Como propagar uvas por estacas no outono em casa

Uva

Para transformar seu jardim em uma exuberante selva de videiras e proporcionar a você, sua família e amigos os deliciosos frutos dessa planta, é fundamental compreender todos os detalhes do cultivo da uva. Para isso, você precisa saber como propagar as videiras por meio de estacas no outono, seguir cuidadosamente as instruções de cultivo e acatar os conselhos de profissionais.

Como propagar uvas por estacas no outono

Características das estacas

Desde os tempos antigos propagação de uvas no jardim doméstico Cultivar uvas em um vinhedo era considerado uma espécie de culto. As pessoas sempre valorizaram muito as propriedades incríveis dos frutos dessa cultura, criando a partir deles bebidas deliciosas, licores e outros produtos valiosos.

Características das estacas

Ao cultivar videiras em casa, não basta ter apenas uma muda. É preciso encontrar mudas de alta qualidade e propagar a planta para desfrutar de uma colheita fresca todos os anos. Várias mudas pré-cultivadas, compradas em lojas de jardinagem, podem ser usadas para esse fim, mas podem ser muito caras, e preservar a variedade da uva dessa forma é problemático. Uma solução mais promissora é propagar as uvas por meio de estacas em ambiente interno, no outono.

Primeiro, você precisa preparar estacas adequadas para o plantio em campo aberto. Para jardineiros e viticultores iniciantes, isso pode parecer uma tarefa muito complicada, mas não é. O sistema radicular da videira é particularmente resistente, então, se você seguir as regras básicas, ela começará a se desenvolver e produzir novos brotos tanto de partes verdes quanto de partes maduras da planta. Dois métodos de estaquia são usados ​​atualmente:

  • primavera;
  • outono.

A segunda opção apresenta muitas vantagens, pois o armazenamento e enraizamento adequados das estacas permitem que a planta formada seja plantada diretamente no solo na primavera. Além disso, a probabilidade de enraizamento e produção de brotos verdes é de quase 100%.

Saudável!
O plantio de outono permite cultivar vinhas mais fortes e saudáveis, que será capaz de resistir aos efeitos de temperaturas abaixo de zero e começará a desenvolver massa verde e raízes mais cedo.

As sutilezas da preparação de estacas

Para garantir o enraizamento bem-sucedido de estacas de uva no outono, é importante abordar o procedimento corretamente. preparação de matérias-primas para plantioRecomenda-se realizar este procedimento no máximo duas semanas antes da queda das folhas e do início das geadas estáveis. Ao selecionar as estacas, Os seguintes critérios devem ser seguidos:

As sutilezas da preparação de estacas

  1. Estacas com até seis milímetros de espessura são um bom material para plantio. Estacas maiores são consideradas crescidas demais e incapazes de enraizar.
  2. Para garantir uma propagação bem-sucedida, utilize apenas estacas maduras e frutíferas. Elas devem ser firmes e estalar levemente ao serem dobradas.
  3. A superfície da estaca deve ser marrom clara ou escura. Estacas saudáveis ​​terão um tom esverdeado no corte. Se manchas marrons forem visíveis, a estaca provavelmente está doente ou morta.
  4. Ao inspecionar visualmente as mudas, é necessário garantir que não haja danos mecânicos, sinais de doenças ou outros defeitos.
Conselho!
Seguindo estas orientações, você poderá encontrar material de plantio da mais alta qualidade, que prosperará na próxima estação.

Depois de escolher a planta, basta começar a cortar, mantendo um comprimento de 30 cm para cada exemplar. É importante também garantir que cada estaca tenha de 2 a 4 gemas saudáveis. Ao preparar as estacas, siga este princípio simples: quanto mais comprida a estaca, mais rápido e melhor ela se adaptará às novas condições.

Regras de armazenamento de inverno

É importante que todo jardineiro saiba como propagar estacas de videira no outono e quais medidas tomar para garantir sua sobrevivência durante o inverno. As estacas selecionadas devem ser armazenadas a temperaturas de até 4 graus Celsius. Devem ser completamente limpas, removendo-se quaisquer folhas, gavinhas e brotos laterais remanescentes, pois estes podem estimular o crescimento prematuro. As estacas são amarradas em um feixe com um elástico macio ou corda e, em seguida, etiquetadas com o nome da variedade.

Existem diferentes métodos de armazenamento de mudasmas sim aos mais relevantes. Os seguintes itens podem ser atribuídos a:

Regras para armazenar mudas no inverno

  1. Guarde as mudas em uma adega ou porão. Não são necessárias condições especiais: basta enterrar as estacas em um recipiente com areia e deixá-las lá até fevereiro.
  2. Para hibernar as estacas no jardim, é necessário primeiro cavar uma vala com cerca de meio metro de profundidade. O comprimento ideal dessa vala é determinado pelo comprimento das estacas. O fundo da vala é forrado com uma camada de areia de 10 cm de espessura. Em seguida, os feixes de estacas são colocados sobre a areia e cobertos com o restante da terra, folhas ou palha. A camada final, superior, é coberta com filme plástico.
  3. A temperatura ideal para armazenar estacas situa-se entre 3 e 6 graus Celsius. Este é um excelente ambiente para hibernação de rebentos podados A porta da geladeira é o melhor lugar para guardar mudas. Dessa forma, você não precisa se preocupar em manter uma temperatura estável. Antes de colocar as mudas na geladeira, elas devem ser bem imersas em água fria por dois dias e depois embrulhadas em plástico. Esse método é útil se a quantidade de material para plantio não for muito grande.
Saudável!
Sem dúvida, a maneira mais prática de armazenar uvas é em uma adega bem equipada, mas nem todo viticultor tem acesso a um espaço assim. Uma geladeira é uma boa alternativa.

Enraizamento eficaz

Para garantir o sucesso da propagação da videira no outono, é importante assegurar condições ideais de enraizamento. O ideal é iniciar o processo no final de janeiro ou início de fevereiro. Para isso, retire o material de plantio do armazenamento e trate-o com uma solução de permanganato de potássio. Após o tratamento, deixe as estacas de molho na solução por mais 1 a 2 dias.

Preparando-se para o procedimento

Antes do enraizamento, os locais de corte são aerados e, em seguida, são feitos mais dois cortes em cada estaca. Ao iniciar a propagação de estacas de videira, certifique-se de que o interior de cada estaca esteja verde e que pelo menos duas gemas saudáveis ​​permaneçam na estaca. Usando uma lâmina fina ou agulha, faça pequenas incisões na base das estacas e trate-as com Kornevin.

Enraizamento de estacas

Dentre os métodos de enraizamento disponíveis, o mais popular é o uso de serragem. Para isso, prepare um pequeno recipiente e preencha-o com serragem úmida. Coloque os feixes de estacas no substrato e, em seguida, leve o recipiente para perto de um radiador ou outra fonte de calor. Para um enraizamento bem-sucedido, a serragem deve ser umedecida pelo menos uma vez a cada cinco dias. Nesse caso, em 19 a 21 dias, as estacas de videira desenvolverão raízes pequenas, porém viáveis.

Criação de solo

Você também pode considerar enraizar a futura videira em solo rico em nutrientes. Ao usar esse método, é importante garantir que o solo seja ligeiramente ácido. Para isso, ele é diluído com os seguintes componentes:

  • turfa clara;
  • areia;
  • húmus;
  • substrato fértil.

A última porção é despejada em um vaso de plástico ou em uma garrafa cortada ao meio. Orifícios de drenagem são feitos no fundo do recipiente. A camada de drenagem deve ser composta de pedrinhas, tijolos quebrados ou argila expandida.

Conselho!
Ao plantar estacas no solo, mantenha uma ligeira inclinação. Pelo menos duas gemas devem permanecer acima da superfície do solo.

O enraizamento de uvas em água é considerado o método mais econômico. Para realizá-lo com sucesso, basta colocar uma pequena quantidade de água em um recipiente de vidro e, em seguida, inserir a muda. O enraizamento bem-sucedido começa com a formação de raízes. Se primeiro aparecerem folhas verdes, isso indica um problema com a estação de crescimento.

Plantio em campo aberto

As mudas enraizadas com sucesso são plantadas no solo entre meados de abril e o início de maio. Durante esse período, as primeiras folhas e raízes devem aparecer. Para plantar uma planta com sucesso, você precisa seguir as instruções:

Preparando o solo para as mudas de uva

  1. Primeiro, você precisa escolher um local promissor para plantar as mudas. O local deve ser ensolarado, quente e fértil, com solo bem drenado.
  2. A área de solo selecionada é cuidadosamente escavada e, em seguida, misturada com húmus, areia grossa e nitroammofosca.
  3. Em seguida, você precisa formar um sulco de aterrissagem na profundidade necessária.
  4. As mudas são colocadas no solo de forma que o último broto fique localizado a 7-10 cm acima do nível do solo.
  5. Os elementos inferiores do corte são cobertos com terra e, em seguida, compactados.
  6. Após o plantio bem-sucedido das mudas no solo, elas precisam ser regadas abundantemente e a terra deve ser coberta com cobertura morta.

Seguindo regras básicas de armazenamento, enraizamento e transplante de mudas, é possível obter um cultivo de uvas de alta produtividade utilizando estacas. Nesse caso, em poucos meses, no outono, as estacas se transformarão em mudas desenvolvidas com um bom sistema radicular.

Saudável!
Após sobreviverem com sucesso ao inverno em campo aberto, elas começarão a desenvolver uma massa verde e, em seguida, formarão frutos, como bagas.

Plantio direto

A propagação de videiras por estacas pode ser trabalhosa e meticulosa. Requer a preparação prévia de estacas adequadas e seu armazenamento correto durante o inverno. Além disso, os jardineiros precisam dedicar um tempo considerável ao enraizamento das plantas várias semanas antes da chegada da primavera.

Plantar mudas em campo aberto.

Naturalmente, o esforço se justifica por uma boa colheita e um número impressionante de mudas saudáveis. Mas uma solução mais simples é plantar as mudas diretamente no solo. Para plantar estacas diretamente no solo, As seguintes atividades precisam ser concluídas:

Plantio direto de estacas de videira

  1. Conduta aquisição de mudas saudáveis, faça cortes oblíquos em suas partes superiores.
  2. O pedaço de madeira é colocado em um buraco adequado (a profundidade ideal é de 50 a 60 cm).
  3. Ao enterrar a muda no solo, é preciso garantir que uma das gemas fique visível acima da superfície.
  4. Em seguida, cubra o material de plantio com terra fértil, compacte-a e regue. Regue as mudas abundantemente antes da chegada da geada.
  5. Pouco antes do inverno As videiras estão cobertas com ramos de abeto.palha, juta ou folhas secas.
  6. No início da primavera, a camada isolante é removida. Resta apenas esperar que as primeiras folhas verdes apareçam.
Importante!
Uma desvantagem significativa desse método é a baixa taxa de sobrevivência das mudas. Do total de estacas plantadas, apenas 60 a 70% germinam na primavera.

Taxas de enraizamento tão baixas obrigam os jardineiros a usar um pequeno truque: colocar duas estacas em cada buraco. Dessa forma, as chances de sobrevivência são maiores. Se duas estacas enraizarem ao mesmo tempo, a mais fraca deve ser removida.

Outra opção simples para o cultivo de uvas é a alporquia. Em qualquer caso, a propagação de videiras por estacas no outono é a solução mais eficaz, oferecendo inúmeras vantagens e benefícios. Seguindo as regras e instruções, o processo de cultivo será produtivo e as videiras jovens darão frutos.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates