A preparação adequada das uvas para o inverno irá protegê-las do frio e das pragas. Embora a maioria das variedades de uva seja resultado de melhoramento genético seletivo, não se deve confiar 100% na capacidade das bagas doces de resistir aos efeitos de fatores externos adversos. O preparo adequado das uvas para o inverno envolve várias etapas. A primeira começa no outono. O momento específico é determinado pelo viticultor, levando em consideração a zona climática e as características da variedade. O período ideal é de meados de setembro ao início de novembro. Em climas temperados, o preparo começa em outubro.
Preparação das uvas no outono para o inverno.
O primeiro passo é curvar cuidadosamente a trepadeira rente ao solo antes da chegada do frio. O passo seguinte é aplicar nutrientes. Os jardineiros devem lembrar-se da necessidade de fertilização. uvas antes de cobrir para o inverno Após a frutificação, evite economizar na adubação, caso contrário, não haverá crescimento ativo na primavera. Fósforo e potássio são frequentemente utilizados. Ao usar fertilizantes minerais no jardim, o superfosfato é adicionado ao solo na proporção de até 30 g por 1 m². Se forem usados fertilizantes potássicos, o sulfato de potássio é adicionado ao solo na proporção de até 20 g por 1 m².
Independentemente do tipo de fertilizante, a ênfase está na umidade. alimentação radicularCom a sua ajuda, os nutrientes chegam ao seu destino mais rapidamente. Cada planta necessita de 10 litros de água com fertilizante dissolvido. Em hortas, os proprietários que preferem fertilizantes orgânicos utilizam cinzas de madeira como fertilizante. Utilizam-se até 200 g por planta. Aplicam-se secas durante a aração ou dissolvidas no solo. Em regiões com climas rigorosos, utiliza-se também húmus ou composto ligeiramente decomposto. Cada planta necessita de 15 kg de fertilizante.
Aplicação obrigatória de fungicidas
Entre as dicas para preparar as videiras para o inverno em zonas temperadas, uma das mais comuns é o uso de fungicida. O sulfato ferroso é o mais popular, pois contém substâncias que inibem o crescimento da flora bacteriana. Mesmo com temperaturas instáveis, as uvas ficam protegidas. Ao tratar as mudas, siga estas recomendações:
- A pulverização pode ser feita antes da poda, mas esse procedimento exigirá 50% mais solução;
- O tratamento é realizado com uma solução a 3% (se as bagas não estiverem doentes) e com uma solução a 5% se as uvas estiverem doentes;
- Para cada 10 litros de água, utilize 500 g da substância;
- As plantas jovens podem ser tratadas com uma solução de sulfato ferroso a 1% - utilizam-se 100 g da substância para cada 10 litros de água;
- Após o processamento, a videira escurecerá um pouco, e isso não é motivo para preocupação;
- A adição de ureia (100 g por 5 l) à solução ajudará a melhorar a qualidade da pulverização.
Embora a ureia contenha nitrogênio, ela mata as larvas das pragas em pequenas quantidades. A pulverização só deve ser feita depois que todas as folhas tiverem caído e todos os botões do arbusto estiverem fechados.
Realização da poda de arbustos
A preparação adequada para o inverno começa com a remoção de elementos individuais. Cada etapa deve ser cuidadosamente considerada, portanto, não há necessidade de pressa. Direto Cuidando das uvas no outono A poda de inverno subsequente envolve a preparação de estacas. Estas serão utilizadas para propagar os frutos. Pode iniciar este trabalho imediatamente após a queda de todas as folhas. Quer os arbustos estejam a crescer no seu primeiro ano ou há vários anos, o procedimento recomendado é o seguinte:
- A primeira poda é realizada em meados de setembro;
- A segunda poda é realizada 3 semanas após a colheita, em outubro;
- Durante a primeira poda, os arbustos doentes e secos são removidos (não mais do que 15% do número total de arbustos);
- É permitido podar apenas os rebentos que se encontrem no tronco principal a 60 cm acima do arame superior.
Jardineiros que querem saber como poda de uvas para o invernoOs jardineiros devem sempre levar em consideração a variedade da uva e o clima da região. Ambos os fatores podem influenciar a época da poda, antecipando-a ou atrasando-a. Para garantir que as uvas prosperem no inverno, os jardineiros dedicam mais atenção à segunda poda, em outubro:
- O broto na parte externa da manga deve ser podado;
- Podem ser deixados até 3 botões na planta;
- Até 2 brotos são deixados na parte interna para formar um pedúnculo frutífero;
- Você precisa deixar um número de gemas que corresponda ao diâmetro da trepadeira mais cerca de 2 gemas.
Cumprimento das regras de rega
Após a poda, as plantas precisam ser regadas. A primeira regra é regar antes que o solo congele; caso contrário, é inútil. O período ideal é o final do outono. Quanto mais umidade você fornecer, menor a probabilidade de obter uma colheita pequena. Jardineiros relatam que as trepadeiras bem regadas entram na estação de crescimento mais rapidamente na primavera. No final do outono, a preparação inclui as seguintes recomendações:
- recomendado volume de irrigação Para solos arenosos – 60 litros sob cada arbusto;
- Para solos argilosos, o indicador é de 30 litros por arbusto;
- Antes de começar a regar, faça uma pequena depressão ao redor do tronco principal – até 10 cm.
Ao regar, certifique-se de que a água caia diretamente no sulco. Dessa forma, você conserva a umidade e garante que cada planta receba a quantidade necessária.
Benefícios da catarata
Antes do inverno, remova as raízes superficiais localizadas a uma profundidade de até 25 cm. Esta recomendação não deve ser ignorada. Essas raízes estão localizadas muito perto da superfície. Durante o inverno, quando a rega e a fertilização são menos frequentes, elas morrerão, drenando a energia das videiras. O procedimento para remover as raízes superficiais é o seguinte:
- Remova cuidadosamente a terra ao redor do tronco até uma profundidade de 25 cm;
- Remova as raízes com uma tesoura de poda;
- Os cortes são tratados com uma solução (3%) de sulfato de cobre;
- Envolva a área cortada com 3 camadas de filme plástico e amarre com barbante;
- O buraco está cheio de terra.
A catarata é necessária para quem cultiva uvas em fazendas ou em escala industrial.
Cobertura das videiras para o inverno
O tratamento gradual das uvas no outono envolve uma avaliação preliminar do estado da videira. Se o inverno estiver se aproximando e as uvas ainda não estiverem maduras, é recomendável suspender temporariamente a rega e a fertilização. Esses procedimentos serão suficientes para acelerar o amadurecimento. O próximo passo é... plantas de proteçãoTudo aqui depende da quantidade de neve na região. Quanto menos neve, mais denso deve ser o tecido. O trabalho começa com a remoção cuidadosa dos andaimes de seus suportes e a amarração dos galhos. Em seguida, eles são cuidadosamente colocados no chão.
Avaliações
Tamara
Aqui, a temperatura média no inverno chega a -20 graus Celsius. Eu uso fertilizantes potássicos. Também aplico uma mistura de sulfato de cobre com ureia em spray. Paro de regar no início de outubro, antes que a natureza mostre suas garras.
Bogdan
Para evitar que o arbusto permaneça podado por muito tempo, eu removo vários brotos e os aparo no início de outubro. As folhas já caíram. Antes de pulverizar, certifico-me de que não haja mais botões abertos.
Valéria
Começo a preparar as variedades de maturação precoce para o inverno em meados de setembro. As folhas já caíram e os botões se fecharam. Primeiro, retiro alguns brotos, deixando até 2 ou 3 botões. Depois, adiciono matéria orgânica. Como temos invernos amenos, tento evitar o uso de produtos químicos.
Tratar as videiras adequadamente no outono, antes do inverno, garante a segurança de cada planta e uma boa colheita no ano seguinte. Antes de começar, avalie o clima da região e a velocidade de maturação da variedade. Normalmente, em climas temperados, a preparação começa em outubro. Isso inclui poda, irrigação e fertilização. Para garantir a eficácia do tratamento, ele deve ser realizado antes da chegada do frio. Isso envolve principalmente a irrigação, pois a água simplesmente não chegará às raízes se o solo estiver congelado.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações