A weigela é um arbusto perene do gênero Capsicum, com lindas flores. Essa planta é nativa do Sudeste Asiático. A weigela é frequentemente plantada em jardins, mas muitos jardineiros iniciantes perdem o interesse devido às tentativas frustradas de manter o arbusto viável até a primavera. Para sobreviver ao inverno, a planta precisa ser fertilizada, podada e coberta no outono.
Variedades resistentes à geada
Na Rússia, a Weigela selvagem é encontrada em Primorye. Três variedades desse arbusto decíduo crescem lá: Weigela palatina, Weigela middendorffiiana e Weigela pratensis. Duas vezes por ano, o arbusto se cobre de flores em forma de funil em uma variedade de tonalidades. As pétalas mudam de cor gradualmente, tornando-se mais escuras.
Espécies com maior resistência à geada
Para os habitantes da Rússia, especialmente nas regiões do norte, uma das características marcantes da weigela é sua resistência à geada. Portanto, é preferível escolher a seguinte variedade: tipos de weigela:
| Nome da espécie | Descrição | Resistência à geada |
| Weigel Middendorf | Um arbusto que atinge até 1,5 m de altura, floresce duas vezes por ano com flores amarelas em forma de funil invertido. O período de floração dura 30 dias. | até -15 graus |
| Weigela japonica | Os arbustos atingem 1 m de altura. Durante a floração, ficam cobertos de flores em forma de funil, com até 3 cm de comprimento e de cor carmim. | até -15 graus |
| Weigela agradável | O comprimento dos ramos chega a 1,3 m. Durante a floração, que ocorre duas vezes por temporada, flores em forma de funil, de cor bordô com interior rosa claro, desabrocham nos galhos. | Tolera bem a geada. |
| Weigela precoce | Os arbustos crescem até 1,5 m de altura. Durante a floração, ficam cobertos de lindas flores, rosa na parte externa e bordô na interna. A floração dura 1 mês. | até -15 graus |
| Veigel Maksimovich | Os brotos atingem 1,5 m de altura. Flores amarelo-claras em forma de sino aparecem em meados de maio. A floração dura 1 mês. | até -10 graus |
Variedades populares
A Weigela possui uma grande variedade de cultivares, mas aquelas com boa resistência à geada são mais adequadas ao clima russo. As seguintes cultivares são particularmente populares entre os jardineiros russos:
- A variedade Pink Princess é fácil de cuidar e muito resistente. No sul da Rússia, em regiões com clima ameno, pode ser cultivada sem proteção no inverno.
- A variedade Purpurnaya forma arbustos de até 1,5 metros de altura. A floração ocorre em pleno verão, quando o arbusto se cobre de flores cor de beterraba com centros cremosos. Possui boa resistência à geada, mas precisa ser protegido em regiões mais ao norte.
- A variedade Alba forma arbustos de até 3 metros de altura. Floresce com flores brancas que gradualmente se tornam rosadas. É moderadamente resistente à geada.
- A variedade Nana Variegata atinge até 1,5 metros de altura e apresenta folhas incomuns e decorativas com bordas claras. A floração ocorre na segunda quinzena de maio. É resistente a geadas de até -12 graus Celsius. Portanto, em regiões mais ao norte, a proteção é essencial.
Dicas gerais
Cultivar esta planta no seu jardim é fácil. Para preparar a sua weigela para o inverno, os cuidados de outono envolvem os seguintes passos essenciais:
- esmalte;
- aplicação de fertilizantes com alta concentração de potássio;
- cobertura morta ao redor do tronco da árvore;
- poda formativa;
- Isolamento no outono utilizando métodos com ou sem moldura.
Poda de outono da Weigela
A poda é essencial para todas as variedades de plantas decíduas. Se feita prontamente, as feridas nos ramos cicatrizam rapidamente e o arbusto ganha um aspecto mais bonito. A remoção de ramos indesejados aumenta a resistência ao frio do inverno.
A poda da Weigela é necessária para solucionar os seguintes problemas:
- estímulo ao crescimento de brotos jovens;
- Proporcionar a forma correta da copa às plantas adultas;
- floração abundante no próximo ano;
- rejuvenescimento;
- Melhorar a resistência a doenças.
Você também pode se interessar por:Tempo de aparar
A poda de arbustos para fins sanitários é realizada na primavera. Durante esse procedimento, todos os galhos doentes, quebrados ou danificados pela geada são removidos. A poda de formação e rejuvenescimento é realizada no outono. O objetivo desse procedimento é dar ao arbusto uma aparência agradável e, se necessário, remover os brotos velhos que não produzem mais flores.
Quando não for possível podar a planta duas vezes por ano, é preferível fazê-lo no outono. Isso é especialmente importante para a Weigela. Na primavera, apenas alguns ramos são removidos, os quais não são essenciais para o desenvolvimento da planta.
Técnica de poda
Antes de remover todos os galhos desnecessários, pulverize o solo ao redor do tronco e a parte inferior da planta com uma solução fungicida. Isso protegerá o arbusto de doenças fúngicas. Em seguida, faça a poda seguindo as instruções abaixo:
- Corte todos os ramos afetados e quebrados a 0,5 cm acima do segundo broto saudável.
- Corte completamente os ramos com desenvolvimento deficiente.
- Remova um terço dos galhos mais velhos para rejuvenescer o arbusto e estimular a floração.
- Desbaste os brotos que crescem para dentro da mata para reduzir a aglomeração.
- Apare as ramificações que se projetam da copa geral e remova completamente as que caíram para melhorar as qualidades decorativas.
Se a poda for feita para fins de rejuvenescimento, todos os ramos com mais de três anos são completamente removidos, enquanto os ramos mais jovens são cortados em um terço. Se o arbusto estiver muito negligenciado, todos os ramos são removidos completamente, deixando apenas um toco.
Cuidados após a poda
Após remover todos os galhos desnecessários, as feridas restantes no arbusto são seladas com piche de jardim. Em seguida, a planta é fertilizada com complexos minerais contendo alta concentração de potássio, ou com sulfato de potássio e cloreto de potássio. Esses fertilizantes têm um efeito fortalecedor na weigela. Ao aplicar o fertilizante, siga as instruções do fabricante. Outra opção é a verbasco diluído em água na proporção de 1:10.
Protegendo Weigela durante o inverno
A resistência da weigela à geada aumenta com a idade. Portanto, plantas com mais de cinco anos não necessitam de proteção adicional no inverno. Exemplares jovens que foram transplantados recentemente ou que estejam doentes devem ser cobertos no outono para aumentar suas chances de sobreviver às geadas de inverno. Além da baixa resistência à geada, os arbustos de weigela são cobertos durante o inverno com material denso devido à estrutura de seus galhos. Eles são muito frágeis e quebram facilmente com o peso da neve.
O abrigo de Weigela é construído após a última onda de frio. Isso pode ser feito de duas maneiras.
Para proteger a weigela durante o inverno, construa uma estrutura:
- Arcos de madeira ou metal são colocados acima da planta, de modo que a distância entre eles e os brotos seja de 5 a 10 cm.
- Cubra a estrutura com filme plástico ou outro material espesso. Prenda-a com pedras ou adicione terra por baixo.
- Se geadas severas são comuns no inverno, palha ou feno são jogados por cima.
Outro método para proteger a weigela no inverno é dobrar os ramos:
- O solo ao redor do tronco é coberto com galhos, copas ou arbustos de abeto.
- Os galhos são amarrados em um feixe frouxo e envoltos em juta.
- A estrutura resultante é dobrada em direção ao chão e fixada com grampos.
- Cubra com material de cobertura morta e feltro para telhados.
Preparando a Weigela para o inverno por região
O tipo de cobertura de inverno para arbustos floridos é determinado pelo clima da região de cultivo. Na Rússia central e na região de Moscou, utiliza-se predominantemente o método de estrutura metálica, com a adição de trapos ou feno à cobertura antes da chegada do frio intenso.
Na região do Volga, a weigela é curvada rente ao chão para protegê-la do frio do inverno. Nos Urais e na Sibéria, onde os invernos são rigorosos, o arbusto é então curvado e coberto com cobertura morta e materiais de construção. No inverno, a neve é acumulada sobre ele para isolamento adicional.
Em regiões do sul com invernos amenos, a weigela requer proteção mínima. O solo ao redor do tronco é coberto com um material adequado e um pequeno monte de terra é construído ao redor dele.
Características do crescimento precoce da Weigela
Este arbusto de folha caduca prefere uma área bem iluminada e protegida de correntes de ar. Escolha um local com solo solto. Se o solo não apresentar as características necessárias, adicione areia e húmus.
Cave um buraco para a weigela com lados de 50 cm. Em seguida, coloque o arbusto no buraco e enterre-o. Firme a terra e regue a planta abundantemente. Ao plantar, espace as plantas para que seus galhos não se toquem.
Você também pode se interessar por:Preparando-se para o inverno
Os cuidados com a Weigela no outono, para prepará-la para o inverno, incluem isolá-la com ramos de abeto. Estes são colocados ao redor do tronco, cobrindo a parte inferior. Turfa ou serragem podem ser usadas em vez de ramos. O arbusto é então amarrado firmemente e uma estrutura de arame é instalada sobre ele. Esta é coberta com agrofibra, lutrasil ou outro material de cobertura.
Características de cuidado
No verão, a weigela deve ser regada regularmente. Durante verões quentes e úmidos, a rega deve ser diária, utilizando-se de 5 a 8 baldes de água. Para reduzir a perda de umidade, o solo deve ser afofado regularmente e coberto com uma camada de material adequado. Esse procedimento também ajuda a reduzir o crescimento de ervas daninhas. A camada de cobertura deve ter de 4 a 6 cm de espessura.
Na primavera e no verão, a weigela é adubada com complexos minerais que contêm todos os nutrientes necessários. A adubação é interrompida em agosto para permitir que os brotos se fortaleçam e se preparem para o inverno. Após o derretimento da neve, a weigela é adubada com fertilizantes fosfatados e potássicos ou matéria orgânica.
Reprodução
A Weigela pratensis é propagada principalmente por estacas. Para isso, são retiradas estacas de até 12 cm de comprimento com duas gemas viáveis. Os cortes são feitos em linha reta.
O enraizamento das estacas é realizado na seguinte ordem:
- A parte inferior da estaca é tratada com um estimulador de crescimento.
- Deixe o material de plantio preparado em um local escuro por 12 horas.
- Coloque as estacas em uma mistura de turfa e areia a uma profundidade de 0,5 cm para enraizamento.
- Cubra os brotos com areia e cubra o recipiente com filme plástico ou vidro para criar um efeito estufa.
- As raízes aparecem 40 dias após o plantio.
- Depois disso, as mudas jovens são cultivadas por um ano e meio antes de serem plantadas em um local definitivo.
Outro método de propagação da Weigela é por sementes. As sementes são semeadas superficialmente em caixas de madeira preenchidas com solo fértil. Em seguida, são polvilhadas com areia e cobertas com filme plástico ou vidro. Os primeiros brotos aparecem em até três semanas.
Possíveis erros nos cuidados e na preparação para o inverno
Na maioria das vezes, os jardineiros cuidam de plantas decíduas de forma inadequada e cometem erros na preparação delas para o inverno devido à falta de experiência. Os principais erros são:
- Proteger as plantas antes da chegada da geada pode causar o tombamento e infecções fúngicas.
- Cobrir uma planta molhada ou dobrar os brotos para baixo, em solo úmido, também leva ao apodrecimento e ao tombamento.
- A poda só deve ser feita depois que a árvore atingir três anos de idade. Durante esse período, o arbusto cresce rapidamente, a copa adquire uma forma irregular e novas podas demoram vários anos para serem realizadas.
Para manter a viabilidade da Weigela, ela precisa ser podada anualmente e bem coberta durante o inverno. É importante realizar essas tarefas no prazo e na ordem prescrita. Isso garantirá que a planta sobreviva às geadas e lhe presenteie com flores abundantes no verão.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples