O rábano-forte é uma planta fácil de cultivar. Uma pequena raiz plantada no jardim se transformará em um arbusto considerável em alguns anos. Com o passar dos anos, ele se espalha, conquistando novos territórios. Os jardineiros não se intimidam com esse crescimento vigoroso. As raízes e folhas do rábano-forte são saudáveis e podem ser usadas na culinária.
Descrição
Durante a floração (maio-junho), os arbustos desta planta perene são espetaculares. As inflorescências em forma de cachos, com numerosas flores brancas pequenas, destacam-se em meio à folhagem verdejante. As lâminas foliares são oblongas ou oblongo-ovais, com bordas onduladas e serrilhadas.
As raízes penetram profundamente no solo (30-100 cm). Os rizomas mais antigos são longos, carnudos, fusiformes e engrossados na extremidade. São cobertos por numerosas radículas laterais. A superfície é amarelo-acastanhada, a polpa é branca e moderadamente suculenta.
As raízes jovens são longas, finas e verticais. Os caules sulcados e eretos atingem de 50 a 150 cm de altura. O rábano-forte é propagado vegetativamente. Os rizomas são colhidos no segundo ou terceiro ano. A matéria-prima colhida no outono é adequada para fins medicinais.
Você também pode se interessar por:Benefícios do rábano
As propriedades benéficas das raízes e folhas do rábano são tradicionalmente utilizadas na medicina popular e em cosméticos caseiros. A parte subterrânea da planta é um excelente tempero. O rizoma é adicionado a conservas. As folhas também são usadas na culinária.
Todas as partes da planta possuem uma composição química complexa. Além de fibras alimentares, minerais e vitaminas (C, B, PP), elas contêm:
- lisozima;
- óleo essencial;
- fitoncidas;
- aminoácidos;
- caroteno;
- saponinas;
- glicosídeos.
Graças à lisozima e aos fitoncidas, o rábano-forte possui um forte efeito antimicrobiano. O suco fresco e o extrato aquoso estimulam as glândulas localizadas no trato gastrointestinal. Isso tem um efeito positivo no apetite e na digestão, além de melhorar a quebra de gorduras.
Em doses moderadas, o rizoma ralado é benéfico para problemas estomacais, discinesia e patologias intestinais. Auxilia no tratamento de escorbuto, bronquite, gripe e distúrbios metabólicos. O suco da planta ajuda no tratamento da urolitíase. Diluído, é usado para tratar doenças da boca, garganta e ouvidos.
https://youtu.be/c5-NpF218ag
As folhas e a polpa do rábano são aplicadas externamente. Cataplasmas e pomadas são usadas para tratar diversas doenças.
- radiculite;
- artralgia;
- miosite;
- neuralgia;
- gota.
Como usar o rábano
A planta pode ser prejudicial em certas condições. O rábano-forte não deve ser usado para tratar colite ou enterocolite, e é contraindicado para úlceras duodenais e nefrite. Antes de iniciar o tratamento, consulte um especialista.
Você também pode se interessar por:Receitas folclóricas
A asma brônquica reduz a qualidade de vida. Os seguintes alimentos, consumidos em proporções iguais, podem ajudar a melhorar o quadro:
- raiz de rábano (ralada);
- mel.
Para tratar a condição, consuma 1 colher de chá dessa mistura todas as manhãs. Uma receita mais complexa ajuda com a hipertensão.
Ingredientes para o seu preparo:
- suco de limão – 1 unidade;
- cenouras (suco) – 1 colher de sopa;
- raiz-forte (suco) – 1 colher de sopa;
- mel – 1 colher de sopa.
Instruções de uso em casos de hipertensão:
- A mistura é mexida;
- Conservar em local fresco, em recipiente hermético;
- Beba uma hora antes das refeições;
- Duração do tratamento – 2 meses;
- Frequência de administração: 1 colher de chá 3 vezes ao dia.
Cosméticos caseiros
A acne é um problema comum na adolescência. A raiz da planta ajuda a combatê-la. O rizoma fresco é lavado, descascado e ralado até formar uma pasta. A mistura é aplicada na área afetada uma ou duas vezes ao dia. O suco também ajuda com a acne. Misture-o com creme de leite e aplique na pele.
Para mulheres mais velhas, essa planta benéfica ajuda a restaurar o tônus da pele envelhecida.
Para preparar a máscara, pegue:
- raiz – 1 parte;
- maçã – 1 parte.
A raiz-forte e a fruta são raladas e misturadas. A mistura é aplicada no rosto. Ela fecha os poros e melhora a elasticidade da pele.
Culinária
Na primavera, as folhas jovens de raiz-forte são adicionadas às saladas. Primeiro, elas são picadas finamente e levemente amassadas. Ingredientes para esta salada leve e rica em vitaminas:
- pepino fresco – 1 unidade;
- aneto;
- salsinha;
- raiz-forte (folhas) – 100 g;
- ovo cozido – 1 unidade;
- creme azedo – 1 colher de sopa.
Adicione sal a gosto à salada pronta.
Para a entrada, prepare uma sopa com azedinha e folhas de raiz-forte. Primeiro, ferva o caldo de carne. Tempere com cenouras, cebolas e batatas em cubos refogadas na manteiga. Quando a sopa estiver em fogo baixo por 5 minutos, adicione a azedinha e as folhas de raiz-forte picadas finamente.
Ingredientes:
- cenouras – 1 unidade;
- cebola – 1 cabeça;
- Caldo de carne – 0,5 l;
- batatas – 2 unidades;
- raiz-forte (folhas) – 50 g;
- azedinha (folhas) – 30 g.
A sopa pode ser consumida fria ou quente. É temperada com creme de leite e ervas finamente picadas (salsa, endro, cebolinha).
A raiz ralada tem um sabor picante e um aroma forte. É usada em molhos para acompanhar carnes, peixes e pratos de vegetais. O sabor é suavizado com outros ingredientes. Alimentos gordurosos são digeridos mais rapidamente quando consumidos com molho de raiz-forte.
O molho de creme azedo com raiz-forte combina perfeitamente com carne em gelatina, peixe frio e carne.
A receita para o seu preparo é simples:
- A raiz é lavada, descascada e ralada em um ralador fino;
- Adicione creme azedo, sal e açúcar;
- mistura.
Você também pode se interessar por:Ingredientes do molho:
- raiz-forte – 100 g;
- creme azedo – 2 colheres de sopa;
- Açúcar e sal a gosto.
Preparações medicinais e pratos feitos com as folhas e raízes desta planta benéfica são contraindicados para mulheres que amamentam e gestantes. O tempero picante altera o sabor do leite e estimula o funcionamento intestinal. Pessoas saudáveis não devem exagerar no consumo. O uso frequente pode irritar as mucosas.

Datas de plantio da salsa para o inverno de 2020 de acordo com o calendário lunar.
Quando o adubo verde pode ser prejudicial
Uma especiaria que precisa de proteção: as características do alecrim
Alho-bravo ou alho-de-urso: como evitar o envenenamento por vegetais