A tuia é uma planta que adora calor. Se você deseja que a árvore embeleze sua propriedade por muitos anos, certifique-se de protegê-la do frio durante o inverno. Existem várias maneiras de fazer isso corretamente; erros são essenciais, pois o manuseio descuidado pode até matar a planta. Com proteção adequada e oportuna, a tuia sobreviverá bem ao inverno e continuará a prosperar e a encantá-lo com sua beleza na primavera.
Razões para se ter um abrigo
Os brotos jovens em árvores de um ou dois anos são os mais suscetíveis ao congelamento. Essas árvores ainda não tiveram tempo de se adaptar e se deformam facilmente com a geada. Se forem cobertas de neve no inverno, as árvores serão poupadas. Além do frio, a luz solar direta, que é especialmente intensa na primavera, é perigosa para as agulhas sensíveis. O sol estimula o surgimento de brotos novos e frescos, mas o solo ainda não descongelou, deixando o sistema radicular dormente, o que prejudica ainda mais a planta. Se as tuia não forem protegidas do frio e do sol em tempo hábil, as seguintes alterações ocorrerão:
- A coroa muda de cor, passando de verde para amarelo, e a intensidade da cor desaparece;
- As agulhas secam e caem, os ramos permanecem “nus”;
- Os brotos se curvam e gradualmente morrem.
As árvores precisam ser protegidas durante o seu crescimento em quase todas as zonas climáticas, exceto na região sul do país. Em regiões com climas amenos, as temperaturas de inverno raramente caem abaixo de zero, portanto a planta não corre risco.
Preparando-se para o abrigo
A tuia precisa ser coberta durante o inverno. Antes das primeiras geadas fortes. Não há uma data específica; o período depende do clima da região. Os preparativos para a colheita geralmente começam no final de setembro ou início de outubro. Antes de cobrir as plantações, elas são preparadas para o inverno que se aproxima:
- Corte os brotos velhos e atrofiados, deixando apenas as agulhas verdes e saudáveis;
- Fertilize algumas semanas antes de cobrir com fertilizantes complexos ou orgânicos;
- O solo é afofado e depois coberto com serragem ou húmus. Qualquer tipo de cobertura morta serve.
- A rega da tuia deve ser interrompida em meados de setembro. Com a chegada do frio, a necessidade de umidade diminui, mas o excesso de água só causará o apodrecimento das raízes.
Para cobrir suas tuia, compre o material de cobertura adequado com antecedência. O mais importante é que ele não retenha ar. Nunca enrole a árvore em filme plástico ou celofane. Esse material não permite a passagem de ar, e a planta ficará úmida durante o inverno e morrerá. As opções mais comuns para proteção contra geadas em coníferas são:
- spunbond;
- agrofibra;
- algodão (lençóis, capas de edredom);
- feltro para telhados;
- juta;
- malha de polímero.
Você também pode se interessar por:Eles não impedem a passagem do ar, portanto a troca gasosa ocorre naturalmente.
Métodos de abrigo
Existem vários métodos para cobrir a tuia:
https://youtu.be/d_ov5O1Ylbg
- Amarração circular. Este método é adequado para plantas jovens que ainda não atingiram 2 metros ou mais. Você precisará de barbante ou qualquer corda resistente para amarrar. Dobre os ramos laterais em direção ao tronco e, em seguida, amarre cuidadosamente a corda ao redor da tuia, trabalhando de baixo para cima e depois na direção oposta. Se os invernos em sua região forem longos e as temperaturas frequentemente caírem abaixo de -20 graus Celsius, cubra a tuia com fibra agrícola antes de amarrar o barbante.
- Estrutura. Neve intensa no inverno pode danificar a copa e os ramos jovens. A neve pesada exerce pressão adicional sobre os brotos, fazendo com que quebrem. Construa uma estrutura ao redor da tuia: crave estacas de metal compridas ou postes de madeira no círculo ao redor do tronco, cruzando-os no topo. Envolva a estrutura com qualquer material respirável. Tecido branco ou juta são adequados; eles bloqueiam a luz solar e permitem a circulação de ar. Prenda o material e amarre-o com barbante.
- Uma cobertura pronta. Quando você não tem tempo para construir uma estrutura, pode comprar uma cobertura pronta para armazenamento de inverno em uma loja de jardinagem. Ela é feita de material de alta qualidade e protegerá sua árvore não apenas do frio, mas também do sol forte do verão. Você não precisará amarrar os galhos com corda. Tudo o que você precisa fazer é fixar rapidamente a cobertura nas coníferas. No entanto, há uma desvantagem: esse método é adequado para tuia pequenas (1-1,5 m de altura). É improvável que você encontre coníferas maiores.
- Tela de proteção. Pregue várias tábuas juntas ao redor da tuia em uma fileira no lado norte (ou em todos os lados) e estique a agrofibra sobre elas. Este método permite proteja as agulhas do sol e da geada.
Se você cobrir sua tuia antes da primeira geada e colocar cobertura morta ao redor do tronco, mesmo um inverno rigoroso não será problema. Quando a primavera chegar e as temperaturas subirem, remova a cobertura. Em apenas algumas semanas, as árvores sairão da dormência invernal e mais uma vez o encantarão com suas copas verdejantes e exuberantes.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples