Descrição dos cogumelos sorveira branca e qual a sua aparência (+18 fotos)?

Cogumelos

Os cogumelos do gênero Tricholoma, também conhecidos como Tricholoma, são comuns nas florestas da Rússia e de outros países do Hemisfério Norte. Recebem esse nome devido à disposição típica de suas colônias — fileiras agrupadas.

Existem muitas espécies comestíveis de Tricholomas, mas também existem aquelas que não são. Um desses cogumelos é o Tricholomas australis. As chances de encontrá-lo na floresta são muito altas, mas identificá-lo é muito difícil. Isso só pode ser feito estudando cuidadosamente uma foto e a descrição do cogumelo.

Características típicas da variedade

Este cogumelo é facilmente reconhecível à distância devido à sua cor pálida característica, e um coletor de cogumelos inexperiente pode confundi-lo com um champignon. No entanto, ao observá-lo mais de perto, diferenças marcantes em relação a outras espécies tornam-se evidentes.

Aparência e foto

O sorveira-branca é um cogumelo lamelar.

Características de aparência:

  • A superfície é lisa, e a cor varia do branco puro ao leitoso;
  • Tampa com bordas curvas, com até 10 cm de diâmetro;
  • um caule fibroso cilíndrico com aproximadamente 10 cm de altura e até 2 cm de diâmetro;
  • A polpa é densa e fica rosada onde se rompe.

É importante lembrar deste cogumelo, pois, quando consumido, causa imediatamente mal-estar estomacal e até mesmo intoxicação.

Morfologia

Pertence à família Tricholomaceae, gênero: Tricholoma, espécie: Tricholoma branca. Sua estrutura é típica do gênero.

Os seguintes elementos podem ser considerados marcadores de espécie:

  1. chapéu – Possui um formato convexo que se endireita e se achata com o tempo. A cor permanece praticamente inalterada, mas os cogumelos mais velhos desenvolvem uma tonalidade amarelada no centro.
  2. Perna – Elástico, alargado na parte superior, com uma cobertura farinhenta. Tem uma textura bastante densa ao toque, sem qualquer leveza.

    Descrição do cogumelo
    Descrição do cogumelo
  3. Registros – brancos, frequentes e largos, podem adquirir uma cor amarela em cogumelos mais velhos.
  4. Polpa – denso, branco, inodoro em exemplares jovens. À medida que o cogumelo amadurece, desenvolve um odor mofado desagradável.

Os cogumelos crescem em simbiose com coníferas e bétulas, criando raízes profundas que lhes permitem manter locais de reprodução por vários anos.

Local de distribuição

Essa espécie é nativa do continente europeu. É particularmente comum nas florestas russas da região oeste do país e no Krai de Primorsky. O fungo é amplamente distribuído em florestas decíduas e mistas de latitudes temperadas. Prefere solos ácidos para se reproduzir.

Prefere espaços abertos e pode ser encontrada em bordas de florestas, prados e áreas gramadas. Como todas as espécies de Tricholoma, não cresce isoladamente, mas em grupos de dez ou mais indivíduos.

Área de cultivo de cogumelos
Habitat dos cogumelos

O período de crescimento e frutificação do sorveira abrange o período de julho a meados de outubro, mas pode ser mais longo, dependendo das condições climáticas.

Consumo

Embora muitas espécies de Tricholoma sejam comestíveis e usadas no preparo de pratos deliciosos, o Tricholoma branco não é comestível, sendo que algumas fontes o classificam até mesmo como semi-venenoso. O cogumelo possui um odor desagradável e muito persistente, e seu sabor pode ser descrito como amargo e picante.

Você definitivamente não deve adicionar esses cogumelos à sua dieta. Ingerir o Tricholoma glabra pode causar problemas digestivos e até mesmo intoxicação grave. Tenha cuidado ao fazer trilhas na floresta para evitar levar um para casa por engano.

Comendo cogumelos de sorveira
Comendo cogumelos de sorveira

O único uso desse cogumelo é na medicina popular. O extrato de sorveira-branca é às vezes usado em pomadas e tinturas para combater rugas e problemas de pele (acne, poros dilatados e oleosidade excessiva). No entanto, preparar esses remédios não é comum, portanto, não tente fazê-los por conta própria.

Atenção!
O consumo do cogumelo Tricholoma branco, em qualquer forma, é contraindicado para todas as idades e condições de saúde. Não experimente com este cogumelo; cuide de si e dos seus entes queridos.

Diferença em relação aos cogumelos comestíveis

O cogumelo sorveira-branca tem vários parentes semelhantes que são perfeitamente comestíveis. São eles:

  1. Cogumelo – Parece bastante semelhante ao cogumelo Tricholoma. Você pode distinguir o Tricholoma pelo seu odor desagradável, enquanto o cogumelo Agaricus tem um aroma agradável. Outra pista são as lamelas escuras do cogumelo Agaricus e as lamelas brancas do cogumelo Tricholoma. A diferença final é a ausência de um anel no estipe do cogumelo Tricholoma.
  2. Tricloma de maio – muito semelhante em cor e forma ao seu primo venenoso, mas completamente inofensivo para os humanos e com um sabor e cheiro agradáveis, semelhantes aos da farinha fresca. Difere do cogumelo sorveira-branca na sua cor – branco-leitosa, até mesmo cremosa – e nas lamelas estreitas fundidas ao estipe.

    É considerado muito difícil avistar um cogumelo de maio na floresta ao mesmo tempo que um cogumelo venenoso, pois eles têm períodos de maturação diferentes. O cogumelo de maio cresce do final de abril ao final de julho, enquanto o cogumelo branco só começa a florescer em agosto.

É importante compreender as diferenças entre os cogumelos e as características específicas que podem ajudar a evitar a colheita de espécies venenosas. Deve-se prestar especial atenção a cogumelos venenosos semelhantes ao sorveira-branca.

É fácil confundi-lo com o cogumelo sorveira-fedorenta, que tem um odor desagradável típico, mas é muito semelhante em aparência ao cogumelo branco. Enquanto este último é intragável devido ao seu sabor amargo e potencial para causar problemas digestivos, o primeiro é um cogumelo verdadeiramente venenoso, representando um risco para a saúde humana.

Respostas às perguntas mais frequentes

É possível sofrer um envenenamento grave por sorveira-branca?
Ingerir este cogumelo, em qualquer forma, pode causar problemas digestivos. O envenenamento também é possível, mas isso depende da quantidade consumida e da fisiologia individual.
É possível eliminar o odor desagradável dos cogumelos deixando-os de molho por um longo período?
O cheiro forte e mofado dos cogumelos não desaparece nem quando são deixados de molho nem durante qualquer outro processamento culinário.
É verdade que a sorveira branca é um alucinógeno?
Não existem informações desse tipo sobre o cogumelo sorveira-branca. No entanto, o cogumelo sorveira-fétida, que se assemelha ao branco na aparência, afeta a visão e a audição humanas se ingerido. O veneno contido no cogumelo também pode causar danos irreversíveis ao cérebro.

O cogumelo sorveira-branca é um dos cogumelos mais perigosos para a saúde humana. É comum e frequentemente encontrado em florestas por quem o coleta. Apesar de sua aparência agradável, possui um odor característico, o que facilita a distinção de espécies comestíveis. Tenha cuidado ao colher cogumelos e não se arrisque a colher cogumelos dos quais você não tenha certeza.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates