Todas as plantas do jardim devem dar frutos, mas a quantidade pode ser insignificante. Arbustos e árvores dedicam a maior parte da sua energia ao desenvolvimento da massa vegetativa, embora os jardineiros tenham objetivos completamente diferentes. O principal é Poda de uvas no outono para iniciantes Isso envolve a remoção de 90% da videira. Apenas um número suficiente de gemas deve ser deixado para o crescimento e frutificação subsequentes.
Partes das uvas
Antes de podar as videiras no outono, é preciso compreender a estrutura da planta. É composto por várias partes:

- salto;
- padrão;
- cabeças;
- ombros;
- nós;
- brotos de frutos.
A base da planta é chamada de calcanhar; ela fica localizada debaixo da terra. É onde as raízes começam a crescer. O tronco, ou caule, é a parte da trepadeira que vai do solo até o primeiro broto lateral. Todas as árvores, arbustos e flores têm um caule. A copa é o espessamento no tronco de onde os brotos se originam.
Os ramos laterais, também chamados de mangas ou ombros, são brotos que crescem a partir do tronco principal. As gemas que crescem neles também são chamadas de olhos. A manga longa e podada é a haste frutífera. Devem ser deixadas até oito gemas nela.
Formação de plantas
Existem várias opções. formação de brotos de uvaO método mais simples é podar os brotos para que cresçam horizontalmente em vez de verticalmente. Para isso, crave suportes nas laterais do arbusto jovem e estique corda ou arame sobre eles. A trepadeira é então presa a esses suportes.

No primeiro ano após o plantio, as videiras produzem brotos e gemas na primavera, e brotos laterais aparecem no outono. Apenas duas gemas permanecem em uma planta de um ano; o restante deve ser removido. Desses brotos emergem ramos que devem ser amarrados e inclinados em direções diferentes. No final do outono, após a queda de todas as folhas, os ramos são encurtados. Isso não deve ser feito antes, pois as videiras jovens irão absorver seiva e secar. Um dos ramos é mantido curto e o outro é deixado mais comprido. Para o inverno, é melhor remover as videiras da treliça e... isolar.
Assim que as geadas passarem, chegará abril e você poderá colher. material de cobertura e amarre a trepadeira às cordas inferiores. As pontas dos ramos devem apontar em direções diferentes. Em uma planta de dois anos, os caules crescem verticalmente para cima ou em um ângulo a partir do centro. No outono, corte o ramo mais comprido, deixando apenas duas gemas. Os ramos verticais externos são conduzidos para produzir hastes frutíferas, cada uma com quatro gemas. A trepadeira é novamente removida e coberta para protegê-la da geada.
As videiras de três anos também precisam de tratamento. Na primavera, elas são deixadas descobertas por alguns dias e, em seguida, os ramos são amarrados ao arame inferior, com as pontas voltadas para direções diferentes. Os ramos de substituição devem ser posicionados verticalmente; novos ramos se formarão a partir de suas gemas. Em agosto, as videiras devem ser podadas em 10 a 15 cm. Isso aumentará o número e o tamanho das uvas. No outono, os ramos que pararam de dar frutos são removidos.
Ferramentas e materiais
Antes de começar o trabalho, os viticultores iniciantes devem adquirir as ferramentas e os materiais necessários. Lista completa:

- tesouras de poda ou tesouras especiais;
- luvas de jardinagem;
- cordas, varas e arame;
- Serragem e galhos de abeto, filme de polietileno.
As tesouras de poda devem estar muito afiadas. Os ramos devem ser cortados todos de uma vez, caso contrário, serão danificados. Lâminas cegas podem rasgar as videiras e as folhas, causando o apodrecimento e a morte da planta. Como as videiras mais velhas têm brotos pontiagudos, recomenda-se o uso de luvas grossas.
Tipos de poda
Os jardineiros têm opiniões diferentes sobre a melhor forma de podar as videiras para o inverno. Existem dois tipos de poda: na primavera e no outono. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Vantagens da primeira opção:
- Na primavera, vale a pena processar uvas em regiões onde os frios de inverno são moderados;
- estimulação da secreção de suco;
- a oportunidade de obter mais frutas.

Existem outras desvantagens: a seiva pode inundar os botões, fazendo com que a planta pare de produzir frutos. Na primavera, as trepadeiras são macias e as tesouras de poda danificam sua estrutura e causam apodrecimento. Em clima quente, a copa fica difícil de moldar adequadamente, pois cresce rapidamente. Nos primeiros meses do verão, toda a energia da planta é direcionada para o crescimento dos brotos, não sobrando energia para os frutos.
O esquema de poda de uvas de outono para iniciantes é diferente. Benefícios da poda em outubro e novembro:

- O arbusto está mais bem preparado para a geada;
- aumento da frutificação;
- A planta torna-se mais resistente a temperaturas abaixo de zero.
As desvantagens são bem menores. Entre elas, a possibilidade de o trabalho ser realizado no momento errado, o que pode levar à quebra das frágeis trepadeiras. O procedimento é difícil de executar no outono, pois geadas severas são comuns. É impossível trabalhar em temperaturas abaixo de zero; os galhos congelados não sobrevivem até a primavera.
Executar o trabalho
Os jardineiros utilizam diversos métodos para tratar a planta. A escolha do método apropriado depende da idade da videira. Todos os anos, após a queda das folhas, as videiras devem ser podadas para o inverno. No primeiro ano após o plantio, basta remover os ramos maduros. Após os meses frios, novos brotos com gemas surgirão no local do corte.
Uma planta de dois anos já possui vários brotos. Você pode deixar dois ou três, mas remova duas gemas de cada um. No terceiro ano, surgem significativamente mais ramos laterais. A trepadeira está completamente formada. Portanto, é necessário um cultivo mais cuidadoso. Quatro gemas devem ser removidas de cada broto. Caso contrário, a planta produzirá frutos pequenos em pouca quantidade.
arbusto jovem
Para garantir que a poda da videira produza frutos, siga algumas regras. Remova apenas os ramos desnecessários, danificados e mortos. Evite remover todos os brotos indiscriminadamente, pois isso levará a um crescimento deficiente e ao ressecamento da planta. Use apenas ferramentas afiadas que não danifiquem a videira.
O procedimento é realizado com movimentos precisos; o ideal é praticar em outras plantas antes. Após a poda, o jardineiro deve fornecer suporte para as videiras. Todas as flores que se formaram durante o verão também devem ser removidas. Um dos dois métodos de poda é utilizado. O primeiro Recomenda-se podar as videiras corretamente no outono, seguindo o seguinte esquema:

- 1º ano - apenas um broto se desenvolve;
- Na segunda, um broto lateral é liberado;
- Na primavera, a planta desenvolve outro ramo a partir do tronco central;
- Em um arbusto de três anos, todos os brotos, exceto o central, são cortados do broto desenvolvido;
- 4º - restam dois ramos curtos e uma flecha frutífera;
- No quinto dia, aparecem dois ramos com frutos.
A segunda opção consiste em plantar uma trepadeira no primeiro ano e cultivar dois brotos. Uma planta de dois anos produzirá mais dois brotos, que serão podados, deixando quatro gemas cada, na primavera seguinte. Esses brotos voltam a brotar no outono e, no quinto ano, restam apenas dois brotos frutíferos e alguns ramos curtos.
O trabalho é realizado em várias etapas. Primeiro, o arbusto é limpo de inflorescências e folhas secas. Em seguida, as folhas são deixadas cair completamente, liberando todos os nutrientes para o tronco central. Depois disso, os galhos mais grossos são podados, dando origem a novos galhos. Na segunda etapa, um galho sim, um galho não, é removido, deixando três gemas em cada um. O novo galho é encurtado para que tenha apenas duas gemas. Isso significa que o arbusto é reduzido em quase metade do seu tamanho.
Uvas velhas
As videiras antigas devem ser podadas corretamente no outono, seguindo o mesmo padrão das plantas jovens. Primeiro, remova todas as folhas, flores e brotos mortos e limpe o solo onde novos ramos estão se formando. Um sistema de poda em forma de leque é adequado para rejuvenescer uma planta antiga. Seguindo esse padrão, corte quaisquer brotos que estejam crescendo demais e interferindo na estrutura escolhida.
Todos os galhos removidos são retirados do solo e destruídos. Se permanecerem sob o arbusto durante o inverno, podem apodrecer. O trabalho é realizado em etapas:
- Todos os ramos grossos são cortados, deixando apenas três gemas;
- Remova um caule sim, um caule não, até o quinto broto;
- As videiras excessivamente secas são removidas completamente;
- O galho podre deve ser removido até a raiz;
- O arbusto finalizado é fixado com arames e cordas;
- Quando houver um aglomerado de brotos, corte um a cada três, até chegar a alguns botões.

Cuidados pós-procedimento
Após todo o trabalho, é preciso cuidar da planta com atenção. O esquema de poda é claro até para iniciantes, mas muitos, mesmo seguindo todas as instruções, acabam arruinando o arbusto por causa dos cuidados inadequados. Regar e coberturaUma solução adequada pode ser preparada a partir de potássio e superfosfato ou ácido bórico e ácido sulfúrico, e iodo.

Espalhe o líquido sobre cada metro quadrado de solo onde as uvas estão crescendo. Em seguida, regue a planta abundantemente; não tenha medo de regar em excesso. O arbusto absorverá toda a umidade necessária. Além disso, Proteger as vinhas de pragas e doenças.Para isso, você precisará adquirir produtos específicos: Stron, Vectra e Ovixel. Fundazol é usado para prevenção.
Você também pode se interessar por:Em seguida, é preciso cobrir as videiras. A escolha do material depende da região. Na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, os invernos são bastante frios, então apenas o filme plástico não será suficiente. O arbusto precisa ser compactado rente ao chão, as videiras aparadas e, se necessário, lastreadas com pesos. As raízes são isoladas com galhos de pinheiro e serragem, e a própria planta é coberta com plástico.
Na próxima temporada, a videira produzirá uma grande quantidade de frutos. No entanto, os iniciantes devem seguir todas as instruções do procedimento. Caso contrário, a planta pode morrer de seca ou apodrecimento. Um vinhedo tratado e isolado adequadamente prosperará ano após ano.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações