
As uvas, assim como outras culturas, são suscetíveis. doenças e pragasA tarefa do jardineiro é manter a saúde da planta e obter uma colheita farta. A pulverização preventiva com preparações químicas e biológicas desempenha um papel fundamental na difícil luta por um jardim saudável.
Por que é necessário pulverizar as uvas?
Os esporos patogênicos flutuam no ar, alojam-se no solo e "dormem" nas ervas daninhas durante toda a estação. Eles aguardam constantemente condições favoráveis para a reativação. Medidas preventivas por si só não conseguem impedir a doença. Portanto, foram desenvolvidos produtos especiais que suprimem o ambiente agressivo dos patógenos e interrompem a progressão da doença.
Momento ideal para o tratamento das videiras contra doenças e pragas
É melhor começar a tratar a vinha cedo do que esperar muito e deixar as videiras serem negligenciadas. A pulverização deve ser feita em várias etapas, dependendo da estação do ano:
- Na primavera. As videiras são tratadas contra doenças e pragas pela primeira vez na primavera, como medida preventiva, assim que a neve derrete e as videiras se tornam acessíveis. É importante não perder o momento — todos os tratamentos químicos são realizados antes do surgimento das primeiras folhas. Se nenhuma doença ou praga for detectada durante a inspeção das plantas, a madeira é pulverizada com sulfato ferroso como medida preventiva. Tratamentos de primavera São de natureza puramente preventiva, ou seja, protegem, mas não tratam as plantas.
- No verão, pulverize as videiras antes da floração ou durante a formação dos frutos. Ao primeiro sinal de doença, aplique fungicidas sistêmicos como Strobi ou Topaz. Os botões em maturação podem ser tratados com calda bordalesa, oxicloreto de cobre e enxofre coloidal.
- No outono, as videiras são tratadas contra doenças e pragas de inverno após a colheita e, antes da chegada do frio persistente, o vinhedo é pulverizado com sulfato de ferro. Essa substância reveste toda a madeira com uma fina camada, protegendo assim os ramos das flutuações de temperatura.
As doenças mais perigosas da videira
As videiras são frequentemente suscetíveis a doenças como oídio, podridão, cancro bacteriano e outras. Todas essas doenças representam uma ameaça significativa não só para o vinhedo, mas também para as plantas vizinhas. As infecções podem ser controladas nos estágios iniciais, desde que sejam detectadas precocemente e diagnosticadas corretamente.
Mofo
O míldio é uma doença fúngica que causa o amarelecimento e o ressecamento das folhas, caules e frutos.
Sintomas: A parte inferior da folha fica coberta por manchas amarelas e oleosas. Uma camada esbranquiçada — os esporos do fungo — aparece na superfície. A doença manifesta-se durante verões quentes e úmidos. Sem tratamento, a planta morre completamente em um mês.
Como tratar as uvas: Para combater o míldio, utilize uma combinação de tratamentos (Delan, Antracol, Azofos, Ridomil Gold e produtos à base de cobre). Para prevenção, utilize Hom, calda bordalesa (solução a 1%) e Zineb.
oídio
Essa doença é muito fácil de reconhecer pelos seus sintomas. A lâmina foliar fica completamente coberta por uma camada branca e pulverulenta. Caules e folhas param de crescer e ficam pálidos. Conforme a doença progride, manchas escuras aparecem na folhagem, como se as folhas estivessem queimadas. Elas se enrolam e as pontas morrem. As folhas afetadas acabam caindo. A doença também pode afetar os frutos, impedindo que as bagas amadureçam. A doença também pode se manifestar durante a floração. Nesse momento, manchas marrons podem aparecer na madeira, indicando que a infecção está se espalhando rapidamente por toda a planta e que é necessária ação imediata, caso contrário, 99% das flores morrerão.
As uvas devem ser tratadas contra o oídio com preparações que contenham enxofre (enxofre coloidal, Topaz, Topsin).
Podridão
Essa doença fúngica é inconfundível. As áreas afetadas da planta começam a apodrecer, com o aparecimento de lesões úmidas, acinzentadas e putrefativas nas folhas e frutos. A infecção progride rapidamente em um ambiente úmido e quente, e desacelera no calor do verão. As áreas apodrecidas secam gradualmente e a lâmina foliar cai.
Produtos para pulverizar as uvas: Produtos como Fundazol, Topsin M, Topaz, Captan e outros são usados para tratar a podridão. É aconselhável tratar as uvas contra o mofo cinzento com iodeto de potássio. Como medida preventiva, use Mical e Antracol.
Antracnose
Durante verões chuvosos, a antracnose é altamente provável. A doença se manifesta como pequenas manchas pretas nos frutos e folhas. As bagas racham e as vespas começam a comê-las. A casca se esfarela e seca, expondo o tecido verde. As videiras requerem tratamentos sistemáticos para combater a antracnose ao longo da estação. Produtos à base de cobre, por si só, são insuficientes; é necessária uma abordagem abrangente, incluindo pulverização com produtos de contato e sistêmicos, limpeza da área e garantia de ventilação adequada.
Câncer bacteriano
A infecção é causada por bactérias. O cancro ataca a camada superficial da videira, causando necrose nas áreas afetadas. A doença geralmente aparece na parte inferior do tronco. As lesões podem ser muito pequenas ou bastante grandes. O cancro bacteriano interrompe todos os processos biológicos da planta. O fluxo de seiva é interrompido e os brotos ficam finos e quebradiços. Se as lesões forem pequenas, elas são removidas e as áreas cortadas são tratadas com sulfato de cobre. O tratamento das videiras com água oxigenada não é prejudicial. O tratamento com medicamentos imunomoduladores também é necessário.
Métodos tradicionais de processamento de uvas
Muitos jardineiros relutam em usar pesticidas em suas videiras, preferindo combater doenças e pragas com métodos tradicionais. Pulverizar as videiras com bicarbonato de sódio, permanganato de potássio e iodo pode ajudar a combater muitas doenças fúngicas.
Solução de bicarbonato de sódio
Tratar as uvas com bicarbonato de sódio é uma excelente medida preventiva contra o mofo cinzento, o bolor e o oídio. O bicarbonato de sódio também ajuda a matar lagartas e a limpar as folhas.
Prós:
- A solução de soda promove o rejuvenescimento das plantas;
- O tratamento com bicarbonato de sódio leva à destruição das ervas daninhas;
- Frutas vermelhas tratadas com solução de bicarbonato de sódio ficam mais doces.
Como preparar e usar uma solução de bicarbonato de sódio:
- Para o mofo cinzento, misture 70 gramas de bicarbonato de sódio por balde de água com um pouco de óleo de girassol e sabão ralado. Aplique a solução resultante nas partes afetadas da planta.
- Para oídio, misture um litro de água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio com sabão líquido. Pulverize regularmente durante o verão, a cada duas semanas. Termine de pulverizar as videiras em agosto, quando os frutos começarem a amadurecer. Não pulverize durante a floração.
Pulverização com permanganato de potássio
O permanganato de potássio é geralmente usado como agente protetor. Uma solução de permanganato de potássio é utilizada para desinfetar sementes e raízes de mudas. É aplicado às plantas durante o amadurecimento dos frutos, quando outros fungicidas não podem ser usados.
Vantagens do permanganato de potássio:
- Produto econômico: para preparar uma solução, basta 1 grama da substância;
- Se você misturar permanganato de potássio com ácido bórico, obterá um bom fertilizante foliar;
- O permanganato de potássio é muito mais barato do que outras preparações, mas em muitos casos funciona tão bem quanto elas.
Contras:
- Concentrações excessivas de permanganato de potássio podem levar à supressão e degeneração das plantas;
- O permanganato de potássio é utilizado apenas em solos ligeiramente alcalinos.
Como preparar e usar uma solução de permanganato de potássio:
Para oídio, dissolva 5 gramas de manganês em 10 litros de água. A água deve ficar rosa claro. Essa concentração é adequada para tratamento preventivo. Se a doença progredir, aumente a concentração de manganês para 9 gramas.
Iodo no processamento da uva
O iodo ajuda a prevenir o míldio. No entanto, sua eficácia se restringe a medidas preventivas. Além das propriedades protetoras, o iodo enriquece a planta, melhora o sabor e o valor nutricional das frutas vermelhas e auxilia o sistema radicular na absorção de nutrientes. Por isso, a aplicação de iodo é recomendada principalmente durante o período de amadurecimento. Os benefícios desse elemento são inestimáveis, embora o uso excessivo possa ser prejudicial à saúde humana. O iodo pode ser diluído em água e soro de leite.
Usos do iodo:
- Para oídio, adicione 2 gotas de iodo por litro de água. Pulverize as frutas mais suscetíveis à doença com essa solução. Você pode pulverizar as frutas três vezes por temporada.
- Para oídio, misture 20 gotas de iodo, 10 litros de água e 10 comprimidos de Trichopolum em um recipiente. Aplique o tratamento regularmente em intervalos de 12 dias, começando na primavera e terminando no período de frutificação.
Preparativos para o processamento de uvas
Para tratar os vinhedos em diferentes estágios de crescimento e desenvolvimento de doenças, são utilizados fungicidas, que se dividem em dois tipos:
- Inorgânico.
- Biológico.
Por sua vez, os fungicidas inorgânicos dividem-se em:
- contato;
- sistêmico;
- complexo.
Contato
Os produtos deste grupo são usados principalmente como medida preventiva. Eles não tratam as plantas depois que a doença já as atingiu. Podem apenas proteger as videiras da penetração de patógenos nas folhas. Quando pulverizados, o ingrediente ativo reveste de forma confiável todos os órgãos da planta com uma película fina, porém resistente, impedindo a penetração de fungos e bactérias. A vantagem desses produtos é que são completamente inofensivos para plantas e seres humanos. Os produtos de contato não causam tolerância nos fungos e, portanto, podem ser usados repetidamente.
Apesar das vantagens, esses produtos apresentam uma desvantagem significativa: a eficácia do princípio ativo é curta, durando cerca de 10 dias. Após esse período, o tratamento precisa ser repetido.
Os tratamentos de contato começam no início da primavera, antes que as bactérias patogênicas apareçam no jardim. A primeira pulverização é feita antes do surgimento das folhas. Produtos que contenham cobre não devem ser usados durante a floração.
Fungicidas sistêmicos
Esses preparados são usados para tratar arbustos já doentes. Seu princípio é que o ingrediente ativo penetra na planta e ataca os patógenos diretamente no "campo de batalha". A vantagem desses preparados é que eles atingem o alvo em poucos minutos após a pulverização e começam a atacar o patógeno de dentro para fora, bloqueando suas funções vitais. O fungo não consegue mais se reproduzir. Ele é destruído em nível celular e morre rapidamente.
Os fungicidas sistêmicos são comumente usados em todos os estágios de desenvolvimento da doença. Sua eficácia não é afetada pelas condições climáticas: não são removidos pela chuva nem evaporados pela luz solar. A eficácia do produto dura até três semanas. A única desvantagem dos fungicidas sistêmicos é que os patógenos desenvolvem resistência a um determinado ingrediente ativo ao longo do tempo. Portanto, tratar as uvas com o mesmo produto várias vezes é inútil, pois o fungo não responderá ao veneno. Recomenda-se alternar fungicidas sistêmicos com diferentes ingredientes ativos.
Fungicidas combinados
Esses produtos também são chamados de complexos. Isso significa que contêm diversos ingredientes ativos que não apenas tratam a planta, mas também a protegem contra doenças e pragas. Além disso, em muitos casos, os pesticidas complexos aumentam a imunidade da planta e melhoram sua vitalidade. Eles atuam matando os microrganismos dentro da planta, enquanto outros agem na superfície. Alguns chegam a penetrar nas raízes, proporcionando proteção eficaz contra pragas.
A desvantagem dos produtos combinados é a sua toxicidade: o tratamento inadequado pode levar ao envenenamento grave de humanos e animais, e à morte da videira.
Biopreparações
Os produtos biológicos são baseados em microrganismos benéficos que possuem propriedades específicas. Alguns produtos biológicos são eficazes contra insetos, outros contra patógenos e outros ainda restauram a vitalidade de plantas danificadas. As vantagens dos fungicidas biológicos incluem a sua não fitotoxicidade. Eles não se acumulam nos tecidos e frutos e não prejudicam humanos ou animais. Além disso, não causam dependência. pragas e patógenosPossuem um ciclo de vida relativamente longo. Existem produtos à base de fungos, bactérias e nematoides. Podem ser utilizados não só em uvas, mas também no solo, nas sementes e nas raízes das mudas.
Fungicidas
Se a doença não diminuir, comece a tratar a vinha com produtos químicos fortes.
Os melhores fungicidas:
| Nome | Como se inscrever | Peculiaridades |
| Sulfato ferroso |
Na primavera: para obter uma mistura, dilua 50 gramas de cristais em 10 litros de água. No outono: 300-500 gramas de pó por balde de água. Uma ou duas sessões de tratamento com intervalos de duas semanas são suficientes. |
Este produto é de contato. Não penetra no tecido vegetal. É um pó cristalino azulado, altamente solúvel em água. Pode ser usado como fertilizante, fungicida e inseticida. Possui efeito de curta duração e não é eficaz contra bactérias. |
| Enxofre coloidal | Para prevenção e tratamento nos estágios iniciais da doença. Para preparar a mistura: 80 gramas de pó para 10 litros de água. A solução resultante é suficiente para 60 metros quadrados. | Fungicida de contato inorgânico. Adequado para o combate a doenças fúngicas. O vapor de enxofre liberado destrói os esporos dos fungos em nível celular. As aplicações podem ser feitas na primavera, em clima quente e ensolarado, antes da brotação, e no verão, antes da floração. |
| Thanos | Uma solução de trabalho é preparada com 4 gramas da substância e 10 litros de água. A primeira pulverização é feita antes da floração. As videiras podem ser tratadas de 3 a 4 vezes por temporada, a cada 12 a 14 dias. | Fungicida sistêmico composto por dois ingredientes ativos: famoxadona e cimoxanil. O primeiro protege a planta externamente, formando uma camada resistente e impenetrável. O segundo age internamente, envolvendo os patógenos em uma película que impede seu desenvolvimento. O produto pode ser combinado com outros fungicidas neutros e ácidos. Não deve ser usado com produtos alcalinos. É possível realizar múltiplas aplicações por safra, pois Thanos não induz resistência em microrganismos. |
| Quadris |
Para tratar as uvas, prepare uma solução com 60 mililitros de suspensão e 10 litros de água. Para prevenção – 40 mililitros por balde de água. Pode ser processado ao longo da temporada. |
Um produto sistêmico. Inibe a proliferação de esporos fúngicos. À base de fungos estrobilurínicos, destrói todos os patógenos fúngicos conhecidos, agindo internamente. Quadris é inofensivo para a flora e a fauna e se decompõe rapidamente no solo. Não se acumula em frutas e bagas. Possui efeito terapêutico e protetor de longa duração. É eficaz em temperaturas entre 4 e 30 graus Celsius. Recomenda-se alternar com outros fungicidas, pois os fungos desenvolvem resistência ao produto rapidamente. |
| Topázio | Prepare uma solução terapêutica utilizando 10 litros de água e 2 mililitros de líquido viscoso. Aplique a solução 2 a 3 vezes por estação. É recomendável alterná-la com outros pesticidas. | Um produto à base de penconazol. Quando aplicado na planta, penetra nela, atingindo os esporos do fungo e inibindo suas funções vitais. Recomendado para prevenção e tratamento de doenças nos estágios iniciais da infecção. Suprime eficazmente infecções primárias. É absorvido instantaneamente pela planta e não é removido pela chuva. O tratamento pode ser realizado mesmo em temperaturas abaixo de zero. Sua eficácia dura 14 dias. É um produto econômico, pois uma concentração muito baixa é necessária para o tratamento de vinhedos. |
| Falcão |
Para pulverizar plantas jovens, prepare uma solução com 3 mililitros do produto para cada 10 litros de água. Para videiras adultas, aumente a concentração. Para tratar doenças avançadas, dilua a solução para 6 mililitros. O número máximo de tratamentos é 4. |
Um fungicida antifúngico de três componentes. Combate doenças como oídio, míldio e manchas. Também pode ser usado preventivamente. Quando os ingredientes ativos atingem o patógeno, destroem-no por dentro, causando sua morte rápida. Produtos similares incluem Horus e Topaz. Falcon é inofensivo para humanos e plantas e possui longa vida útil. Perde sua eficácia em temperaturas acima de 25°C. O produto pode ser usado em arbustos de frutos silvestres durante toda a estação de crescimento, incluindo o período de floração. |
| Shavit - F | Dissolva 200 gramas de grânulos brancos em um balde com água morna. A primeira aplicação deve ser feita antes do início da floração dos arbustos. Repita o tratamento após duas ou três semanas. Duas ou três aplicações são aceitáveis durante o verão. | Desenvolvido para combater diversas doenças fúngicas (oídio, míldio, sarna, manchas, murcha, tombamento e podridão). Consiste em dois ingredientes ativos que, quando aplicados nas plantas, penetram nos esporos dos fungos e os destroem. As vantagens do Shavit incluem a ausência de resistência e um efeito duradouro (mais de duas semanas). É seguro para aves e animais. |
| Topsin-M | Para pulverização, prepare uma solução aquosa com 15 gramas da substância adicionada. O tratamento deve ser realizado durante o período de crescimento, evitando a fase de floração. Recomenda-se alternar o Topsin com seus análogos, Cycosin e Peltis. | Um produto sistêmico de amplo espectro. O ingrediente ativo, teofanato-metílico, penetra na planta em 30 minutos, infectando os esporos dos fungos e promovendo o crescimento micelial. Também cicatriza microfissuras e áreas danificadas. Externamente, o produto protege a madeira contra pulgões e outras pragas perigosas. Topsin é levemente tóxico. Desvantagem: os fungos podem causar dependência, sendo necessário alterná-lo com outros produtos químicos. O pesticida tem inclusive um efeito positivo nas raízes das vinhas, protegendo-as contra nematoides. Topsin é recomendado. processar uvas no outono, após a colheita. |
| Resgatador de Uvas | O produto está contido em três ampolas, que devem ser diluídas simultaneamente em 10 litros de água. São possíveis uma ou duas aplicações por temporada. | Atua como fungicida e inseticida. Ajuda a controlar míldio, mofo cinzento, oídio, requeima, além de gorgulhos, pulgões, lagartas, tripes e filoxera. Também regula e estimula o crescimento dos brotos. É tóxico para humanos, portanto, use roupas de proteção ao aplicar. Os resultados da pulverização duram um mês. |
| Mistura bordalesa | Para preparar uma solução de calda bordalesa a 1%, misture primeiro 100 gramas de sulfato de cobre com 5 litros de água. Separadamente, misture 150 gramas de cal com água, completando o volume para 5 litros. Combine as duas misturas, coe e aplique a solução. | Este produto é utilizado para curar uvas e protegê-las de doenças infecciosas. A aplicação da calda bordalesa começa na primavera, antes da brotação. Esta medida preventiva ajuda a proteger as uvas da podridão negra e do míldio. Podem ser feitas até cinco aplicações por temporada, inclusive durante o período de floração. Após a chuva, a aplicação deve ser repetida. A calda bordalesa é uma excelente fonte de cálcio para as uvas. |
| Ridomil Gold | A solução de irrigação é preparada com base em 10 litros de água e 25 gramas de pó granulado. | Um agente antimicrobiano combinado. Controla doenças e pragas. É composto por dois ingredientes ativos: metalaxil e mancozeb. Essas substâncias tratam e protegem todos os órgãos da planta, incluindo raízes e frutos. Não é fitotóxico, mas é perigoso para humanos e animais. As videiras podem ser pulverizadas até três vezes durante o verão. Repita o tratamento após chuvas ou calor extremo. |
repelentes de insetos
As uvas são atacadas por diversos insetos, que podem reduzir a produção de uma videira em até 50%. As pragas chegam às videiras através de ervas daninhas, pragas transportadas pelo ar vindas de outras áreas e contaminação do solo. Os mais comuns são pulgões, lagartas enroladoras de folhas e ácaros, que precisam ser controlados. Enxames de abelhas frequentemente se instalam no vinhedo, e vespas também causam danos. Esses insetos incômodos se reproduzem muito rapidamente e são relutantes em abandonar seus locais de cultivo, mesmo sob forte pressão. Inseticidas químicos de amplo espectro ajudam a controlar essas pragas.
Drogas populares:
| Nome | Como se inscrever | Peculiaridades |
| Nitrofen | Para tratar a vinha, prepare uma mistura viscosa com 200 gramas de pasta e 10 litros de água. | Combate doenças fúngicas. Mata as larvas e os ovos de muitas pragas. A substância age na praga através de seus intestinos. Desvantagens: persiste no solo por muito tempo, portanto É melhor realizar o tratamento no início da primavera. e no final do outono. |
| Actellic | O tratamento é preparado utilizando 2 mililitros da substância e 1,5 litros de água. A solução resultante é suficiente para tratar 10 metros quadrados. | Este produto tem ação intestinal e de contato. Elimina pragas, incluindo ácaros. Não prejudica a planta, pois não penetra nela. Não causa tolerância nas pragas. Sua eficácia dura mais de duas semanas. Este produto é um composto organofosforado. Pode ser aplicado duas vezes por safra. |
| Bi-58 | São necessárias duas ampolas do produto para cada 10 litros. O tratamento pode ser realizado uma ou duas vezes por safra. O tratamento final deve ser realizado no máximo 30 dias antes da colheita. | Emulsão à base de ácido fosfórico. Adequada para o controle de diversas pragas. Este produto possui ação sistêmica e de contato. Penetra na pele dos organismos, causando intoxicação. O tratamento com Actellic aumenta a produtividade, pois proporciona proteção confiável e duradoura contra insetos. Reaplique o tratamento após a chuva. |
| Confidor Maxi | Para preparar o concentrado, misture 1 grama de Confidor com 100 mililitros de água. Em seguida, adicione a solução resultante a um balde com água. O produto pode ser usado repetidamente ao longo da temporada. | Inseticida sistêmico com ação de contato e ingestão. Contém imidaclopride. Quando ingerido, interrompe todas as funções orgânicas, resultando na morte do inseto. A eficácia depende das condições climáticas. Os resultados duram até 30 dias. |
| Talstar | Misture 400 mililitros da substância com um balde de água. A solução resultante é suficiente para tratar um hectare. | Um acaricida. O ingrediente ativo é a bifentrina. Mata insetos e ácaros em todos os estágios de desenvolvimento (larvas, ovos e adultos). Também mata insetos sugadores e mastigadores. Possui longa vida útil e baixa toxicidade. É o primeiro produto capaz de controlar o desenvolvimento da mosca-branca. |
| Neoron | Para tratar as videiras contra ácaros, prepare uma solução utilizando 20 mililitros do produto para cada 10 litros de água. O consumo da solução de trabalho é de 5 litros para cada 50 metros quadrados. | Acaricida de contato. Baixa toxicidade para abelhas. Proporciona efeito protetor de longa duração. Pode ser combinado com outros produtos químicos. A precipitação não afeta a eficácia do inseticida. |
Prevenção de doenças e pragas
Manter um vinhedo saudável é possível com manutenção preventiva adequada e regular ao longo do ano. Isso inclui não apenas pulverização com pesticidas, mas também inspeção periódica de arbustos, poda, rega e fertilização, e cultivo do solo.
Medidas preventivas:
- Cultive uvas em áreas ensolaradas com baixos níveis de água subterrânea.
- Regue os arbustos pela raiz para que a folhagem permaneça seca.
- Durante podar uvasRemova todos os galhos danificados e enfraquecidos. O plantio não deve ser muito denso. O ar e a luz solar devem penetrar livremente no centro da copa.
- Monitore constantemente a limpeza do solo: remova imediatamente ervas daninhas, folhas caídas e frutos silvestres.
- Evite a condensação na parte inferior da bucha.
- Fertilize corretamente. O nitrogênio deve ser aplicado somente durante o primeiro período de crescimento. No meio do verão, as videiras precisam de fósforo e potássio.
- Cubra a área sob os arbustos com húmus ou composto.
- Amarre as trepadeiras de forma que fiquem presas uniformemente à treliça.
- Toda a aplicação de pesticidas deve ser concluída 3 semanas antes da colheita.
- No outono, remova todos os restos de plantas da área.
- Cubra bem as videiras durante o inverno., evitando o congelamento durante o tempo frio.
Conclusão
Os tratamentos das videiras são essenciais durante toda a temporada. Com o produto certo e a implementação oportuna da manutenção da saúde do vinhedo, você pode eliminar rapidamente essa infecção perigosa e, embora ainda rara, essa praga.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações