízes frágeis e vulneráveis ​​à geada.

Observação!
Hoje em dia, os fabricantes oferecem aos jardineiros sprays antitranspirantes especiais que reduzem a evaporação da umidade das agulhas, permitem que a planta respire livremente e a protegem das queimaduras solares. As tuia são pulverizadas no outono, com a substância sendo aspergida diretamente sobre as agulhas. No entanto, quando ventos fortes se formam, os galhos da árvore, ao se tocarem, perdem o agente protetor.

As tuia não exigem muitos cuidados no jardim, mas com um pouco de atenção, elas se tornarão o destaque da sua propriedade. Protegê-las do frio, do sol e do vento garantirá que essas coníferas não queimem ou congelem, e que permaneçam saudáveis ​​e bonitas após o inverno.

Preciso cobrir a tuia durante o inverno?
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates