Amarrar uvas em forma de liga: por que fazer isso, métodos de amarração

Uva

As uvas são cultivadas não apenas nas regiões do sul do país, mas também na zona central da Rússia, além dos Montes Urais, e no norte da Europa. A tecnologia agrícola inclui um conjunto padrão de técnicas, como amarrar arbustos.

Esta planta, que adora calor, é uma trepadeira e cresce vigorosamente em seu habitat natural sem necessidade de poda. Sem suporte, as trepadeiras longas não conseguem se manter eretas, caindo no chão e produzindo cachos pequenos e bagas de baixa qualidade. Nos pomares, as uvas são amarradas a suportes, os arbustos são conduzidos e a carga sobre as trepadeiras é controlada.

Por que e com que propósito você deve amarrar as videiras?

Trepadeiras de crescimento rápido precisam de suporte, caso contrário, podem se enroscar em prédios, árvores e arbustos próximos. Além disso, o uso de estacas proporciona:

  • ventilação de vinhedos;
  • boa iluminação;
  • polinização de alta qualidade.

Plantas bem cuidadas e tutoradas têm uma aparência atraente; os cachos em maturação não ficam escondidos pela folhagem ou pelos galhos. As hastes florais são melhor polinizadas e as videiras frutificam mais rapidamente. Sem suporte, as videiras ficam rentes ao chão, são mais suscetíveis a doenças e apodrecem e morrem após a chuva.

Na prática, comprovou-se que rendimento de arbustosAs plantas cultivadas em suportes especiais são mais altas do que as plantas sem treliças.

Cronograma, etapas e métodos de amarração das uvas

https://youtu.be/GdCE29z2Kvc

No cultivo de uvas, é importante respeitar o momento certo para cada procedimento, caso contrário, qualquer método será ineficaz. As videiras são amarradas às treliças na primavera e início do verão; o momento exato depende das condições climáticas da região.
Etapas:

  • Etapa 1 – após a remoção da cobertura de inverno das videiras, antes da abertura dos botões;
  • Estágio 2 – quando os brotos verdes da plantação atingem 30-40 cm.

Logo após o período de inverno, utilizam-se os rebentos secos, daí o nome "liga seca". Em contrapartida, a liga verde é utilizada com vinhas maduras que necessitam de proteção contra o vento e a chuva.

Observação!
O procedimento de poda apical é realizado de 3 a 4 vezes por temporada, monitorando o crescimento e a localização dos brotos.

Assim que os cachos de frutos se formam nas plantas, todas as manipulações são interrompidas.

Liga seca: características

Postes são instalados nos vinhedos e arame é esticado entre eles. As videiras são presas ao arame horizontal inferior. Galhos fracos e doentes são podados antes de as videiras serem amarradas.

Se houver um grande número de videiras, é permitido fixar alguns ramos ao segundo nível. Fixe-os horizontalmente e amarre verticalmente apenas os rebentos da estação anterior. Este procedimento deve ser concluído antes da abertura das gemas, caso contrário, há um alto risco de as quebrar. Esta disposição garante que todas as gemas emergentes nos ramos recebam luz uniforme, cresçam mais rapidamente e formem novas videiras frutíferas.

Após a conclusão do trabalho, aplique fertilizante sob cada arbusto. Qualquer fertilizante complexo serve, aplicando 1 colher de sopa por planta. Cave a terra, deixando um pequeno buraco perto da base do arbusto para coletar água da chuva.

Liga de uva verde: características

Ao utilizar estacas verdes, os brotos são fixados de maneira diferente. Ao contrário do método a seco, este envolve o crescimento de ramos. Sem estacas, eles crescem em direções diferentes, espalhando-se pelo solo e criando um plantio mais denso. Há o risco de os arbustos quebrarem com o vento e a chuva.

Os ramos são amarrados verticalmente em ângulos retos, mantendo-se um espaço entre os arames. Os galhos verdes são cuidadosamente presos aos arames com fitas de algodão.

Durante a temporada, as filmagens são interrompidas nas seguintes etapas:

  • antes que as hastes florais desabrochem;
  • imediatamente após o aparecimento dos primeiros ovários nas videiras.

É necessário reforçar a fixação caso haja ventos fortes constantes no verão e precipitação prolongada.

Apoios da Grapevine

Tradicionalmente, as videiras são cultivadas utilizando estruturas simples chamadas treliças. A estrutura dessas treliças é a seguinte:

  • postes verticais nas extremidades das fileiras;
  • travessas entre os postes ao longo de toda a extensão da fileira.

As travessas são feitas de ripas de madeira e arame galvanizado. O número de fileiras entre os postes é determinado pela variedade de uva cultivada. Plantas com videiras longas e vigorosas requerem de 4 a 5 fileiras, enquanto variedades anãs precisam apenas de 2 a 3 fios de arame.

Os suportes verticais têm entre 2 e 2,5 metros de altura, com uma distância de 3 metros entre eles. A primeira fileira de fios é esticada a 40-50 cm do solo, com as fileiras subsequentes espaçadas aproximadamente à mesma distância.

Os postes verticais são feitos de metal ou madeira. Escolha madeira, que é durável e resistente:

  • acácia;
  • amieiro;
  • carvalho;
  • álamo.

A madeira dessas espécies apodrece menos, portanto a vida útil da estrutura aumenta.

Observação!
Para evitar o apodrecimento, é aconselhável alcatroar a parte inferior dos postes.

Postes metálicos, devido à sua resistência e confiabilidade, são mais populares do que outros suportes. Postes ou tubos com diâmetro de pelo menos 12 a 14 cm são selecionados, pois estruturas mais finas não suportam o peso de videiras grandes. Além de madeira e metal, postes também são feitos de concreto armado e fibrocimento. Eles são enterrados a uma profundidade de 40 a 60 cm.

Leia também

Uma pérgola de uvas feita em casa com tubos perfilados, metal, policarbonato e madeira.

Decorar os canteiros com as próprias mãos é um passatempo predileto dos jardineiros. Uma característica marcante…

As trepadeiras são fixadas ao arame com amarras feitas de tecido, meias de náilon ou materiais fibrosos (como o kenaf). Essas amarras não danificam as trepadeiras, mas mantêm os ramos firmemente presos ao arame. Barbante ou cordas sintéticas não são recomendados, pois desfiam os brotos e danificam a casca e os tecidos internos.

Outra opção é usar prendedores especiais para fixação. Eles são vendidos em lojas de jardinagem, mas ao escolher, leve em consideração o tamanho dos prendedores e o diâmetro dos ramos principais da trepadeira.

Tipos de treliças

Os jardineiros instalam diferentes tipos de treliças em seus terrenos. A escolha depende das características da variedade da videira, do número de plantas cultivadas e do orçamento disponível. Eles também consideram o tipo de plantio: em fileiras ou com videiras individuais.

Treliça de plano único

Devido ao seu baixo custo e simplicidade, este modelo é mais utilizado do que outros em jardins. A massa verde do arbusto é uniformemente sustentada em um único plano.

Os postes externos têm entre 200 e 230 cm de altura, com distâncias intermediárias de 3 a 4 metros. Fileiras horizontais de arame são esticadas entre os postes (suportes). A espessura das travessas deve ser de pelo menos 3 a 4 mm.

Observação!
Recomenda-se o uso de dispositivos para tensionar o arame caso a estrutura comece a ceder repentinamente sob o peso dos brotos.

A distância entre cada fileira de fios varia de 40 a 50 cm.

Vantagens do projeto de plano único:

  • Cuidar de videiras é simplificado;
  • baixo custo dos materiais para treliças;
  • Garantir melhor ventilação e boa iluminação das plantas;
  • entre as videiras que crescem outras culturas.

Esses modelos são adequados para aqueles que estão apenas começando a dominar a arte do cultivo da uva e ainda não se aprofundaram em todas as complexidades da tecnologia agrícola.

Imperfeições:

  • Não é adequado para o cultivo de variedades de uva vigorosas;
  • É necessária uma grande área no local.

Se não houver variedades de uva com formações arbustivas complexas, então este tipo de treliça é perfeito para o cultivo.

Treliça de dois planos

Em áreas pequenas onde cada metro quadrado é precioso, é racional cultivar videiras em treliças com dois planos.

As estruturas são compostas por suportes, cuja parte superior é angulada. A parte inferior é conjugada.

A distância entre os topos dos suportes é de um metro e meio. Ao utilizar essas estruturas, a distância entre as fileiras no plantio aumenta, chegando a pelo menos 4-5 metros.

Observação!
Além do suporte em forma de V, foram instaladas treliças com dois suportes paralelos.

Vantagens de um suporte de treliça de dois planos:

  • Permite cultivar arbustos com um grande número de ramos;
  • Obtém-se uma elevada produtividade agrícola;
  • Os cachos de flores nesses suportes ficam protegidos de forma confiável contra queimaduras por raios UV.

Imperfeições:

  • custos elevados de materiais, o que leva ao aumento do custo da construção;
  • É difícil cuidar dos arbustos por dentro da treliça.

Uma treliça de dois planos é adequada para vinhedos pequenos.

Regras para amarrar uvas

Ao fixar galhos em arame, siga estas regras básicas:

  • Galhos esqueléticos de arbustos são colocados no nível inferior;
  • Os rebentos jovens são fixados ao nível da segunda fila de arame, presos num ligeiro ângulo;
  • Os novos rebentos são cuidadosamente fixados ao nível do 3.º e 4.º escalão.

Amarre cada ramo individualmente, não em feixes, com um nó em forma de oito. As videiras frutíferas são amarradas horizontalmente, enquanto os ramos são amarrados em um ângulo.

Os ramos não são torcidos nem dobrados, mas sim mantidos em suas curvaturas naturais. Dobrar os ramos em excesso é proibido, pois isso prejudica a nutrição da planta e impede o acesso aos nutrientes.

Os ramos perenes são fixados com mais firmeza, deixando espaços para permitir o engrossamento dos galhos ao longo da estação. O ideal é fixar os galhos em direções diferentes. Isso elimina o risco de engrossamento excessivo e garante uma manutenção fácil. Às vezes, os jardineiros amarram as trepadeiras com um arco ou anel. Esse método resulta em menor produção, pois o crescimento dos ramos anuais é irregular.

Lojas especializadas oferecem uma ampla seleção de materiais para amarrar trepadeiras:

  • ganchos;
  • suportes para ramos de plantas;
  • clipes;
  • anéis de arame;
  • grampos.

É conveniente usar uma pistola de cola quente e grampeadores.

Como amarrar uvas para treinamento em forma de leque.

Formar as plantas em forma de leque é um método comum em todas as regiões do país. O cultivo em leque é especialmente conveniente em áreas onde As uvas estão sendo armazenadas para o inverno. na trincheira.

Com essa técnica, os ramos que emergem da base crescem em direções diferentes. Todas as trepadeiras do ano anterior são amarradas horizontalmente ao arame. Os novos brotos são cuidadosamente erguidos e fixados verticalmente. O resultado é um arbusto bem formado, com brotos em forma de leque.

Detalhes sobre como amarrar uvas jovens

As videiras adultas são fixadas em suportes de treliça. As videiras jovens são amarradas a estacas ou apoiadas com uma rede.

Ao usar uma rede, selecione um material com malha larga para facilitar a subida dos ramos da trepadeira.

Caso seja escolhida a opção com estacas, selecionam-se suportes de metal ou madeira e material de liga macio (por exemplo, nylon).

Erros comuns

https://youtu.be/TbIbpJRMOEQ

Viticultores experientes sabem como amarrar as videiras corretamente e evitar perdas na colheita. Jardineiros iniciantes cometem erros que levam à redução da produção ou à morte das videiras.

Quais são as infrações agrícolas mais comuns?

  • fixando a videira na posição vertical;
  • curvatura severa dos ramos, que interrompe o fornecimento de nutrientes e causa a morte da plantação por falta de nutrientes;
  • Uso de arame, barbante e linha de pesca como materiais de amarração, que se esfregam contra as trepadeiras;
  • liga para os entrenós superiores.

Os galhos devem ser fixados sem apertar demais, mas ao mesmo tempo de forma segura e firme. Caso contrário, rajadas de vento farão com que os brotos se soltem da treliça e quebrem.

A fileira inferior de galhos é disposta em forma de leque. Isso garante melhor iluminação e ventilação. A melhor maneira de fixar os galhos é a uma distância de dois terços da base dos arbustos ou no meio. Amarrá-los pela parte superior aumenta o risco de os galhos secarem.

Cultivar uvas sem ligas

O uso de treliças não pode ser completamente eliminado no cultivo de plantas. Se as treliças não forem possíveis, elas são substituídas por uma estaca com um suporte horizontal sobre a qual as trepadeiras longas são apoiadas.

A opção é simples, mas ao utilizá-la, algumas regras devem ser observadas:

  • A videira é podada regularmente, evitando que fique muito grossa;
  • formar corretamente as videiras;
  • Durante o inverno, as trepadeiras são removidas e colocadas em abrigos.

Esse tipo de plantio exige muito mais trabalho. A técnica sem estacas é adequada apenas para o cultivo de um pequeno número de arbustos. Também é indicada para fins decorativos, onde a produtividade não é tão importante.

A amarração correta das videiras é uma parte essencial do cuidado com a cultura. Para obter a máxima produtividade, é necessário não apenas regar, fertilizar e processar uvasMas também não se esqueça de concluir as filmagens mais longas dentro do prazo.

Uvas em forma de liga
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates