O pimentão é uma hortaliça do gênero Capsicum e da família Solanaceae, amplamente cultivada em jardins e estufas. Os frutos ocos dessa planta são um ingrediente comum em saladas, pratos principais e conservas. Esses vegetais vibrantes combinam bem com grãos, carnes e peixes, conferindo um leve toque adocicado.

No entanto, graças aos esforços dos melhoristas de plantas, existem agora muitas variedades de pimentão mais resistentes ao clima variável da Rússia. Portanto, qualquer horticultor pode cultivar pimentões com confiança em sua horta, escolhendo as melhores variedades para sua região, mesmo nos Montes Urais, que são relativamente frios.
Características climáticas regionais e seu impacto no cultivo da pimenta
O clima dos Montes Urais é caracterizado por sua variabilidade devido à sua orientação norte-sul. Consequentemente, as regiões norte e sul da região pertencem a zonas climáticas diferentes: subártica e temperada.
As condições climáticas desta região não são muito adequadas para o cultivo de uma planta que gosta de calor como o pimentão, já que os invernos nos Urais são longos e os verões são curtos e, em geral, frescos.

Nessas condições, é bastante difícil fornecer à planta a quantidade necessária de calor e luz. Por esse motivo, muitos jardineiros preferem cultivar esse vegetal exigente em estufas ou canteiros aquecidos. No entanto, já existem variedades híbridas resistentes a baixas temperaturas, o que as torna adequadas para o cultivo ao ar livre nos rigorosos Urais e até mesmo na Sibéria.
Apenas variedades de maturação precoce são recomendadas para o cultivo nos Urais, pois plantas de maturação média ou tardia simplesmente não terão tempo suficiente para produzir uma colheita em um verão tão curto. O clima desta região impede a semeadura direta de sementes de pimenta no solo, portanto, a planta só pode ser cultivada a partir de mudas.
Se você preparar o material de plantio antes desse período, o solo não terá tempo suficiente para aquecer até o plantio das mudas. Uma planta jovem plantada em solo congelado simplesmente morrerá antes de se estabelecer. Portanto, observar as datas de semeadura e escolher variedades de pimenta de maturação precoce e resistentes ao frio permitirá que você cultive uma planta robusta com boa produção, mesmo nas condições climáticas variáveis dos Urais.
As melhores variedades de pimentões doces para os Urais e a Sibéria.
Ao cultivar pimentas nos solos frios dos Urais e da Sibéria, o ideal é escolher variedades resistentes ao frio. Caso contrário, é improvável que você obtenha uma boa colheita de pimentas saborosas.
Você também pode se interessar por:Para estufas
Existem muitas variedades adequadas para cultivo em estufa nesta região fria, mas algumas se tornaram particularmente populares.
- Yantar. Esta variedade caracteriza-se pela alta produtividade e maturação rápida. Com os devidos cuidados, um metro quadrado pode render aproximadamente 7 kg de frutos. Os frutos, lisos e aromáticos, de cor laranja, surgem em uma planta que se espalha até 90 cm de altura. Cada pimenta em formato de cone pesa até 110 g. Os frutos suculentos são ideais para consumo fresco.

Âmbar - O Montero é um arbusto alto, que atinge 120 cm de altura. As pimentas amadurecem na planta em até 100 dias após a germinação. O arbusto precisa de estacas, pois seus ramos podem quebrar sob o peso dos frutos grandes, cada um pesando mais de 200 g. As pimentas são prismas alongados com paredes grossas. Os frutos maduros são de cor vermelha brilhante.
- Kolobok. Um híbrido de maturação precoce, que se distingue dos seus parentes pelos frutos redondos com paredes espessas de 8 mm de largura. Um único fruto vermelho-escuro raramente pesa mais de 160 g. O arbusto mal atinge 30 cm de altura.

Kolobok - A planta produz frutos em até 120 dias após a germinação, sendo considerada uma variedade de meia estação. Os frutos, que pesam até 150 gramas, têm formato cúbico e coloração vermelha intensa. Distinguem-se pelas paredes espessas, que podem atingir até 12 mm de largura. O arbusto não ultrapassa 60 cm de altura.
- Maradona. Uma variedade híbrida de alto rendimento, adequada tanto para cultivo ao ar livre quanto em ambientes fechados. Cada fruto amarelo brilhante, de formato cúbico, pesa tipicamente entre 200 e 230 g. Devido ao peso dos frutos, a planta necessita de suporte. A variedade é resistente a muitas doenças.

Maradona - Blondie. Um híbrido de maturação precoce que se adapta facilmente a condições climáticas adversas. O arbusto semi-espalhado, densamente coberto por folhagem, cresce até 60 cm de altura e produz uma colheita abundante. Um único arbusto pode render mais de 10 kg de frutos. Um único fruto de casca lisa pesa em média cerca de 200 g. Os frutos na maturação técnica são quase brancos, enquanto os frutos totalmente maduros são amarelos.
Para terreno aberto
Variedades de plantas resistentes à geada são adequadas tanto para os Urais quanto para a Sibéria. Essas espécies incluem:
- Edino. Uma variedade popular de frutificação precoce que se adapta facilmente a qualquer clima. O arbusto cresce até 65 cm de altura. Seus ramos finos necessitam de suporte. Cada fruto em forma de cubo pesa no máximo 200 g. Os frutos biologicamente maduros são vermelhos.

Unido - Vityaz. Um arbusto de porte médio, semi-espalhado, que cresce até 50 cm de altura. A variedade Vityaz amadurece cedo e produz uma boa colheita. Os pimentões pendentes têm formato cônico e pesam entre 130 e 180 g. A parede do fruto tem 8 mm de largura. Os pimentões maduros são vermelho-escuros.
- AtlasÉ um arbusto alto e espalhado, com frutificação no meio da estação. A variedade Atlantis é altamente produtiva e resistente a todas as condições climáticas. A planta produz frutos em formato de cone. O peso médio de um fruto vermelho é de 200 g.

Atlas - Bogatyr. A planta tolera bem baixa luminosidade e flutuações bruscas de temperatura. O arbusto é bastante robusto e ramificado, atingindo uma altura de 70 cm. Os frutos suculentos pesam em média 180 g e medem 18 cm de comprimento. As pimentas, de cor vermelho intenso, têm formato cônico.
- Siberiana. Uma variedade resistente ao frio que produz uma boa colheita mesmo em condições climáticas adversas. O arbusto de porte médio produz frutos relativamente grandes, pesando até 150 g. Os frutos vermelhos têm formato cúbico.

Siberiano
Apenas as variedades de plantas resistentes às mudanças climáticas prosperam no terreno aberto dos Montes Urais.
Você também pode se interessar por:Regras básicas da tecnologia agrícola para o cultivo de pimentas nos Urais.
Devido ao clima frio dos Montes Urais, a semeadura para mudas deve ser feita somente a partir de 15 de março. Isso permitirá que o solo e o ar aqueçam até uma temperatura adequada para o transplante, quando as mudas emergirem. A semeadura direta não é recomendada, pois esse método impedirá o amadurecimento das plantas ou resultará em plantas muito fracas para produzir frutos.
No entanto, para obter uma boa colheita, escolher a variedade certa de pimenta e determinar a época ideal de plantio não é suficiente. Os cuidados adequados com a planta também são cruciais.

O processo de aclimatação consiste em transferir regularmente as mudas para uma varanda ou alpendre cerca de 15 dias antes do transplante definitivo para o solo. O tempo que as plantas jovens passam num local mais fresco deve ser aumentado gradualmente, começando com meia hora e progredindo até várias horas. Se a temperatura na varanda não baixar de 14 °C, as mudas podem ser deixadas ao ar livre durante 24 horas. As mudas aclimatadas geralmente adaptam-se melhor ao canteiro.
Evite plantar pimentões muito próximos uns dos outros, pois isso resultará em luz insuficiente, que já é escassa nos Urais. Recomenda-se manter 45-55 cm entre os canteiros e 70 cm entre as fileiras. O solo deve ser neutro e rico em matéria orgânica.
O solo nos Montes Urais é bastante frio, por isso recomenda-se elevar o canteiro preparado para o plantio em meio metro. Ao cultivar pimentas ao ar livre, a planta recém-plantada deve ser coberta com filme plástico. Assim que novas folhas aparecerem na planta, a cobertura pode ser removida.

Recomenda-se regar o canteiro a cada poucos dias. Duas semanas após o plantio, recomenda-se adubar a planta com fertilizante nitrogenado. Durante o período de frutificação, a planta necessita de fertilizantes ricos em potássio e fósforo. Em média, recomenda-se adubar as plantas de 2 a 4 vezes por estação. Lembre-se também de afofar a terra e capinar os canteiros periodicamente.
A poda e o pinçamento regulares ajudam a direcionar toda a energia da planta para a formação e o desenvolvimento dos frutos. Esses procedimentos evitam o crescimento excessivo de brotos, que frequentemente se tornam fonte de pragas e doenças.
Perguntas frequentes sobre cultivo
Cultivar uma planta que gosta de calor, como o pimentão, no clima rigoroso dos Urais é um grande desafio, mas seguindo algumas orientações, o resultado compensará o esforço. Ao escolher variedades resistentes ao frio, você pode esperar uma colheita abundante.







Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?