Entre os muitos remédios naturais, o cogumelo *Phallus impudicus* destaca-se pela sua eficácia terapêutica. Este representante da flora florestal é amplamente distribuído desde a Europa até ao Extremo Oriente, preferindo florestas mistas e decíduas. O seu nome científico é *Phallus impudicus*. Devido à sua aparência e propriedades incomuns, este cogumelo exótico é popularmente conhecido como morel fedorento, falo imodesto, cogumelo sem vergonha, panna e ovo de bruxa.
Esses "presentes da floresta" podem ser consumidos, mas são mais valorizados por suas propriedades medicinais. Tinturas, pomadas e partículas de cogumelos são usados para tratar doenças do sistema digestivo, coração, vasos sanguíneos e articulações. A veselka é eficaz no tratamento de queimaduras e congelamento, e combate o câncer com eficácia.
Características típicas do cogumelo
O cogumelo falo-fedorento comum é mais frequentemente encontrado de maio a outubro em florestas com solo rico em húmus. Ele cresce tanto isoladamente quanto em grupos. Seus esporos são disseminados principalmente por insetos. Uma característica surpreendente dessa espécie é que ela nunca habita o mesmo local por dois anos consecutivos. O cogumelo falo-fedorento não cresce mais do que um ovo de ganso. Em seus estágios iniciais, ele se assemelha a uma ameixa com polpa gelatinosa.
Uma semana depois, um broto emerge de seu corpo oval e começa a crescer rapidamente, transformando-se em um talo. O cogumelo falo-fedorento detém o recorde de formação corporal mais rápida entre todos os cogumelos. Em alguns casos, o talo e o chapéu crescem em apenas 20 minutos.
Você também pode se interessar por:Aparência e foto
O cogumelo veselka tem uma aparência bastante incomum: no início de sua vida, um cogumelo jovem se assemelha a um ovo no chão. A foto mostra o corpo de frutificação de um exemplar jovem.

Sob sua casca externa amarelada encontra-se um corpo de frutificação semelhante ao embrião de um cogumelo adulto. Em determinado momento, a casca se abre, revelando três pétalas. Após isso, o cogumelo começa a crescer rapidamente, atingindo uma altura de 20 cm.
O píleo aumenta de diâmetro para 6 cm e o pedúnculo para 4 cm. No fruto maduro, o píleo mucoso é oblongo com pequenos orifícios. Ele se assenta sobre um pedúnculo oco.
Inicialmente, os espécimes jovens são completamente inodoros, mas à medida que crescem, adquirem um odor pútrido desagradável, que serve de isca para insetos que espalham esporos de fungos.
Morfologia (diferenças entre espécies)
Ao contrário da maioria dos cogumelos, o Phallus veselka assemelha-se a um ovo, coberto por um perídio de cor creme. Ao cortar esta casca externa lisa, encontra-se uma massa gelatinosa com um odor forte e desagradável no interior. O corpo de frutificação, que atinge 6 cm de diâmetro, está aninhado dentro deste perídio.

Em um determinado estágio de maturação, a "casca" se rompe, revelando uma estrutura que se assemelha a um caule coberto por um chapéu viscoso. Sua superfície é coberta por esporos amarelos que emitem um odor pungente e pútrido, atraindo insetos em um raio de 50 metros. Uma vez libertado, o cogumelo começa a crescer rapidamente.
Local de distribuição
O falo cresce em abundância na Rússia, particularmente na Sibéria, no norte do Cáucaso e no Extremo Oriente. Prefere florestas decíduas e mistas com solo úmido e fértil. Esta espécie prospera ao pé de carvalhos e faias centenárias, entre arbustos, amieiros e arandos.

Graças às suas propriedades medicinais, esses presentes da natureza são considerados tesouros nacionais em alguns países. A planta de flores escamosas cresce em pequenas colônias ou isoladamente em solos ricos em húmus. Apesar de sua ampla distribuição, encontrar o "ovo de bruxa" é bastante difícil.
Você também pode se interessar por:Comestibilidade
Os exemplares jovens são comestíveis. Na fase de ovo, o cogumelo veselka pode ser frito diretamente na casca. Os frutos descascados são frequentemente usados para fazer sopas, caviar e cozidos em ensopados de legumes. Além disso, após secagem e moagem prévias, a massa do cogumelo é usada como tempero. Apesar de ser comestível, essa espécie é mais valorizada como um remédio eficaz para doenças graves.
Diversidade de espécies
Os membros do gênero Veselka são frequentemente encontrados em regiões com climas temperados ou quentes. Embora pertençam a famílias diferentes, seus ciclos de vida e características externas são semelhantes.
Os tipos mais comuns são:
- O cogumelo-toga distingue-se pela sua malha vazada de comprimentos variáveis, concebida para atrair mais insetos.
- Uma espécie que forma redes com células de malha grandes, mais comum no Sudeste Asiático.
- Uma espécie de falus-fedorento tropical avermelhado encontrada no Krai de Primorsky.

Diversão tropical - Mutinus ravenellii emerge do ovo como um pedúnculo oco e rosado com um espessamento avermelhado na extremidade.
- A espécie Mucinus canis caracteriza-se pelo facto de, após os insetos limparem o muco do chapéu, este ficar alaranjado.
- Kobayasia japonica, um cogumelo subterrâneo, vive no subsolo. O ovo desse fungo não se rompe, mas os esporos se desenvolvem em seu interior.
- A treliça vermelha é originária do Mediterrâneo.
- A flor-de-java (Cyprinus javan) tornou-se comum nas regiões sul da Rússia asiática e europeia.
Regras de coleta
Ao colher cogumelos para fins medicinais, é importante selecionar espécimes no estágio correto de desenvolvimento. Geralmente, considera-se que o material medicinal mais eficaz para o tratamento do câncer é o falo na fase de ovo. Para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, utilizam-se cogumelos já abertos.
Você também pode se interessar por:É fácil identificar um cogumelo maduro, pois seu formato lembra o de um órgão reprodutor masculino. Os ovos de cogumelo mais eficazes são aqueles que estão quase prontos para se abrir. Estes podem ser identificados ao sentir o botão duro sob a pele.
Os exemplares jovens são excelentes para o preparo de diversos pratos. Corte os falos-fedorentos com extremo cuidado, evitando pisotear o solo na área. Caso contrário, esses raros representantes da flora florestal podem desaparecer de seus habitats naturais.
As principais diferenças em relação aos cogumelos falsos e não comestíveis.
A falsa morel (ou falus-fedorentos) se assemelha muito à morel nobre em aparência, portanto, as morels maduras devem ser distinguidas das verdadeiras. Elas possuem as seguintes características distintivas:
- Características de crescimento: o cogumelo falo-fedorento cresce a partir de um ovo, e o cogumelo morel cresce diretamente do solo;
- Presença de muco: este sinal é típico apenas do cogumelo falso em seu estado maduro;

Morchella falsa - Cor do chapéu: em comparação com o chapéu verde-oliva escuro da panna, o chapéu da morel nobre pode ser amarelo ou marrom;
- O cheiro de um cogumelo maduro: ao contrário da morel, que tem um cheiro forte, um exemplar verdadeiro exala um aroma bastante agradável, já que não precisa atrair insetos.
Assim, as principais características e propriedades externas do vesselka ajudarão a distinguir este cogumelo de espécimes semelhantes.
O uso do cogumelo no tratamento do câncer e de outras doenças.
Os cogumelos Veselka são caracterizados por suas pronunciadas propriedades medicinais, razão pela qual são utilizados como matéria-prima para a produção de diversos medicamentos. A fungoterapia com esse cogumelo está ganhando popularidade atualmente.
Propriedades medicinais
Essa espécie tem sido usada há muito tempo para tratar gota, artrose e distúrbios digestivos. Atualmente, a panna é amplamente utilizada no tratamento de muitas outras doenças. Os fitoncidas em sua composição combatem ativamente os vírus da gripe, hepatite e herpes.
Este cogumelo possui as seguintes propriedades medicinais:
- Remove o colesterol;
- Reduz a pressão arterial;
- mata vírus perigosos da AIDS;
- Trata tumores malignos de diversas etiologias e úlceras gastrointestinais;
- Possui efeito terapêutico nos rins;
- Cura feridas, queimaduras e congelamento;
- Auxilia no tratamento de reumatismo, artrite, gota e varizes;
- Elimina o inchaço e a irritação, previne o desenvolvimento de alergias;
- Aumenta a potência.
Contraindicações
Embora esses preparados à base de cogumelos possam ser combinados com diversos medicamentos, é preciso ter cautela ao utilizá-los, pois uma overdose pode causar queda de cabelo e calvície em homens.

Além disso, esses medicamentos apresentam as seguintes contraindicações:
- aumento da sensibilidade individual, intolerância;
- gravidez;
- amamentação;
- infância.
O cogumelo é geralmente considerado inofensivo. No entanto, em alguns casos, seu consumo pode causar desconforto digestivo, inchaço e náuseas.
Prescrições e características de utilização de medicamentos
O consumo regular de veselka promove o rejuvenescimento. Este produto comprovou sua eficácia como agente terapêutico. As seguintes formas do cogumelo são utilizadas para fins terapêuticos e preventivos:
- Infusão de água como remédio eficaz para colesterol alto e doenças estomacais;
- Cogumelos secos para fortalecer o sistema imunológico;
- Os cogumelos frescos são a melhor opção para a prevenção do câncer;
- preparações universais de álcool.

Receitas básicas:
- Para preparar tinturas alcoólicas, você precisará de 250 ml de álcool e cogumelos secos. Essa mistura deve ficar em infusão por duas semanas. Para fortalecer o sistema imunológico, recomenda-se tomar 1 colher de sopa três vezes ao dia. Diabéticos e pessoas com problemas de tireoide devem tomar 1 colher de chá por dia durante três meses. Tomar o medicamento duas vezes ao dia, antes das refeições, também é benéfico para pessoas com problemas cardíacos.
- A massa gelatinosa do cogumelo ovo também é usada para fins terapêuticos. É utilizada para combater rugas e alergias de pele. Essa substância é aplicada na pele e lavada após 15 minutos.
Análises dos benefícios da veselka
Pessoas que tomam o cogumelo
Elena, 52 anos: "Já faz quase um ano que uso a tintura de veselka. Este cogumelo incrivelmente curativo reduziu drasticamente minha pressão arterial, que estava muito alta. Tomo este remédio caseiro, uma colher de chá duas vezes ao dia, uma hora antes das refeições. Para fazer a tintura, misture álcool e cogumelos em partes iguais e deixe a mistura em infusão por duas semanas."
Alexey, 60 anos: "Sofro de doenças respiratórias desde a infância. Por sugestão da minha esposa, experimentei um remédio feito com o cogumelo panna. Era feito com cogumelos, vodka e mel. Tudo era misturado em partes iguais e deixado em infusão por um mês. Consegui superar a doença depois que comecei a tomar a tintura, uma colher de chá por dia."
Médicos
Relatos de médicos especialistas em oncologia mencionam os efeitos terapêuticos do cogumelo fálico:
Kaverin I.S., oncologista: "Um paciente de vinte anos foi diagnosticado com câncer de pulmão. Devido à falha no tratamento, ele recebeu alta e foi mandado para casa. Sua mãe começou a tratar a doença com tintura fálica. Diversas infusões de ervas também foram utilizadas. Após algum tempo, surgiram mudanças positivas e o paciente começou a acreditar na recuperação."
Respostas às perguntas mais frequentes
O cogumelo veselka é um cogumelo comestível amplamente utilizado na medicina popular. Preparações à base dele têm se mostrado eficazes no tratamento e na prevenção de diversas doenças.












Quais são os benefícios e malefícios dos cogumelos ostra para os humanos (+27 fotos)?
O que fazer se os cogumelos em salmoura mofarem (+11 fotos)?
Quais cogumelos são considerados tubulares e sua descrição (+39 fotos)
Quando e onde você pode começar a colher cogumelos de mel na região de Moscou em 2021?
Tatiana
Obrigado pelo artigo interessante e útil. Acontece que elas crescem na minha dacha todos os anos (as vermelhas) e sempre nos mesmos lugares. Eu sempre achei que fossem cogumelos venenosos. Obrigado novamente.