Se você não tem espaço extra em casa para plantas de interior, mas deseja algumas plantas exóticas úteis e bonitas, recomendamos considerar o cultivo de hortaliças ornamentais. pimenta malagueta caseira Qualquer pessoa pode cultivar um jardim no parapeito da janela. Para isso, é preciso aprender os cuidados adequados com as plantas e monitorar atentamente seu estado. Conhecer os métodos de propagação ajudará a evitar erros fatais.
Descrição da cultura
A pimenta é uma planta perene da família das solanáceas. Com os devidos cuidados, pode frutificar por cinco anos e, em alguns casos, até dez anos. Variedades com arbustos de tamanho moderado — cerca de 30 cm — e frutos pequenos, porém numerosos, cônicos, redondos ou alongados, são adequadas para cultivo em ambientes internos. Essa planta aprecia luz e calor, e é sensível ao microclima.
A coroa desta pimenta ornamental pode ser verde ou roxa, e o fruto muda de cor à medida que amadurece, passando de branco ou verde para vermelho escuro. Os grãos de pimenta verdes podem ser amarelos, laranja ou roxos. O amadurecimento irregular torna a planta ainda mais decorativa e colorida. O sabor das pimentas maduras cultivadas em vaso é extremamente picante.
Cultivo de pimenta
Para cultivar pimentas em casa e obter uma boa colheita, o ideal é usar sementes de primeira geração de um produtor confiável. Sementes de segunda geração e subsequentes, cultivadas em casa, podem não germinar ou as plantas resultantes podem não atender às expectativas.
Ramos jovens com 7 a 10 cm de comprimento, sem flores ou frutos, e com uma única folha ou botão, são adequados para estaquia. O ideal é mergulhar as estacas preparadas em uma solução estimulante de crescimento por 24 horas e, em seguida, plantá-las em pequenos vasos com terra úmida.
Datas de plantio
Para cultivar pimentas em um parapeito de janela, não é necessário seguir as datas de plantio sazonais. No entanto, para garantir que as plantas jovens recebam a melhor luminosidade, o ideal é programar os períodos de crescimento ativo e primeira frutificação para a primavera e o verão. Para isso, você pode germinar as sementes já no final de janeiro ou fevereiro para obter mudas em março. Se você busca uma colheita rápida, é importante considerar as características da variedade.
Selecionando uma variedade
As variedades de pimenta para cultivo doméstico, além de apresentarem aparências diferentes, diferem no tempo de maturação e no método de polinização – algumas requerem polinização manual.
- As variedades de maturação precoce produzem sua primeira colheita já em junho, se plantadas em fevereiro. Entre elas, estão as variedades Ogonyok e Tabasco.
- As variedades de meia estação – Holly Fish, Queen of Spades – devem ser plantadas, no máximo, em meados de março.
- As variedades tardias podem ser semeadas no final de março. Confetti, Salute e Kolokolchik frutificam no outono.
Preparando o recipiente e o solo
Para plantar e cultivar pimentões no parapeito da janelaPara plantar pimentas, você precisa preparar o solo e um conjunto de vasos. Conforme a planta cresce, será necessário replantá-la várias vezes. Isso se deve às peculiaridades do sistema radicular da pimenta — ele é extenso e não se estende muito profundamente no solo. O vaso deve ser alguns centímetros mais largo que o torrão de raízes, por isso recomenda-se alternar entre vasos com diâmetros de 7, 15 e 20 centímetros. Uma planta adulta precisa de um vaso com capacidade de aproximadamente 5 a 6 litros.
Você pode usar terra pronta para hortaliças e plantas da família das solanáceas, ou pode preparar sua própria mistura. É importante que ela não seja muito rica ou pesada. Uma composição simples recomendada é:
- duas partes de turfa;
- uma parte de areia, perlita, vermiculita ou outro material de enchimento semelhante;
- uma camada de drenagem obrigatória de 3 cm de espessura.
É altamente desaconselhável usar terra de jardim para cultivar pimentas em parapeitos de janelas, pois ela pode estar contaminada com fungos e pragas. Também é melhor desinfetar a terra comprada em lojas usando um dos seguintes métodos:
- Regue abundantemente com uma solução de permanganato de potássio ou biofungicida;
- Aquecer no forno.
Preparando as sementes para o plantio na terra.
Cultivar a partir de sementes é a maneira mais fácil de obter mudas. As sementes podem ser pré-germinadas ou plantadas diretamente no solo. Se você for cultivar as sementes, primeiro deve prepará-las:
- Inspecionar e descartar os pequenos e danificados;
- Deixe de molho em água salgada e remova quaisquer partículas que flutuem na superfície, depois enxágue;
- Para desinfecção, mergulhe em uma solução de permanganato de potássio.
Se as sementes foram compradas em uma loja de boa reputação e sua aparência é impecável, você pode pular as etapas acima. O material das sementes foi selecionado e higienizado pelo fabricante.
Para germinar, coloque as sementes de pimenta entre camadas de pano úmido, guardanapo ou algodão. Como a quantidade de água absorvida por esse material é pequena, envolva-o em filme plástico ou um saco plástico para evitar a evaporação. Coloque o pacote ou recipiente com as sementes em um local escuro e aquecido por um ou dois dias e monitore seu estado — abra-o periodicamente para ventilar e evitar a formação de mofo.
Plantando sementes para mudas
Para mudas, coloque as sementes em solo úmido a uma profundidade de cerca de 1 cm, com as raízes voltadas para baixo, caso já tenham brotado. É melhor deixar pelo menos dois centímetros de distância entre as sementes, caso contrário, será difícil transplantá-las após a germinação. Copos ou pastilhas de turfa podem ser usados diretamente. Em seguida, polvilhe o solo, borrife com um pulverizador e cubra com filme plástico, deixando um pequeno espaço de ar.
O recipiente com as futuras mudas deve ser colocado em um local aquecido (22-26°C) e aberto brevemente todos os dias para ventilação. Essa ventilação deve ser suficiente para remover a condensação da película protetora. A rega deve ser muito moderada, utilizando água decantada à temperatura ambiente. Para evitar a compactação do solo e o excesso de umidade, é recomendável borrifar água na superfície do canteiro com um borrifador.
Cultivo de mudas
Os primeiros brotos aparecerão em cerca de uma semana a uma semana e meia, mas se sementes não germinadas foram plantadas, elas levarão mais tempo — às vezes até três semanas — para germinar. Após esse período, o filme plástico deve ser removido e as mudas transferidas para um local bem iluminado. Para o crescimento e desenvolvimento ativo das mudas e, posteriormente, das plantas adultas, as seguintes condições devem ser atendidas:
- A temperatura do ar deve estar entre 20 e 22 °C;
- Cultivar pimentões no inverno será difícil sem iluminação suplementar devido aos poucos dias de luz e ao tempo nublado. A iluminação adicional pode ser fornecida por uma lâmpada de cultivo, uma lâmpada fluorescente ou uma lâmpada LED de espectro frio. Evite usar lâmpadas incandescentes para mudas, pois elas queimam e ressecam as plantas, e seu espectro é inadequado para elas. As horas de luz, especialmente para plantas jovens, devem ser de pelo menos 12 horas, sendo 16 a 18 horas o ideal.
Após o surgimento de duas ou três folhas verdadeiras, as mudas são transplantadas para vasos individuais, uma de cada vez. Durante o primeiro transplante, as raízes são desbastadas — cortadas em um terço do seu comprimento. Isso estimula o crescimento e a expansão do sistema radicular. Após o desbaste, as plantas são replantadas em solo bem úmido e protegidas da luz solar direta durante os primeiros dias. Depois disso, à medida que cada planta cresce, ela deve ser replantada de forma que as raízes não fiquem apertadas no vaso.
Instruções de cuidado
Para garantir que sua pimenteira cresça forte, bonita e produza uma boa colheita, você precisa monitorar o microclima em seu parapeito de janela.
- Durante a época de aquecimento, é importante cuidar da umidade do ar perto das plantas: instale um umidificador, cubra os radiadores com toalhas úmidas e borrife as pimenteiras com água sem cloro à temperatura ambiente usando um borrifador.
- A rega deve ser moderada, mas regular. Não deixe a camada superficial do solo secar; ela deve permanecer sempre úmida e solta. Após cada rega, escorra o excesso de água do prato para evitar o apodrecimento das raízes. A água deve estar em repouso e à temperatura ambiente.
- Pimentas malaguetas cultivadas em ambientes internos não toleram correntes de ar.
- Para aclimatar as plantas, você pode transferi-las temporariamente para um ambiente mais fresco, como uma varanda aquecida. Uma variação diária de temperatura também é benéfica, mas não abaixo de 18°C à noite.
- Para deixar o arbusto mais viçoso, você pode beliscar a ponta.
- Não se deve plantar dois arbustos no mesmo vaso, pois eles irão se sufocar mutuamente.
- Para garantir uma floração mais abundante, remova a primeira flor. Para acelerar o amadurecimento, colha o primeiro pimentão que amadurecer.
- É uma boa ideia agitar o vaso de pimentas floridas para ajudar o pólen a cair sobre o pistilo e estimular a formação de mais ovários. Isso é especialmente importante para variedades exóticas que não conseguem se autopolinizar.
Coleção de frutas e sementes
Os pimentões devem ser colhidos quando estiverem maduros. Dependendo da variedade e da época do plantio, isso pode ocorrer no início ou no meio do verão, no outono ou até mesmo no inverno, durante um ou dois meses. Você pode colher os pimentões girando-os delicadamente para que o talo se quebre próximo ao fruto, mas é melhor cortá-los com uma faca ou tesoura para evitar danificar os ramos. Se quiser colher as sementes da planta, selecione o fruto maior e mais bonito e deixe-o amadurecer por mais tempo — até que a ponta escureça. Em seguida, corte-o ao meio, retire as sementes e deixe-as secar.
Cuidados de inverno
As pimenteiras cultivadas em ambientes internos podem perder algumas folhas durante o inverno. Nesse caso, é importante prepará-las para a estação fria, podando os galhos em um terço e colocando-as em um local bem iluminado, mas não muito quente. Gire a planta periodicamente para garantir um crescimento uniforme em todas as direções. A rega também deve ser reduzida — a camada superficial do solo não deve ficar encharcada durante o inverno.
Fertilizantes
Para que o pé de pimenta cresça bem Para garantir uma frutificação saudável e abundante, são necessários nutrientes adicionais: nitrogênio, flúor e potássio. Estes devem ser diluídos de acordo com as instruções e aplicados uma vez por semana durante a rega. Os fertilizantes nitrogenados promovem o crescimento vegetativo e o desenvolvimento da folhagem. O flúor e o potássio são mais benéficos durante a floração e a frutificação. Durante o período de maturação dos frutos comestíveis, a fertilização excessiva não é recomendada.
As pimentas são plantas ornamentais com uma copa compacta e exuberante e um longo período de frutificação. Cultivá-las para obter rendimentos consistentes exige cuidado, especialmente no início. Os cuidados não são difíceis, mas todas as atividades — rega, umidificação e fertilização — devem ser regulares e moderadas.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?