Filoxera da videira: causas e medidas de controle utilizando preparações caseiras e químicas.

Uva

A filoxera nas videiras é uma das doenças mais comuns, capaz de causar enormes danos a um vinhedo. É causada por um inseto chamado pulgão. Essa praga ataca quase todas as partes da planta — folhas, raízes, mudas e gavinhas. No entanto, medidas de controle adequadas podem livrar o arbusto dessa praga quarentenária. doenças e evitar prejuízos econômicos.

Aparência da forma foliar da doença

A filoxera foliar caracteriza-se por danos nas partes verdes da planta. É causada pela forma alada do inseto. Os pulgões foliares são insetos minúsculos, de formato oval, com até 1 mm de comprimento e coloração verde-amarelada. Insetos individuais são difíceis de serem vistos a olho nu. No entanto, na folha, a praga se reúne em grupos, formando aglomerados esféricos que são facilmente detectados. Se as populações de pulgões forem grandes e não houver folhas suficientes para se alimentarem, os pulgões também atacam as gavinhas da planta.

Leia também

Como eliminar pulgões em cerejeiras

Cansado de ver folhas cobertas de pulgões em vez de flores de cerejeira abundantes e belas? Então chegou a hora...

Está comprovado que a filoxera da videira ataca principalmente as variedades americanas. As variedades europeias são conhecidas pela sua resistência. No entanto, fatores como a idade da videira e as condições do solo em que cresce também influenciam a sua imunidade. A filoxera prolifera durante os meses mais quentes.

Uma característica marcante desse tipo de doença é que, quanto mais jovem a geração de pulgões, mais jovens são as folhas que eles escolhem infestar. Quase todas as folhas jovens são afetadas, com pecíolos, gavinhas e pontas dos brotos deformados. Identificar a filoxera foliar é fácil. Basta examinar a folha da videira — protuberâncias e verrugas características indicam a presença do parasita (isso é claramente visível em fotografias). Existem vários estágios de infecção:

  • Os tubérculos estão localizados apenas na superfície inferior da folha - trata-se de uma infecção primária;
  • Se formações esféricas também estiverem presentes na parte superior, isso indica uma reinfestação de larvas.
Importante!
Assim que um jardineiro avista uma praga em uma planta, ela deve ser combatida imediatamente. No entanto, também pode acontecer de uma videira aparentemente saudável apresentar crescimento mais lento, folhas menores e queda na produtividade. Muito provavelmente, ela está infestada por um pulgão da raiz.

Características distintivas da forma raiz

A larva da filoxera da videira prefere raízes localizadas perto da superfície do solo, atacando inclusive raízes a até 1 metro de profundidade. As larvas dessa espécie são resistentes, tolerantes ao frio e hibernam dentro do sistema radicular. Quando as temperaturas sobem acima de zero, elas emergem para a superfície do solo e se transformam em fêmeas, capazes de se reproduzir.

O pulgão-da-raiz-da-filoxera, sem asas e com cerca de 1 mm de comprimento, pode depositar aproximadamente 150 a 180 ovos, que eclodem em larvas em até 10 dias. Até seis gerações desses insetos podem ocorrer em um único verão. A reprodução continua até o final do outono. Formando verrugas amarelas características nas raízes, as larvas e os adultos destroem o sistema radicular, sugam os nutrientes e transformam as raízes em uma esponja. A videira sofre com a deficiência de nutrientes, para de produzir frutos e morre.

Importante!
A filoxera radicular é mais perigosa que a filoxera foliar. As plantas infectadas com a forma radicular são arrancadas e o vinhedo na área afetada é declarado zona de quarentena. O plantio de árvores é proibido por 15 anos, pois o parasita pode persistir no solo por um longo período.

Onde e quando surgiu a doença?

A filoxera é considerada nativa do sudeste dos Estados Unidos. A praga era frequentemente encontrada em videiras silvestres que cresciam na região do rio Mississippi. A primeira descrição de uma infestação em massa de videiras na Europa data de 1868, quando a doença foi importada juntamente com as plantas. Em 1880, a primeira infestação em vinhedos foi detectada na Península da Crimeia. Acredita-se que a praga tenha sido trazida para a Crimeia junto com mudas de uva da França, onde essa pequena praga destruiu até 90% dos vinhedos. Segundo estimativas da literatura, a filoxera destruiu até 6 milhões de hectares de vinhedos na Europa no século XIX.

Ciclo de vida da filoxera radicular

A filoxera da raiz existe em três formas: subterrânea, aérea e alada. As formas ápteras, de cor verde-amarelada e de pequeno tamanho, até 1 mm, colonizam as raízes de videiras antigas e hibernam ali. Em setembro, as ninfas — indivíduos delgados, de cor laranja, com asas rudimentares — podem ser encontradas entre os pulgões da raiz. Esses pulgões se desenvolvem ativamente em solo úmido e quente. A praga emerge à superfície e, após a quarta muda, adquire uma forma alada com tentáculos alongados e olhos bem desenvolvidos.

Graças às suas asas, o inseto é capaz de voos de curta duração e de depositar ovos em botões de videira, na parte inferior das folhas e na casca porosa. As minúsculas larvas se desenvolvem em machos. Eles vivem por 10 dias. Por não possuírem probóscide, não conseguem se alimentar. Após um único encontro sexual, a fêmea rasteja por fendas na casca velha e deposita um ovo fertilizado.

Ciclo de vida da filoxera foliar

Na primavera, as fêmeas dos pulgões, que não possuem asas, eclodem dos ovos que hibernaram. Elas colonizam de 1 a 6 folhas da videira. À medida que as gerações se sucedem, podendo chegar a 6 em condições climáticas favoráveis, os pulgões sobem cada vez mais alto pelas partes verdes da planta. No local onde perfuram a folha da videira com sua probóscide, forma-se uma galha verde e côncava. A folha da videira fica privada de nutrientes e seca. Quando o suprimento de alimento diminui, os insetos migram para uma videira vizinha.

Disseminação da filoxera

A disseminação da filoxera da videira é facilitada pela mobilidade ativa do pulgão. A forma alada do inseto pode percorrer até 100 metros por dia. A disseminação passiva é facilitada pela chuva, deslizamentos de terra e água de degelo.

Outra forma de propagação passiva da doença é através de condições sanitárias precárias. Por vezes, os viticultores utilizam ferramentas sujas e sem tratamento. A visita a uma vinha infestada pode resultar na contaminação por larvas da filoxera, que podem ser transportadas nas roupas e calçado. Além disso, a compra de mudas em viveiros não verificados e infestados por pragas pode disseminar a doença por toda a vinha.

Importante!
O solo solto é o habitat preferido do parasita. A praga raramente é encontrada em solos argilosos e franco-argilosos, que têm drenagem deficiente. O solo arenoso também não é um habitat preferido para a filoxera.

Por que a filoxera é perigosa?

Ambos os tipos de pragas têm um ciclo de vida complexo e padrões de alimentação semelhantes. Ao danificar as raízes das plantas com sua probóscide, o inseto suga os nutrientes, envenenando a planta com seus resíduos. As raízes apodrecem e se tornam porosas. A forma foliar, utilizando um padrão de alimentação similar, causa danos às folhas, provocando verrugas e tumores. A videira para de crescer e se desenvolver, e eventualmente morre. Os brotos de uma videira enfraquecida não amadurecem e muitas vezes não resistem à geada.

Leia também

Como combater a eflorescência branca nas folhas da videira: causas e tratamento

O aparecimento de uma camada branca ou cinza nas uvas indica uma infecção fúngica. Semelhante…

Tratamento da filoxera

Infelizmente, não existe cura garantida para a filoxera da videira. Se for detectada a forma radicular do parasita, todo o vinhedo é destruído e o plantio de uvas naquela área é proibido por 15 anos. Se for detectada a forma foliar do parasita, são utilizados tratamentos químicos.

Métodos populares de combate à filoxera

Se uma praga for detectada, ela deve ser eliminada rapidamente. No entanto, nem todos os jardineiros sabem como combatê-la sem usar produtos químicos. Remédios caseiros podem ajudar:

  1. Uma pequena infestação de filoxera é eliminada com um jato de água de alta pressão, após o qual os insetos se tornam presa de pássaros. Esse processo é repetido diversas vezes.
  2. Pulverizando o vinhedo Solução de cinzas - 1 copo de cinzas é diluído em 5 litros de água e deixado em repouso por 12 horas.
  3. Uma boa solução é o sabão de alcatrão – 100 g para cada 10 litros de água.
  4. Recomenda-se plantar salsa entre as videiras – a planta aromática repele os pulgões das folhas, que têm um excelente olfato.
  5. Pulverize as plantas com uma infusão de folhas de tabaco – 1 xícara de folhas para cada 5 litros de água. Deixe a solução em infusão por 12 horas e depois coe.

Tratamento químico

O controle adequado e oportuno da filoxera é fundamental para uma colheita abundante. Um dos métodos de controle é o uso de produtos químicos. Tratamento com inseticida A aplicação de fungicidas é necessária três vezes durante o período de crescimento: antes do surgimento da folhagem, antes da floração e após a frutificação. Recomenda-se o uso de produtos que não sejam removidos pela chuva e que sejam seguros para abelhas e seres humanos. Exemplos desses produtos incluem:

  • "Fozalon" - mata pulgões em todos os estágios de desenvolvimento, é ativo mesmo em baixas temperaturas; "Karbofos";
  • "Actellic" - previne o reaparecimento de insetos;
  • "Fastak" - combate insetos em todos os estágios de desenvolvimento, compatível com outros produtos fungicidas e inseticidas;
  • "Kinmiks";
  • "Condifor" é perigoso para insetos sugadores em todos os estágios de desenvolvimento.
Importante!
Antes de usar qualquer produto químico para proteção de plantas, você deve ler as instruções e seguir as recomendações.

Em caso de infestação generalizada de pulgões, tratamento O dissulfeto de carbono, que penetra profundamente no solo, pode ser utilizado. Deve-se notar que este composto é volátil e inflamável, devendo ser manuseado com cautela.

Prevenção

"Prevenir é melhor que remediar" — a afirmação de Hipócrates deve ser considerada fundamental na prevenção da infecção por filoxera. As seguintes medidas são recomendadas para a prevenção da doença:

  • mudas para plantio Compre de vendedores confiáveis, tentando evitar regiões afetadas pela filoxera;
  • Antes do plantio, as raízes são desinfetadas com uma emulsão a 24% do isômero gama do hexaclorociclohexano;
  • A camada superficial do solo é substituída por areia;
  • variedades de plantas resistentes à filoxera;
  • Aparar as raízes superficiais danificadas em tempo oportuno;
  • plantar estacas em profundidade;
  • Em solos difíceis, ao plantar, polvilhe a raiz com uma camada de areia;
  • Arranque as videiras velhas.
Importante!
Para o trabalho, utilize equipamentos que tenham sido submetidos a limpeza e desinfecção mecânica.

Como escolher a melhor variedade para o seu terreno.

Especialistas recomendam escolher variedades de uva europeiaspois são praticamente imunes aos efeitos nocivos da filoxera. O ideal é plantar mudas de uva em solos arenosos. As seguintes variedades são as mais resistentes a esse parasita:

  • novas variedades ou híbridos de Save-Villar;
  • Kober 5bb (Áustria), porta-enxerto de Riparia Gloire, (França) Riparia x Rupestris 101-14.

O sistema radicular das espécies listadas é pouco suscetível à decomposição.

A filoxera da videira é uma praga perigosa e muito difícil de erradicar, mesmo para jardineiros experientes. Portanto, antes de plantar uvas, é importante garantir que as mudas sejam provenientes de videiras saudáveis, de um fornecedor confiável e que a variedade escolhida seja resistente ao parasita. Seguir diretrizes simples de prevenção de doenças ajudará a manter seus vinhedos saudáveis ​​e a garantir uma colheita abundante.

Filoxera nas uvas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates