A sófora é uma planta frequentemente utilizada na medicina popular e tradicional. Dela são preparados decocções, infusões e extratos alcoólicos. Os frutos e botões da árvore, que possuem uma rica composição química, são utilizados para fazer medicamentos. Essa composição química também explica suas inúmeras propriedades terapêuticas, incluindo a capacidade de limpar os vasos sanguíneos e normalizar o fluxo sanguíneo.
Apesar de todos os seus benefícios, a árvore-pagode japonesa possui não apenas propriedades benéficas, mas também contraindicações. Estas são poucas, porém importantes, e devem ser consideradas para evitar danos à saúde. Entre elas, incluem-se gravidez e amamentação, primeira infância e a presença de hipotensão arterial. Ao utilizar a árvore-pagode, é extremamente importante respeitar a dosagem recomendada, independentemente de ter sido adquirida pronta ou preparada em casa.
Composição química e propriedades benéficas da árvore pagoda japonesa
A sófora é uma planta medicinal bem estudada, cuja rica composição química a tornou popular e amplamente utilizada na medicina. Os principais componentes da erva são:
- Flavonoides. A sófora é rica em rutina, kaempferol, quercetina, isorhamnetina e genisteína. Essas substâncias possuem propriedades antiespasmódicas, sedativas e cardiotônicas.
- Alcaloides. A paquicarpina e a matrina, encontradas na Sophora, ajudam a aliviar a tensão nervosa e a normalizar o sono. Esses alcaloides possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
- Glicosídeos. Essas substâncias desempenham um papel vital no funcionamento do sistema cardiovascular. Elas fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e aumentam sua elasticidade.

Graças a isso, a resistência do coração aumenta e seu funcionamento normal é mantido. - Vitamina C. O ácido ascórbico é essencial para fortalecer o sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema hematopoiético. Este componente melhora a coagulação sanguínea e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.
- Ácidos orgânicos. Esses componentes têm um efeito complexo no corpo humano. Possuem efeitos analgésicos, antimicrobianos e anti-inflamatórios. Eliminam vírus e fungos, acelerando o processo de cicatrização por meio da regeneração celular.
Você também pode se interessar por:A composição não é muito rica, mas é única. Sob a influência de medicamentos à base desta planta, ocorre o seguinte:
- Reduzir os níveis de glicose e normalizar o metabolismo geral do corpo;
- Limpa os vasos sanguíneos, decompondo e prevenindo a formação de placas de colesterol;
- baixar a pressão arterial;
- fortalecimento capilar;
- Melhoria da condição da pele;
- redução na intensidade das reações alérgicas;
- Melhorar o suprimento sanguíneo para os tecidos, prevenindo a falta de oxigênio nas células, é uma forma eficaz de prevenir acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos;
- eliminação do inchaço dos tecidos moles e das articulações;
- Prevenção da queda de cabelo.
https://www.youtube.com/watch?v=8Urc3qCuJgw
Contraindicações e malefícios da Sóphora para o organismo
Qualquer medicamento feito com Sóphora é contraindicado em certas condições. A saber:
- Durante a gravidez, os componentes da planta têm a capacidade de aumentar o tônus uterino. No início da gravidez, isso pode levar ao aborto espontâneo e, no final da gravidez, ao parto prematuro.
- Durante a lactação, o Sophora inibe a produção de leite materno. Além disso, os componentes do medicamento podem entrar no organismo do bebê e causar sérios danos aos órgãos internos.
- Crianças menores de 14 anos. Comparada a muitas outras ervas, a Sóphora tem um efeito bastante forte e pronunciado no organismo.

Estimula muitos processos que não podem ser interrompidos durante o crescimento e desenvolvimento ativo do corpo. - Hipotensão arterial. Pessoas com hipotensão crônica têm contraindicação estrita ao uso de medicamentos contendo extrato de Sophora. Isso também se aplica a pacientes com distonia neurocirculatória hipotônica.
- Intolerância individual aos componentes da planta. O uso de medicamentos à base de Sophora por indivíduos com hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes pode desencadear uma reação alérgica. A gravidade e os sintomas específicos dessa reação dependem das características individuais, da dosagem e da duração do tratamento.
A ingestão de infusões e decocções à base de Sophora raramente causa efeitos colaterais. Estes ocorrem principalmente em pessoas com intolerância individual ao produto. Nesse caso, podem ocorrer reações alérgicas, tais como:
- tosse;
- rinite;
- urticária;
- edema cutâneo;
- dermatite.
Em pacientes que não apresentam problemas de hipersensibilidade a este medicamento, o consumo excessivo pode causar efeitos colaterais:
- dor epigástrica;
- náusea;
- tontura;
- dor de cabeça;
- vômito;
- aumento da excitabilidade;
- mudanças de humor;
- depressão e sonolência.
A sobredosagem pode causar uma queda significativa da pressão arterial. O uso regular de doses elevadas do medicamento pode causar distúrbios nervosos e aumentar o risco de colapso.
Receitas e usos da planta na medicina alternativa.
Os medicamentos à base de Sóphora são preparados de diversas maneiras. Embora sejam igualmente benéficos, podem ter indicações e usos específicos ligeiramente diferentes.
Você também pode se interessar por:Decocção
Os frutos ou raízes da planta são utilizados para o preparo de remédios. O medicamento resultante tem efeito positivo no sistema respiratório de pacientes com resfriados. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. É usado no tratamento de tuberculose, câncer e icterícia.

Triture as bagas ou raízes de Sophora (ou use ervas medicinais já preparadas). Despeje 1 colher de sopa da mistura em meia xícara de água fervente, coloque em banho-maria e cozinhe em fogo baixo por 8 a 10 minutos. Deixe esfriar, coe e complete com água fervente, se necessário. Tome 25 ml 3 vezes ao dia.
A decocção também é eficaz para dor de garganta – pode ser bebida ou usada para gargarejar.
Infusão
A infusão é útil para problemas de coagulação sanguínea, acompanhados de sangramentos frequentes. Também é eficaz para o aumento da fragilidade capilar. Existem vários métodos de preparo:
- Triture 20 g de flores secas da planta até obter um pó, despeje um copo de água fervente sobre ele e deixe em infusão, tampado, por 2 horas. Coe e beba de 15 a 30 ml, 3 vezes ao dia, após as refeições.
- Prepare uma infusão com 20 g de frutos vegetais secos e triturados em 250 ml de água fervente. Deixe em infusão, com a panela tampada, por 15 minutos e, em seguida, coe bem.

É útil lavar o cabelo com ele em caso de queda de cabelo ou calvície parcial.
Tintura
Para preparar uma tintura caseira, misture partes iguais dos frutos da planta com álcool a 56%. A mistura deve ser deixada em infusão em um recipiente de vidro por três semanas, após as quais deve ser bem coada. A dosagem depende da finalidade de uso.
- Para hipertensão: 25 ml três vezes ao dia durante 1 a 1,5 meses.
- Prevenção de AVC ou ataque cardíaco: 10-15 ml três vezes ao dia após as refeições. O tratamento dura de 14 a 21 dias.
- Para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, recomenda-se a ingestão de 30 gotas da tintura, 2 a 3 vezes ao dia. Continue o tratamento por 28 dias e, em seguida, faça uma pausa de 10 dias. Após esse período, a terapia pode ser retomada.

Para isso, tome de 10 a 15 gotas durante três semanas. Três ciclos devem ser concluídos ao longo de um ano, com dois a três meses de intervalo entre cada ciclo.
Gadgets
Para combater problemas de pele, são feitas compressas com tintura alcoólica e extrato aquoso de Sophora. Elas ajudam com:
- eczema;
- dermatite;
- queimadura solar;
- abscessos;
- escaras;
- feridas purulentas infectadas;
- varizes;
- psoríase;
- úlceras tróficas no diabetes mellitus;
- ferimentos;
- líquen escamoso.
Para o mesmo fim, utiliza-se um extrato farmacêutico especial que contém, além de sófora, glicerina, álcool etílico e água.
Mergulhe uma gaze esterilizada no medicamento e aplique-a nas áreas afetadas da pele por 20 a 30 minutos. Repita o procedimento 1 a 2 vezes ao dia.
Você também pode se interessar por:Loção
A sófora possui propriedades rejuvenescedoras, não apenas para o rosto, mas para todo o corpo. Para firmar a pele, restaurar seu brilho natural e deixá-la com uma aparência mais fresca e saudável, você pode usar esta receita de loção à base de sófora.
Despeje 1 xícara de vodka sobre 100 gramas de erva-pagode. Deixe em infusão em local escuro por 14 dias e depois coe. Para pele oleosa, use a infusão pura.

extratos alcoólicos
Existem duas receitas para extratos alcoólicos:
- Encha uma panela de 0,5 litro até a metade com flores de trevo vermelho. Adicione 50 g de bagas de árvore-pagode trituradas. Complete com vodka e deixe em infusão por duas semanas. Após esse período, coe a mistura e dilua com água fervida até o volume inicial. Beba 5 ml diluídos em meio copo de água pela manhã, antes das refeições. A duração do tratamento é de 25 a 30 dias.

Este medicamento ajuda a restaurar o organismo após um AVC. - Adicione 2 bagas frescas de pagode a 10 ml de tinturas de peônia e eucalipto, 100 ml de extrato alcoólico de erva-mãe e 25 g de infusão aquosa de mata. Em seguida, adicione 4 bagas de espinheiro-alvar trituradas e 15 g de cravos-da-índia. Misture todos os ingredientes com 25 ml de corvalol. Dilua a tintura resultante com água em partes iguais. Tome de manhã e à noite, antes das refeições ou 2 horas depois.
A segunda tintura é eficaz no combate à dor no coração.
Em cosmetologia
Na cosmetologia caseira, a sófora é útil para tratar queda de cabelo, fragilidade, pontas duplas, envelhecimento da pele e rugas finas.
Após apenas uma aplicação da solução caseira de Sophora, você notará que seu cabelo ficou sedoso, brilhante e mais fácil de pentear.
Para fins cosméticos, utiliza-se um decocto das vagens desta planta medicinal. Adicione 10 vagens de sófora a 1 litro de água, ferva por 10 minutos, deixe esfriar um pouco e coe. Use como enxágue capilar após cada lavagem.
Em oncologia
A sófora é usada para combater tumores, tanto benignos quanto malignos. Foi comprovado que ela inibe a divisão das células cancerígenas.
Alguns tipos de câncer podem causar inchaço, inflamação e nódulos no corpo. Tomar medicamentos feitos a partir dessa planta pode ajudar a aliviar esses sintomas desagradáveis e angustiantes.
Perguntas frequentes
A sófora é uma planta inegavelmente única e benéfica, muito valorizada na medicina popular. Os medicamentos que a contêm são geralmente muito bem tolerados pelos pacientes, mas se o uso do medicamento causar desconforto, não deve ser continuado sem consultar um médico.




Datas de plantio da salsa para o inverno de 2020 de acordo com o calendário lunar.
Quando o adubo verde pode ser prejudicial
Uma especiaria que precisa de proteção: as características do alecrim
Alho-bravo ou alho-de-urso: como evitar o envenenamento por vegetais