
Se as folhas de uma videira começarem a secar, amarelar e cair, é um sinal claro de que a planta está debilitada e precisa ser salva com urgência.
Primeiramente, é necessário determinar a causa da doença, pois um diagnóstico correto ajudará a restaurar rapidamente a saúde da videira.
Por que as folhas da videira estão secando?
Uva – A planta é caprichosa. A menor mudança no clima ou nas condições ambientais afetará inevitavelmente o desenvolvimento do arbusto. Há muitas razões pelas quais as folhas podem secar, amarelar ou escurecer. No entanto, as alterações em sua estrutura podem ser causadas por diversos fatores.
Por que as folhas da videira secam?
- doenças (tanto infecciosas quanto não infecciosas);
- impacto de insetos nocivos;
- falta de umidade no solo;
- danos nas raízes;
- Cultivar uma variedade que não é adequada para uma determinada região;
- Quantidade insuficiente de fertilizantes aplicados;
- violação das condições de cultivo.
Falta de umidade
Uva Embora seja uma planta originária do sul, a videira não prospera em condições de seca constante ou falta de umidade adequada. O sistema radicular de uma videira adulta se estende profundamente no subsolo, atingindo de 80 a 100 centímetros de comprimento. Isso significa que o solo deve estar bem úmido até essa profundidade. Se as raízes não receberem água suficiente, deixarão de nutrir adequadamente a parte aérea da planta, o que afetará imediatamente as folhas viçosas e verdes. Folhas sem umidade em seus vasos primeiro secam e depois caem.
Solução para o problema. Se os primeiros sintomas aparecerem, regue a videira imediatamente e, em seguida, ajuste a frequência da rega. Esta planta, que aprecia umidade, precisa ser regada pelo menos duas vezes por mês e, durante períodos quentes, aumente a frequência para pelo menos quatro vezes por mês. Antes da floração e durante a maturação, regue a videira com menos frequência para evitar rachaduras. Umedeça o solo até uma profundidade de 80 centímetros. Regue com 20 litros de água por planta adulta. Recomenda-se regar a videira na raiz, fazendo sulcos rasos ao redor da base da planta. Para evitar o acúmulo de água, afofe o solo após a rega. Cobrir o solo com cobertura morta sob as plantas pode ajudar a mantê-lo úmido por mais tempo.
carência de minerais
Durante a estação de crescimento, as videiras necessitam de muitos minerais. Se houver falta de potássio, fósforo, nitrogênio ou micronutrientes como zinco, boro, magnésio e outros, a planta terá seu crescimento prejudicado e as folhas se enrolarão, escurecerão e secarão, inevitavelmente levando à sua queda. Quando as folhas da videira secam na base do caule, isso provavelmente indica uma deficiência de nitrogênio. Essa condição pode ser observada em meados do verão. As bordas das folhas se enrolando para fora podem indicar uma deficiência de potássio. A deficiência de fósforo causa o escurecimento das nervuras das folhas. Se não for tratada, as folhas murcharão.
Solução para o problema.Um fertilizante suplementar simples ajudará a revitalizar a videira e a saturar as folhas com nutrientes. Se a falta de nitrogênio for a causa do amarelecimento e murchamento das folhas, será necessário alimentar as videiras com verbasco ou excrementos de pássaros diluídos em água. Suplementos minerais, como ureia ou nitrato de amônio, também podem ser usados. A deficiência de potássio pode ocorrer durante a floração e a frutificação. Nesse período, recomenda-se realizar uma pulverização não programada com sulfato de potássio ou tratar as videiras com uma solução de iodo, bicarbonato de sódio e água. Se as folhas escurecerem, indicando deficiência de fósforo, o superfosfato dissolvido em água saturará rapidamente as videiras.
Violação das condições de cultivo
Se uma planta "vive" em condições desfavoráveis, ela rapidamente para de crescer e produz frutos de má qualidade. Sua folhagem seca, os frutos murcham e as flores caem em massa. Fatores climáticos, como a falta de luz, podem afetar a saúde da videira. Nesse caso, as folhas primeiro ficam com uma coloração mais clara e depois secam. Oscilações de temperatura e umidade excessiva também impactam negativamente a folhagem.
Solução para o problema.O murchamento das folhas devido a práticas agrícolas inadequadas é o mais fácil de tratar. Basta ajustar as condições de cultivo e, em poucos dias, as folhas recuperarão seu verde brilhante e viçoso. Como as uvas murcham sem luz solar suficiente, devem ser replantadas no local mais ensolarado do jardim. Se cultivadas em estufa, a iluminação suplementar com lâmpadas de cultivo é necessária. As uvas requerem rega regular, mas não toleram umidade excessiva — não apenas no solo, mas também no ar. Jardineiros experientes recomendam instalar uma tenda sobre o vinhedo durante períodos de chuva frequente. Quando cultivadas em estufa, é importante fornecer ventilação constante, mantendo a umidade do ar em 60%. Flutuações repentinas de temperatura impactam negativamente as videiras. Portanto, se houver probabilidade de geada, recomenda-se cobrir o solo com cobertura morta para proteger as raízes das temperaturas de congelamento. Durante os dias quentes e quando a temperatura subir acima de 25 graus, a videira deve ser borrifada com água e protegida do sol forte.
Doenças
Maioria absoluta doenças Isso se reflete imediatamente na aparência da folhagem — ela amarela e depois seca. Se você observar isso em seu vinhedo, significa que a planta foi atingida por uma doença. Ela pode ser infecciosa ou não infecciosa (ou seja, não contagiosa). Se a natureza da infecção for identificada a tempo, o vinhedo pode ser salvo e uma colheita abundante pode ser alcançada. Além da pulverização com fungicidas, também é importante seguir as recomendações agrícolas para manter a plantação saudável por muitos anos.
Doenças que causam o ressecamento das folhas e métodos de tratamento:
Murcha de Verticillium (murcha de verticillium). Doença fúngica das raízes. Quando infectadas, as raízes param de nutrir adequadamente as folhas, fazendo com que percam a suculência, fiquem retorcidas e sequem. Se o patógeno não for removido do solo, a planta pode morrer em duas estações.
TratamentoA doença só pode ser tratada em seus estágios iniciais; depois disso, a planta não pode ser salva. Quando alguns pontos de esporulação aparecem, os arbustos são tratados repetidamente com Fundazol, com intervalos de tratamento de 10 a 14 dias.
Míldio. Os esporos do fungo aparecem na superfície superior da folha como manchas brancas e "felpudas", que eventualmente escurecem, transformando a lâmina foliar em um toco seco. Frutos e flores também secam e caem.
TratamentoSem intervenção, a doença progride muito rapidamente, espalhando-se de arbusto para arbusto, e o fungo pode infectar todas as plantações do jardim. A pulverização sistemática com fungicidas complexos, como Antracol, Kuproksat e Delan, ajudará a suprimir a infecção. Aos primeiros sinais da doença, as videiras devem ser tratadas imediata e completamente com o fungicida de contato Hom, que impedirá a penetração do fungo no tecido vegetal. Calda bordalesa a 1%, Zineb e Kuprozan, produtos consagrados pelo tempo, também são eficazes contra o míldio.
Clorose. A doença se desenvolve devido à falta de ferro no solo. A clorose é mais frequentemente observada em solos carbonáticos e densos, onde os nutrientes são mal absorvidos. A clorose interrompe a formação de clorofila. É por isso que as folhas da videira ficam amarelas e caem em massa. Se não for tratada, a videira para de crescer e morre.
Tratamento: Aplique preparações contendo ferro, como Antikhlorosin e Mikom-Reakom, no solo. Aplique o tratamento uma vez por semana até que todos os sintomas desapareçam. Pulverize os arbustos com sulfato ferroso (50 gramas por balde de água) a cada 4-5 dias até que adquiram um brilho esverdeado.
Podridão cinzenta. A infecção prospera em um ambiente quente e úmido. O fungo causa a podridão das áreas afetadas. As áreas danificadas gradualmente se enrolam, secam e se desprendem do arbusto.
Tratamento: Se doença Se a infecção já estiver manifestada, utilizam-se preparações fungicidas (Fundazol, Kaptan, Topsin M, Triadimefon, Topaz) para combatê-la. Se a infecção for leve, os arbustos são tratados com uma solução aquosa de iodeto de potássio (2 gramas da substância por 10 litros de água) e sulfato de cobre (15 gramas por balde de água). Mikal, Folkan e Antracol são utilizados como agentes protetores.
Mancha preta. Uma vez nas folhas, o fungo afeta principalmente as camadas superiores das células vegetais. Isso causa a descoloração da lâmina foliar e o aparecimento de numerosas pequenas manchas marrons, que aumentam rapidamente, queimando a folha. A folha fica retorcida, com buracos de tamanhos variados. As folhas afetadas caem da planta. A doença pode persistir em uma única planta por 4 a 5 anos.
TratamentoComo a doença é persistente, pode ser detectada antes de se instalar completamente no arbusto. Primeiro, remova todos os brotos doentes e retire as folhas danificadas. Em seguida, trate o arbusto com um fungicida (Abiga-Peak, Cuproxat ou calda bordalesa). Um único tratamento não curará a planta imediatamente; serão necessários anos de pulverização e uma série de medidas preventivas para evitar o reaparecimento do fungo. Por exemplo, certifique-se de que os arbustos estejam bem amarrados e que as folhas não toquem o solo. Também é importante fornecer suplementos de micronutrientes em tempo oportuno, principalmente zinco e boro, que fortalecem a imunidade da planta contra doenças infecciosas.
Alternaria. Doença típica de climas quentes. As folhas secam nas bordas, ficam cobertas por manchas amarelas desagradáveis e acabam caindo.
Tratamento: Para combater a doença, os arbustos são pulverizados com infusão de verbasco e uma solução de permanganato de potássio. Um remédio popular consiste em tratar as uvas com soro de leite, ao qual também se adiciona iodo. Entre os tratamentos químicos, o Trichodermin é considerado eficaz. Tratamentos mais potentes incluem Skor, Quadris e Rapid Gold.
Pragas perigosas
Quase todos os insetos que se alimentam da seiva das plantas causam doenças nas folhas. Lagartas, enroladores de folhas, pulgões, besouros-aranha e outras criaturas microscópicas são particularmente prejudiciais. O enrolamento e a morte das folhas ocorrem quando as larvas da cigarrinha-espumosa infestam a planta. Seus excrementos (secreções espumosas) bloqueiam o crescimento da folha, causando sua morte gradual. A praga mais comum em jardins é o enrolador de folhas. Ele se alimenta exclusivamente de folhas, drenando sua vitalidade. Uma colônia de ácaros em rápido crescimento pode destruir um vinhedo em questão de semanas. Suas teias, tecidas com uma malha fina, envolvem folhas e caules, causando afinamento e morte rápida.
Solução para o problemaDe acordo com alguns jardineiros, as pragas são mais fáceis de controlar do que as doenças. Diversas armadilhas e iscas são utilizadas contra elas, reduzindo significativamente a população de insetos. Remédios caseiros são frequentemente usados para combater vários tipos de insetos. Por exemplo, pulverizar as plantas com infusões de ervas aromáticas (mil-folhas, calêndula, dente-de-leão) é muito eficaz contra lagartas, ácaros, pulgões e outras pragas. alho, cebolas), polvilhando a área sob os arbustos com cinzas ou pulverizando os arbustos com uma solução de cinzas. Se a população de pragas atingir proporções catastróficas, utilizam-se inseticidas químicos. Produtos de contato e intestinais, como Akarin, Aktara, Actellic, Bi-58, Inta-Vir, Confidor, Tanrek e outros, são eficazes contra ácaros, lagartas enroladoras de folhas, tripes e pulgões. Esses produtos são usados de acordo com as instruções, não apenas para matar insetos que já se reproduziram, mas também como medida preventiva.
Danos na raiz
Se a parte aérea da planta estiver doente, o problema pode estar nas raízes, ou mais precisamente, em danos a elas. Parte do sistema radicular da videira está localizada horizontalmente, perto da superfície. Afrouxamento, fertilização ou escavação inadequados podem facilmente danificar os brotos radiculares. Esse problema é especialmente grave em videiras jovens, que têm crescimento lento mesmo com pequenos danos nas raízes. Plantas maduras toleram ferimentos com mais facilidade; mesmo uma única lesão na raiz não afetará a saúde geral da videira.
Danos às raízes podem ocorrer devido à proteção inadequada no inverno. Se o inverno for frio e sem neve, o sistema radicular desprotegido pode congelar. No verão, as raízes podem ser danificadas por diversos roedores, como toupeiras, ratos e artrópodes.
Solução para o problemaSe as raízes não estiverem muito danificadas e a trepadeira for jovem, você pode desenterrá-la e remover as áreas afetadas. Em seguida, mergulhe as raízes em uma solução de permanganato de potássio ou qualquer solução antifúngica. Antes do plantio, mergulhe as raízes em um estimulador de crescimento — isso promoverá o rápido desenvolvimento de novos brotos. Plante em solo solto, fértil e úmido.
Se as raízes de uma planta adulta estiverem danificadas, a área afetada pode ser tratada com uma solução de permanganato de potássio ou qualquer antisséptico. É importante não regar em excesso enquanto as feridas nas raízes estiverem cicatrizando para evitar o apodrecimento.
Peste
Os patógenos que causam doenças infecciosas podem ser transportados por longas distâncias pelo vento, precipitação, equipamentos contaminados, animais e pássaros. Se uma planta em um jardim for infectada, na maioria dos casos, as outras também serão infectadas na primeira semana.
Solução para o problema: É importante inspecionar regularmente todas as plantas do seu jardim em busca de doenças. Se encontrar um arbusto afetado, ele deve ser removido o mais rápido possível — isso economizará tempo e esforço na tentativa de recuperar a planta. É mais sensato sacrificar um arbusto do que arriscar a saúde de todo o seu jardim.
Escolha errada de variedade
Muitas vezes, jardineiros iniciantes, por desconhecimento, plantam variedades que não são adequadas ao clima de uma determinada região. uvasSe uma variedade é recomendada para cultivo nas regiões do sul, ela não prosperará no norte do país. E vice-versa. Uma planta que não possui resistência a certas condições climáticas cresce enfraquecida e vulnerável a doenças e pragas. Essas uvas estragarão rapidamente — as folhas secarão e os frutos serão poucos e sem sabor.
Solução para o problema:Ao escolher uvas para o seu jardim, não se baseie apenas na bela imagem do rótulo, mas sim na descrição e nas características da variedade. O fabricante especifica as melhores condições de cultivo para cada cultura. Se as uvas forem recomendadas para cultivo em estufa, não espere resultados espetaculares em campo aberto. Para as regiões central e norte do país, é preferível escolher variedades de uva precoces, resistentes à geada e a doenças. Para o sul, são adequadas variedades que suportem períodos prolongados de seca, estresse hídrico e solos pobres. Proporcionar condições adequadas à planta pode ajudar a evitar muitos problemas de saúde.
Prevenção
O murchamento das folhas não afetará seu vinhedo se você implementar medidas preventivas adequadas para manter a planta saudável.
Noções básicas de prevenção:
- Plante sua vinha apenas em solo fértil e leve. Isso evitará a clorose.
- Não fertilize solos densos com estrume fresco e excrementos de pássaros, pois isso pode causar clorose.
- A pulverização regular de arbustos com fungicidas (Ridomil Gold, Cuproxat) ajudará a prevenir o aparecimento de fungos nas plantas.
- Fertilize rigorosamente de acordo com o cronograma, pois as plantas reagem fortemente tanto à falta quanto ao excesso de fertilizante.
- Tenha cuidado com a rega. Não regue o solo em excesso.
- No outono, limpe completamente a área de restos de plantas e revolva a terra.
Conclusão
Todas as razões listadas acima explicam por que as folhas secam. uvasEste guia ajudará você a entender o que fazer e como tratar a videira para salvar a colheita. Manter a saúde da sua videira é uma tarefa diária que exige experiência e conhecimento do viticultor. Cultivar variedades resistentes a doenças fúngicas, como Vostorg, Lydia e outras, pode ajudar a reduzir os custos. No entanto, mesmo essas variedades exigem prevenção contra doenças, por isso é importante estar sempre vigilante e atento às suas uvas, independentemente da variedade cultivada em seu jardim.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações
Eduardo
Eles mostram uma doença da videira, mas não dizem como tratá-la. Quem faz isso? Por que postar o vídeo?