As uvas adoram calor. Cultivar essa fruta em climas temperados era difícil há um século. Somente com o advento do melhoramento seletivo os cientistas conseguiram desenvolver plantas resistentes a condições climáticas adversas. Hoje, existem inúmeras variedades de elite. uvas para a zona centralAgora você pode cultivar uvas tão bem quanto nas encostas sul do país.
Cultivo de uvas na Rússia central
O clima nesta região é instável. As condições não são ideais para o cultivo de frutos silvestres. Para que esta planta, que aprecia o calor, se desenvolva plenamente e produza frutos, ela deve possuir as seguintes características:
- A estação de crescimento é curta. Leva de 95 a 120 dias desde o brotamento até a maturação completa dos frutos. O calor da primavera na zona temperada chega em ritmos variáveis. Em alguns anos, as temperaturas sobem para 18-20°C já em abril, enquanto em outros podem não atingir 18-20°C até meados de maio. Portanto, a planta precisa de tempo para desenvolver uma massa verde robusta e produzir uma colheita durante o verão.
- Alta resistência à geada. As uvas devem suportar temperaturas de pelo menos -20°C.
- Ter resistência a doenças fúngicas. Na Rússia central, os verões são geralmente frios e chuvosos, o que favorece o desenvolvimento de doenças fúngicas. Portanto, uma forte imunidade é essencial para a sobrevivência das plantas.
Uma seleção das melhores variedades de uva para a região central da Escócia.
As melhores variedades de uva Para a Rússia central, essas culturas de frutos silvestres proporcionarão uma colheita abundante. As vantagens comuns das culturas de frutos silvestres apresentadas nas fotos são o alto rendimento, a fácil adaptação às mudanças climáticas, a resistência à geada e o curto período de maturação.
Lúcia, a Vermelha
O ciclo de crescimento da planta é curto, durando de 105 a 120 dias. As trepadeiras e o solo suportam temperaturas de até -30°C. Os arbustos são de crescimento expansivo. Os cachos formam botões densos e cônicos. Cada baga pesa de 400 a 500 g. Um hectare de plantação rende de 200 a 218 centners. Os frutos têm formato oval alongado. Ao serem cortados, numerosas sementes ficam visíveis em seu interior. A planta possui alta imunidade.
Vênus
Uvas sultanas azuis Uma variedade rara. O ciclo de cultivo dura aproximadamente 120 dias. Os frutos são redondos e a casca não racha com facilidade. Os cachos de frutos são moderadamente compactos, de formato cilíndrico ou cônico. A variedade é resistente ao oídio, mas suscetível ao mofo cinzento em clima chuvoso. No inverno, não congela a temperaturas de -25-26°C. O peso médio de um cacho é de 200 a 300 gramas. A colheita ocorre na segunda quinzena de agosto. A produção média é de 8 a 10 quilos por planta.
Mascate de Moscou
Uma variedade de frutos vermelhos com arbustos vigorosos e um curto período de maturação de 115 a 120 dias. A produção por planta é de 5 a 6 quilos. A resistência a doenças fúngicas é média. Os frutos amadurecem na segunda quinzena de agosto. Os cachos são cônicos, com um peso médio de 400 a 500 gramas. Resistente à geada, suporta temperaturas até -25°C. Os frutos são ovais e verde-claros. O sabor é agradável, com aroma de moscatel. É frequentemente infestada por ácaros.
"Ternura"
O período de crescimento dura de 115 a 120 dias. É cultivado principalmente em escala industrial. A produtividade por hectare é de 124 centners (unidade de medida de área). Os cachos são pequenos, pesando de 200 a 370 gramas. Seu formato lembra um cone. Os arbustos são vigorosos. Os frutos são ovais, com casca verde-clara com um tom esbranquiçado. Apresenta alta resistência ao míldio, oídio e mofo cinzento. Tolera temperaturas de inverno de até -22°C.
"Planície"
Variedade de maturação precoceO ciclo completo de formação e maturação leva de 120 a 130 dias. Os cachos pesam de 500 a 700 gramas e têm formato oval. Um arbusto pode render de 6 a 7 quilos. As bagas são ovais, vermelho-escuras com um tom púrpura. Elas suportam temperaturas de até -23°C e têm resistência moderada a doenças.
"Ganhador"
Esta variedade de ciclo médio-tardio amadurece completamente em 135 a 150 dias. Os cachos pesam em média 800 gramas. O peso máximo possível do cacho é de 2,5 a 3 quilos. Os viticultores colhem de 140 a 145 centners por hectare. Apresenta alta resistência a doenças. Os frutos são vermelhos com um tom púrpura e de formato oval. As flores são bissexuais.
Transfiguração
A estação de crescimento da uva dura de 95 a 105 dias. Os cachos são cônicos e de densidade média, pesando em média de 700 a 1000 gramas. A produção por hectare é de 200 a 236 centners. As bagas são alongadas e cilíndricas. A casca é de um rosa delicado. A polpa é firme e crocante. A resistência a doenças e pragas é média.
"Lunar"
O período de maturação é precoce a médio, de 120 a 130 dias. O peso médio do cacho atinge 500 a 600 gramas. A produtividade por hectare é de 130 a 140 centners (unidade de medida de área). Os frutos têm formato cônico-arredondado ou cilíndrico-arredondado. A casca é branco-rosada. Apresenta alta resistência a doenças e suporta temperaturas de até -22°C.
Agat Donskoy
Amadurece em agosto. As bagas são grandes, redondas e de um azul escuro intenso. Os cachos formam espigas cônicas. Um arbusto pode produzir de 14 a 15 quilos. As bagas são bem compactas, pesando até 400-500 gramas por cacho. A planta suporta temperaturas de até -26°C e apresenta alta resistência ao mofo cinzento e ao míldio. As uvas maduras são colhidas na segunda quinzena de agosto.
"Coquetel"
As uvas têm maturação precoce, com um período de amadurecimento de 95 a 105 dias. A colheita começa no final de julho ou início de agosto. Os cachos são de tamanho médio e formato irregular. Cada cacho pesa entre 400 e 600 gramas. Os viticultores conseguiram colher 322 centners por hectare. A casca das bagas é amarela com um tom esverdeado. A polpa é suculenta, com uma única semente. A planta apresenta alta resistência a doenças e suporta temperaturas de até -27°C.
Líbia K
O ciclo completo de formação e maturação leva de 105 a 115 dias. Os cachos são cilíndrico-cônicos, com peso médio de 500 a 700 gramas. A produção por hectare é de 135 a 140 centners. As bagas são rosadas e têm formato oval obtuso. Apresentam resistência moderada a doenças e suportam temperaturas de inverno de até -21°C.
Gourmet Kraynova
A colheita das bagas ocorre na primeira quinzena de agosto. O ciclo de formação e maturação dura de 105 a 115 dias. O cacho tem formato cônico ou cilíndrico. Um cacho maduro pesa de 0,9 a 1,6 kg. A casca é rosada com um tom bordô. A polpa é suculenta, com no máximo 2 a 3 sementes. As bagas são ovais. A produção em escala industrial chega a 180-200 centners.
Hélios
O ciclo de crescimento do híbrido dura de 95 a 105 dias. Apresenta resistência à maioria das doenças fúngicas comuns. O peso médio do cacho varia de 0,5 a 0,7 kg. No inverno, suporta temperaturas de até -23 °C. A produção por arbusto chega a 7-8 kg. Os frutos são ovais, arredondados e com casca rosa fosca.
Bogotyanovsky
Variedade de mesa com ciclo de maturação médio de 115 a 120 dias. Os frutos nascem em cachos soltos, pesando de 0,7 a 1,5 kg. As bagas são ovais, com casca verde-clara. Uma única planta com oito gemas rendeu de 10 a 15 kg. Apresenta resistência ao mofo cinzento.
"Branco Precoce"
Esta uva de maturação precoce tem um ciclo de crescimento de 105 a 120 dias. Os cachos se formam com 500 a 700 gramas. A produção por hectare de vinhedo é de 128 a 130 centners. Os bagos são ovais, com casca amarelo-esverdeada. A polpa é firme e saborosa. É resistente ao míldio, ao mofo cinzento e ao oídio.
"Crisólito"
Este híbrido de maçã de mesa amadurece na segunda quinzena de agosto. Os cachos se formam e pesam de 0,5 a 0,6 kg. A produtividade por hectare é de 220 a 240 centners. As bagas são ovais e verde-amareladas. A planta apresenta resistência moderada a doenças e suporta temperaturas de até -23°C.
"Citrino"
O período de maturação é curto; no início de agosto, os frutos atingem a doçura desejada. As bagas são grandes, ovais, brancas com um leve tom amarelado. Os cachos são de densidade média, pesando entre 400 e 800 gramas. Apresentam boa resistência a doenças fúngicas e toleram temperaturas de até -25°C.
"Pérola Rosa (O Aroma do Verão)"
O período de crescimento dura de 115 a 120 dias. Possui resistência moderada à geada, congelando a temperaturas abaixo de -20°C. A produção por arbusto é de 6 a 8 quilos. Os cachos não são muito grandes, pesando de 500 a 600 gramas. Raramente é afetada por doenças fúngicas.
Variedades de mesa para a zona central
As uvas de mesa são especialmente apreciadas na região central do país. Comer uvas frescas locais é sempre mais prazeroso do que aquelas transportadas por milhares de quilômetros.
Aleshenkin
A cultura tem um ciclo de crescimento curto, de 110 a 118 dias. A produção sazonal por videira é de 20 a 25 quilos. Os cachos têm formato cônico, com peso médio de 500 a 600 gramas. A uva é relativamente sensível à geada, sobrevivendo apenas a temperaturas de até -20°C. Apresenta alta imunidade a doenças. As bagas são ovais e de cor verde-amarelada.
Delícia de Muscat
O período de maturação é de 110 a 115 dias. Os cachos pesam de 350 a 700 gramas. A fruta suporta temperaturas de até -25°C. Os frutos são ovais-arredondados e de cor âmbar. Apresenta alta resistência ao oídio, míldio e mofo cinzento.
"Diana"
Uva de mesa de meia estação. A colheita ocorre em meados de setembro. Cada cacho pesa entre 400 e 500 gramas. A casca é grossa e amarelo-esverdeada. Apresenta baixa resistência a fungos nocivos. Um hectare de plantação pode render 14 toneladas durante a safra.
"Mudinha Malengre"
A variedade amadurece em 110-115 dias. Os cachos crescem largos e cônicos. Os frutos são redondos e de tamanho médio. A casca é branca com um tom amarelado. Durante a estação de crescimento, os viticultores comerciais conseguiram colher de 75 a 80 centners por hectare. É altamente resistente à geada.
Codryanka
Este híbrido precoce amadurece as bagas em 110-120 dias. As videiras são resistentes a geadas de até -22°C no inverno. Apresentam resistência moderada ao míldio e ao oídio. As bagas são ovais e têm uma coloração azul-violeta fosca. Obtém-se uma produção de 13-14 toneladas por hectare de vinhedo.
"Laura"
O ciclo de crescimento é curto, durando de 110 a 120 dias. Os cachos têm formato cônico. As bagas são ovais e de cor verde-âmbar. As videiras e as gemas não são danificadas pela geada em temperaturas de até -26°C. A uva é resistente ao mofo cinzento. A produção média por arbusto é de 5 a 6 quilos.
Arcádia (Nastya)
A frutificação começa no segundo ano após o plantio. O ciclo de crescimento dura de 115 a 120 dias. A planta tolera temperaturas de até -23°C. Os cachos são amplamente cônicos, pesando cada um de 700 a 800 gramas. Um único arbusto pode produzir de 20 a 40 quilos de frutos. As bagas são ovais e de cor branco-âmbar.
"Victoria"
A colheita dos frutos ocorre em meados ou no final de agosto. Os cachos são soltos. Os frutos, ovais ou ovóides, são vermelho-framboesa. O peso médio do cacho é de 700 a 800 gramas. A planta tolera temperaturas de inverno de até -27°C. Um arbusto pode render de 40 a 50 quilos. A planta é resistente a doenças fúngicas.
"Malengr (precox)"
Variedade de maturação precoce. Os cachos são relativamente soltos, pesando no máximo 400 gramas. Um arbusto produz de 5 a 8 quilos. Os frutos são pequenos, redondos e verde-claros com um tom amarelado. Em tempo chuvoso, os frutos maduros são propensos a apodrecer. A planta é altamente resistente à geada.
"Norte"
As uvas podem suportar temperaturas de até -30°C sem cobertura. A colheita ocorre no final de agosto e início de setembro. Os bagos são redondos, de cor azul escura, com uma camada cerosa fosca. Os cachos são cilíndricos, com peso médio de 200 gramas. Apresentam alta resistência a doenças fúngicas.
Variedades de vinho (técnicas)
As uvas para vinho precisam de muito sol para obter açúcar suficiente. Variedades de uva de elite permitiu aos viticultores produzir vinhos excelentes, apesar do período relativamente curto de sol intenso durante o verão na Rússia central.
"Cristal"
A uva amadurece na primeira quinzena de agosto. Os bagos são pequenos, amarelo-esverdeados e de formato arredondado-oblongo. Resistem a temperaturas de congelamento de até -29°C. Esta uva é muito doce e produz um excelente vinho branco. A colheita rende de 160 a 200 centners por hectare de vinhedos. Os cachos são pouco densos, pesando de 200 a 300 gramas cada.
Platovsky Muscat
Esta casta de uva vinífera tem um período de maturação extremamente curto. Os cachos são pequenos, cilíndricos ou cônicos, pesando no máximo 300 gramas. A casca é densa e amarelo-leitosa. O sabor é muito doce, com notas de moscatel. É altamente resistente à geada e a doenças fúngicas.
"Siegerrebe"
Variedade de uva de maturação precoce. Os bagos são rosados e redondos. Os cachos crescem sem forma definida. A produção depende das condições climáticas e da fertilização, mas varia em média de 50 a 120 centners por hectare. A variedade é suscetível à clorose, mas moderadamente resistente a outras doenças. Quando muito maduras, as bagas tendem a se desprender dos cachos. Ideal para assemblages.
Solaris
Variedade ultraprecoce com arbustos vigorosos. Tolera temperaturas de inverno até -25°C sem cobertura. Possui boa imunidade ao oídio e ao míldio. Os cachos são cilíndricos e soltos, pesando em média 150-200 gramas. Os frutos são redondos, amarelo-claros com um tom esverdeado. É utilizada não só para a produção de vinho, mas também para consumo in natura.
"Ametista"
O período de maturação das bagas é curto. Os cachos atingem 300-400 gramas. Sua textura é solta. Os frutos são arredondados ou ovais. A casca é grossa, azul-escura com um tom púrpura. O teor de açúcar nas bagas varia entre 20-21%. Descobertas, elas suportam temperaturas de até -32°C. São utilizadas para a produção de suco e vinho.
"Baco"
Variedade de uva vinífera de maturação precoce. Os cachos crescem densos, pesando até 300 gramas. As bagas são uniformes em tamanho, redondas e de cor amarelo-esverdeada. A polpa é suculenta e doce. É frequentemente suscetível ao oídio. A produção é alta, apesar do pequeno tamanho das bagas e dos cachos.
Bianca
Uva branca doce com sabor de amêndoa. Amadurece rapidamente. Os cachos são soltos, pesando no máximo 200 gramas. A fruta é utilizada na produção de vinhos de sobremesa. No inverno, suporta temperaturas de até -27°C. Possui alta resistência a diversos tipos de oídio. A colheita ocorre entre meados e o final de agosto.
Esperança de Altai
As uvas amadurecem na segunda quinzena de agosto. São uvas grandes e de cor azul intensa. Têm formato oval alongado, com a ponta afilada. Os cachos crescem sem forma definida, pesando entre 800 e 1000 gramas. Os viticultores têm conseguido colher até 15 quilos por videira.
F-14-75
Os frutos se formam e amadurecem completamente em 100 a 105 dias. A videira amadurece bem. No inverno, suporta temperaturas de até -26°C. Os cachos são de densidade média, pesando até 200-250 gramas. Apresenta alta resistência a doenças. Os frutos são redondos, com uma tonalidade rosa-creme. A produção é moderada.
Avaliações
Os viticultores da Rússia central observam que estão familiarizados com as descrições de um grande número de variedades de uva. Na prática, porém, poucas das melhores variedades apresentam bom desempenho. Em condições instáveis, elas exigem mais tempo de amadurecimento do que nas regiões do sul. Apesar da alta resistência à geada, todas as variedades necessitam de proteção. Sem proteção, mesmo geadas leves ou gelo podem matar as gemas frutíferas, resultando na perda da colheita.
Por melhor que seja a base de qualidade de uma variedade de uva, ela requer cuidados constantes. O descumprimento até mesmo das regras mais básicas resultará em uma colheita abundante.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações