Enxertia de uvas: como enxertar corretamente, época ideal para a enxertia

Uva

A enxertia de uvas realizada corretamente, levando em consideração a variedade da baga, ajudará a aumentar a produção e a resistência a fatores externos negativos. Este procedimento agronômico pode ajudar a restaurar ou rejuvenescer um arbusto danificado. Os produtores utilizam a enxertia para produzir diversas variedades de frutos silvestres em um único arbusto. A enxertia é necessária quando um jardineiro deseja substituir a variedade que cultivava anteriormente. Não há necessidade de plantar novas mudas; a enxertia pode resolver o problema.

Por que uma planta precisa de enxerto?

Está cientificamente comprovado que as plantas enxertadas são resistentes a pragas e doenças. Mesmo as variedades de uva mais vigorosas adquirem uma forma compacta. A enxertia é essencial para que os vinhedos aumentem a produção. Funcionalmente, um procedimento agronômico bem executado garante o crescimento da videira na parte inferior do enxerto. A parte restante da videira, localizada acima, desenvolve-se em uma nova variedade.

A ordem correta das ações

Jardineiros iniciantes não devem se aventurar diretamente na enxertia. O ideal é começar com um teste. Para isso, retire alguns galhos indesejados. Depois de conseguir um corte perfeitamente reto, o jardineiro pode prosseguir para a enxertia na primavera ou no verão. Antes de iniciar o processo, os botânicos recomendam remover estacas tortas, finas e danificadas, pois as chances de enraizamento são mínimas.

Importante!
A parte superior do broto não é adequada para enxertia.

Como preparar estacas

https://youtu.be/jfcq9lRvdoQ

O procedimento agrotécnico é realizado sem levar em consideração o fator tempo. Apenas a velocidade de maturação da variedade selecionada é considerada. Independentemente do momento do procedimento agrotécnico, é necessário preparar as estacas corretamente:

  • São colhidas apenas de arbustos saudáveis;
  • Os cortes devem ser feitos com uma faca afiada;
  • O tamanho da estaca, que deve ter 3 gemas, é de 9 a 12 cm;
  • Os brotos e as folhas são removidos da estaca.

O corte inferior da estaca é feito em ângulo, e o corte superior é reto. Dessa forma, o jardineiro não confundirá qual é a parte de cima e qual é a de baixo. Imediatamente após o corte, as estacas são mergulhadas em um recipiente com sulfato de cobre (3%). O próximo passo é espalhá-las sobre um pano para secar. O enxerto com estacas terá sucesso se elas forem envoltas em um pano úmido após a secagem. Como alternativa, pode-se usar filme plástico. Os ramos prontos são colocados em uma adega ou geladeira, onde são armazenados a uma temperatura não superior a +5°C.

Enxertia de outono das uvas

O momento da enxertia é escolhido de forma que a temperatura externa não caia abaixo de 15 graus Celsius. Uma videira velha e sem frutos é utilizada para este procedimento. Para garantir o sucesso da enxertia de outono, as estacas são colocadas em um recipiente com um estimulante de crescimento por 72 horas. Assim que as gemas começarem a inchar, podem ser retiradas do estimulante. O próximo passo é cortar cuidadosamente a parte superior do tronco da videira, limpando o corte com uma faca desinfetada. O restante do procedimento é o seguinte:

  • Insira uma chave de fenda na parte central da haste;
  • Injete-o a uma profundidade de cerca de 3 cm usando leite;
  • Afie o enxerto de um lado até que ele adquira um formato cônico distinto;
  • comprimento máximo de corte: 2,5-3 cm;
  • Insira o pedaço de madeira na fenda com a ponta afiada;
  • Se o tamanho da fenda permitir, então 2 estacas são enxertadas no arbusto antigo;
  • A rachadura precisa ser selada com uma mistura de galhos de videira e papel higiênico levemente umedecido;
  • O ponto onde o enxerto foi feito é amarrado várias vezes com pano de algodão ou barbante.

Para garantir que a saúde das estacas enxertadas não se deteriore, o tecido que envolve o local do corte é generosamente coberto com piche de jardim.

Manipulação agrotécnica de primavera

Para garantir uma enxertia de uvas na primavera sem problemas, ela deve ser feita depois que as gemas estiverem inchadas. Seu sucesso depende da habilidade do jardineiro em escolher o momento certo. Na zona intermediária O trabalho de cultivo começa em abril, assim que a temperatura externa atinge 15 graus Celsius estáveis. A enxertia de primavera só terá sucesso se esse fator for atendido. O clima deve estar ameno, mas não excessivamente quente, caso contrário o procedimento será inútil. Os jardineiros têm dois métodos de enxertia à sua disposição: a enxertia de gema e a enxertia subterrânea. O primeiro método é adequado para climas moderados e variedades de meia estação, enquanto o segundo é adequado para regiões com clima mais instável.

Em regiões com clima temperado, eles vacinam uvas na primaveraEscolhe-se uma técnica para criar uma fenda no tronco subterrâneo. As estacas do enxerto são retiradas 72 horas antes da enxertia. Elas são preparadas no outono utilizando a técnica descrita acima. Suas pontas são cuidadosamente afiadas e então colocadas em um recipiente com substrato para mudas. O tronco, que posteriormente se tornará o porta-enxerto, é cavado a uma profundidade de cerca de 20 cm. A base é cuidadosamente limpa da casca. As raízes são aparadas de forma que fiquem visíveis.

Importante!
A abertura é feita a uma profundidade de 4 cm usando uma faca de enxerto afiada e desinfetada.

Assim que a fenda estiver pronta, o enxerto é inserido nela. O próximo passo é selar o local da enxertia com barbante. O toque final é selar a área tratada com argila. Uma dica prática para enxertar uvas é preencher cuidadosamente o buraco e, em seguida, amontoar a parte do enxerto acima do solo com areia.

Enxertia de uvas no verão

A época recomendada para enxertia é de julho ao início de agosto. Os botânicos recomendam uma técnica agrícola combinada. Primeiro, faça uma fenda de 3 a 4 cm de profundidade no porta-enxerto. Em seguida, insira o enxerto lenhoso nessa fenda. O procedimento subsequente é o seguinte:

  • Antes de plantar as estacas preparadas, os cortes são refeitos;
  • O local do corte é logo abaixo do botão;
  • ambas as extremidades do corte recebem um formato de cunha;
  • Tamanho da cunha: 3 cm;
  • Apenas as folhas em branco que possuem brotos são utilizadas como enxertos;
  • É proibida a vacinação em clima quente;
  • O melhor horário para a vacinação é à noite ou pela manhã;
  • Somente as videiras saudáveis ​​são utilizadas para realizar a manipulação;
  • Cerca de 1/3 da videira é cortada;
  • exatamente no meio, faça um corte de cerca de 3 cm, no qual a estaca será inserida;
  • Os olhos do porta-enxerto e do enxerto não devem estar voltados para a mesma direção.

O local do enxerto é cuidadosamente envolvido com um pano levemente umedecido. A etapa final consiste em cobrir a área tratada com um saco plástico.

Manipulação agrotécnica de inverno

Ao contrário do método de enxertia de verão, plantas de dois anos são utilizadas no inverno. O método para preparar as estacas é o mesmo descrito acima. Assim que o arbusto perder todas as folhas, ele é podado a 10 cm. A parte aérea é desinfetada com uma solução de permanganato de potássio a 2-3%. O restante do procedimento é o seguinte:

  • O porta-enxerto é colocado em um recipiente com areia ou serragem;
  • Armazene o recipiente no porão a uma temperatura de cerca de 0°C;
  • O porta-enxerto é retirado do porão 24 horas antes da enxertia;
  • É limpa e os galhos podres são removidos;
  • o comprimento das raízes saudáveis ​​é reduzido para 15 cm;
  • O armazenamento subsequente ocorre a t +20°C;
  • O porta-enxerto é colocado em um recipiente com água por 24 horas, a uma temperatura de +15°C;
  • Após o término do período de tempo especificado, o porta-enxerto é removido e limpo;
  • Uma estaca é enxertada no porta-enxerto;
  • As plantas enxertadas são colocadas em um frasco de vidro e cobertas com polietileno;
  • O recipiente é colocado em um local aquecido, onde a temperatura varia entre +25°C e +28°C.

Após 24 horas, a planta é transferida para um recipiente e colocada em um local escuro e ligeiramente fresco. As plantas enxertadas são retiradas do recipiente na primavera, quando a temperatura externa se mantém em torno de 15°C. Antes plante-a em terreno aberto.As partes mortas são removidas do porta-enxerto.

Enxertia verde em verde

Escolha uma videira velha, deixando dois brotos fortes e removendo o restante. Enxertar na videira velha é um pouco mais fácil do ponto de vista funcional. Faça um corte bem reto abaixo do segundo nó. A folha localizada abaixo do primeiro nó pode ser deixada, desde que não tenham surgido brotos laterais. O restante do processo é o seguinte:

  • O recorte é cortado em vários pedaços, cada um com 4 cm de comprimento;
  • O enxerto de uvas verdes em uvas verdes é realizado de forma que cerca de 1,5 do seu comprimento permaneça acima da folha e cerca de 2 cm abaixo dela;
  • A folha verde é cortada à metade do seu tamanho;
  • O segundo corte do enxerto, localizado abaixo, é feito em forma de cunha;
  • Após a conexão dos dois elementos, o local da enxertia é isolado com filme plástico e piche de jardim.

A amostra é colocada em um frasco de plástico. Assim que o crescimento de novos ramos for visível, a película previamente aplicada pode ser removida.

Importante!
Na obra, são utilizados apenas materiais recém-preparados, cortados no mesmo dia da colheita.

Utilizando estacas com um único broto

Essa técnica é considerada um tipo de enxertia de verão. Se feita corretamente, o jardineiro poderá acelerar o tempo de colheita várias vezes em comparação com a técnica "verde para verde". A diferença funcional entre os dois métodos está no momento da preparação do enxerto. Ao usar estacas de gema única, o trabalho começa no outono. Durante o armazenamento de inverno, o jardineiro monitora a temperatura. Se as estacas não secarem, o procedimento agronômico será bem-sucedido. Um vídeo prático explica como, após o início do calor estável do outono, as estacas são inspecionadas. Apenas as mais saudáveis ​​são selecionadas e cuidadosamente colocadas em um recipiente com água por 48 horas. 100 g de "Kornevin" são dissolvidos na água. Em seguida, siga o seguinte procedimento:

  • Os galhos estão secos;
  • Corte em pedaços pequenos de forma que cada um tenha apenas 1 olho;
  • A borda de cada corte é selada com parafina;
  • As mudas são armazenadas até o início de junho a uma temperatura de +4 a +6°C em sacos de celofane individuais;
  • Com a chegada do verão, o enxerto é retirado da geladeira;
  • É feita uma incisão em forma de cunha na parte inferior deles;
  • Insira o enxerto na fenda de um ramo jovem.

No futuro, siga o procedimento típico da tecnologia “verde” para a “verde”.

cuidados adequados

Os arbustos enxertados recebem cuidados regulares. A cada 4-5 dias, a terra ao redor do tronco é afofada e amontoada para aumentar a penetração de oxigênio. cobertura e água. Antes de tomar qualquer decisão, o jardineiro avalia o estado do arbusto:

  1. A escavação é realizada 14 dias após o jardineiro notar que não se formaram brotos na estaca enxertada.
  2. A parte superior do porta-enxerto é removida juntamente com o enxerto previamente realizado, após o que é feito um novo enxerto.
  3. Os botânicos recomendam monitorar regularmente a integração do porta-enxerto com o enxerto. Isso deve ser feito pelo menos a cada 12 dias. Se surgirem raízes que não estejam integradas ao porta-enxerto, elas devem ser removidas.
  4. As ervas daninhas são removidas regularmente. Se os meteorologistas preveem uma forte onda de frio, ramos de abeto são usados ​​como elemento de aquecimento.

A cada 3 semanas realizar processamento Arbustos contra fungos. Qualquer solução comprada em loja de jardinagem serve.

Importante!
O local da vacinação não está envolto em um curativo muito apertado.

Erros típicos

Incorreto armazenamento de mudas – Uma razão comum para o insucesso da enxertia de uvas no verão ou no outono. A temperatura recomendada é em torno de 5 graus Celsius. Temperaturas excessivas ou excessivamente baixas farão com que as estacas percam umidade rapidamente. Outro erro comum é usar enxerto e porta-enxerto com tempos de maturação diferentes. O tratamento insuficiente da fenda completa a lista de erros do jardineiro. É nesse local que se desenvolve a podridão radicular.

Avaliações

Valentina

Fiz a enxertia no verão. Queria cultivar várias variedades de frutos silvestres num único arbusto. Usei porta-enxertos com poucas folhas verdes. Infelizmente, a experiência não teve sucesso. As grandes oscilações de temperatura entre o verão e o outono cobraram seu preço.

Peter

Eu faço a enxertia com porta-enxertos que já tenham ou ainda não tenham desenvolvido brotos. O local da enxertia fica a cerca de 40 cm acima do solo. Em seguida, faço a enxertia a cada 2-3 gemas. A época ideal é entre 20 de junho e 20 de julho. Em climas temperados, outras datas não são recomendáveis.

A enxertia de videiras é essencial para melhorar a imunidade e a produtividade da planta. Pode ser feita em qualquer época do ano, levando em consideração as características da variedade escolhida. O segredo do sucesso é um corte perfeitamente uniforme e o armazenamento das videiras em local fresco.

Enxertia de uvas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates