
Entre as variedades de uva, a uva Moscatel ocupa um lugar especial; ela é a aristocracia do mundo da vinicultura. Muito provavelmente, uma dessas variedades foi a "ancestral" de todas as uvas cultivadas para vinho. Seu aroma almiscarado característico e sabor profundo tornam as uvas Moscatel especialmente apreciadas pelos produtores. Variedades com alta resistência já foram desenvolvidas, mas variedades de elite mais antigas e exigentes também permanecem. Ambas possuem características próprias, que podem ser conhecidas por meio de descrições e fotos.
Características das uvas Muscat
As uvas moscatel começaram sua jornada nas terras férteis da Síria, Egito, Roma e Grécia há vários milênios. Os primeiros registros escritos datam dos séculos VIII a VI a.C. — Homero e Hesíodo mencionaram vinhos com sabor de mel. Naquela época, o método de produção de álcool era desconhecido e a potência do vinho dependia do teor de açúcar das próprias uvas. Portanto, a moscatel, excepcionalmente doce, era particularmente apreciada. Mesmo para essa uva, as videiras eram torcidas, as folhas arrancadas e as bagas secas ao sol para evaporar o excesso de umidade.
Desde 1828, as uvas moscatel são cultivadas na Península da Crimeia. Posteriormente, seu cultivo se espalhou para as regiões mais ao sul do Império Russo. Nessa época, podiam ser encontradas nos Krais de Stavropol e Krasnodar, na Federação Russa, na Ucrânia, no Turcomenistão, na Moldávia e no Daguestão. No entanto, as maiores plantações estão localizadas em Portugal, Espanha, Itália e França.
As variedades de uva moscatel caracterizam-se por um elevado teor de fitoncidas, que têm um efeito benéfico no equilíbrio bacteriano natural dos intestinos. As bagas são grandes, carnudas, com um pequeno número de sementes (2-3), e a casca é translúcida e delicada. O sabor e aroma almiscarados das uvas devem-se aos compostos ternopoides presentes na casca e na polpa adjacente.
As melhores variedades de uva Muscat
As uvas moscatel eram cultivadas anteriormente apenas em regiões quentes, pois eram suscetíveis ao frio e a doenças fúngicas. Atualmente, existem híbridos adaptados a diversos climas, incluindo variedades adequadas para climas temperados. Os melhoristas desenvolveram bagas com maior teor de açúcar, sistemas imunológicos mais fortes e maior produtividade, permitindo que você selecione uma variedade que atenda às suas necessidades.
Rosa
A uva Moscatel Rosa foi desenvolvida há 200 anos. Os brotos são vermelhos, mas ficam amarelos na época da colheita. As folhas são grandes e arredondadas. Os cachos são cilíndricos, pesando entre 120 e 200 g. As flores são bissexuais.
O Moscatel Rosa amadurece em 4,5 meses. À medida que o suco se acumula, as bagas escurecem, passando de um roxo suave com uma leve camada branca para um roxo profundo, quase preto. São redondas e grandes. O teor de açúcar varia entre 25% e 35%. As videiras crescem a um ritmo moderado e não necessitam de poda regular.
A variedade não é exigente quanto à composição do solo e pode suportar temperaturas de inverno de até -25 graus Celsius. Requer clima quente e seco para amadurecer, e a rega deve ser limitada a 4-5 vezes por dia, o que significa que a chuva geralmente é suficiente. No entanto, se o verão for muito chuvoso, as uvas podem apodrecer.
A imunidade da uva moscatel rosa é bastante fraca, sendo suscetível a oídio, filoxera, míldio, ácaros, lagartas enroladoras de folhas e filoxera.
Verão
É um arbusto de crescimento rápido, com brotos fortes e cachos grandes e alongados, que podem pesar até 700 g.
As bagas são verde-claras com um tom âmbar e uma camada branca (a intensidade da cor depende da quantidade de luz que as trepadeiras recebem). Têm formato oval alongado e são ligeiramente pontiagudas na extremidade. O teor de açúcar pode chegar a 20%.
Essa variedade se destaca na Rússia central. Ela tolera temperaturas de até -27°C (quando coberta), mudanças climáticas repentinas, amadurece rapidamente, tem rendimentos muito altos e é resistente a fungos e míldio. As doenças incluem clorose e cancro bacteriano, e ocasionalmente pode ser afetada por oídio ou filoxera.
Ultra-vermelho
A variedade moldava "Superkrasny" (Super Tinta) possui uma combinação única de qualidades. É uma uva extremamente precoce, com rendimento médio, amadurecendo em 3 a 3,5 meses, o que permite a colheita já em julho. É resistente à geada e também apresenta excelentes qualidades comerciais.
- Lida com o transporte de forma calma;
- Pode ser armazenado sem perder o sabor por até 12 semanas;
- O teor de açúcar não ultrapassa 20%, por isso as bagas não atraem vespas, não amadurecem em excesso e não apodrecem com o tempo.
Como o nome sugere, as uvas são vermelhas, mas gradualmente adquirem uma tonalidade púrpura. São grandes, redondas e formam cachos cilíndricos que pesam até 400 g. Os brotos também são vermelhos e as folhas são verde-brilhantes, cobrindo densamente as videiras. O teor relativamente baixo de açúcar torna esta uva Muscat ideal para a produção de vinhos de mesa.
As uvas da variedade Ultra Red são completamente imunes à botrytis, embora o míldio e o oídio representem uma ameaça menor. A forte imunidade e o amadurecimento rápido protegem as bagas da maioria dos fungos e doenças.
Novoshakhtinsky
A uva moscatel é de maturação precoce (a colheita começa nos primeiros dez dias de agosto) e alta produtividade. As flores são autopolinizadas, quase 100% dos ovários amadurecem e um único cacho pode pesar até 600 g. As bagas são grandes, roxas com um tom avermelhado e uma leve camada branca, possuem de 1 a 3 sementes e casca fina. O teor de açúcar chega a 30%.
As uvas Novoshakhtinsky são resistentes à geada, fáceis de transportar, têm longa vida útil e apresentam resistência moderada ao míldio e ao oídio, embora essas doenças normalmente afetem as folhas em vez dos frutos. Uma característica distintiva desta variedade é a sua adaptabilidade a condições climáticas variáveis, sobrevivendo facilmente a verões chuvosos.
russo
Refere-se a moscatéis de maturação precoceA fruta amadurece em 3 a 3,5 meses, por isso a colheita começa em julho. Sua principal vantagem é a forte imunidade, que a protege de todas as doenças.
Os frutos são grandes, redondos, com uma camada branca, e variam em cor do vermelho-alaranjado ao rosa ou roxo, dependendo do estágio de maturação. Formam grandes cachos cônicos que pesam até 600 g, permitindo altas produções de 20 a 25 kg por arbusto.
Livadia
A variedade Livadia é uma escolha ideal para iniciar o cultivo de uvas. É uma variedade que aprecia o calor, como a maioria das uvas Moscatel, mas pode suportar temperaturas tão baixas quanto -20 graus Celsius. Também é resistente à seca. Seu forte sistema imunológico protege a Livadia de infecções e fungos que atacam outras videiras. E graças à sua casca grossa, as vespas não conseguem perfurar a fruta.
Os arbustos não são altos, não precisam de poda, têm pouca folhagem e as flores são bissexuais, não necessitando de polinização adicional. As uvas Livadia preferem solos argilosos ou arenosos, mas também prosperam em outros tipos de solo.
O teor máximo de açúcar é de apenas 19%, mas pode ser menor se as bagas não receberem luz solar suficiente durante o verão.
As uvas de Livadia são altamente produtivas: um único cacho pesa entre 500 e 800 gramas e tem um formato alongado e cônico. As uvas são pequenas, ovais e de cor verde-clara com um tom âmbar e uma discreta camada branca.
Donskoy
A variedade apresenta muitos pontos fortes e fracos. Entre os pontos fortes, destacam-se o teor de açúcar de 30% e a alta produtividade. Donskoy Cresce bem em qualquer tipo de solo, resistente à geada – suporta temperaturas de até -30 graus Celsius.
No entanto, apesar do grande número de ovários, apenas 50% amadurecem, e as bagas são muito pequenas. Para aumentar o tamanho, os cachos precisam ser desbastados. As uvas são roxas escuras com uma fina camada branca e têm formato arredondado. As uvas têm resistência média; a filoxera representa a maior ameaça para a variedade Donskoy.
Pleven
A variedade búlgara Pleven amadurece em quatro meses. Seu rendimento é superior ao da uva anterior, atingindo 80-85%, e um único cacho pode pesar até 600 g. As bagas são grandes, ovais, de cor âmbar com um tom esverdeado e têm um teor de açúcar de 20%.
A variedade Pleven é útil na Rússia devido à sua resistência à geada, suportando facilmente temperaturas tão baixas quanto -25 graus Celsius. Além disso, a variedade possui boa imunidade e é praticamente imune a doenças fúngicas.
Azul
A variedade Blau foi desenvolvida na Suíça. As uvas resultantes suportam temperaturas de até -30 graus Celsius e amadurecem em 3,5 a 4 meses. São bastante resistentes a doenças e fungos, mas a pulverização preventiva com fitoncidas antes da frutificação ainda é recomendada.
Os cachos são pequenos, pesando no máximo 300 gramas. As bagas são redondas, de tamanho médio e roxas. A produção de uvas é alta, mas a poda é necessária para melhorar a qualidade. A composição do solo e a incidência de luz solar não são fatores importantes para a Blau, mas ela requer adubação e irrigação abundante.
A principal desvantagem dessa variedade é sua casca fina, que torna o fruto um alvo fácil para vespas. Para proteger as bagas, os arbustos devem ser cobertos com tela de malha fina e armadilhas para insetos devem ser colocadas nas proximidades.
Branco
Esta é uma das variedades de elite e mais antigas da uva Moscatel. Requer solo argiloso e bem drenado. Uma encosta rochosa, aberta e voltada para o sul é ideal. Prefere fertilizantes à base de potássio.
Esta variedade de uva branca caracteriza-se pela maturação precoce e rendimento médio. A colheita ocorre na terceira quinzena de setembro, quando o teor de açúcar atinge o seu máximo. Em média, o açúcar deve representar 30% do peso da baga.
O peso de um único cacho pode chegar a 450 g, mas normalmente varia entre 110 e 120 g. O amadurecimento leva de 4 a 5 meses. As videiras crescem rapidamente, por isso a poda é necessária.
Moscatel Branco É difícil de cuidar, precisa de muito calor e não consegue sobreviver nem mesmo a secas de curta duração, infestações de pragas e fungos.
Buffet
O Muscat Furshetny amadurece em quatro meses e apresenta excelentes rendimentos, com um único cacho atingindo 800 g. As bagas são roxas escuras, grandes, ovais e glaucas. Esta variedade tem longa vida útil, tolera bem o transporte e pode suportar temperaturas tão baixas quanto -23 graus Celsius.
As uvas Furshetny apresentam resistência moderada a fungos. Para proteger a colheita, recomenda-se duas pulverizações: uma antes da floração e outra depois. O mofo cinzento e as vespas não representam um problema para esta variedade de Moscatel.
Muito aguardado
Esta variedade de maturação precoce amadurece em 3,5 meses. Os cachos são grandes, em forma de cone, e podem pesar até 1.500 g. As uvas são alongadas, ovais e verde-claras com um tom âmbar; quando verdes, são brancas. Uma característica distintiva é que algumas bagas são sem sementes, enquanto outras são. As flores são bissexuais e autopolinizáveis.
Muito aguardado É resistente à geada, mas para preservar a trepadeira, é necessário cobri-la durante o inverno. Apresenta alta resistência a fungos e doenças, sendo recomendada uma pulverização com fitoncidas antes da floração.
Essa variedade se conserva bem e é excelente para propagação por estacas. Escolha um local ensolarado para o plantio e adicione adubo orgânico na cova.
Amur
A uva Amur é uma antiga variedade de Moscatel de origem asiática. Segundo a lenda, foi descoberta perto do rio Amur, de onde as bagas recebem o nome. Uma característica distintiva da variedade é a rápida formação de brotos.
De resto, esta variedade de uva Muscat é pouco exigente, cresce rapidamente e produz altos rendimentos. Sua principal vantagem é a resistência única à geada, sendo capaz de sobreviver a temperaturas tão baixas quanto -40 graus Celsius.
As uvas Amur florescem em maio e a colheita ocorre em setembro. Nessa época, a casca e as folhas ficam vermelhas, e os bagos escurecem, passando de vermelho-alaranjado para roxo escuro, com uma camada azulada. Um único cacho pode pesar de 250 a 300 g.
O ponto fraco das uvas é a sua baixa resistência a doenças, por isso precisam ser pulverizadas regularmente com agentes contra fungos, cancro e mofo cinzento.
Hamburgo
A variedade de uva Hamburg foi desenvolvida na Inglaterra e é uma uva de maturação média a tardia, levando cerca de cinco meses para amadurecer. A colheita começa na segunda dezena de setembro. Teoricamente, as uvas Muscat podem produzir grandes quantidades de frutos, mas às vezes a produção é muito menor do que o esperado.
É uma planta exigente em termos climáticos, necessita de calor e sol, e não tolera bem a geada, por isso os arbustos devem ser bem cobertos durante o inverno.
A imunidade é fraca, as uvas sofrem frequentemente de podridão cinzenta, oídio, míldio e filoxera.
Essa variedade também é conhecida como Moscatel Preto, pois suas bagas têm uma cor roxa escura intensa, quase preta. Contêm de 2 a 3 sementes. Os cachos são cônicos, soltos e pequenos, pesando pouco mais de 260 gramas. As uvas em si são grandes, redondas e têm casca resistente.
Os pontos fortes do Hamburg Muscat incluem excelente facilidade de transporte e a possibilidade de armazenamento por cerca de 3 meses.
Nobre
Um bom exemplo de uma variedade híbrida vigorosa, a Noble produz altos rendimentos, com um único cacho pesando em média 600 g. As uvas são cônicas e de formato solto, com bagas muito grandes (3-4 cm de comprimento), de cor verde-clara, amarelas quando expostas à luz e translúcidas. O amadurecimento leva de 3,5 a 4 meses.
A resistência à geada é mediana, suportando temperaturas de até -23 graus Celsius, mas é recomendável cobrir os arbustos durante o inverno. Sua imunidade é moderada; recomenda-se várias pulverizações por temporada.
Entre as vantagens inegáveis para os viticultores está a capacidade da variedade de sobreviver ao transporte de longa distância, bem como sua indiferença às vespas.
Moscou
Esse uvas precocesSeu período de maturação é de pouco menos de quatro meses. Distingue-se pela sua alta resistência à geada, suportando temperaturas tão baixas quanto -30 graus Celsius. A Moskovsky é essencialmente um híbrido da variedade Amur, desenvolvida na Rússia e cultivada com sucesso nos jardins de viticultores amadores.
O arbusto cresce rapidamente, com pouca folhagem, pequenos cachos de formatos variados e bagas verde-claras com 4 a 5 sementes. O sabor é doce com um leve toque ácido, com teor de açúcar de 17 a 17,5%. Cada cacho pesa em média 250 g, mas pode chegar a 470 g.
O sistema imunológico da planta não é forte o suficiente para protegê-la, por isso ela precisa ser pulverizada. As uvas de Moscou requerem solo solto e ácido, e o ideal é plantá-las em um local ensolarado, voltado para o sul.
Avaliações
Valéria
Não sou viticultor profissional, mas fiquei tentado pela variedade Hamburg. Tem um sabor excelente: muito doce e suculento. Mas tive dificuldades com os cuidados: cobri-la no outono, verificá-la no inverno (moro na região de Rostov), pulverizá-la na primavera e protegê-la de vespas no verão. Não sei se vale a pena. Apesar disso, o vinho caseiro é encorpado e tem uma cor intensa, quase como um licor. Os sucos, porém, são doces demais; misturei-os com suco de maçãs de maturação tardia e dei para as crianças assim.
Máxima
Minha variedade favorita é a Muscat Pink. É deliciosa, doce e fácil de cuidar. O segredo é evitar o plantio em solo argiloso e borrifá-lo regularmente. Também faço polinização adicional. Durante a floração, uso um pincel para coletar o pólen em uma tigela, misturo-o e depois aplico novamente nas flores. Essa variedade produz um grande número de ovários com facilidade. Recomendo irrigação por gotejamento para evitar o apodrecimento.
As variedades de uva moscatel variam bastante em suas características, mas todas compartilham um sabor doce e distinto, além de um aroma almiscarado. As variedades mais antigas têm um sistema imunológico mais frágil e são menos resistentes à geada, mas continuam sendo cultivadas na Europa para a produção de vinhos muito apreciados. As variedades jovens e vigorosas atendem plenamente às necessidades dos viticultores da Rússia central; elas também podem ser usadas para fazer excelentes bebidas, conservas ou simplesmente consumidas frescas.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações