Feijão vermelho: benefícios e malefícios, propriedades, modo de preparo

Feijões

As leguminosas, independentemente do tipo e variedade, fornecem ao corpo humano proteínas, aminoácidos e vitaminas valiosas. O feijão vermelho é especialmente rico em elementos saudáveis. Pratos feitos com ele são incluídos em diversas dietas. Este produto é frequentemente usado para auxiliar na perda de peso. Quando consumido corretamente, o feijão vermelho oferece inúmeros benefícios à saúde. No entanto, se você tiver alguma contraindicação, deve evitar o consumo deste produto.

Composição química

As leguminosas contêm todas as vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo. Este produto contém os seguintes macro e micronutrientes:

  • cálcio;
  • sódio;
  • manganês;
  • selênio;
  • magnésio;
  • fósforo;
  • ferro;
  • cobre;
  • zinco.

Além disso, o feijão vermelho contém quase todas as vitaminas do complexo B, vitamina K, niacina e ácido nicotínico. Esses nutrientes melhoram o metabolismo celular e a defesa imunológica, além de promoverem a saúde da pele e dos cabelos. O ácido nicotínico garante a absorção completa de proteínas, promove a saúde do coração, normaliza o sistema nervoso e melhora a visão.

O feijão vermelho também fornece ao corpo humano aminoácidos essenciais:

  1. O triptofano tem efeito sedativo, ajuda a combater a depressão, alivia o estresse e normaliza o sono.
  2. A arginina contribui para a saúde do sistema reprodutivo e melhora a elasticidade da pele.
  3. A lisina previne o desenvolvimento do câncer e fortalece o sistema imunológico.
  4. A tirosina normaliza o funcionamento do sistema endócrino, alivia a depressão, tem efeito antioxidante e reduz o risco de alergias.
  5. A histidina ajuda a tratar a anemia por fazer parte da hemoglobina.

Valor nutricional

O feijão vermelho é uma proteína de alta qualidade e fácil digestão. Seus benefícios nutricionais são comparáveis ​​aos do peixe e da carne. O valor calórico do feijão vermelho é de 127 kcal por 100 g. O perfil nutricional é o seguinte:

  • 0,5 g de gordura;
  • 8,67 g de proteína;
  • 15,4 g de proteína;
  • 7,4 g de fibra.

Uma xícara de feijão contém fibra alimentar suficiente para saciar sua fome. Essa porção mantém você satisfeito por mais tempo. Comer feijão ajuda a eliminar toxinas do corpo.

Os benefícios e malefícios do feijão vermelho para o organismo.

A vantagem do feijão azuki vermelho é o seu alto teor de componentes benéficos, que permanecem intactos mesmo após o cozimento. Este produto é especialmente benéfico para crianças e adolescentes. As crianças podem começar a consumi-lo a partir dos três anos de idade. O ideal é combiná-lo com vegetais ou frutas para maximizar a absorção de nutrientes.

O feijão vermelho é benéfico para dietas de emagrecimento. Seus efeitos benéficos decorrem do fato de conter uma substância que inibe a produção de alfa-milase. Pratos feitos com esse tipo de feijão reduzem o apetite e aumentam a taxa metabólica.

Importante!
O feijão vermelho é particularmente benéfico para a perda de peso. Em apenas 7 dias seguindo uma dieta à base de feijão, muitas mulheres conseguem perder de 5 a 7 kg de excesso de peso.

O consumo de feijão só apresenta riscos potenciais à saúde na infância. Bebês frequentemente sofrem de cólicas e gases intestinais. Portanto, o feijão não deve ser oferecido a crianças menores de três anos de idade. O mesmo se aplica a quem sofre de flatulência ou outros problemas intestinais.

Para homens

Pratos com feijão vermelho são benéficos para os homens, melhorando a potência. São especialmente vantajosos para aqueles que passam longos períodos em frente ao computador. Este produto previne o desenvolvimento da obesidade e outras doenças relacionadas. O feijão nutre o corpo masculino, proporcionando vitalidade, energia e força.

Para mulheres

O feijão vermelho é especialmente benéfico para as mulheres. Este produto contém magnésio, cálcio e outras substâncias benéficas. Esses nutrientes proporcionam diversos benefícios:

  • Previne doenças dentárias;
  • Melhora a saúde do sistema reprodutivo;
  • Promove o curso normal da gravidez;
  • Melhora a saúde do cabelo e fortalece as unhas;
  • Rejuvenesce e hidrata a pele quando usado como parte de cosméticos caseiros.

O feijão apresenta propriedades benéficas durante a gravidez devido ao seu alto teor de folato. Isso promove o desenvolvimento adequado do tubo neural no feto. O efeito sedativo deste produto ajuda a acalmar o sistema nervoso e neutralizar as oscilações hormonais durante a gravidez. A alta concentração de ferro neste produto ajuda a combater a anemia. O feijão vermelho, quando consumido com moderação, melhora o equilíbrio de fluidos e alivia espasmos musculares. Isso ajuda a prevenir inchaço e cãibras durante a gravidez.

Após o nascimento, o feijão não deve ser evitado. Este produto enriquece o leite materno com vitaminas e proteínas. Também fortalece os ossos do bebê, promove o desenvolvimento muscular adequado, fornece oxigênio ao corpo e normaliza o equilíbrio de fluidos.

Para crianças

O feijão é uma opção saudável para crianças caso a carne não seja uma possibilidade. Este alimento fornece proteína à criança. As leguminosas são de fácil digestão e melhoram o sistema digestivo. O feijão vermelho fornece à criança a energia necessária, promovendo um crescimento e desenvolvimento mais rápidos. As vitaminas do complexo B presentes no feijão acalmam o sistema nervoso da criança. Portanto, pratos que incluem feijão são benéficos para crianças com maior agitação.

Uma criança só pode apresentar desconforto digestivo se ingerir feijões maduros, que são difíceis de digerir para os pequenos. Portanto, os feijões jovens são preferíveis para a alimentação infantil. Eles podem ser cozidos no vapor, fervidos ou transformados em sopa cremosa. Esses pratos podem ser introduzidos na dieta dos bebês a partir de um ano de idade.

Importante!
Ao introduzir feijão na dieta de uma criança, observe sua reação. Se ela reclamar de dor abdominal ou gases, elimine temporariamente os pratos à base de feijão vermelho.

Para perda de peso

As propriedades terapêuticas do feijão vermelho promovem a perda de peso. Este produto combina com sucesso fibras alimentares e carboidratos de digestão lenta. Portanto, é considerado um alimento dietético e recomendado para dietas de emagrecimento.

A proteína presente neste legume é um substituto completo para a proteína animal. Portanto, é benéfica para quem busca perder peso e para quem não pode consumir carne por motivos éticos ou religiosos. Além disso, pratos à base de feijão podem ser consumidos a qualquer hora do dia sem receio de ganho de peso.

As propriedades curativas do feijão vermelho

https://youtu.be/TzeteiRI4Wk

O feijão vermelho é cultivado desde a antiguidade. Suas propriedades medicinais já eram conhecidas naquela época. Na medicina tradicional, o feijão vermelho é usado para tratar diversas doenças. Geralmente, as vagens secas, que sobram após a debulha, são utilizadas para preparar remédios. Remédios também são feitos com as flores ou com os grãos maduros.

Para pancreatite

Para tratar a forma crônica dessa doença, utiliza-se o suco extraído das vagens verdes da planta. Misture 100 ml de suco com 1 colher de sopa de mel natural. Divida esse remédio em três doses e consuma-o ao longo do dia.

Para diabetes mellitus

Uma decocção feita com as vagens secas que sobram da debulha do feijão ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Este remédio contribui para o bem-estar de pessoas com diabetes tipo 2. Para preparar a decocção, coloque 3 colheres de sopa de vagens previamente trituradas em uma garrafa térmica e adicione 2 litros de água fervente. Após 6 horas de infusão, beba 1 copo por dia, 30 minutos antes das refeições.

Uma decocção pode ser feita com as vagens verdes amassadas. Para isso, coloque 4 colheres de sopa da matéria-prima em 500 ml de água fervente. Coloque o recipiente em banho-maria e aqueça por 15 minutos. Em seguida, deixe em infusão por mais 45 minutos. Essa infusão também pode ser consumida três vezes ao dia, antes das refeições.

Importante!
As infusões de vagens de feijão vermelho são usadas apenas como tratamento complementar, e não como tratamento principal.

Para o tratamento de doenças gastrointestinais

Nesse caso, remédios caseiros à base de feijão vermelho devem ser usados ​​com cautela. Caso contrário, podem causar mais mal do que bem. Consumir feijão cozido em sopas ou saladas pode ajudar a melhorar o quadro. Você também pode preparar uma infusão de feijão. Para isso, coloque 1 colher de sopa de feijão em 200 ml de água fervente e deixe em fogo baixo por meia hora. Deixe o líquido esfriar e beba 2 colheres de sopa após cada refeição.

Para se livrar de pedras nos rins

Para limpar a vesícula biliar e os rins de areia e prevenir a formação de cálculos, recomenda-se beber regularmente uma decocção feita com as flores do feijão-vermelho. Vinte gramas das flores são deixadas em infusão em 200 ml de água fervente por 10 minutos. A mistura resultante é dividida em quatro porções e consumida ao longo do dia.

Para cicatrização acelerada de feridas

O feijão vermelho maduro possui efeito antisséptico. Antes de usar, ele deve ser moído em um moedor de café até virar um pó fino. A mistura deve ser então combinada com água e uma pequena quantidade de mel até formar uma pasta espessa. Modele um disco achatado com essa pasta e aplique-o na área afetada da pele. A pasta impede o crescimento de microflora patogênica e seca o tecido afetado.

Aplicação em cosmetologia

Para melhorar a condição da pele, o feijão vermelho e o feijão azuki são usados ​​em máscaras cosméticas. O feijão cozido rejuvenesce a pele, reduz a aparência de linhas finas e rugas e elimina a pigmentação indesejada. Após o uso dessa máscara, a elasticidade da pele melhora e o brilho desaparece. Graças às suas propriedades antibacterianas, esse tratamento cosmético ajuda a prevenir espinhas, acne e outras imperfeições.

Para fazer uma máscara de limpeza, use grãos de café secos. Moa-os em um moedor de café e misture com uma quantidade igual de argila branca. Dilua a mistura com água até formar uma pasta. Aplique a máscara no rosto por 15 minutos. Para melhores resultados, repita o procedimento semanalmente.

Uma máscara firmadora é feita com feijão cozido. Triture-o, adicione 1 colher de sopa de suco de limão e a mesma quantidade de azeite. Espalhe a mistura sobre o rosto e deixe agir por 20 minutos. Essa máscara suaviza rugas finas e firma os contornos faciais.

Usos culinários

Feijões vermelhos, cultivados em casa ou comprados em lojas, são usados ​​na culinária. Essa leguminosa é utilizada para fazer sopas deliciosas, saladas, acompanhamentos, recheios de tortas e também em conservas. Pratos à base de feijão são especialmente comuns na culinária latino-americana. Lá, o feijão é usado para criar pratos picantes, combinados com carne e outros vegetais. Na Ucrânia, o feijão é adicionado ao borscht e às saladas de beterraba. Na Jordânia, o feijão cozido é usado para fazer pães achatados.

Preparação adequada

Antes de cozinhar, os feijões secos devem ser deixados de molho. Esse processo amolece a fibra dura dos feijões, acelera o cozimento e reduz a formação de gases durante o consumo.

O processo de demolho pode ser feito em água fria ou quente. No primeiro caso, os grãos ficam de molho no líquido por 8 a 10 horas. Portanto, geralmente são deixados de molho à noite e preparados pela manhã. No segundo caso, os grãos são imersos em água fervente por 2 minutos e depois deixados na água quente por 3 horas, com o fogo desligado.

Importante!
Certifique-se de descartar a água em que os feijões ficaram de molho. Cozinhe os feijões em água limpa.

Após deixar de molho, cozinhe os feijões em água limpa por 2 horas. Para acelerar o cozimento, adicione sal ou limão somente no final do cozimento.

Prato de feijão

Quais alimentos combinam bem com feijão vermelho?

O feijão vermelho combina muito bem com todos os tipos de legumes e ervas. É especialmente comum comê-lo com tomate, coentro e cebola. Como acompanhamento, o feijão harmoniza bem com peixe e carne. No Cáucaso, o feijão é usado para fazer o lobio, que também leva nozes, especiarias e alho.

Feijões grandes são usados ​​para fazer chili com carne, curry em pó e pimenta. Feijões azuki pequenos são usados ​​para fazer uma salada com maçãs, aipo e nozes.

Lobio

Este prato delicioso e nutritivo é especialmente popular na Geórgia. Leva pouco tempo para preparar se você deixar o feijão de molho na noite anterior.

Ingredientes:

  • 1 xícara de feijão vermelho;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 0,5 colher de chá de coentro;
  • 1 cebola média;
  • 0,5 xícara de nozes descascadas;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 maço de coentro;
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Como cozinhar:

Deixe os feijões de molho em água morna durante a noite. De manhã, escorra a água e cozinhe em água limpa até ficarem macios. Derreta a manteiga em uma frigideira e adicione o coentro. Refogue a cebola picada na manteiga até dourar. Misture a cebola com os feijões e o alho amassado, adicione as nozes picadas e as ervas picadas. Tempere o prato com sal e pimenta e misture bem.

Salada de Frango com Feijão

Esta salada é muito substanciosa, podendo ser consumida como prato principal.

Ingredientes:

  • 300 g de carne de frango cozida;
  • 150 g de qualquer queijo duro;
  • 2 pepinos em conserva;
  • 1 dente de alho;
  • 300 g de milho enlatado;
  • 200 g de feijão vermelho enlatado.

Como cozinhar:

Corte o frango e os pepinos em cubinhos e coloque em uma saladeira. Rale o queijo grosseiramente e adicione à carne e aos pepinos. Acrescente os ingredientes restantes e amasse o alho. Misture bem a salada e sirva.

Como escolher e armazenar

A maioria dos consumidores prefere comprar feijão pronto em vez de cultivar o seu próprio. O feijão vermelho é frequentemente vendido em sacos ou a granel nas lojas. Também existe a opção de feijão vermelho enlatado.

Ao comprar um produto embalado, certifique-se de verificar sua integridade, a data de embalagem e a data de validade. Se a embalagem for transparente, verifique se não há detritos entre os grãos. Se os grãos forem comprados a granel, verifique a qualidade dos próprios grãos. A casca deve estar livre de danos, rachaduras e sinais de atividade de insetos. Você pode ver como é um produto de qualidade em fotografias.

Ao comprar feijão enlatado, preste atenção à data de validade e à data de fabricação. Certifique-se de verificar os ingredientes para garantir que não contenham ingredientes artificiais prejudiciais.

Feijão vermelho

Importante!
Fabricantes inescrupulosos às vezes adicionam bisfenol A ao feijão enlatado, o que é prejudicial à saúde.

Armazenar feijões comprados a granel Guarde em um frasco bem fechado em uma despensa fresca e seca. Armazene feijões embalados nas mesmas condições até a data de validade indicada na embalagem. Guarde feijões enlatados na geladeira. Guarde o prato de feijão preparado em um recipiente bem fechado na geladeira por até 3 dias.

Avaliações

Arina, 25 anos

Segui a dieta do feijão por uma semana. A dieta foi monótona, claro, mas perdi 4 kg nesse período, e a diferença é claramente visível nas fotos de antes e depois. Fiquei satisfeita com os resultados; não senti fome, mas me senti desconfortável por comer tanto feijão. Portanto, não arriscaria repetir o experimento.

Svetlana, 40 anos

Costumo cozinhar feijão como acompanhamento para carne. É um prato saboroso e nutritivo. O feijão é muito mais saudável do que a batata, pois é uma ótima fonte de proteína. Fazer sopa de feijão é delicioso mesmo sem carne.

Para concluir

O feijão vermelho é um prato saboroso e saudável. Quando cozido corretamente, não oferece nenhum risco à saúde. Infusões feitas com esse feijão podem melhorar o bem-estar em alguns casos de doenças. Portanto, o consumo de feijão é recomendado como parte de uma dieta regular ou como remédio.

Feijões
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates