Quando colher as uvas depois do inverno

Uva

Todas as variedades de uva são sensíveis a baixas temperaturas, especialmente durante a brotação. Mesmo as variedades resistentes à geada podem ser danificadas se as folhas forem abertas e as gemas forem removidas muito cedo ou de forma inadequada. Isso é especialmente verdadeiro para todas as variedades cobertas. Ao planejar o trabalho de primavera com essa cultura, é importante considerar as condições climáticas, as previsões e as recomendações para cada região.

Data de abertura

Não há um prazo específico para concluir este procedimento. Para iniciantes, especialistas recomendam o período entre meados e o final de março/meados de abril. Durante esse período, é importante estar especialmente atento às condições climáticas, ter tempo para inspecionar os abrigos e planejar todo o trabalho para um despertar tranquilo.

Condições meteorológicas

O clima é o fator mais importante a ser considerado. Temperatura do ar, umidade, previsão de precipitação e variações nas temperaturas diurnas e noturnas são todos importantes. A primeira etapa da reabertura é a remoção da neve. Isso deve começar antes do derretimento da neve, mas quando as temperaturas diárias subirem acima de -5 graus Celsius. Na maioria das regiões da Rússia, isso ocorre em meados de março, nas regiões do sul, no início de março e nas latitudes do norte, no início de maio.

As plantas ficam totalmente descobertas quando a temperatura média diária atinge 10 graus Celsius e não cai abaixo disso. A condição de outras plantas pode servir de guia. Nesse momento, os botões começam a inchar nas árvores. O solo já secou bem e aqueceu um pouco, e as trepadeiras começam a emergir sozinhas.

Observação!
Este é o período em que você pode determinar se o processo de hibernação foi bem-sucedido ou se a videira congelou. Se houver sinais de danos, não desenterre as uvas; é melhor esperar mais 2 a 3 semanas; durante esse tempo, a planta pode literalmente "reviver".

Em algumas regiões, especialmente na Sibéria e no Extremo Oriente, essas condições climáticas são raras na primavera. Portanto, nessas áreas, o ideal é buscar temperaturas em torno de 2 graus Celsius. Videiras resistentes à geada podem suportar até mesmo geadas noturnas de até -5 graus Celsius quando expostas às intempéries.

Se o clima de primavera não estiver quente, não há necessidade de se apressar em descobrir as videiras. Você pode usar ventilação fechada para despertá-las gradualmente. Faça furos relativamente grandes na cobertura das videiras a cada 5-7 centímetros. O ar e até mesmo a luz solar penetrarão por eles, e as videiras se aclimatarão gradualmente às temperaturas. Você pode verificar a condição das videiras sem descobri-las completamente. Se os botões estiverem inchados, pode deixar as videiras cobertas. No entanto, se a germinação tiver começado, mesmo que fraca, é hora de remover a cobertura de inverno.

Prazos para regiões

Amadores e iniciantes podem determinar o momento ideal para uma região específica entrando em contato com escolas locais de viticultura. Isso é especialmente importante em zonas consideradas de "agricultura de risco". Também é possível utilizar uma tabela que corresponda às médias climáticas. Para a Rússia, por exemplo, a tabela é a seguinte:

Região Termo desejado Período aceitável
Região de Moscou, região do Volga meados de abril início de maio (se as geadas noturnas persistirem até abril)
Sul da Rússia 20 de março a 15 de abril 1º de abril a 20 de abril (sujeito à cobertura de neve)
Urais, Sibéria 20 de abril a 20 de maio 1º de maio a 1º de junho (se a neve derreter tarde e a umidade do solo estiver alta)
Extremo Oriente 15 de abril a 15 de maio até 1º de junho (se a precipitação regular continuar e as temperaturas noturnas caírem)

No clima da Ucrânia, caracterizado por uma primavera precoce, precipitação sazonal abundante e condições geralmente favoráveis ​​ao despertar matinal, a tabela apresenta o seguinte padrão:

Zona climática Termo desejado
Sul 1º de março – 15 de março
Zonas de estepe florestal: região de Dnieper, Kremenchuk, Vovchansk 10 de março a 10 de abril
Polésia: Volyn, Kyiv, Chernihiv, Zhitomir 15 de abril a 15 de maio

Todas as regiões da Bielorrússia apresentam condições desafiadoras para os viticultores. Embora as primaveras sejam tipicamente quentes, a neve derrete tarde, o solo seca lentamente e as geadas noturnas representam uma ameaça para a maioria das plantas por um longo período. Em todas as regiões do país, recomenda-se o plantio de variedades precoces e de ciclo curto. O plantio deve ser feito entre meados de abril e meados de maio. Nesse caso, o ideal é focar na variedade e nas condições climáticas específicas, portanto, as recomendações são as mesmas para cada região.

Por que o momento certo é importante

https://youtu.be/6rrv0m9c2bM

Alguns viticultores iniciantes podem acreditar erroneamente que abrir as videiras tardiamente seja a decisão correta. Isso certamente protegerá as uvas do congelamento, mas também pode levar a uma queda acentuada na produção. Portanto, é importante programar a abertura corretamente e abrir as videiras no momento certo.

Observação!
Algumas fontes indicam que especialistas em vinhedos observam que a abertura da videira marca o início de todo o ciclo de crescimento. Portanto, o volume da colheita e a saúde de toda a videira dependem diretamente das ações corretas do proprietário.

O principal perigo é o congelamento. As gemas morrem antes dos brotos. A maioria das variedades é capaz de regenerar as videiras a partir de formações congeladas, brotos extras e brotos laterais. No entanto, a frutificação a partir desses ramos é rara. Se uma videira congelar devido à abertura precoce, provavelmente não produzirá frutos, não apenas no primeiro ano, mas também no ano seguinte.

A abertura tardia pode acarretar consequências como:

  • quebrando brotos;
  • podridão dos botões;
  • desenvolvimento de doenças fúngicas.

A condensação forma-se sob a película, frequentemente utilizada para cobertura, quando aquecida pelo sol. Mofo e bolor desenvolvem-se rapidamente nesse ambiente. O contraste entre a temperatura do solo frio e o ar quente que sobe da superfície também é prejudicial às uvas.

Se os botões não apenas incharem, mas também brotarem, será muito difícil preservá-los ao destampá-los e amarrá-los. Mais da metade deles geralmente morre durante o trabalho subsequente. A produção de cada arbusto diminui na mesma proporção.

Métodos de abrigo

Para uvas vivas abertas na primavera Com botões ligeiramente inchados, é importante escolher o método de cobertura adequado. Isso depende da região, da variedade e das habilidades do cultivador. Existem três técnicas principais:

  • cobertura total;
  • isolamento parcial;
  • cavando com terra.

Cobrir as raízes e o tronco com terra é adequado para regiões mais quentes e do sul, sendo aceitável para espécies de plantas resistentes à geada. É especialmente comum em arbustos jovens que precisam ser aclimatados e selecionados quanto à sua viabilidade. A vantagem desse método é a sua extrema simplicidade. Basta sacudir a terra dos galhos e endireitá-los gradualmente até a altura desejada. Isso deve ser feito até que a terra esteja completamente seca para evitar a quebra das trepadeiras jovens.

O sistema de semi-cobertura é típico da região central da Rússia e de climas temperados. As raízes são amontoadas, as trepadeiras e os troncos são colocados em "mangas" isolantes especiais e tudo é coberto com uma fina camada de material protetor. Na primavera, as mangas superiores são removidas primeiro e os ramos ficam expostos. Após dois ou três dias, o restante da planta é descoberto. O solo sob as trepadeiras é imediatamente coberto com geotêxtil para aumentar o aquecimento e acelerar o processo de brotação.

Observação!
Se a primavera estiver atrasada, o melhor é primeiro fazer orifícios de ventilação no abrigo. Se não houver risco de geada, você pode descobrir completamente o abrigo depois de uma semana.

Capa completa Este método também pode ser usado na região central da Rússia para variedades que preferem climas mais quentes, mas é mais prático no norte, na Sibéria e no Extremo Oriente. Os ramos são cuidadosamente dispostos sobre uma base de tábuas, cobertos com isolamento natural e, por fim, envoltos em geotêxtil para proteção. A camada superior é feita de filme plástico ou feltro para telhados. A descoberta é realizada em várias etapas, com intervalos de 3 a 4 dias. Após a remoção da última camada de isolamento, constrói-se uma estufa temporária.

Quando estiverem totalmente cobertas, considere aclimatá-las, especialmente as plantas jovens. Nos primeiros dias após a brotação, os botões e brotos são vulneráveis ​​não só à geada, mas também à exposição prolongada à luz solar direta. Após instalar a cobertura temporária, ela deve ser aberta periodicamente para permitir que a planta se aclimate à luz, ao vento e à temperatura. A primeira "sessão" não deve durar mais de 15 minutos; posteriormente, o tempo pode ser dobrado. A aclimatação na sombra não é recomendada, pois as videiras podem sofrer queimaduras solares posteriormente, especialmente em maio, quando a luz solar direta é extremamente perigosa para as delicadas folhas jovens.

Trabalho de primavera

Na primavera, os primeiros passos no cuidado com as videiras recém-despertadas devem visar protegê-las das geadas recorrentes. Portanto, durante esse período, a planta não deve ser regada, mesmo que o solo esteja relativamente seco e tenha nevado pouco. Quanto menos umidade no solo, maiores as chances de as raízes sobreviverem às temperaturas mais frias.

A primeira etapa do cultivo é a tutoração. Isso é feito depois que as videiras secam. Nesse estado, elas ficam mais flexíveis e menos quebradiças, permitindo que a planta seja moldada no formato desejado. As videiras que produzem mais frutos são colocadas nos níveis mais baixos. Evite plantá-las muito alto para que não sejam puxadas para baixo pelo próprio peso; a altura ideal é de 30 a 50 centímetros, dependendo do vigor da variedade e da idade da planta. Durante a primeira tutoração, realiza-se uma inspeção, removendo-se quaisquer galhos mortos. Isso serve para determinar se é necessário amarrá-los. cortar um galhoVocê pode fazer cortes de controle a uma distância de 1 centímetro um do outro. Se o miolo não estiver preto ou marrom, o galho deve ser deixado. O primeiro a liga é realizada Apenas na horizontal. Depois, aproximadamente em meados de maio no sul e meados de junho no norte, realiza-se uma segunda rodada de poda. Todos os novos brotos são distribuídos ao longo das treliças.

Imediatamente após serem retiradas do solo, as uvas devem ser bem afofadas. Preste atenção especial à presença de mofo, que pode ter surgido durante a cobertura com plástico. O solo deve ser tratado imediatamente com agentes antifúngicos específicos antes que a doença se espalhe para a planta. As próprias uvas, após a amarração. spray Solução de sulfato de cobre: ​​dissolva 300 gramas da substância seca em 10 litros de água morna.

O fertilizante pode ser aplicado nas raízes imediatamente após a descoberta. Isso deve ser evitado caso se deseje atrasar a brotação devido à previsão de geada. Se a previsão for favorável, você pode aplicar tanto misturas prontas, como "Agrolife", quanto fertilizantes caseiros. Uma proporção adequada para a primeira aplicação é de 5 partes de compostos nitrogenados, 4 partes de fosfatos e 3 partes de compostos potássicos.

Avaliações

Ilya

Cultivo uvas nos Montes Urais. Há sete anos que uso apenas cobertura total e sempre descubro as trepadeiras no final de abril. Primeiro, faço pequenos furos de ventilação e, depois de alguns dias, alargo-os e começo a descobrir o plástico. Recomendo fazer isso de manhã cedo, quando o sol está forte, mas não muito intenso. Faço isso mesmo com plantas jovens; as perdas são mínimas, mas é essencial.

Verônica

Cultivamos uvas para consumo próprio e um pouco para venda em Krasnodar. Sempre abrimos os vinhedos cedo, no início de março. Se houver previsão de geada, tratamos as vinhas com sulfato ferroso, preparando uma solução diluída. Isso inibe o crescimento das gemas e protege contra doenças. Procuramos sempre abrir os vinhedos cedo, quando as gemas ainda estão bem pequenas e o solo ainda está úmido; aqui, ele seca rapidamente.

A abertura das videiras é a primeira etapa do ciclo de crescimento. Acertar o momento certo é crucial tanto nas regiões do norte, onde são prováveis ​​geadas tardias, quanto nas regiões do sul, onde as altas temperaturas diurnas frequentemente coincidem com as baixas temperaturas noturnas. Utilizando os cronogramas padrão, bem como as recomendações específicas para cada variedade, é possível determinar não apenas o momento ideal para a abertura das videiras, mas também o melhor planejamento para o cultivo subsequente. Isso garantirá plantas fortes, com grande número de gemas e brotos frutíferos.

uvas abertas na primavera
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates