
A Pinot Noir é uma lendária casta francesa utilizada na produção de vinhos da Borgonha. Cultivada há centenas de anos, encontra-se em todo o mundo. Vinhedos com variedades de Pinot Noir e seus clones estão localizados na Europa, América do Sul, Estados Unidos e Nova Zelândia.
As condições de cultivo influenciam o sabor das uvas e sua produção, por isso esta variedade se comporta de maneira diferente em cada país. Isso nos permite falar da diversidade de sabores nas uvas e, consequentemente, da qualidade e do aroma dos vinhos produzidos a partir delas.
Características da variedade
Esse variedade Esta casta industrial foi desenvolvida na França através do cruzamento da renomada Pinot Meunier, uva tinta, com a Traminer. Ela apresenta os melhores resultados em termos de rendimento e sabor na Borgonha, mas em outras regiões, os resultados são variáveis.
O tempo de maturação varia de 130 a 145-150 dias. Os arbustos são de porte médio, com brotos eretos. Os brotos jovens são esverdeados, mas à medida que amadurecem, sua cor escurece para um marrom escuro no primeiro ano. As folhas são pequenas, com cinco lóbulos distintos, e a porção central da lâmina foliar é alargada. A face inferior é ligeiramente pubescente. A cor é amarelo-esverdeada.
As videiras amadurecem bem, com a maioria dos rebentos produzidos formando frutos (90-92%). As flores são bissexuais, pelo que a Pinot Noir não necessita de consórcio com outras castas.
Em termos de rendimento, a Pinot Noir é inferior a muitas variedades industriais. Quando cultivada em plantações comerciais, rende até 60 centners por hectare. O rendimento máximo ultrapassa os 100 centners. Ela se desenvolve melhor em regiões com verões amenos, mas não quentes. Em calor extremo, as uvas amadurecem precocemente, não atingindo o equilíbrio ideal de doçura.
É considerada uma variedade caprichosa, embora possa suportar temperaturas de até -23ºC a 30ºC. Ao cultivar em zonas agrícolas de risco, é aconselhável Cubra as videiras durante o inverno.Essa variedade não tolera bem as geadas da primavera, pois começa a abrir seus botões cedo demais.
Quando cultivada em diferentes regiões, a Pinot Noir está sujeita a mutações espontâneas. Portanto, a Pinot Noir dos EUA, do Japão ou da Rússia difere significativamente da variedade da Borgonha.
Descrição das frutas
A videira produz cachos de tamanho médio. As uvas são cilíndricas e densas. A semelhança da variedade com uma pinha lhe valeu o nome Pinot Noir, que significa "pinha preta". O pedúnculo é lenhoso e longo. Os cachos de uva pesam entre 100 e 120 gramas.
As bagas são pequenas e frequentemente deformadas por estarem muito compactadas no cacho. Pesam em média de 1,2 a 1,5 gramas. A casca é azul-escura, quase preta. A polpa é suculenta e viscosa. O suco é incolor. A Pinot Noir caracteriza-se pelo seu elevado teor de suco, que pode chegar a 70-78%.
Há poucas sementes no interior, não mais do que 2 ou 3. O sabor é excelente, com notas de frutas vermelhas e mirtilos. Interessantes toques de fumaça, café e gengibre conferem um sabor único.
Durante períodos de calor extremo ou chuvas prolongadas, e quando as práticas agrícolas não são seguidas, ocorrem deformações severas nos cachos de ervilha. As bagas também perdem o sabor.
O principal objetivo da Pinot Noir é a produção de vinhos. A variedade é apreciada pelo seu equilíbrio harmonioso entre açúcares e acidez, resultando em vinhos de mesa e champanhes requintados. Os níveis de açúcar variam de 18 a 25%, e os de acidez, de 7 a 9 g/l. A produção industrial envolve tanto vinhos monovarietais (apenas Pinot Noir) quanto misturas experimentais com outras variedades (Pinot Gris, Chardonnay).
Vantagens e desvantagens
A Pinot Noir, uva desenvolvida na França, é ancestral de muitas variedades de uva vinífera. Suas vantagens incluem:
- Arbustos de tamanho médio e compactos, o que simplifica a tecnologia agrícola e permite o cultivo de uvas em pequenas áreas;
- rápido crescimento de brotos de substituição (importante se o arbusto estiver seriamente congelado);
- resistência à geada;
- Excelente sabor das bagas como matéria-prima para a produção de vinho.
A Pinot Noir produz aromas deslumbrantes de frutos silvestres, razão pela qual, apesar de sua natureza caprichosa, é apreciada por vinicultores do mundo todo. O vinho tem cor púrpura (derivada da Pinot Noir da Borgonha). Vinhos de clones dessa variedade variam do rosa pálido ao branco.
Imperfeições:
- alta dependência da produção e do sabor das bagas nas condições de cultivo;
- suscetível ao mofo cinzento;
- frequentemente afetada pela filoxera e pelo enrolamento das folhas.
Dentre as técnicas agrícolas, os tratamentos preventivos (ao longo da temporada) da vinha são obrigatórios. doenças e pragas.
Variedades de Pinot Noir
Tentativas de crescimento variedade famosa As uvas da Borgonha eram cultivadas na URSS e na Federação Russa. Obtinham-se três variedades, com bagas pretas, brancas e acinzentadas:
- Pinot Noir precoce (segundo nome – Pinot Noir Michurinsky);
- Pinot Franc (Crimeia);
- Pinot noir.
A Pinot Michurinsky foi desenvolvida pelos produtores nacionais Shtin e se destaca pela colheita precoce das uvas e pela resistência à geada.
As videiras não são muito vigorosas, produzindo de 2 a 3 cachos por planta. Requerem poda e controle da produção. As bagas são ovais, com polpa suculenta e uma camada espessa e apodrecida na casca.
A uva Pinot Noir é cultivada para fins paisagísticos porque zona intermediária Não necessita de abrigo no inverno. Os frutos nos cachos são pequenos, pretos e inodoros. O sabor é agradável, com uma leve acidez. Amadurecem cedo e a colheita está pronta em apenas 110 dias.
A Pinot Krymsky amadurece mais lentamente, levando pelo menos 150 dias para a colheita. Os cachos são pequenos, com numerosas bagas. As uvas são pequenas, de cor azul escura com uma camada acinzentada. Uma espessa camada cerosa confere aos cachos uma aparência acinzentada e pulverulenta.
A Pinot Franc tolera bem o inverno em climas mais quentes, mas pode ser suscetível a geadas de primavera. Sua produção é pequena e é cultivada pelo seu sabor. A uva é utilizada na vinificação como componente complementar aos vinhos base usados na produção de champanhe.
Plantar uvas
Essa variedade é exigente em termos de solo e luminosidade. Prefere um local voltado para o sul, de preferência em uma encosta.
Os solos são calcários e argilosos, de estrutura frouxa e pedregosa. A Pinot Noir cresce nesse tipo de solo na Borgonha, e em outras regiões adapta-se aos solos locais.
Ela cresce bem em solos ligeiramente ácidos, com pH entre 6 e 6,5, e responde bem à adição de cinzas. Para o plantio na primavera, prepare as covas no outono. Para o plantio no outono, prepare as covas de 3 a 4 semanas antes do plantio. Deixe um espaçamento de 80 a 90 cm entre as plantas e de 1 a 1,2 metros entre as linhas.
A drenagem e a fertilização são essenciais (250 gramas de cinzas e 250 gramas de nitroammofosca por cova). Após o plantio, o solo é coberto com uma camada de 8 a 10 cm de turfa, folhas e palha.
Cuidado
Todas as tentativas de cultivar uvas "verdadeiras" da Borgonha em outros países foram malsucedidas. As colheitas de Pinot Noir em sua terra natal são únicas, com um buquê de sabores distinto. Ao mesmo tempo, os viticultores cultivam com sucesso variedades de Pinot Noir, produzindo uvas com aromas e sabores distintos. É importante ressaltar, no entanto, que essa variedade é muito exigente em termos de irrigação e fertilização adequadas.
Rega
Regue abundantemente, mas não com muita frequência. Recomenda-se cavar sulcos e valas e usar sistemas de irrigação por gotejamento para garantir a distribuição gradual da umidade no solo.
A primeira rega deve ser feita no início da primavera, antes que os botões comecem a florescer. Se os invernos tiverem tido pouca neve, regue no final de março. Se tiver nevado o suficiente, irrigue o solo sob os arbustos em abril.
Durante a floração e nas duas semanas que a antecedem, não regue as videiras. A Pinot Noir deve ser regada preferencialmente com água à temperatura ambiente, nem fria nem quente. Uma videira adulta deve receber entre 40 e 60 litros de água durante o verão. Em solos arenosos, aumente a frequência da rega, evitando o excesso de água. A profundidade da rega deve ser de até 50 cm.
cobertura
As uvas industriais são fertilizadas de 3 a 4 vezes por safra, a partir dos três anos de idade. Até então, o vinhedo recebe nutrientes suficientes do processo de plantio.
Diagrama aproximado cobertura Pinot Noir:
- A primeira etapa - antes da floração, utilize esterco de galinha (40 gramas por balde de água), verbasco (2 kg por balde) e nitrofósforo (50 gramas por balde).
- A segunda etapa - duas semanas antes da formação dos frutos, utilize nitrato de amônio, Kalimag (20 gramas por balde de água limpa);
- Na terceira etapa - 2 a 3 semanas antes da colheita, utilize sal de potássio e superfosfato (20 gramas por balde de água);
- Quarto - após a colheita, utilize fertilizantes com componentes de fósforo e potássio.
A pulverização com ácido bórico (5 gramas por balde de água) é eficaz, ajudando a aumentar o número de cachos e frutos.
Formação
Os arbustos de Pinot Noir são de porte médio, portanto, as melhores opções para podá-los são:
- tronco baixo (no sul);
- Padrão alto com mangas compridas (regiões do norte).
O cultivo em caule alto permite que a parte principal dos ramos fique elevada do solo, melhorando a entrada de luz e a ventilação. Isso simplifica significativamente a manutenção e aumenta a resistência da Pinot Noir a infecções.
Os ramos são podados, deixando em média 7 gemas. Os galhos são moldados e removidos com tesouras de poda afiadas, cujas ferramentas são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio. Galhos doentes, fracos, sem frutos e em excesso são removidos.
Medidas de prevenção de doenças e controle de pragas
Variedade de uva A Pinot Noir é moderadamente resistente ao míldio e ao oídio. O mofo cinzento representa uma séria ameaça, por isso os viticultores tratam as vinhas com preparações especiais desde o início da primavera.
Processamento:
- Na primavera, as plantas são tratadas com enxofre coloidal ou enxofre de jardim, uma solução de bicarbonato de sódio (0,5%);
- quando as primeiras folhas aparecerem - com Actellic, Polyram;
- antes da floração e, em seguida, durante o período de formação da uva - com Topaz, Ridomil Gold;
- No outono, a pulverização com DNOC e Nitrafen é eficaz.
Para combater o mofo cinzento, utilize calda bordalesa e solução de iodeto de potássio. Em casos de infestações severas, pulverize as videiras com Rovral ou Euparen (0,1%).
A Pinot Noir é suscetível à clorose, por isso, como medida preventiva, uma pequena quantidade de folhagem é podada dos rebentos.
Dentre as pragas, o pior inimigo da variedade é a filoxera. Para combater essa praga, viticultores experientes enxertam videiras de Pinot Noir em variedades resistentes à infestação por pulgões.
Pulverização contra a filoxera (para a forma foliar):
- primeiro tratamento – quando os botões começam a abrir;
- a segunda fase ocorre quando se formam de 10 a 12 folhas nos brotos.
Os seguintes medicamentos são utilizados: Etaphos, Maxi, Dilor.
O controle de lagartas enroladoras de folhas pode ser feito tratando as folhas com Ambush, Fozalon e biopreparações.
Colheita
As bagas amadurecem quando atingem o ponto ideal de maturação. Na Rússia central, isso ocorre no início de setembro. A colheita é feita manualmente, retirando cuidadosamente os cachos das videiras.
Após a colheita, os produtores de vinho profissionais prensam os cachos de Pinot Noir com os engaços intactos para garantir altos níveis de taninos no vinho. Como o suco e a polpa das uvas são incolores, os bagos são usados para fazer vinhos tintos e brancos.
A Pinot Noir é uma lenda entre as uvas viníferas, tendo conquistado a reputação de ser uma das uvas mais "viníferas". Embora a Pinot "verdadeira" cresça apenas na Borgonha, suas variedades são cultivadas com sucesso em diversos países, produzindo vinhos de alta qualidade. deliciosas e suculentas bagas.
Avaliações
Nikolay, região de Voronezh
Tentei plantar Pinot Noir, que comprei num viveiro. Não fiquei particularmente impressionado: nem com o vigor, nem com a produção. O período de maturação é lento, então provavelmente vou removê-la e escolher outras variedades mais interessantes.
Igor, Krai de Krasnodar
Já reuni uma coleção diversificada de clones de Pinot Noir, incluindo Krymsky, Pinot Gris, Meunier e outros. Meu principal é o Pinot Franc, que aprecio pelo seu sabor. Cultivo essas variedades exclusivamente para a produção de vinho. As videiras amadurecem bem, produzindo bagas escuras com casca firme. O sabor é agradável. A única desvantagem, para mim, é que os cachos são um pouco pequenos em tamanho e peso.


Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações