Uma variedade de feijão chamada "Black Eye" está se tornando muito popular. Ela atende a todos os requisitos para uma dieta saudável, cozinha rapidamente e tem um sabor delicado e suave. Este produto fornece ao corpo proteínas saudáveis, vitaminas e outros nutrientes valiosos. Você pode comprar esses feijões em qualquer loja, mas cultivá-los você mesmo é muito mais gratificante. O processo é simples e até mesmo um jardineiro iniciante com pouca experiência consegue realizá-lo.
Um pouco de história
O feijão-fradinho é originário da Índia. As primeiras menções a essa planta aparecem em documentos que datam de 500 d.C. Inicialmente, foi cultivado em outros países asiáticos. O produto popular chegou então à América do Sul e, posteriormente, foi levado para os Estados Unidos. Atualmente, é um dos alimentos mais populares na América.
Após a Guerra Civil Americana, havia necessidade de um alimento saboroso, nutritivo e de fácil acesso. O feijão-fradinho tornou-se a solução. É fácil de cultivar e seu valor nutricional e sabor rivalizam com os da carne.
Você também pode se interessar por:Essa leguminosa foi então transportada da América para a Europa e rapidamente se espalhou por lá. Suas propriedades benéficas para enriquecer o solo com nitrogênio foram notadas e, portanto, ela começou a ser cultivada para melhorar a produtividade das culturas subsequentes.
Descrição e características da variedade
O feijão-fradinho pertence à família das leguminosas. É uma planta herbácea anual de porte baixo, que atinge uma altura de 30 cm. Todas as principais partes da planta são muito semelhantes às de outras leguminosas. A única diferença está na estrutura da flor. O feijão-fradinho possui uma corola curva que lembra a proa de um barco, enquanto outras variedades de feijão têm formato espiral.
Outras características da variedade:
- A planta atinge a maturidade 120 dias após o surgimento dos primeiros brotos;
- Essa variedade de feijão prefere crescer em climas quentes;
- A taxa de amadurecimento do feijão é quase independente da quantidade de luz solar;
- Essa cultura cresce melhor em solo argiloso, mas também pode ser cultivada em solo arenoso ou argiloso;
- A produção desta variedade chega a 3 kg por planta.
Os benefícios e malefícios do feijão-fradinho
Essa leguminosa é benéfica como alimento dietético devido ao seu alto valor nutricional. Seu valor calórico é de 345 kcal. 100 g de feijão contêm:
- 55 g de carboidratos;
- 21 g de proteína;
- 2 g de gordura;
- 14 g de água.
A composição química do produto inclui ingredientes como fósforo, iodo, ferro, manganês, cobalto, sódio e magnésio. Devido a essa composição benéfica, incluir regularmente pratos feitos com essa variedade de feijão na dieta é benéfico para doenças renais e cardíacas, bem como para o controle da obesidade. O efeito diurético dessa planta é utilizado para combater o edema. Ela também é usada como antipirético, antibacteriano e cicatrizante. Essa leguminosa normaliza o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, melhora a função geniturinária, tem um leve efeito sedativo e estimula a digestão.
Nem todos podem consumir esse legume em quantidades ilimitadas. Em alguns casos, a quantidade desse produto é reduzida ao mínimo ou até mesmo eliminada por completo. O consumo de feijão deve ser moderado se você apresentar alguma das seguintes condições:
- colecistite;
- nefrite;
- úlcera péptica;
- gota;
- gastrite.
Você também pode se interessar por:Após os 60 anos, recomenda-se reduzir a quantidade de feijão na dieta. No entanto, não é necessário eliminá-lo completamente.
Regras de seleção
Ao adquirir a variedade Black Eye como material de semente para cultivo posterior, a condição dos grãos é avaliada de acordo com as seguintes regras:
- Os grãos devem ter o mesmo tamanho para que todas as plantas germinem e emerjam ao mesmo tempo.
- A casca dos grãos deve estar intacta, sem danos ou rachaduras.
- A cor da pele deve ser branca, com um brilho lustroso e uma mancha preta característica na lateral.
- Os grãos são selecionados por sua suavidade, sem crescimentos estranhos ou manchas de sujeira.
- Os grãos devem estar secos ao toque.
É importante também prestar atenção ao prazo de validade dos grãos. Os grãos mantêm sua viabilidade por 16 a 18 meses.
Cultivo e cuidado
Assim como outras variedades de feijão, o feijão-fradinho é fácil de cultivar em casa, no seu jardim ou casa de campo. O local para o cultivo deve ser escolhido levando em consideração a rotação de culturas. Esta planta não pode ser cultivada permanentemente no mesmo local. O replantio no mesmo local só deve ocorrer após três anos. Escolha um local com boa luminosidade natural e proteção contra ventos frios.
Em climas quentes do sul, o feijão é plantado diretamente no solo. Na região central do país, esse método não produz uma boa colheita no tempo certo. Portanto, o feijão é cultivado a partir de mudas. O canteiro é preparado com antecedência. No outono, o solo é arado, adicionando-se húmus ou esterco. Na primavera, o solo é arado novamente, com a adição de fertilizantes minerais.
Antes da semeadura, desinfete as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora. A semeadura ou o transplante das mudas para o solo aberto só devem ser feitos após o clima estar bem aquecido. O solo deve ser aquecido a 15°C (59°F) a uma profundidade de 10 cm. Ao plantar, mantenha uma distância de 70 mm entre as plantas na mesma linha e 80 cm entre as linhas.
Após a germinação, os cuidados consistem na rega regular dos canteiros. Entre as regas, o solo é levemente afofado para fornecer oxigênio ao sistema radicular da planta. As ervas daninhas são removidas regularmente. À medida que as plantas jovens crescem, elas são tutoradas com uma rede ou barbante bem esticado para sustentar os brotos. Antes da floração, o solo é enriquecido com fertilizantes minerais. Adicionam-se 5 gramas de cloreto de potássio e 15 gramas de superfosfato por metro quadrado.
Você também pode se interessar por:Colheita e armazenamento
O feijão-fradinho pode ser colhido na fase leitosa, com o auxílio de uma pá, ou quando estiver completamente maduro. No primeiro caso, as vagens são colhidas 45 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Nesse ponto, as sementes dentro das vagens serão pequenas, aproximadamente do tamanho de um grão de trigo.
As sementes totalmente maduras são colhidas quando as vagens secam e começam a se abrir. Os grãos são então retirados das vagens e armazenados ou vendidos. Os grãos podem ser usados como alimento ou como sementes.
Feijões maduros ou verdes podem ser armazenados. No caso dos verdes, estes são cortados em pedaços, colocados em sacos e congelados. Também podem ser enlatados.
Os feijões secos são armazenados em potes de vidro ou sacos de lona embebidos em sal. Para evitar infestações de insetos, adicionam-se dentes de alho aos recipientes. Os potes são bem fechados com tampas e armazenados em local fresco e seco. A temperatura de armazenamento deve ser inferior a 10°C (50°F) e a umidade não deve ultrapassar 30%. Nessas condições, a colheita se conservará bem por dois anos.
Pragas e doenças
O feijão-fradinho é praticamente imune a pragas e doenças. Ele só se torna problemático se as práticas de cultivo não forem seguidas. Se a rotação de culturas não for praticada e o feijão for replantado no mesmo local, o sistema radicular fica suscetível à infestação por nematoides.
Durante a floração, os botões florais produzem muito néctar, atraindo abelhas e outros insetos. Nesse período, não se deve usar inseticidas nas plantas, pois podem prejudicar os insetos.
Usos do feijão-fradinho
O feijão-fradinho contém arginina, que é benéfica para pessoas com diabetes. O consumo regular de feijão-fradinho normaliza gradualmente os processos metabólicos do corpo. Uma decocção do feijão ajuda a tratar:
- urolitíase;
- processos inflamatórios na bexiga;
- artrite reumatoide.
Na cosmetologia, feijões cozidos são usados para fazer máscaras cosméticas. Eles ajudam a melhorar a condição da pele, limpar os poros, rejuvenescer e suavizar linhas finas. Se você tem manchas indesejadas, as máscaras de feijão uniformizam o tom da sua pele.
O feijão-fradinho é usado principalmente na culinária. É utilizado em sopas, pratos principais e saladas. Também é enlatado e armazenado durante o inverno.
Okroshka com feijão
Este prato é uma variação da tradicional okroshka. É delicioso e nutritivo. É fácil de preparar e adequado até para cozinheiros iniciantes.
Ingredientes:
- 1 xícara de feijão-fradinho;
- 6 pepinos pequenos;
- 100 g de rabanete;
- 3 ovos;
- 300 g de frango cozido;
- 1,5 litros de água mineral ou kvass;
- 1 maço de verduras;
- Suco de limão a gosto.
Como cozinhar:
Lave os feijões e cozinhe-os por 40 minutos. Enquanto isso, cozinhe os ovos em outra panela. Deixe os ingredientes cozidos esfriarem um pouco. Corte os legumes restantes e o frango em pedaços pequenos e adicione-os à panela. Corte os ovos em cubos pequenos ou em fatias grandes. Adicione-os, juntamente com os feijões cozidos, à panela com os ingredientes restantes. Misture tudo e adicione o kvass ou água mineral. Ao servir, adicione um pouco de suco de limão e polvilhe com ervas picadas.
Salada de carne
Este prato tradicional georgiano leva feijão, pimenta, ervas e khmeli-suneli. É rápido de preparar, mas o resultado é uma salada deliciosa e nutritiva.
Ingredientes:
- 300 g de feijão-fradinho pré-cozido;
- 300 g de carne bovina magra cozida;
- 1 cebola roxa grande;
- 1 pimentão vermelho doce;
- 1 pimenta malagueta;
- 50 g de nozes descascadas;
- 4 dentes de alho;
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 1 maço de coentro;
- lúpulo-suneli a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Como cozinhar:
A carne é cortada em tiras finas. A cebola e o pimentão são cortados em meias-luas. A pimenta é descaroçada e picada finamente, misturada com alho amassado e ervas picadas. As nozes são picadas finamente e torradas em uma frigideira seca.
Coloque os feijões cozidos em uma saladeira. Em seguida, adicione todos os outros ingredientes. Tempere a salada com sal e pimenta a gosto e adicione o lúpulo Suneli. Para o molho, misture azeite e vinagre de vinho. Tempere a salada e misture bem.
Avaliações
Evgeniya, 38 anos
O feijão-fradinho cresce bem simplesmente semeando as sementes secas na terra. É ótimo porque é resistente a insetos. Quando cultivado corretamente, produz uma colheita abundante. Eu já congelei alguns verdes e os uso conforme a necessidade em diversos pratos.
Elena, 45 anos
Eu mesma não cultivei essa variedade de feijão. No nosso clima, eles precisam ser plantados como mudas, o que dá muito trabalho. Eu compro feijões já embalados no mercado. Esses feijões são ótimos para fazer lobio georgiano e saladas de legumes.
Para concluir
O feijão-fradinho é ótimo porque não precisa de muito tempo de cozimento nem de ficar de molho antes de preparar. É praticamente isento de gordura e ideal para dietas. O consumo regular desse feijão pode ajudar na perda de peso e melhorar o bem-estar.

Vagens de feijão: propriedades benéficas, contraindicações, benefícios e malefícios.
Feijões para o corpo: composição, benefícios, contraindicações
Tipos e variedades de feijão: seus nomes, descrições e fotos.
Descrição e fotos de variedades populares de vagem de aspargo