Os cantarelos estão entre os cogumelos mais conhecidos e benéficos, distinguindo-se pela sua aparência bastante incomum. A família dos cantarelos inclui muitas espécies com coloração peculiar. Uma dessas espécies é o cantarelo-preto (ou cantarelo-cerúleo) – um cogumelo singular cuja coloração e forma características são mostradas na foto abaixo.
Características da variedade: estrutura, diferenças entre espécies, aparência e foto.
Esta variedade de cogumelos possui uma aparência distinta e uma cor impressionante:
- Chapéu. O chapéu tubular varia em diâmetro de 3 a 15 cm. Possui uma superfície cerosa, bordas irregulares e invertidas, e se funde suavemente ao caule. A parte inferior é fibrosa e enrugada, de cor marrom-escura ou preta.
A superfície externa do chapéu apresenta uma camada acinzentada ou lilás e numerosas pregas grandes. Em tempo seco, torna-se cinza-acastanhada ou castanho-clara. O pó dos esporos é branco ou amarelo-claro. Os esporos, lisos e incolores, medem 8–14 × 5–9 µm e têm formato ovoide ou elipsoide.
- Polpa. A polpa é quebradiça e muito fina, cinza, ficando preta após o cozimento. Não tem cheiro quando crua. O odor se desenvolve durante a secagem e o cozimento.
- Perna. O caule tem 5 a 10 cm de comprimento e 1 a 1,5 cm de diâmetro. É oco e de cor cinza, afinando suavemente da base até a raiz. É marrom ou preto e firme ao toque.
Você também pode se interessar por:
Local de distribuição
Esses cogumelos crescem em florestas decíduas e mistas, como pode ser visto na foto. A principal exigência é alta umidade. Eles crescem em grupos ou, menos comumente, em colônias.
Sua distribuição na Rússia inclui a parte europeia, o sul da Sibéria e o Extremo Oriente. Também são encontrados em florestas temperadas na Europa e na América do Norte.
Consumo
Essa espécie é classificada como um cogumelo comestível, mas apenas os chapéus são consumidos devido aos seus talos muito resistentes e elásticos. Após um processamento preliminar, os chapéus são usados na culinária, cozidos ou secos, em sopas, temperos e como guarnição.
https://www.youtube.com/watch?v=P26QDKiJvKk
Regras e locais de encontro
Os cogumelos cantarelos devem ser colhidos em florestas de coníferas ou mistas do início de julho ao final de setembro, de preferência em clima úmido. Eles começam a aparecer no início do verão, mas julho e agosto oferecem uma colheita mais abundante. Podem crescer tanto em clareiras abertas quanto à sombra de árvores. Não é recomendável colher cogumelos que crescem perto de estradas, pois podem ser perigosos.
Você também pode se interessar por:Os cantarelos costumam crescer em grupos. Portanto, se você encontrar um único cogumelo, vale a pena inspecionar as áreas próximas, sob folhas, musgo e agulhas de pinheiro no chão. Corte-os cuidadosamente com uma faca afiada, tomando cuidado para não danificar as raízes.
Tipos e sua descrição
Existem duas espécies com características externas semelhantes às da erva-de-funil: a erva-de-funil flexuosa e a Urnula glabra. A primeira pertence à família das cantareláceas.
Seu corpo de frutificação tem formato de taça, às vezes tubular. Pode atingir de 5 a 12 cm de altura. Assim como os cantarelos negros, o estipe se afunila em direção à base. O chapéu é ondulado nas bordas, assemelhando-se a um funil profundo com 3 a 8 cm de diâmetro.
A Urnula gobletata tem menos semelhanças com o cantarelo. O corpo de frutificação tem a forma de um cálice ou ovo. É fechado, mas abre com a idade, desenvolvendo bordas serrilhadas. O diâmetro do chapéu varia de 2 a 6 cm. O chapéu da Urnula gobletata é escuro por dentro e mais claro por fora. A carne é seca e muito firme.
Propriedades úteis e restrições de uso
Os cantarelos contêm muitos microelementos benéficos, incluindo zinco e cobre, aminoácidos, vitaminas A, B1, B2 e PP, e selênio. Essa composição ajuda a manter e melhorar a visão e é um excelente preventivo para doenças oculares.

As vitaminas presentes nos cantarelos também melhoram a condição das membranas mucosas dos olhos, hidratando-as e prevenindo o desenvolvimento de doenças infecciosas. Os cantarelos são usados medicinalmente para tratar doenças do fígado, particularmente a hepatite C. Eles também podem ajudar indiretamente a combater o excesso de peso, que ocorre devido à disfunção hepática.
Os membros desta espécie contêm uma substância especial chamada quinomanose. Ela é usada ativamente no tratamento de abscessos, furúnculos e dores de garganta, além de ajudar a inibir o crescimento da bactéria da tuberculose. Para fins medicinais, essa substância deve ser consumida em pó, cápsulas ou tintura.
Você também pode se interessar por:Esses cogumelos são benéficos para diabéticos. Além disso, as enzimas que contêm promovem a regeneração das células pancreáticas. No entanto, ao consumi-los com esse propósito, pessoas com pancreatite e doenças inflamatórias intestinais devem evitá-los ou consumi-los em quantidades extremamente limitadas.
Os cantarelos também são contraindicados para crianças menores de 3 anos e para pessoas com intolerância a este produto. Mulheres grávidas e lactantes também devem evitar consumi-los.
Receitas e dicas de culinária
Os cogumelos chanterelle são fáceis de preparar e não demoram muito para cozinhar. Aqui estão algumas receitas:
- Para preparar um dos pratos mais populares, saudáveis e deliciosos – filé de frango com cantarelos – você precisará dos seguintes ingredientes:
- cebola;
- nata;
- verde;
- óleo vegetal;
- queijo ralado;
- Sal e pimenta a gosto.

Filé de frango com cogumelos chanterelle
Refogue os cogumelos com cebola picada em óleo vegetal. Tempere o filé de frango com sal e pimenta e frite até dourar levemente. Cubra o filé com a mistura de cogumelos refogados, tempere com creme de leite ou iogurte natural e polvilhe com queijo e ervas. Coloque o filé na frigideira e leve ao forno por 5 a 10 minutos, ou até que esteja completamente cozido.
- Uma receita igualmente simples é a de bolo de carne com cogumelos pretos. Para prepará-la, você precisará de:
- 1 kg de carne moída;
- 300 g de cogumelos;
- 2-3 batatas;
- 100 g de sêmola;
- 1 ovo;
- 150 ml de água;
- 200-300 g de arroz cozido;
- pimenta preta;
- sal.

Bolo de carne com cogumelos pretos
Rale as batatas finamente e prepare a carne moída misturando-a com sêmola, batatas raladas, água, pimenta e um ovo. Refogue os cogumelos chanterelle com a cebola, tempere com sal e pimenta. Forre uma assadeira com papel-alumínio e espalhe a carne moída sobre ela. Cubra com arroz pré-cozido e cogumelos refogados. Enrole bem o papel-alumínio e coloque o rolinho na assadeira. Asse em forno preaquecido a 200°C por 35 minutos.
Antes de servir, corte o rocambole em fatias iguais e disponha-as num prato. Se sobrarem cogumelos, coloque-os no centro do prato. Este rocambole combina bem com purê de batatas, saladas e legumes frescos.
Respostas às perguntas mais frequentes
Perguntas frequentes sobre espécies incomuns de cogumelos e seus usos culinários:
Os cantarelos negros não são apenas membros incomuns da família dos cantarelos, mas também são amplamente utilizados medicinalmente e como ingredientes culinários. São fáceis de processar e preparar e possuem inúmeras propriedades benéficas. Quando colhidos corretamente e consumidos com moderação, eles adicionam variedade ao seu cardápio diário.





















Quais são os benefícios e malefícios dos cogumelos ostra para os humanos (+27 fotos)?
O que fazer se os cogumelos em salmoura mofarem (+11 fotos)?
Quais cogumelos são considerados tubulares e sua descrição (+39 fotos)
Quando e onde você pode começar a colher cogumelos de mel na região de Moscou em 2021?