Uvas Strashensky: características e descrição da variedade

Uva

Uvas azuis

A variedade de uva Strashensky apresenta rendimentos e bagas de tamanho impressionantes, e os cachos também são bastante atraentes. No entanto, as avaliações de jardineiros que a cultivaram são variadas. O rendimento declarado na descrição da variedade é bastante preciso, mas constatou-se que a uva possui diversas outras desvantagens. Algumas dessas questões ainda precisam ser resolvidas, mas a maioria dos problemas associados ao cultivo dessa variedade pode ser solucionada com tecnologia agrícola adequada.

Descrição da variedade

A variedade de uva híbrida Strasensky, também conhecida como "Consul", é originária da Moldávia, onde foi desenvolvida na década de 1980 por M.S. Zhuravlev, G.M. Borzikova, I.P. Gavrilov e outros especialistas do Instituto de Pesquisa de Viticultura e Enologia local. As variedades parentais do híbrido incluem Muscat de Saint-Vallée, Druzhba, 20-473, Dodrelabi, Seive Villar e Katta-Kurgan.

Na Rússia, essa variedade só está disponível para cultivo nas regiões do sul devido à sua insuficiente resistência à geada e ao período de maturação que varia do meio para o final da estação de crescimento. As bagas estão prontas para a colheita de 130 a 145 dias após o início da estação de crescimento, devido ao seu longo período de floração.

Características estruturais

As videiras da variedade Strashensky são vigorosas, com tronco e ramos fortes. As videiras crescem até 2 metros de altura. Cada broto apresenta de três a quatro inflorescências, incluindo flores masculinas e femininas, dispensando a necessidade de polinizadores.

O peso médio dos aglomerados varia de 800 a 1,5 kg, mas pode chegar a 2,5 kg. Os aglomerados são de densidade média, alongados, cilíndricos ou cilindrocônicos, com os maiores exemplares atingindo 50 cm de comprimento. Os tamanhos típicos dos aglomerados, pesando aproximadamente de 1 a 1,5 kg, são de 28 a 30 cm de comprimento e de 14 a 16 cm de largura.

Características das bagas

Os frutos são redondos e muito grandes – cerca de 3 cm de comprimento e 2,8 cm de largura. As bagas verdes têm uma cor roxa escura, que se torna quase preta quando maduras.

Observação!
Os frutos começam a mudar de cor no final de julho e atingem a maturação completa no final de agosto ou na primeira quinzena de setembro.

A casca é muito delicada, razão pela qual as frutas não são adequadas para transporte de longa distância e não têm uma longa vida útil.

As bagas são cobertas por uma camada cerosa. A polpa é carnuda e suculenta. A concentração de açúcar na fruta é de 18-19% e o teor de acidez é de 7-8 g/l. Sendo uma variedade de mesa, as bagas podem ser consumidas frescas ou utilizadas para fazer geleias e compotas. O sabor recebeu uma classificação de 8 pontos na escala de degustação.

As videiras Strashensky começam a frutificar aos dois anos de idade. As uvas maduras produzem rendimentos recordes — aproximadamente 2,5 kg de fruta por metro quadrado de vinhedo.

Indicadores de Bush:

  • Uma planta produz 30 kg de bagas;
  • O peso da fruta é de 8 a 14 g;
  • Em média, dois cachos de uvas podem amadurecer bem em uma mesma videira.

Indicadores de sustentabilidade

A resistência da variedade de uva Strashensky a condições adversas não é das melhores, o que muitas vezes é o motivo pelo qual ela não é cultivada.

  1. As videiras têm baixa resistência ao inverno — suportam temperaturas tão baixas quanto -17°C. Podem sobreviver a temperaturas tão baixas quanto -24°C, mas apenas se a onda de frio for breve.
  2. A variedade Straseni não pode ser considerada uma uva resistente à seca.
  3. A variedade é suscetível ao oídio (4 pontos), tolerante ao míldio (3 pontos), mas bastante resistente a doenças de podridão (2 pontos).
  4. As bagas maduras atraem inúmeras vespas. No entanto, os insetos só começam a infestar as videiras na segunda quinzena de agosto, pois o processo de acumulação de açúcar na fruta é lento.
  5. Quase não há ácaros ou pulgões da videira nos arbustos de Strashensky.

Vantagens e desvantagens da variedade

Os jardineiros divergem quanto ao sabor das uvas Strashensky: alguns consideram-no simples e insosso, enquanto outros o acham bastante agradável. Quanto às demais vantagens e desvantagens, as opiniões são unânimes.

Entre os aspectos positivos que eles destacam:

  • alta produtividade;
  • tamanho grande das bagas;
  • aparência magnífica dos cachos e frutos;
  • resistência a ataques pelos mais comuns pragas da videira;
  • boa taxa de sobrevivência das estacas.

Desvantagens da variedade:

  • baixa resistência a fatores climáticos;
  • longo período de maturação, o que torna o cultivo impossível na maioria das regiões;
  • Curto prazo de validade das frutas;
  • baixa transportabilidade;
  • geralmente baixa resistência a doenças;
  • amadurecimento irregular dos cachos.
Importante!
Uma situação comum é quando as bagas superiores de um cacho já estão maduras, enquanto as porções inferiores permanecem verdes. Devido ao grande tamanho do cacho, a floração de suas seções e, consequentemente, a formação do ovário e o amadurecimento dos frutos, não ocorrem simultaneamente.

Características da tecnologia agrícola da variedade

No cultivo das uvas Straseni, deve-se prestar especial atenção aos seguintes aspectos de cuidado:

  • prevenção de doenças;
  • podar um arbusto;
  • normalização;
  • abrigo para o inverno.

De resto, a variedade requer práticas agrícolas padrão, mas para uma boa colheita, os arbustos precisam de cuidados especiais. As uvas devem receber toda a atenção planejada. coberturaComo um grande volume de frutos consome muitos recursos, e durante períodos de seca, a irrigação é muito importante, pois a planta reage mal à falta de umidade.

Prevenção de doenças e abrigo

Prevenção de doenças O oídio ou míldio requerem pelo menos 3 a 4 tratamentos com fungicida por temporada, sendo o primeiro realizado imediatamente após a remoção da cobertura e o último 4 semanas antes da colheita. colheitaTambém é importante remover as ervas daninhas ao redor dos arbustos, retirar as folhas caídas e revolver a terra no outono.

As uvas Strasensky não estão entre as variedades que não necessitam de cobertura, mesmo quando cultivadas no sul. O nível de proteção depende das temperaturas médias de inverno típicas da região, da quantidade de neve e da probabilidade de degelo. Ao fornecer cobertura, é importante minimizar o risco de crescimento de fungos sob ela, o que é bastante provável em invernos amenos. Filme plástico é a pior opção; galhos de abeto ou pinheiro são os menos suscetíveis ao crescimento de fungos.

Poda e regulação do arbusto

Podar as videiras A poda deve ser feita quando a videira tiver entre 4 e 6 gemas. Geralmente, devem ser deixadas de 40 a 60 gemas em cada videira. O número exato depende da região de cultivo — quanto mais ao norte, menos gemas devem ser deixadas.

Para produzir uma quantidade substancial de frutos, os processos de fotossíntese da planta devem ser intensos, o que é impossível sem uma folhagem densa. Portanto, recomenda-se deixar mais brotos laterais ao podar. Para estimular o surgimento de brotos secundários, a trepadeira deve ser podada no estágio inicial de desenvolvimento. Como a variedade Strashensky não produz frutos em brotos laterais, essa é a medida ideal para aumentar a folhagem da planta.

Dicas para melhorar a qualidade dos cachos e bagas de uva:

  1. Vale a pena remover o primeiro cacho de flores do arbusto. Essa técnica encurta o período de floração, o que significa que os frutos amadurecem mais cedo do que o normal.
  2. Durante a frutificação, os cachos de uva devem ser podados, removendo-se um terço do seu comprimento. Isso garantirá que todas as bagas amadureçam uniformemente, mesmo que o cacho fique menor.
  3. Quando os frutos começarem a amadurecer, os cachos devem ser desbastados para reduzir a carga nas videiras e acelerar o amadurecimento das bagas restantes. Devem ser deixados até 1,2 kg de cachos em cada videira.
Saudável!
O ideal é colher as uvas logo após amadurecerem. Se os cachos permanecerem nas videiras por muito tempo, há um alto risco de desenvolvimento de mofo cinzento nas bagas.

Avaliações de jardineiros

Maria, 43 anos

"Esta variedade não é para 'dacha'; ela só é adequada para cultivo perto de residências permanentes, pois a negligência afetará imediatamente a qualidade das uvas — elas amadurecerão de forma irregular, terão coloração desigual ou sabor azedo. Quando comecei a cultivar esta variedade, muitas uvas rachavam. Mais tarde, descobri que isso acontece durante verões chuvosos, quando os cachos ficam perto do chão. Agora, eu simplesmente os levanto mais. No entanto, as uvas são fáceis de propagar e as estacas enraízam bem. Mesmo assim, ainda recomendo o uso de mudas; elas têm uma taxa de sobrevivência melhor."

 

Boris, 47 anos

"Tenho quatro pés de Strashensky, mas ainda não encontrei uma utilidade para eles, então não pretendo aumentar o número. Sim, a produção é impressionante, mas o sabor é um pouco sem graça para o meu gosto. Vender? Os cachos são muito bonitos, mas as frutas estragam rápido. A única coisa que resta a fazer é geleia, compota e suco; tenho mais frutas do que preciso para isso."

 

Elizabeth, 54 anos

"A variedade Strashensky é extremamente suscetível a fungos. Uma experiência amarga me obriga agora a pulverizar até as mudas quase imediatamente após o plantio. Mas os cachos são realmente substanciais, as bagas são grandes; quando comprei a videira, nem conseguia acreditar que isso fosse possível. E a própria videira é robusta, então, ao plantar, é preciso deixar pelo menos 2,5 metros entre as plantas e 3 metros entre as fileiras, caso contrário as raízes começarão a 'competir' por umidade e nutrientes. As uvas são notoriamente sensíveis à seca; imagino que seriam um verdadeiro pesadelo em solo arenoso."

 

Alexandre, 50 anos

"Cultivamos a uva Strashensky na região do Volga, e a colheita amadurece bem se não sobrecarregarmos as videiras. Pessoalmente, só consegui que amadurecesse quando comecei a deixar cerca de 20 gemas em cada videira."

As uvas Straseni não são exatamente fáceis de cultivar, mas em pequenos plantios, a relação entre rendimento e trabalho favorece o cultivo dessa variedade. Duas ou três videiras não são demais. oneroso de cuidarmas produzirá um volume maior de bagas. Para vinhedos maiores, a rentabilidade desta variedade é questionável. Apesar das qualidades decorativas dos cachos, o cultivo comercial é inviável devido à impossibilidade de transportar as bagas.

Uvas Straseni
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates