Quais temperaturas o repolho suporta na primavera e no outono?

Repolho

O repolho é um vegetal muito apreciado em todas as famílias. Muitos jardineiros o cultivam em seus próprios terrenos. No entanto, para obter uma colheita decente, é preciso esforço. O cultivo de repolho tem suas particularidades, e manter as condições de temperatura adequadas determinará o resultado final.

Requisitos de temperatura

No cultivo de hortaliças, utilizam-se tanto métodos de plantio direto quanto métodos sem mudas. Condições de temperatura. cultivando mudas na primavera E no outono eles são diferentes. Sem observá-los, os jovens As mudas serão fracas. e pouco saudável, e no outono o vegetal formará uma cabeça de má qualidade.

Para mudas na primavera

Para obter uma alta porcentagem de rendimento de repolho, a temperatura das mudas na primavera deve ser mantida:

Período

repolho branco

repolho roxo

Colorido Couve-rábano Bruxelas
Germinação de sementes +18 — +22 +20 - +24 durante o dia +18 - +20 durante o dia +20 a +22 durante o dia
1 a 7 dias após a germinação +16 - +18 24 horas por dia +18 24 horas por dia +18 24 horas por dia +17 - +18 24 horas por dia
7 a 15 dias a partir do início da germinação

+18 durante o dia

+13 à noite

+18 durante o dia

+16 à noite

+17 — +18 durante o dia

+13 — +16 à noite

+18 durante o dia

+15 à noite

15 a 35 dias a partir do início da germinação

+18 - +20 durante o dia

+16 à noite

+20 durante o dia

+16 à noite

+18 - +20 durante o dia

+16 à noite

+20 durante o dia

+16 à noite

A redução da temperatura noturna impede que as plantas jovens se estiquem demais, permitindo que desenvolvam um sistema radicular mais robusto. Além disso, as mudas ficarão mais compactas e tolerarão melhor o plantio em seu local definitivo.

Para a cultura do outono

Para o desenvolvimento normal das plantas no outono, diferentes variedades de hortaliças requerem condições adequadas:

Variedade Durante o dia À noite
repolho branco precoce +18 — +25 +13 - +18
repolho branco médio +20 +16
repolho branco tardio +14 — +18 +10 — +16
Colorido +20 — +25 +18
repolho roxo de maturação média-precoce +18 — +20 +16
repolho roxo tardio +16 — +20 +16 — +18
Couve-rábano +18 +16
Bruxelas +20 — +25 +18

A influência da baixa temperatura

Os danos causados ​​pela geada afetam as variedades e cultivares de hortaliças de maneiras diferentes. Algumas espécies são resistentes a geadas de até -10 graus Celsius, enquanto outras não suportam temperaturas próximas de zero. As variedades suscetíveis a danos causados ​​pela geada são suscetíveis a exigindo reabilitação imediataPortanto, o efeito das baixas temperaturas varia individualmente para cada tipo de repolho.

Para mudas na primavera

Para obter mudas saudáveis ​​e vigorosas, é importante manter os parâmetros termodinâmicos do solo e do ar durante as diferentes fases de desenvolvimento das mudas. Os brotos de repolho emergem após a semeadura em temperaturas tão baixas quanto +5°C a +10°C. No entanto, as mudas que crescem em temperaturas mais baixas são frequentemente afetadas por canela-preta e podridão. Portanto, é importante não permitir que os parâmetros termodinâmicos caiam abaixo de +10°C.

Para a cultura no outono

Cultura do outono Tolera bem o frioA couve roxa e a couve branca raramente são colhidas antes da primeira nevasca. Elas suportam facilmente geadas de até -7°C (-7°F), desde que o degelo seja gradual. A couve-flor e a couve-de-bruxelas toleram apenas temperaturas de até -1°C (-1°F), desde que o período de frio seja curto. Caso contrário, as áreas atingidas pela geada bloqueiam o fornecimento de oxigênio à couve, causando o apodrecimento da polpa. Essa doença leva ao rápido apodrecimento, tornando a planta imprópria para consumo.

Importante!
Vegetal, cultivado sem mudas, distingue-se pela maior resistência à geada. Depois de selecionar a sua variedade ou híbrido favorito, pode semear as sementes diretamente no solo. Isto poupa tempo e esforço, e as mudas jovens terão maior imunidade a condições adversas.

https://youtu.be/59RbltkWtr8

Resistência à geada das culturas

Plantas maduras no estágio de maturação técnica da espiga apresentam tolerância ao frio, que varia de acordo com a espécie e a variedade. Híbridos e variedades de maturação tardia são mais resistentes à geada do que variedades de meia estação e precoces.

Variedade Resistência ao frio
repolho branco precoce até -5
repolho branco médio até -6
repolho branco tardio até -11
Colorido até -1
repolho roxo de maturação média-precoce até -6
repolho roxo tardio até -8
Couve-rábano até -5
Bruxelas até -2

Endurecimento das mudas

As mudas cultivadas em parapeitos de janelas ou estufas estão acostumadas a condições artificiais de cultivo. Portanto, uma mudança repentina nessas condições resultará em sua morte. Aclimatar as mudas à radiação ultravioleta e a parâmetros termodinâmicos reduzidos as tornará resistentes à luz solar, à precipitação e à geada. O processo de aclimatação deve começar de 12 a 15 dias antes do plantio das mudas em seu local definitivo no solo.

  1. Leve os vasos de plantas para fora diariamente, inicialmente deixando-os por duas a três horas, aumentando gradualmente o tempo. Traga os vasos para dentro à noite e, se o tempo estiver muito quente, providencie sombra para as plantas.
  2. Dez dias após o início do processo de aclimatação, se não houver risco de geada, deixe as mudas ao ar livre durante a noite;
  3. PARA transplante para um local permanente As mudas jovens estão prontas para serem plantadas em solo definitivo quando apresentarem quatro folhas verdadeiras. A folhagem deve ter uma coloração verde intensa, sem sinais de danos causados ​​pelos raios UV.
Importante!
Ao plantar as mudas em seu local definitivo, evite que cresçam em temperaturas abaixo de 8°C (46°F) durante a fase de estabelecimento. Se as temperaturas permanecerem abaixo desse nível por duas a três semanas, a planta não conseguirá formar uma inflorescência de boa qualidade e produzirá apenas uma haste floral.

Como salvar a colheita após danos causados ​​pela geada.

Em temperaturas termodinâmicas abaixo de zero, a água nas células das plantas congela, transformando-se em gelo. Quando a luz solar atinge as áreas congeladas, o gelo não tem tempo de derreter e rompe as células, matando as folhas do repolho. Existem vários métodos para recuperar repolhos e mudas danificados pela geada.

Salvando mudas

Se as mudas forem danificadas pela geada, borrife-as com água fria usando uma mangueira ou pulverizador no início da manhã, antes que a luz solar seja forte. Após a borrifação, proteja-as com caixas grandes ou jornais. Remova a cobertura à noite. Isso permitirá que as folhas de repolho descongelem lentamente, possibilitando a recuperação das mudas.

Preservando a Cultura no Outono

Fertilizantes e promotores de crescimento podem ajudar a reanimar plantas congeladas, salvando-as mesmo quando as temperaturas caem para sete graus negativos. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Pulverização com estimulantes de crescimento. O tratamento das plantas com qualquer um dos ativadores ajudará a restaurar a saúde da cultura após uma geada leve. Esses produtos mobilizam todos os órgãos internos da planta após danos, estimulando seus processos fisiológicos para restaurar a saúde. A quitosana, um componente da fórmula básica dos estimulantes de crescimento Epin e Zircon, ajuda as plantas a desenvolver imunidade a condições ambientais adversas e a resistir a geadas subsequentes.
  2. Adubação de cobertura com fertilizantes minerais. Ajude os vegetaisBatatas danificadas pela geada podem ser tratadas com a aplicação de salitre e superfosfato no solo, na proporção de 10 g de superfosfato e 15 g de salitre por metro quadrado. A fertilização estimulará ainda mais o crescimento da hortaliça e ajudará a preservar a colheita sem perdas.
Importante!
As variedades e híbridos de repolho mais resistentes à geada são: Yaroslavna, Amager 611, Golova Sadovaya F1, que suportam geadas de até -11 graus.

Conselho

Ao cultivar hortaliças, é importante considerar algumas recomendações que facilitarão o trabalho do jardineiro e aumentarão a taxa de sobrevivência das plantas. As principais são:

  1. Adquira sementes levando em consideração as condições climáticas da região onde o repolho será cultivado. Além disso, pesquise os parâmetros termodinâmicos que a variedade ou híbrido pode suportar.
  2. Preparar as sementes para o plantio: desinfetar com fungicidas, tratar com preparações ativadoras.
  3. Ao cultivar mudas, evite deixar a temperatura do ar subir à noite, pois isso levará ao esgotamento das plantas.
  4. Forneça às mudas jovens boa ventilação e iluminação adicional durante a fase inicial de crescimento.

Conhecendo a tolerância térmica de cada vegetal e seguindo as práticas agrícolas básicas no cultivo, não será difícil obter uma boa colheita de repolho.

repolho_vidi
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates