Salsa de raiz: características da variedade, cultivo e cuidados

Verduras e ervas

Cultivar salsa de raiz é mais prático do que salsa de folha. As raízes dessa variedade, assim como as folhas, são comestíveis. Culturas de raízes podem ser cultivadas a partir de sementes em um único verão. A cultura é resistente ao frio e prospera na Sibéria, nos Montes Urais e na Rússia central. Os melhoristas desenvolveram variedades com diferentes tempos de maturação. Elas diferem em formato, tamanho e vida útil da raiz.

Que tipo de salsa é chamada de salsa raiz?

A salsa-de-raiz é uma planta bienal. A parte aérea pode atingir 100 cm de altura. Possui caules retos e ramificados, cobertos por folhas verde-brilhantes e recortadas. Estas são mais resistentes do que as das variedades folhosas. São utilizadas no preparo de pratos quentes.

A parte subterrânea é uma raiz espessa em forma de cone. Ela se desenvolve no primeiro ano de vida. O comprimento médio da raiz é de 20 a 30 cm. A casca é branco-acastanhada, branca ou branco-amarelada. A polpa é branca ou creme, densa e aromática.

No segundo ano, a planta produz uma haste floral em junho-julho, atingindo de 70 a 150 cm de altura. Desenvolve uma inflorescência em forma de umbela, composta por pequenas flores amarelo-esbranquiçadas. Após a floração, formam-se os frutos, que são escuros, oblongos e achatados nas laterais.

Variedades populares de salsa de raiz

No jardim, cultivamos variedades de raiz de salsa-de-açúcar com diferentes épocas de maturação. As variedades precoces e tardias têm raízes e folhas de qualidade diferente.

Características da variedade por tempo de maturação

Verde

raiz vegetal

Propósito

Cedo Há pouco na roseta, as folhas são duras. Curto, grosso Secagem, consumo fresco
Tarde Há muitas na roseta, as folhas são suculentas e aromáticas. Longo (40 cm) armazenamento de longo prazo

Açúcar

Uma variedade antiga, produtiva e de maturação precoce. O período de crescimento dura de 80 a 95 dias. A planta forma uma grande roseta de folhas verde-escuras (20 a 40) e raízes cônicas de 20 a 30 cm de comprimento com polpa branca e aromática e núcleo amarelado.

Essa variedade é versátil. Tanto a parte aérea quanto a subterrânea são comestíveis. A raiz, de tamanho médio, pesa entre 70 e 80 g e tem um sabor excelente. A única desvantagem dessa variedade é sua curta vida útil.

Alba

A foto mostra claramente as características comerciais das raízes da salsa Alba. Elas são lisas e grandes, com peso médio de 200 a 300 g, comprimento de 20 a 25 cm e sem raízes laterais. Esta variedade tem um sabor excelente.

As folhas e raízes são aromáticas e deliciosas. A colheita tem longa durabilidade. Esta variedade apresenta rendimentos impressionantes. Um canteiro de 10 m² produz até 50 kg de salsa Alba. Esta variedade tem maturação tardia, portanto, leve isso em consideração no plantio. Após a germinação, as raízes estão prontas para a colheita em 170 a 180 dias.

Frutífero

Plante de 3,5 a 6 kg de salsa-de-açúcar da variedade Urozhaynaya por metro quadrado. As raízes pesam de 2 a 3 kg/m². O período da germinação à colheita é de 100 a 130 dias. Esta é uma variedade de meia estação. Durante o período de crescimento, a planta forma rosetas espalhadas, compostas por 11 a 20 folhas aromáticas. Características da raiz:

  • comprimento – 20 cm;
  • A polpa é branca;
  • Peso – 120 g.

Aplicativo

A raiz de salsa é utilizada na culinária caseira, cosmetologia, medicina e nutrição. Este vegetal contém um complexo de substâncias benéficas. Além de proteínas, gorduras e carboidratos, contém vitaminas (A, E, C, B), sais minerais, ácidos orgânicos e fibras alimentares.

A raiz de salsa é muito apreciada pelos chefs por seu sabor agridoce único. A polpa da raiz combina bem com peixe, carne e vegetais. Ela pode ser consumida crua, adicionada a saladas de frutas e legumes, usada como tempero em sopas, em ensopados e como condimento picante em conservas.

Benefícios e malefícios

O consumo regular de raiz de salsa melhora a visão. O caroteno presente na polpa tem um efeito positivo. As fibras alimentares normalizam o trânsito intestinal e estimulam a função do intestino. A vitamina C fortalece o sistema imunológico como um todo.

A raiz de salsa é amplamente utilizada na medicina popular. Decocções e infusões são preparadas a partir dela, para uso interno ou externo. Existem algumas contraindicações. O consumo da raiz fresca ou seu uso medicinal não é recomendado para pessoas com as seguintes condições:

  • úlcera estomacal (durante períodos de exacerbação);
  • cistite;
  • nefrite.
Comentário!
Não é recomendado o consumo de raiz de salsa por mulheres grávidas. As substâncias contidas na polpa afetam os músculos uterinos.

Receita nº.

Ingredientes

Quantidade

Tempo de cozimento

Propósito

1

 

Raízes secas e trituradas 1 colher de sopa

30 minutos

 

A partir da formação de gás em excesso

 

Água fervente 200 ml

2

 

Raízes secas e trituradas 50 g

30 minutos

 

Massageie no couro cabeludo para fortalecer os cabelos.

 

Água fervente 300 ml

3

 

Suco 15 ml

Misture antes de usar, beba antes das refeições.

 

Para limpar os vasos sanguíneos e melhorar a função cardíaca.

 

Água 100 ml

As seguintes propriedades benéficas das infusões, decocções e raízes frescas da salsa-de-açúcar foram comprovadas na prática:

  • normalizar o ciclo menstrual;
  • Fortalecer a saúde masculina;
  • servir como medida preventiva contra a prostatite;
  • Limpar o fígado;
  • Remover toxinas do corpo;
  • normalizar a acidez;
  • servir como medida preventiva contra a osteoporose;
  • reduzir o inchaço.

Características do cultivo da salsa de raiz

A tecnologia de cultivo para esta cultura possui características únicas. Ela pode ser cultivada com sucesso em ambientes internos, externos e internos. A produtividade depende da qualidade do solo e dos níveis de luminosidade. A rotação de culturas é essencial para prevenir doenças em jardins. Em estufas, o solo deve ser substituído a cada dois anos.

Datas de plantio

A salsa de raiz é semeada ao ar livre na primavera e no final do outono. A cultura é resistente a baixas temperaturas. Na primavera, as sementes são semeadas cedo, enquanto o solo ainda está úmido — março ou abril. O solo deve aquecer até cerca de 4°C. No outono, as sementes secas são plantadas de 2 a 2,5 semanas antes da chegada da geada. Os canteiros são preparados mais cedo, enquanto os dias ainda estão quentes.

Comentário!
Ao plantar salsa no inverno, o consumo de sementes aumenta em 30% em relação à quantidade indicada.

Escolhendo uma página de destino

Repolho, batata e tomate são boas plantas precursoras da salsa de raiz. Quando se pratica a rotação de culturas, a salsa é replantada em seu local original a cada três anos. Escolha um local com sol pleno ou sombra parcial. Requisitos do solo:

  • soltas, para que as raízes fiquem uniformes e compridas;
  • Conduz bem a umidade - solo franco-argiloso leve, franco-arenoso;
  • ligeiramente ácido.

Cultivo do solo

São adicionados fertilizantes.

Quantidade por 1m²

Na primavera

 

 

Superfosfato 3 colheres de sopa
Nitrato de amônio 1,5 colheres de sopa
Cinzas 1 colher de sopa
No outono Húmus 5 kg

O canteiro é preparado com antecedência. A terra é cavada a uma profundidade de 25 a 30 cm.

Raiz de salsa: crescendo em terreno aberto.

Ao semear salsa de raiz na primavera, prepare o canteiro no outono. O plantio começa assim que o solo atingir 4-5°C. Faça sulcos com 2 cm de profundidade, espaçados de 20 a 30 cm entre si. Regue os sulcos. Espere até que o solo assente e fique firme.

Conselho!
Jardineiros costumam mergulhar um saco de sementes em um copo de vodca por 20 minutos. Isso acelera a germinação.

Semeie as sementes em grande quantidade. Aplique 4-6 g/m². Polvilhe com uma mistura de 1:1 de composto e terra de jardim e cubra com turfa ou composto. Plante as sementes de salsa a uma profundidade de 1-2 cm. Após a germinação, faça o desbaste das plantas duas vezes.

  • a primeira – na fase de 2 folhas verdadeiras, deixando uma distância de 2-3 cm entre os brotos;
  • A segunda leva - 2 semanas após a primeira, deixando uma distância de 7 cm entre os brotos.

Cultivando salsa de raiz em casa

Amantes de alimentação saudável se perguntam se é possível cultivar esse vegetal nutritivo em casa. Ter um canteiro de vegetais ricos em vitaminas na janela é muito prático. Para plantar salsa de raiz no seu apartamento, você vai precisar de:

  • um recipiente adequado - a altura do vaso ou recipiente deve ser de pelo menos 20 cm;
  • solo fértil com reação neutra ou ligeiramente ácida.

Deixe 2 a 3 brotos em um vaso. Durante a estação de crescimento, a planta prospera em temperaturas de 15 a 20 °C; até a germinação, 4 a 10 °C são suficientes. Para um crescimento normal em ambientes internos, a salsa precisa de pelo menos 16 horas de luz solar por dia.

Conselho!
No outono, você pode plantar raízes de salsa retiradas do jardim em um vaso. Com os cuidados regulares, você terá folhas frescas.

Para iluminação suplementar, utilize uma lâmpada fluorescente ou uma lâmpada para plantas ornamentais. Os fertilizantes minerais devem ser aplicados no solo no momento do plantio e, após cada colheita, na forma líquida. Para evitar o apodrecimento, regue a salsa regularmente, mas com moderação.

Raiz de salsa: cultivo em estufa

Cultivar salsa de raiz em ambientes internos é muito fácil. As seguintes condições são necessárias para o desenvolvimento da planta:

  • O leito é preenchido com substrato fértil;
  • Instalar um sistema de irrigação por gotejamento;
  • No inverno e início da primavera, a iluminação é acesa.

A cultura é semeada em estufas aquecidas em janeiro-fevereiro e em edifícios não aquecidos em março-abril. A semeadura e o desbaste das mudas são realizados da mesma forma que em campo aberto.

Características de cuidado

Para obter uma boa colheita, é preciso conhecer as características de plantio e as regras de cuidado da salsa de raiz.

Conselho!
Para germinar, deixe as sementes de raiz de salsa de molho em água morna por 4 dias, trocando a água diariamente.

Durante o verão, o canteiro é regado, a terra é afofada, as ervas daninhas são removidas regularmente, as plantas são desbastadas e tratadas contra pragas e doenças.

Regras de rega

A rega de salsa de raiz deve ser feita pela manhã ou no final da tarde. A água é aplicada diretamente nas raízes. Não se utiliza irrigação por aspersão. Em tempo chuvoso, a rega deve ser interrompida ou reduzida em frequência. A necessidade de água atinge o pico em agosto, com um consumo aproximado de 20 l/m².

cobertura

A salsa de raiz requer cuidados durante todo o verão. Após o primeiro desbaste, fertilize-a com uma infusão de ervas ou verbasco diluída em água na proporção de 1:10. Na próxima vez, após o segundo desbaste, regue com uma solução de fertilizante mineral.

Dissolva em um balde de água:

  • Sal de potássio – 50 g;
  • nitrato de amônio – 10 g.

Na terceira vez, adiciona-se cinza. Ela é espalhada sobre o canteiro após a rega. A taxa de aplicação é de 1 colher de sopa por metro quadrado.

Possíveis doenças da raiz de salsa

Durante a época de crescimento, podem surgir sintomas de doenças nas folhas. As mais comuns são:

  • mancha branca;
  • ferrugem;
  • míldio;
  • podridão branca;
  • Mancha foliar de Cercospora.

Sintomas

Doença

Manchas amarelas e cloróticas nas folhas. Peronosporose
Manchas claras na parte inferior dos pecíolos e folhas. Mancha branca
Manchas amarelas ou castanhas nas folhas, redondas ou listradas. Mancha foliar de Cercospora
Manchas ferruginosas aparecem no início do verão. Ferrugem
Revestimento branco na parte superior da planta, a raiz está apodrecendo. podridão branca

As causas da doença são irrigação excessiva, plantio denso, luz insuficiente e falta de rotação de culturas.

Pragas

A salsa-de-raiz é suscetível a ataques de pulgões do melão e moscas da cenoura. As pragas mais prejudiciais são as larvas do psilídeo da cenoura, que se alimentam da parte superior da raiz. Para prevenir isso, polvilhe o canteiro com cinzas misturadas com pó de tabaco na proporção de 1:1.

Caso apareçam pulgões, lave as folhas de salsa com uma solução de sabão e cinzas ou com uma infusão de casca de cebola. Repita este tratamento a cada 3 dias. Para repelir a mosca-da-cenoura, pulverize as plantas com água contendo querosene. Adicione 1 colher de sopa da solução a 1 litro de água.

Colheita e armazenamento

A salsa tolera temperaturas frias, por isso é colhida no final do outono. Escolha um dia seco e ensolarado. As raízes são desenterradas com um forcado e arrancadas do solo. As folhas são cortadas, deixando um pequeno toco. A colheita é armazenada sob uma cobertura para secar. Após 1 a 2 dias, é processada ou armazenada.

No inverno, a salsa de raiz deve ser armazenada a 0-2°C em uma adega ou despensa. Mantenha a umidade alta – 85-90%. As raízes devem ser colocadas em caixas em camadas, polvilhadas com areia. O compartimento de legumes da geladeira é adequado para armazenamento a longo prazo. Lá, a salsa deve ser armazenada em sacos plásticos.

A maioria das donas de casa prefere armazenar a raiz de salsa para uso futuro. Existem dois métodos:

  • secagem;
  • congelamento.

Seque as raízes descascadas e picadas em um forno ou desidratador elétrico. Guarde em um recipiente de vidro com tampa hermética. Para congelar, limpe, lave, fatie ou pique as raízes, coloque-as em sacos plásticos e leve ao congelador.

Culturas de raízes podem ser deixadas na terra durante o inverno. Este é um método popular de armazenamento da colheita. A parte aérea é cortada. O canteiro é coberto com uma camada de areia de rio e, em seguida, com plástico. No inverno, a neve é ​​jogada por cima.

Semear salsa de raiz é fácil. Cuidar dela e cultivá-la leva pouco tempo. Uma colheita de hortaliças de raiz de alta qualidade é facilmente obtida em um canteiro bem preparado, enriquecido com fertilizantes minerais e orgânicos. As variedades de salsa de raiz de ciclo tardio podem ser armazenadas em adega até a primavera. As variedades de ciclo precoce e médio podem ser secas ou congeladas rapidamente. O consumo regular desta hortaliça de raiz tem um efeito positivo na saúde e na aparência.

salsinha
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates