Qual a aparência e a descrição de um cogumelo morel? (+22 fotos)

Cogumelos

Esses cogumelos, membros da família das morelas, são motivo de debate entre os coletores de cogumelos: ainda não há consenso sobre a origem do seu nome ou o número exato de espécies. Alguns cientistas afirmam que o nome deriva da palavra eslava para "enrugar".

Há alguma lógica nessa teoria, e você pode vê-la em fotos de morelas: seus chapéus têm dobras características que lembram rugas. Outra teoria defende que o nome russo vem da palavra alemã para esse cogumelo — morchel.

Características típicas das morelas

Os coletores de cogumelos inexperientes, por desconhecerem a aparência do cogumelo morel, muitas vezes o confundem com o gyromitra, embora, como se pode ver na foto, sejam quase indistinguíveis.

Cogumelo Morel
Cogumelo Morel

Esse erro pode levar a um envenenamento grave, pois as morelas podem ser venenosas.

Aparência e foto

A aparência da morel pode variar dependendo da espécie, em particular o formato do chapéu: de cônico a esférico, e sua cor indica o tipo específico do cogumelo, variando também de cinza a marrom.

A estrutura da casca do fruto permanece praticamente inalterada com o envelhecimento: geralmente é porosa, com pregas longitudinais, e lembra um favo de mel ou uma esponja na aparência. O caule do cogumelo é liso, largo e pode variar em cor do branco ao marrom.

Morfologia

As morelas geralmente crescem até 20 cm de altura. O chapéu pode atingir 15 cm de altura e 10 cm de diâmetro, sendo significativamente maior que o caule, que não ultrapassa 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro.

Na maioria dos cogumelos, o chapéu é fundido ao estipe. O interior da morel consiste em hifas coloridas, que absorvem água e nutrientes. Essas hifas são separadas por septos especiais, que permitem a circulação de água e microelementos benéficos.

Características morfológicas
Características morfológicas

A polpa da fruta possui as seguintes características:

  • branco;
  • estrutura frágil;
  • Um cheiro bastante agradável.

Local de distribuição

As morelas são comuns nos climas temperados do Hemisfério Norte (América do Norte, Eurásia). São frequentemente encontradas nas montanhas da Turquia, Índia e México, e são menos comuns no Hemisfério Sul. O habitat dos cogumelos depende das características da espécie específica; na Rússia, encontram-se apenas cinco espécies, que habitam florestas decíduas mistas e, muito raramente, regiões de taiga.

Consumo

A maioria das pessoas considera os cogumelos venenosos, mas isso não é totalmente verdade. Todos os cogumelos são divididos em comestíveis e não comestíveis, além de um tipo específico que é condicionalmente comestível. As morelas pertencem à terceira categoria porque contêm uma substância tóxica chamada ácido helvélico. Essa substância tem a capacidade de destruir células do fígado e glóbulos vermelhos.

Preste atenção!
Com o cozimento adequado e uma lavagem completa, o veneno é neutralizado e a fruta torna-se segura para consumo. No entanto, os médicos alertam os apreciadores da boa mesa para não exagerarem no consumo, mesmo de frutas bem cozidas, e recomendam não consumir mais de 200 gramas por dia.

Horário e regras de coleta

As morelas estão entre os primeiros cogumelos a serem colhidos, a partir de abril e início de maio. Seu pico de crescimento ocorre em abril; depois disso, o solo seca consideravelmente, diminuindo as chances de uma boa colheita. Se o inverno não foi muito frio ou com muita neve, você pode começar a sua busca já no final de março.

Colheita de cogumelos morel
Colheita de cogumelos morel

Elas crescem e envelhecem rapidamente, por isso é importante saber a época certa para colhê-las. Existe até uma crença popular de que se deve colher as morelas assim que os primeiros amentos aparecem nos álamos. Esses cogumelos também são abundantes no outono, mas como as florestas estão repletas de outras espécies nessa época, sua popularidade é muito limitada.

Tipos e sua descrição

Determinar o número exato de espécies é difícil devido à natureza complexa desse fungo. Alguns cientistas reconhecem apenas três espécies, enquanto outros acreditam que existam 150 variedades dentro desse gênero.

Ordinário

Também conhecida como azedinha-verdadeira ou azedinha-comestível, ela cresce em florestas por todo o Hemisfério Norte. Suas características distintivas incluem um chapéu marrom em formato de ovo com células de formatos variados e um caule enrugado. Quando completamente madura, o caule fica cinza.

O chapéu está completamente fundido ao estipe. Esta espécie é uma das mais comuns, mas pode ser bastante difícil de encontrar.

Alto

Uma variedade rara e relativamente grande, que cresce em quase toda a Rússia. A principal característica de um exemplar maduro é o chapéu marrom escuro e o estipe amarelo. O formato do chapéu não difere muito da variedade anterior, mas as morelas altas possuem células mais alongadas, semelhantes a um diamante. Esses cogumelos preferem solos férteis, áreas queimadas e locais com abundância de musgo e areia.

Outra variedade, a morel cônica, é muito semelhante à morel alta. No entanto, devido às suas ligeiras diferenças, muitos coletores de cogumelos não a reconhecem como uma espécie separada e referem-se a ela apenas como um subtipo da morel alta.

Estepe

A variedade é facilmente reconhecida pelo seu chapéu esférico e de cor clara. Ao contrário de outras espécies, a morel da estepe tem uma estrutura muito mais densa (praticamente sem espaços vazios) e é uma das maiores da Rússia. As bordas do chapéu são fundidas a um pequeno caule de cor clara.

Outra característica marcante das espécies da estepe é que esses cogumelos crescem em espaços abertos e preferem a água acima de tudo. A vida útil do fruto não ultrapassa 4 dias e, durante períodos particularmente secos, os cogumelos podem nem sequer aparecer.

Amarelo ou redondo

Nem todos os cientistas reconhecem esta espécie como uma variedade distinta e frequentemente a equiparam à morel comum. Esta variedade recebeu o nome devido ao seu característico chapéu amarelo esférico.

Morel redondo
Morel redondo

Devido ao formato arredondado, as células do chapéu também apresentam uma aparência irregular e ondulada. Esta variedade cresce em climas temperados do Hemisfério Norte e é ocasionalmente encontrada na Crimeia.

Benefícios para a saúde e restrições ao consumo de morelas

As frutas contêm uma grande quantidade de substâncias naturais benéficas:

  • proteína (constitui quase 25% do corpo de frutificação);
  • aminoácidos;
  • Vitaminas do complexo B.

O consumo desses cogumelos e de produtos feitos com eles tem um efeito positivo no trato gastrointestinal, reduz a inflamação e promove a resistência a diversas doenças. Na medicina popular russa, o chá de morel cônico era usado para melhorar a visão.

https://www.youtube.com/watch?v=uaaXJGFH8VE

Morchelas e produtos preparados a partir delas não devem ser consumidos:

  • crianças menores de 12 anos de idade;
  • mulheres grávidas;
  • mães que amamentam.
Observe!
O preparo e o consumo inadequados de frutas velhas podem causar intoxicação, icterícia e desequilíbrio na contagem de glóbulos vermelhos no sangue.

Receitas e dicas de culinária

Os cogumelos morel são de baixa caloria e são usados ​​no preparo de diversos pratos:

  • sopas;
  • molhos;
  • colar;
  • todos os tipos de caçarolas;
  • Arroz a grega;
  • Você pode usá-lo como recheio para outros pratos ou secá-lo para temperar.
Panquecas com cogumelos morel
Panquecas com cogumelos morel

Antes de cozinhar, as morelas devem ser bem lavadas e limpas. Selecione as bagas, removendo o máximo possível de areia, sujeira e caracóis. Coloque as morelas lavadas em um recipiente grande, cubra com água fria e deixe de molho por pelo menos 2 horas.

Mexa-os ocasionalmente para remover qualquer sujeira restante. Depois disso, enxágue-os bem mais algumas vezes, selecionando-os novamente. Assim que o processo de limpeza estiver completo, ferva os cogumelos duas vezes por 10 a 20 minutos em água limpa. Descarte o caldo, pois não é adequado para consumo.

morelas fritas

Para cozinhar, você vai precisar de:

  1. Cogumelos: 1 kg
  2. Cebolas: 0,5 kg
  3. Óleo de girassol
  4. Manteiga.
Morchelas fritas em creme azedo com cebolas
Morchelas fritas em creme azedo com cebolas

Em uma frigideira com uma mistura de óleo vegetal e manteiga, refogue a cebola cortada em meias-luas. Adicione os cogumelos cozidos e fatiados e refogue tudo junto por cerca de 7 minutos. Os cogumelos refogados podem ser adicionados a qualquer acompanhamento, como massas ou batatas.

Pilaf uzbeque com morelas

Para fazer pilaf, você vai precisar de:

  1. Cogumelos – 400 g
  2. Cenouras – 100 g
  3. Manteiga – 75 g (ou gordura de cordeiro – 60 g)
  4. Arroz – 200 g
Pilaf com morelas
Pilaf com morelas

Coloque os cogumelos em água fria, leve ao fogo até ferver e cozinhe em fogo baixo por 3 a 4 minutos. Escorra em um escorredor. Pique os cogumelos e refogue na manteiga até reduzir pela metade. Adicione as cenouras cortadas em juliana e cubra com água. Assim que ferver, tempere com sal e especiarias. Deixe as cenouras ferverem novamente e adicione o arroz lavado e água. Cozinhe até ficarem macias, desligue o fogo e deixe descansar por mais 20 minutos.

Respostas às perguntas mais frequentes

Como distinguir uma morel velha de uma jovem?
Os cogumelos morel mais velhos diferem dos mais jovens pela cor: quanto mais velho o fruto, mais intensa a sua cor. A idade do cogumelo também pode ser determinada pelo tamanho do seu chapéu.
Como plantar cogumelos no seu jardim e eles vão crescer?
Existem várias maneiras de plantá-las. A mais fácil é cortar os frutos e plantá-los em um canteiro. Em seguida, regue o canteiro abundantemente e cubra-o com cinzas. No inverno, o ideal é cobrir as plantações com folhas ou palha.
É verdade que as morelas não crescem no mesmo lugar por muito tempo?
Acredita-se que o micélio do cogumelo morel possa migrar de um lugar para outro a cada ano. No entanto, segundo coletores de cogumelos experientes, os cogumelos podem aparecer em solos férteis e úmidos e em áreas queimadas por 3 a 4 anos consecutivos.

As morelas são classificadas como cogumelos de Categoria 3, mas em muitos países são consideradas uma iguaria e até cultivadas por jardineiros em seus próprios quintais. Apenas algumas espécies são encontradas na Rússia, mas na realidade, existem muito mais. As morelas não são valiosas apenas pelo seu sabor, mas também têm sido usadas medicinalmente desde a antiguidade para criar tinturas, gotas e comprimidos.

Morelas
Comentários sobre o artigo: 1
  1. Vladimir

    Com licença, mas o filme não mostra morelas, mostra chapéus de morela. Já coletei baldes deles. E morelas... você ainda precisa encontrá-las! Aliás, depois do verão quente que tivemos, seguido por uma explosão de cogumelos no outono, posso garantir 100% uma colheita de primavera excepcionalmente abundante de morelas, falsas gyromitras e chapéus de morela. Isso não acontece todo ano (às vezes não há nenhuma), então recomendo ir à floresta na primavera; mesmo que você nunca as tenha colhido antes, com certeza as encontrará no ano que vem! Quando devo ir? Diz abril... hehe... Moro em São Petersburgo, e a neve geralmente não derrete aqui. Quando tivemos uma primavera extremamente precoce (em 1983, se não me engano), consegui coletar falsas gyromitras em 13 de abril. E você pode colhê-las mesmo na neve; Elas crescem nas raízes expostas de árvores caídas em áreas devastadas por incêndios. Mas isso depende da sua sorte. Para coletar baldes, você precisa ir à região de São Petersburgo por volta de 13 de maio ou um pouco depois; a temporada é muito curta. Quando as cerejeiras-bravas florescem, é quase o último minuto: você pode encher os baldes agora, mas literalmente depois de amanhã pode ser tarde demais.
    Então, tente se envolver com este hobby: colecionar chapéus de morel (o cogumelo mais comum da primavera) e espécies relacionadas. Mas, caramba, é realmente viciante!

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates