Como cultivar marmelo no outono: plantio e cuidados, adubação e poda.

Árvores

O marmelo japonês é uma fruta valiosa, pertencente à família Rosaceae, que também inclui maçãs e peras, outras frutas famosas. O marmelo é amplamente utilizado em pratos deliciosos e conservas, além de ser considerado um preventivo contra certas doenças. Possui propriedades curativas para o trato gastrointestinal, fígado e pele.

Tem se tornado cada vez mais popular ultimamente. É bastante comum em hortas. Para garantir que cresça saudável e produza uma colheita abundante, algumas orientações de cuidado devem ser seguidas.

Características da variedade

O marmelo japonês é uma variedade vegetal antiga, com cerca de 4.000 anos. Sua jornada global começou na Ásia Central e no Cáucaso, mas só foi considerado uma fruta cultivada na Grécia. Atualmente, é amplamente distribuído por toda a Rússia, sendo as regiões sul do país as mais propícias para seu cultivo.

Para climas frios, foram desenvolvidas certas variedades imunes à geada e ao frio.

O marmelo japonês é visualmente semelhante a uma pera, mas sua casca é coberta por uma penugem fina e macia. Pequenas manchas vermelhas também são aceitáveis. O marmelo japonês começa a mudar de cor durante as festas de maio e amadurece no final de setembro. É usado para fazer geleias, frutas cristalizadas e marmeladas.

Cuidando do marmelo japonês no outono

As frutas contêm:

  • potássio;
  • cálcio;
  • fósforo;
  • ferro;
  • sódio;
  • magnésio e muitos outros elementos.

Pode atingir uma altura de cinco metros. Os cuidados, a poda e a produção dependem diretamente da idade e da variedade da árvore. O marmelo japonês normalmente produz frutos por cerca de 35 a 40 anos.

Importante!
A principal característica é o crescimento lento. Esse fator deve ser levado em consideração na escolha do método de propagação. O marmeleiro também é afetado negativamente pela geada, devendo ser coberto durante os meses de inverno.

Plantando marmelos no outono

Para plantar marmelo japonês no outono, você precisa comprar uma muda de 12 meses. As raízes da árvore devem estar fechadas. Se plantar mudas mais velhas, preste atenção ao sistema radicular. Ele deve estar aberto. Isso é necessário para detectar doenças e pragas precocemente. O marmelo japonês possui um sistema radicular extenso, portanto, leve isso em consideração ao plantá-lo. Ele deve ser plantado a pelo menos cinco metros de distância de outros arbustos, árvores e construções.

Ela cresce em solos férteis, soltos e leves. O nível de pH deve ser neutro. Essa planta adora luz solar, portanto, deve ser plantada no local mais iluminado e ensolarado do terreno. Ao escolher o local de plantio, lembre-se de que o marmelo não gosta de correntes de ar e ventos frios.

A preparação do terreno para o plantio do marmelo japonês começa na primavera. O processo inicia-se com a adição de fertilizantes e nutrientes ao solo. A dose recomendada (por metro quadrado) é de 50 gramas de superfosfato e 20 gramas de sal de potássio. Em seguida, revolva e regue o solo.

Quatorze dias antes do plantio, cave um buraco com 0,5 metros de profundidade e raio de 25 a 45 cm. A largura do buraco deve ser compatível com o sistema radicular do marmeleiro. Antes do plantio, preencha o buraco com:

  • argila;
  • Mistura de nutrientes provenientes do solo do jardim;
  • superfosfato 150 gramas;
  • 50 gramas de cinzas de madeira.

Em seguida, uma estaca é cravada para garantir a estabilidade do tronco. O sistema radicular é cuidadosamente colocado sobre o solo preparado na cova. Depois, toda a área é coberta com terra e compactada. Após o plantio, a árvore é regada. São necessários alguns baldes de água por muda. Agora, a árvore de marmelo é amarrada pelo tronco à estaca que foi plantada originalmente. Para manter a umidade do solo pelo maior tempo possível, o solo é polvilhado com turfa ou húmus.

Cuidando do marmelo japonês no outono

Regras de cultivo e cuidados

Para garantir que seus esforços no cultivo de marmelos não sejam em vão e que você desfrute de uma colheita deliciosa todos os anos, siga algumas regras simples de cuidado com a árvore:

  1. A área onde a árvore japonesa será plantada deve ser bem iluminada, pois é uma planta que aprecia muita luz.
  2. O solo deve ser leve, franco-arenoso, franco ou podzólico lenhoso. A acidez deve ser inferior a 5 pH.
  3. O local de plantio das mudas foi escolhido no lado sul do terreno.
  4. Não deve haver correntes de ar nem geadas severas.
  5. Em regiões frias, o marmeleiro japonês é protegido durante o inverno. Para isso, o solo ao redor do tronco é coberto com folhas caídas, galhos de pinheiro ou serragem. A copa é coberta com papelão ou estruturas de madeira. Cobrir o tronco com neve também é uma excelente opção para protegê-lo do frio.
  6. Se o verão for seco e sem chuva, regue pelo menos seis vezes por estação. A primeira rega deve ser feita antes do início da floração. A segunda, após esse processo. A terceira, depois que as flores caírem completamente. A quarta, quando os brotos começarem a crescer ativamente. A quinta, 21 dias após a última. Finalmente, a última rega deve ser feita quando os frutos começarem a amadurecer.

Fertilizando marmelo

A árvore precisa ser adubada durante toda a estação de crescimento.

  1. Primavera. Adubos minerais e orgânicos são adicionados ao solo.
  2. Verão. Fertilize com fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos. Isso aumenta a produtividade.
  3. Outono. Aplique fertilizantes minerais e orgânicos. Eles ajudam o marmeleiro a se preparar para o inverno.
Importante!
Durante os primeiros 12 meses, o marmelo não necessita de fertilização adicional. O fertilizante adicionado ao solo antes do plantio é suficiente.

Características do crescimento do marmelo

O marmelo japonês caracteriza-se pelo aparecimento de numerosos rebentos (com mais de 1 metro de comprimento). Este crescimento ativo ocorre nos primeiros anos de vida da árvore. O crescimento abranda durante o período de frutificação. A localização onde os ovários se formam pode variar, dependendo da variedade da árvore.

A frutificação em árvores jovens e variedades anãs ocorre em ramos longos de um ano. Outras variedades frutificam em ramos menores. Esses ramos crescem por vários anos e são considerados reprodutivos, podendo produzir frutos por cinco a dez anos. Os ramos principais são distribuídos uniformemente ao longo do tronco, permitindo que a luz solar penetre livremente por toda a copa.

Cuidando do marmelo japonês no outonoPoda de árvores frutíferas

O marmeleiro japonês não é apenas uma árvore ornamental, mas também frutífera. Para garantir uma frutificação constante, deve ser podado e os ramos em excesso removidos.

Os ramos principais de uma árvore frutífera não são cortados; apenas as pontas são aparadas. Este procedimento é realizado somente em ramos que cresceram mais de um metro. Essa poda tem um efeito positivo, estimulando a frutificação em todo o ramo, e novos botões começam a surgir na base. Novos ramos que preenchem a copa são completamente removidos.

Os ramos que estão em processo de brotação são podados utilizando um método especial. Em alguns ramos, são podados pedaços até o quarto ou quinto broto, enquanto outros são deixados intactos. Isso ocorre porque os ramos não podados são responsáveis ​​pela frutificação de toda a árvore, enquanto os ramos podados são responsáveis ​​pela produção de brotos geradores. Dessa forma, garante-se a frutificação regular.

Se um novo broto estiver bem localizado, ele pode ser deixado no lugar. Quando podado, ele se torna imediatamente um "ramo gerador".

Se uma árvore não for podada por um longo período de tempo, primeiro ela é desbastada e somente depois os galhos principais são encurtados.

Por que as árvores frutíferas são podadas?

As árvores frutíferas produzem frutos com muito mais eficiência, mas apenas se os ramos desnecessários forem podados. A poda afeta a árvore das seguintes maneiras:

  1. O crescimento está a tornar-se mais lento.
  2. O crescimento do ramo reprodutivo é estimulado.
  3. Existem mais frutas.
  4. O ciclo de vida da árvore é prolongado.
  5. Prevenção e tratamento de diversas doenças, além de proteção adicional contra insetos nocivos.

Época da poda

O marmeleiro japonês tem um curto período de recuperação. Na primavera, as gemas dormentes localizadas no sistema radicular despertam. É isso que se tornará a nova copa da árvore.

  1. A poda de primavera é a época ideal para este procedimento. O melhor é realizá-la durante a última semana de março e a primeira de abril. A poda tardia pode resultar na morte da árvore, pois a seiva em seu interior começa a circular ativamente, fazendo com que os brotos cicatrizem lentamente.
  2. Poda de outono. Esta poda é feita após a queda de todas as folhas. Possui propriedades sanitárias. Apenas os ramos danificados ou doentes são podados.
  3. A poda é contraindicada no inverno, pois os ramos ficam quebradiços.
Importante!
No verão, os ramos mais fortes são identificados e suas pontas são cuidadosamente beliscadas.

Objetivos da poda de árvores frutíferas

A época do ano em que os ramos do marmeleiro são podados influencia sua finalidade. A época do ano e os resultados estão intimamente relacionados.

A modelagem da copa é realizada nos meses de primavera. Durante esse processo, os ramos são direcionados em uma direção específica. Isso permite o controle do volume da colheita. No verão, realiza-se a poda seletiva — poda corretiva —, removendo os brotos em excesso da árvore. Como mencionado anteriormente, o outono é a época da poda sanitária.

Poda do marmeleiro no outono: diagrama

Ao podar no outono, o mais importante é podar a árvore de forma a causar o mínimo de danos possível. Existe um padrão específico para isso.

Para garantir uma poda de outono bem-sucedida do seu marmeleiro japonês e para que a árvore cresça e produza frutos excelentes, lembre-se de uma coisa: quanto mais luz, mais abundante será a colheita.

Aos cinco anos de idade, o marmelo japonês deve apresentar os seguintes parâmetros:

  • a árvore atinge uma altura de pelo menos 0,6 metros;
  • pelo menos dez ramos laterais principais;
  • O ângulo entre o ramo principal e o tronco é de 45 graus.

A copa da árvore de marmelo deve ter formato de taça. A folhagem deve ser distribuída uniformemente para garantir que a luz alcance todos os brotos igualmente.

japonica

As árvores jovens de marmelo são podadas regularmente. É nessa fase que a copa da árvore é moldada. Quando a árvore atinge seis anos de idade, a poda é reduzida, sendo realizada apenas quando necessário.

  1. No primeiro ano de crescimento, as árvores de marmelo precisam ser podadas para formar a camada superior de ramos principais. A distância entre eles é de sete gemas. Cada camada contém cinco brotos. Eles devem estar direcionados em direções diferentes e a distância entre eles é de aproximadamente 12 cm. Nessa idade, a árvore também forma uma segunda camada de copa. A distância entre a primeira e a segunda camada é de aproximadamente 40 cm.
  2. No segundo ano, os ramos do segundo nível são podados a 0,5 metros. O principal objetivo do jardineiro é dar forma ao terceiro nível, pois esta é a base da árvore adulta. Todos os ramos são podados a 0,5 metros.
Importante!
O botão mais externo do ramo principal deve apontar para cima. Os cuidados com o marmelo japonês no outono incluem a poda adequada.

Ferramentas de poda

Para realizar uma poda de alta qualidade sem causar danos significativos ao marmeleiro japonês, o equipamento deve estar afiado, livre de ferrugem, limpo e em excelentes condições.

Para o processo de poda em si, utilize:

  1. Tesouras de poda. Estas são usadas para cortar galhos de até 24 milímetros de diâmetro. Visualmente, esta ferramenta se assemelha a um alicate. As tesouras de poda estão disponíveis com dois tipos de afiação: uma em um lado e outra em ambos os lados. Existem diversos modelos diferentes. Mas todas possuem cabos emborrachados, que reduzem o risco de escorregar das mãos.
  2. Ferramenta de poda com cabo longo. Ideal para cortar galhos grossos (até 49 mm de diâmetro) e plantas com espinhos. Esta ferramenta é robusta, mas muito mais confortável de usar do que tesouras de poda tradicionais.
  3. Uma serra de arco. Ela ajuda a cortar galhos secos de vários tamanhos. A lâmina é de aço carbono e o cabo possui uma empunhadura de borracha. A ferramenta deve ser leve.
  4. Serra de jardim. Usada para cortar galhos vivos, pois não deixa rebarbas.
  5. Tesoura de jardinagem. As lâminas são ligeiramente mais compridas do que as das tesouras de metal. São usadas para podar pequenos galhos e arbustos.
Cuidando do marmelo no outono

Métodos de rejuvenescimento de árvores

Com podas regulares, a vida produtiva do marmeleiro pode ser prolongada até cinquenta anos. Esse processo rejuvenesce a árvore e ocorre da seguinte forma:

  1. Os ramos com três anos de idade devem ser podados.
  2. Os rebentos que se formaram entre os 4 e os 7 anos de idade são removidos.
  3. Caso seja necessária uma poda profunda, os ramos que se formaram entre os 10 e os 12 anos de idade devem ser removidos.
  4. O principal é que o rejuvenescimento do marmeleiro japonês só ocorre se 2/3 de todos os ramos forem removidos.
Importante!
Ao realizar podas drásticas, o marmeleiro japonês precisa ser adubado.

marmelo japonês ou Chaenomeles A árvore é naturalmente dotada de uma beleza inesquecível e seus frutos são benéficos à saúde humana. Ela merece um lugar de destaque em qualquer pomar. Com os devidos cuidados, a primeira colheita pode ser obtida em 3 a 4 anos após o plantio. Para cultivar uma árvore frutífera, é preciso seguir todas as regras. Isso garantirá altas produções e uma frutificação abundante.

marmelo
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates