Um dos cogumelos mais conhecidos é o boleto-do-carvalho. Ele também é chamado de boleto-morto, boleto-do-carvalho, boleto-da-morte, boleto-marrom-sujo e boleto-da-contusão. Essa espécie possui uma grande variedade de representantes. Todo coletor de cogumelos deve ser capaz de distinguir entre todas as subespécies, pois algumas são venenosas e podem ser perigosas para a saúde e a vida. O boleto-do-carvalho é classificado como um cogumelo tubular e é comestível em algumas situações. O cogumelo porcini é considerado um parente próximo do boleto-do-carvalho.
Características típicas da variedade
O Podbubnik pertence ao gênero Boletus e à família Boletaceae. Esta espécie possui muitos representantes, que diferem não apenas na aparência, mas também na toxicidade e comestibilidade. Apesar disso, todas as subespécies compartilham características comuns — tamanho do corpo de frutificação e estrutura micelial. Fotos e uma descrição detalhada ajudam a identificar as principais diferenças entre este cogumelo.
Aparência e estrutura
O cogumelo-do-carvalho é um fungo superior, caracterizado pela presença de micélio e um corpo de frutificação. O micélio é responsável por ancorar todo o corpo ao substrato e consiste em hifas — longos filamentos brancos que se tornam mais finos em direção à periferia. Cada hifa é dividida por septos em células nucleadas. Estas só podem ser vistas ao microscópio. Visualmente, as hifas assemelham-se a uma teia emaranhada.
Você também pode se interessar por:O micélio dá origem a órgãos de esporulação, ou corpos de frutificação, que se encontram acima do solo. A estrutura do corpo de frutificação permite não só classificar o cogumelo, como também determinar a sua comestibilidade. O corpo de frutificação é constituído por um estipe e um chapéu. O chapéu pode atingir 30 cm de diâmetro e 5-7 cm de espessura.

O chapéu é hemisférico, com bordas onduladas e textura aveludada. O estipe do boleto é maciço, engrossado na base, e varia de 5 cm a 12 cm de altura e de 4 a 6 cm de espessura. A carne é branca, mas adquire uma tonalidade azulada quando pressionada. Por isso, também é conhecida como "bolete azulado". Uma seção transversal do boleto pode ser vista na foto.
Local de distribuição
O carvalho é mais comumente encontrado em florestas mistas e decíduas em climas temperados. Prefere solos calcários e prospera em áreas bem iluminadas e com alta umidade. Pode ser encontrado perto de carvalhos, tílias e bétulas, mas também pode crescer em áreas abertas, como campos.
Essa espécie também habita superfícies rochosas. A maioria dos carvalhos é encontrada em bosques de carvalhos. Essa espécie cresce em grupos, o que facilita bastante a colheita. As árvores podem ser encontradas do meio do verão até setembro, com o pico da temporada ocorrendo em meados de agosto.
Consumo
É crucial aprender a identificar claramente se um determinado cogumelo é comestível ou não, pois muitas subespécies semelhantes do boleto-do-carvalho são venenosas. O próprio boleto-do-carvalho é classificado como condicionalmente comestível.

Isso significa que requer um cozimento completo antes de ser preparado e consumido. Para isso, primeiro é fervido em água por 15 a 20 minutos, após o que pode ser cozido. Seu sabor é muito semelhante ao do cogumelo porcini, por isso também é frequentemente salgado, frito e em conserva.
Você também pode se interessar por:Tipos e suas descrições com fotos
O boleto-do-carvalho pode ser frequentemente confundido com suas subespécies, que incluem o boleto-do-carvalho-comum, o boleto-do-carvalho-pintado e o boleto-do-carvalho-kelé. Essas subespécies são semelhantes na aparência e no habitat de crescimento. Todas as espécies também têm períodos de frutificação semelhantes. Uma breve descrição de cada espécie e uma foto são fornecidas abaixo.
Boletus luridus
Esta subespécie é considerada a mais disseminada. É uma espécie que aprecia o calor e, portanto, é comum no sul da Europa. Possui um chapéu com tonalidade amarela e textura variável. A carne é amarela, uniforme e firme, tornando-se azul rapidamente quando pressionada ou cortada, e posteriormente preta.
O caule é maciço, alto, escuro com um tom avermelhado, frequentemente coberto por uma malha escura. Costuma formar micorrizas com as árvores sob as quais cresce. A parte tubular do chapéu tem uma tonalidade dourada e torna-se vermelha à medida que o cogumelo amadurece.
A porção tubular do boleto de carvalho maduro tem coloração verde-oliva, daí seu apelido, boleto de carvalho marrom-oliva. Essa espécie é amplamente utilizada na culinária para pratos e molhos.
Boletus erythropus
Essa espécie também é conhecida como cogumelo azul ou cogumelo-contusão. Ela difere das espécies anteriores por seu tamanho menor. Seu chapéu é marrom, de textura aveludada, e possui uma característica peculiar: escurece quando pressionado. A parte tubular é vermelha, com um tom amarelado nas bordas. Quando pressionada, torna-se azul instantaneamente.
O talo é mais fino, de cor vermelha com grãos verde-oliva na base. A carne é amarelo-clara e escurece acentuadamente quando pressionada. É mais frequentemente encontrada em bosques de carvalhos ricos em húmus. A safra máxima ocorre em setembro. O Boletus manchado é um cogumelo comestível condicional, portanto, requer tratamento térmico antes do cozimento.
Você também pode se interessar por:Carvalho de Kele (Boletus queletii)
A principal característica desta subespécie é que ela não é comestível e, quando fresca, é venenosa para humanos. O boleto de Quele recebeu esse nome em homenagem ao micologista francês e fundador da Sociedade Micológica. O boleto de Quele possui uma aparência distinta, que ajuda tanto os coletores de cogumelos experientes quanto os novatos a distingui-lo de outros boletos:
- Possui uma tampa cor de oliva, com textura aveludada ou semelhante à camurça, que posteriormente se transforma em uma superfície lisa.
- O chapéu é de cor castanha e bastante difícil de separar do caule.
- A parte tubular tem uma cor laranja, próxima à cor de tijolo, e fica azul facilmente ao menor contato.
- A polpa é uniforme, de cor amarelo-clara, sendo a polpa do talo ligeiramente mais escura.
- O caule em si é cremoso, de cor uniforme, sem textura granulada ou irregular, de formato cilíndrico e fica azulado imediatamente ao ser cortado, mas de forma pouco perceptível.
Cogumelo Venenoso de Satanás
O cogumelo-de-satanás é um cogumelo venenoso e perigoso que pode ser fatal se ingerido. Coletores de cogumelos inexperientes podem confundir o cogumelo-de-satanás com o cogumelo-do-carvalho, devido à semelhança na aparência.

Apesar disso, existem alguns sinais pelos quais eles podem ser distinguidos uns dos outros.
| Critérios | Dubovik | cogumelo satânico |
|---|---|---|
| chapéu | Oliva, verde-oliva escuro, marrom com um tom avermelhado | Amarelo-acastanhado |
| Polpa | Amarelo, rapidamente fica azul após o corte. | Ao ser cortada, ela fica imediatamente vermelha e gradualmente clareia. |
| Perna | Amarelo com malha e grãos vermelhos | Malha amarela e vermelha apenas no meio. |
| Cheiro | Agradável, quase imperceptível | Desagradável |
Coleta e uso
Devido ao seu alto teor orgânico, os cogumelos do tipo carvalho são utilizados na fabricação de antibióticos e na medicina popular. As espécies comestíveis, se colhidas no momento certo, também são usadas no preparo de diversos pratos quentes, conservas e como ingrediente de temperos.
Quando e como coletar corretamente?
Considera-se que meados de julho marca o início da temporada de colheita de cogumelos de carvalho. No entanto, o pico da colheita ocorre no início de setembro. Eles crescem principalmente em grupos sob as árvores, o que os torna muito mais fáceis de encontrar. A colheita de cogumelos começa de manhã cedo, antes que aqueçam ao sol (caso contrário, sua durabilidade é significativamente reduzida).
Receitas e recursos de processamento
Antes de cozinhar, deixe os cogumelos de molho em água fervente por 15 a 20 minutos. Em seguida, prossiga diretamente para o cozimento. O consumo de cogumelos crus pode causar intoxicação alimentar, que se manifesta como dispepsia aguda.

Na maioria das vezes, os cogumelos-de-carvalho são marinados ou fritos. A marinada é feita com alho, louro, pimenta-do-reino, endro, cravo-da-índia, açúcar e sal marinho. Para marinar, adicione todos os ingredientes a 200 ml de água e ferva por 5 minutos. Em seguida, adicione os cogumelos e ferva pelo mesmo tempo. Os cogumelos cozidos são colocados em potes de vidro, adiciona-se vinagre e os potes são bem fechados.
Uma receita particularmente popular é a de cogumelos fritos com batatas. Para este prato, os cogumelos são primeiro fritos com cebola e manteiga, e depois adicionam-se as batatas. Após a fritura, o prato é coberto com creme de leite e levado ao forno. Depois de pronto, pode-se polvilhar com ervas e alho.
Propriedades úteis e restrições de uso
Além dos usos culinários, o cogumelo-do-carvalho é utilizado medicinalmente para a produção do antibiótico bolitol. A polpa possui propriedades que fortalecem o sistema imunológico. O cogumelo contém aminoácidos que melhoram a memória e ajudam a prevenir a aterosclerose.

Além disso, o consumo de arruda-de-carvalho ajuda a aliviar distúrbios dispépticos, melhora o funcionamento do trato digestivo e reduz os níveis de glicose no sangue. As substâncias benéficas presentes na arruda-de-carvalho aceleram o metabolismo, levando à perda de peso.
Na medicina popular, preparavam-se tinturas a partir dessa espécie, que eram utilizadas para tratar doenças e distúrbios do sistema nervoso. O cogumelo contém proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas A, C, B1 e B2, zinco, magnésio, ferro e manganês.
Respostas às perguntas mais frequentes
As perguntas mais comuns incluem questões sobre a toxicidade e as propriedades benéficas do cogumelo:
O Poddubnik é uma espécie de cogumelo comum, comestível em certas circunstâncias, amplamente utilizada na culinária, na medicina popular e na indústria farmacêutica para a produção de antibióticos. Esta variedade possui muitas subespécies que contêm toxinas, bem como uma espécie semelhante venenosa, que deve ser diferenciada.
https://www.youtube.com/watch?v=fZDdUPcc368



















Quais são os benefícios e malefícios dos cogumelos ostra para os humanos (+27 fotos)?
O que fazer se os cogumelos em salmoura mofarem (+11 fotos)?
Quais cogumelos são considerados tubulares e sua descrição (+39 fotos)
Quando e onde você pode começar a colher cogumelos de mel na região de Moscou em 2021?