O que fazer e como tratar pimentões contra pragas

Pimenta

Os pimentões são uma cultura popular que frequentemente sofre ataques de pragas. Existem mais de 20 espécies de insetos que infestam essa hortaliça. Muitos fatores contribuem para o seu aparecimento. Fotos das folhas de uma planta afetada podem ajudar a identificar o problema precocemente. E a aplicação oportuna de métodos de controle eficazes preservará a plantação e a colheita.

Causas e sinais de infestação de pragas

Insetos ameaçam mudas jovens e plantas adultas cultivadas em estufas ou em campo aberto. Larvas e pragas adultas (imagos) representam uma grande ameaça para os pimentões.

Algumas pragas se alimentam da seiva da planta, enquanto outras consomem folhas, flores, frutos, caules e raízes. O principal sinal de infestação em hortaliças é uma camada pegajosa. Esse resíduo aparece nas partes da planta onde os parasitas estiveram presentes.

Os insetos que aparecem nos pimentões podem ter diversas causas. As mais comuns incluem:

  • descumprimento das regras de cuidado;
  • contaminação do solo com microrganismos patogênicos;
  • condições climáticas desfavoráveis;
  • Ajuste perfeito.
Atenção!
O pimentão é uma planta suculenta cujo suco contém uma grande quantidade de aminoácidos e carboidratos.

Pragas da pimenta e seu controle

Os insetos frequentemente destroem plantações e toda a colheita. Este artigo apresenta fotos de pragas da pimenta e seu controle.

Insetos comedores de folhas

Quando aparecem buracos nas folhas da pimenta, isso indica a presença de insetos que preferem se alimentar dessa parte da planta. Geralmente é fácil identificar as pragas que infestaram suas plantas, pois elas são fáceis de detectar.

Besouro do Colorado

O besouro-da-batata-do-colorado é facilmente reconhecido por sua carapaça listrada e tamanho bastante impressionante (7-12 mm). As larvas também são grandes – até 12 mm de comprimento.

Massas de ovos amarelo-brilhantes na parte inferior das folhas são o principal sinal. As larvas recém-formadas e os adultos começam então a se alimentar das folhas. Se não for tratada, a planta será rapidamente destruída.

A bitoxibacilina (BTB) é um inseticida seguro usado para pulverização. A remoção sistemática de massas de ovos, larvas e besouros do arbusto é a principal medida de controle. Plantas como calêndula e alho repelem a praga.

Lesmas

Esses moluscos se alimentam de folhas à noite e descansam durante o dia sob detritos vegetais, pedras e tábuas. Seu habitat preferido são estufas e canteiros aquecidos.

Atenção!
Gerânios, manjericão, cebolas e alho repelem lesmas. Essas plantas devem ser plantadas perto de mudas de pimentão.

Em caso de infestação severa, utilizam-se produtos específicos. É possível eliminar lesmas com Meta, Ulicid e Groza.

Lagartas

As lagartas são a principal praga das pimentas em estufas. Em hortas, as traças do espinheiro, as lagartas-douradas e as lagartas-enroladoras também são comuns. Essas pragas podem causar danos significativos às plantações em um curto período de tempo.

Os seguintes inseticidas ajudarão a controlar a população de lagartas:

  • Bitoxibacilina;
  • Inta-Vir;
  • Fagulha;
  • Lepidocídio;
  • Monção;
  • Fitoverm.

Os produtos devem ser diluídos seguindo rigorosamente as instruções de uso.

Outras pragas

Outros insetos também representam uma ameaça significativa para os pimentões. Normalmente, eles não apenas destroem as partes aéreas ou subterrâneas da planta, mas também transmitem doenças graves.

Afídeo

Os pulgões representam uma grande ameaça para as plantações de pimenta. Esses insetos formam colônias e parasitam a parte inferior das folhas jovens das plantas, sugando sua seiva. As lâminas foliares das plantas maduras são demais para eles. Diversos vírus, infecções e fungos podem entrar pelas pequenas feridas abertas, agravando significativamente a situação.

As folhas danificadas enrolam e secam. O caule fica mais fino e os frutos crescem deformados. Se nenhuma medida de proteção for tomada, a planta morre.

Você pode tratar pimentas contra pragas com os seguintes preparos:

  • Fitoverm;
  • Keltan;
  • Corado;
  • Fagulha;
  • Carbofos.

Moscas-das-flores, joaninhas e crisopídeos são inimigos naturais dos pulgões. Esses insetos podem consumir até 100 pulgões adultos por dia. Você pode atrair esses "salvadores" plantando funcho, coentro e cominho em seus canteiros de pimenta.

mosca branca

As moscas-brancas se assemelham a borboletas, com cerca de 3 mm de tamanho. O inseto e suas larvas se alimentam da seiva das plantas. Elas também são perigosas devido aos vírus que carregam. Preferem fazer seus ninhos na parte inferior das folhas. Um enxame desses minúsculos mosquitos pode ser visto ao sacudir as folhas das plantas.

O principal sinal de infestação por mosca-branca é a viscosidade na parte inferior das folhas. Isso é causado pelo melado secretado pelo parasita. Essas condições são favoráveis ​​ao crescimento de bactérias e fungos, levando ao amarelecimento e consequente queda das folhas.

Atenção!
Doenças fúngicas e infecciosas causadas pela atividade de insetos representam um perigo para as plantações.

Se a população atingir tamanhos significativos, medicamentos especiais podem ajudar. Estes incluem:

  • Zeta;
  • Confidor;
  • Mospilan;
  • Fufanon;
  • Aktara;
  • Verticilina.

Você pode tentar controlar as moscas-brancas usando métodos biológicos. Joaninhas e besouros-de-cabeça-dourada são usados ​​para esse fim.

grilo-toupeira

A aparência dessa praga é assustadora e repulsiva. O grilo-toupeira cresce até 8 cm de comprimento. Ele vive no solo onde há alimento, calor e outras condições favoráveis.

O grilo-toupeira torna-se ativo na primavera, quando começa a roer as partes subterrâneas das plantações. O inseto pode destruir até 10 plantas por dia. As plantas afetadas murcham rapidamente e morrem. Numerosos buracos e trilhas no solo são um sinal claro da atividade do grilo-toupeira. Removê-los do local é muito difícil.

Escavar no final do outono e início da primavera ajudará a destruir túneis e locais de postura de ovos. Cebolas, alho e calêndulas são plantas que repelem grilos-toupeira.

O inseto é muito atraído por esterco, que pode ser usado para fazer uma armadilha. No outono, cave um buraco e encha-o com esterco. O grilo-toupeira certamente escolherá um local quente para hibernar. Quando chegar a primeira geada, espalhe o esterco do buraco sobre o solo. A praga congelará e morrerá.

Se os métodos de controle simples não produzirem o resultado desejado, os seguintes produtos químicos são utilizados:

  • Medvetoks;
  • Trovão;
  • Urso-pardo;
  • Bankol;
  • Fenax mais;
  • Medvegon.

Formigas

As formigas de jardim são atraídas pelas secreções doces dos pulgões que parasitam as folhas da pimenta. Portanto, como se livrar das formigas Isso só é possível destruindo os pulgões.

Primeiro, você precisa encontrar a formiga rainha e depois remover o formigueiro da área. Para isso, preencha-o com detritos e leve-o para longe da área. Os restos do formigueiro destruído devem ser borrifados com querosene ou água fervente.

Iscas "doces" também são preparadas para formigas. Potes de mel ou açúcar são colocados ao longo das trilhas das formigas. Os insetos certamente procurarão algo dentro, mas não conseguirão escapar.

Quando é impossível lidar com uma colônia de milhões de habitantes, utilizam-se os seguintes medicamentos:

  • Muracid;
  • Trovão-2;
  • Tamanduá;
  • Murav'in.

Nematóides

A atividade desses pequenos vermes transparentes é frequentemente confundida com doença. Muitos jardineiros só percebem a presença da praga muito tarde, quando ela já se fartou da planta e forneceu alimento para seus futuros descendentes.

Externamente, a planta apresenta aspecto doentio devido à deficiência de nutrientes. As folhas enrolam e amarelam. A planta para de crescer e não forma flores nem ovários. Em estágios avançados, a morte do sistema radicular e da planta como um todo são comuns.

As raízes da planta afetada podem ser tratadas com água quente (50-60ºC). Para isso, deixe-as de molho na água por 5 a 10 minutos.

Infelizmente, apenas produtos químicos podem erradicar completamente os nematóides. Recomenda-se o uso de Vidat, Rogor, Dimetoato ou Nemaphos.

ácaro

Essa praga pode causar a morte da planta. A presença de teias finas nas mudas é o principal sinal de ácaros em mudas de pimentão. As folhas gradualmente se enrolam e caem. Se você observar com atenção, verá pequenas manchas laranja e vermelhas nas folhas.

Inseticidas eficazes contra ácaros:

  • Anti-carrapato;
  • Inta-Vir;
  • Neoron;
  • Apolo;
  • Fufanon.

Você pode combater os ácaros em mudas de pimentão aplicando fertilizantes fortes como Temik ou Aldicarb no solo. Isso os eliminará de vez.

Corujas

A mariposa é ativa ao entardecer e prefere se esconder durante o dia. Os sinais de atividade da borboleta são típicos de todas as lagartas — bordas roídas nas folhas e, às vezes, nos frutos.

A medida de controle mais eficaz é a coleta manual dos insetos à noite. Volaton, Arrivo, Sherpa e Zolon são todos eficazes contra lagartas-rosca.

Atenção!
As corujas preferem pôr seus ovos em urtigas e quinoa. Portanto, essas plantas devem ser destruídas.

Trips

Pimentas cultivadas em estufa são particularmente suscetíveis a pequenos insetos discretos. Os tripes em mudas podem atingir até 2 mm de comprimento. Eles se alimentam da seiva da planta, mas também transmitem doenças perigosas.

Manchas brancas na folhagem são sinais externos da atividade de tripes. Com o tempo, as folhas morrem e caem. Os insetos podem ser vistos na parte inferior das lâminas foliares.

Recomenda-se recorrer imediatamente ao uso de preparações químicas (Karbofos, Fitoverm, Karate, Intavir, etc.).

Verme aramado

Os vermes-arame são as larvas do besouro quebra-nozes. Essas pragas têm um corpo duro, marrom (avermelhado), e atingem de 2 a 4 cm de comprimento. Elas vivem no solo, destruindo a parte subterrânea das mudas. Como resultado, a plantação morre.

O controle de larvas de besouro-arame é muito difícil, pois elas vivem a uma profundidade de 70 cm. Somente o controle químico é eficaz. Os produtos químicos eficazes incluem:

  • Prestígio;
  • Bazudin;
  • Metarizina;
  • Vigor;
  • Bazudin;
  • Provotox.

Uso de remédios populares

Você pode matar insetos pulverizando seus arbustos com remédios caseiros. Como proteger suas plantas:

  • Solução salina – 5 litros de água, 500 g de sal de cozinha;
  • Solução de mostarda – 1 litro de água, 10 g de mostarda em pó;
  • Infusão à base de alho – uma cabeça de alho, 500 ml de água (deixar em infusão por uma semana);
  • Solução de cinzas – 1 xícara de cinzas, 10 litros de água, 1 colher de sopa de sabão líquido (deixe agir por 24 horas).

Você também pode pulverizar a plantação com querosene diluído em água (1:1). O ideal é tratar as pimentas com remédios caseiros para pragas à noite.

Alguns medicamentos de farmácia podem ser eficazes quando usados ​​para preparar um remédio caseiro para mudas. Estes incluem:

  • iodo (5 gotas por 5 litros de água);
  • ácido bórico (1 g de ácido por 5 l de água);
  • sabão de alcatrão (80 g de sabão por 5 litros de água);
  • Permanganato de potássio (15 g do produto por 5 litros de água).

Uma vez por semana, você precisa pulverizar os arbustos com algum produto.

Medidas preventivas

Medidas preventivas ajudam a evitar o aparecimento de pragas de insetos. As principais medidas preventivas são:

  • No outono e na primavera, realize escavações profundas no solo;
  • Limpe os canteiros, removendo detritos vegetais e ervas daninhas;
  • Desinfectar as sementes e o solo antes do plantio;
  • Cebolas, leguminosas e verduras são os melhores precursores;
  • Não se pode plantar mudas em solo onde cresceram abobrinhas ou batatas;
  • Evite plantios densos;
  • Regue e fertilize a planta no horário certo;
  • Trate as mudas de pimentão contra pragas com uma solução de sabão ou soro de leite;
  • Inspecione regularmente os arbustos em busca de insetos;
  • Tratar doenças em tempo hábil;
  • Escolha sementes resistentes a pragas (híbridas) para o plantio.

Além disso, todas as partes da estrutura da estufa e os equipamentos agrícolas são desinfetados.

Os pimentões são muito suscetíveis a infestações de insetos. Existem vários métodos para controlar pragas. É importante não ignorar o problema, mas sim resolvê-lo prontamente. Os pesticidas químicos são adequados para o controle em larga escala, enquanto os remédios caseiros são indicados para pequenas infestações.

Pragas dos pimentões
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates