Muitos cogumelos ainda passam despercebidos em meio a seus equivalentes mais conhecidos. No entanto, algumas variedades combinam propriedades valiosas, sabor excelente e uma aparência incomum. Os cogumelos Volnushki são um tipo de cogumelo que pode surpreender e intrigar qualquer pessoa que aprecie a "caça silenciosa".
Características da espécie
Os cogumelos crescem rapidamente, atingindo um diâmetro de até 10 cm em poucos dias. As variedades comestíveis distinguem-se pelo seu tamanho grande e pela cor rosa-acinzentada. O cogumelo tem muitos nomes populares (otvarukha, volnyanka, volnukha, volvenka, volvyanitsa, krasulya, volzhanka, volminka, rubukha), demonstrando a sua popularidade entre a população.
Aparência e foto
Essas criaturas micológicas devem seu nome ao padrão em seus chapéus, que se assemelha a ondas ou círculos concêntricos. Elas possuem as seguintes características:
- A tampa convexa se endireita com o tempo e até mesmo adquire a forma de um funil;
- parte inferior pubescente da tampa;
- Ao ser cortado, libera um suco espesso e leitoso com sabor picante;
- Crescer em pequenos grupos;
- A polpa é densa e tolera bem o transporte.
Algumas características podem ser vistas na foto, enquanto outras podem ser encontradas nas descrições detalhadas das espécies. Os cogumelos do gênero Lactobacillus têm uma aparência distinta e raramente são confundidos com outros cogumelos, mas existem espécies semelhantes que é melhor evitar.
Você também pode se interessar por:Esses cogumelos geralmente têm coloração clara, com chapéus ligeiramente irregulares e penugem. Em dias chuvosos, uma camada pegajosa aparece na superfície. Quando jovens, o talo é firme, mas gradualmente se torna mais solto.
Morfologia
Este é um cogumelo condicionalmente comestível pertencente ao gênero Lactarius e à família Russulaceae. O nome científico do cogumelo pode ser traduzido como "leite", pois todos os membros deste grupo invariavelmente secretam um suco espesso e leitoso, de sabor mais ou menos picante. Este líquido fica contido nos vasos leitosos presentes na carne do chapéu. Se o cogumelo for velho, o suco deixa de ser secretado.
O chapéu do cogumelo é bastante grande — até 10-12 cm — e lembra um funil, com uma aparência ligeiramente felpuda. As lamelas estão dispostas para baixo e não são quebradiças. O estipe varia de acordo com a idade do fruto: em cogumelos jovens, é denso, enquanto em cogumelos mais velhos, é oco.
Local de distribuição
A maioria desses cogumelos cresce em florestas decíduas, preferindo bosques de bétulas. É mais provável encontrá-los em plantações antigas. Podem ser encontrados em florestas durante todo o verão e outono.

As asclépias são plantas relativamente pouco exigentes quanto às condições naturais, sendo encontradas em todo o país. Algumas espécies requerem boa luminosidade, enquanto outras prosperam em áreas sombreadas e pantanosas.
Você também pode se interessar por:Consumo
Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva sobre se os cogumelos brancos leitosos são comestíveis. A dúvida surge do gosto residual desagradável do seu suco leitoso, que só pode ser eliminado mergulhando os cogumelos em água por um longo período. Por isso, esses cogumelos são frequentemente classificados como condicionalmente comestíveis, ou seja, podem ser consumidos, mas não possuem um sabor característico.
Essa opinião é contestada por micologistas russos, que estão convencidos de que alguns cogumelos do gênero Lactobacillus não só são comestíveis, como também recomendados. Procedimentos simples permitem que os cogumelos sejam preparados adequadamente para o consumo, maximizando a preservação de seus micronutrientes e propriedades benéficas. Seu sabor característico lhes garante um lugar de destaque entre os pratos mais memoráveis da mesa de festas.
Regras de coleta
Os lactários podem ser colhidos a partir de meados do verão, sendo que os rosados aparecem visivelmente antes dos brancos. O período de crescimento ativo continua até meados do outono, dependendo da quantidade de chuva. Ao colher lactários, inspecione cuidadosamente cada cogumelo, evitando os danificados ou velhos.
Tipos e suas descrições com fotos
Entre os membros da família Russulaceae, existem cogumelos comestíveis valiosos e outros praticamente não comestíveis. Eles podem ser distinguidos pelo local de crescimento e pela aparência do chapéu. A maioria dos cogumelos do gênero Russulaceae tem um sabor ácido bastante similar.
As variedades mais comuns são o laranjeira-branca e o laranjeira-rosa, que são completamente seguros para consumo humano. Se desejar, podem até ser cultivados no seu próprio jardim.
Volnushka branca
Essa espécie é caracterizada por uma coloração branca uniforme, sem padrões distintos no chapéu. Também é conhecida como lactário-branco ou cogumelo-do-leite-branco.
Este representante do reino dos cogumelos não cresce muito e se distingue por uma área escura na parte central do topo. Com o tempo, o corpo de frutificação torna-se frouxo e oco, perde a elasticidade e fica suscetível à infestação por pragas.
Você também pode se interessar por:Volnushka rosa
A variedade rosa, conhecida como Volzhanka, possui o maior tamanho entre todos os membros da espécie. Seu nome deriva da cor incomum do seu chapéu, enquanto a polpa é tipicamente branca.
As bordas do chapéu são ligeiramente curvadas para baixo, e a profundidade aumenta gradualmente em direção ao centro. Os cogumelos crescem em grupos compactos e prosperam em áreas sombreadas.
Características distintivas das espécies falsas
Os cogumelos do gênero Lactobacillus se assemelham bastante à variedade rosa, mas são menores e têm um sabor desagradável. Podem ser distinguidos pela borda sem pelos do chapéu. As espécies mais semelhantes são encontradas na mesma área, confundindo até mesmo os coletores de cogumelos mais experientes. Algumas espécies de asclépia não são apenas intragáveis, mas também podem causar distúrbios alimentares.
Comestível
Entre os equivalentes comestíveis da volnyanka, podemos citar:
- O lactário tem uma tonalidade branca ou lilás acinzentada. Assim como o lactário branco, possui uma mancha escura no centro. O caule desta variedade é muito leve e ligeiramente curvado.
- O lactário comum é difícil de confundir com outras variedades, mas sua coloração clara pode ser enganosa quando jovem. Os exemplares maduros adquirem uma cor cinza-azulada, quase roxa, conferindo ao chapéu um brilho intenso. As margens do chapéu são onduladas e curvadas para dentro, e o estipe é acinzentado. A seiva característica desta espécie torna-se verde quando cortada.

Lactose comum - O lactário-marrom distingue-se pelo seu chapéu escuro e aveludado. Uma característica interessante desta espécie é a sua seiva leitosa rosada com aroma frutado.

Lactarius fulvus - O cogumelo Milky Cap não é tão valioso quanto o Milky Cap. Ele tem um chapéu viscoso e carne acinzentada. Apesar do seu cheiro típico de cogumelo, esses Milky Caps têm um sabor muito picante, semelhante ao da pimenta.

Lactarius urticante-leitoso
Não comestível
Dois tipos de asclépia são perigosos para os seres humanos:
- A hepática tem uma coloração escura por toda a sua extensão e um chapéu liso, ligeiramente côncavo. O suco amarela rapidamente quando exposto ao ar, e a carne é solta e acastanhada quando quebrada. Os cogumelos têm um sabor muito desagradável.

Cogumelo do fígado - O cogumelo rosado é muito semelhante ao cogumelo rosa comum, porém menor. O chapéu pode ser avermelhado, mas a carne permanece branca. O cogumelo não tem odor e possui um sabor muito picante.
Propriedades úteis e restrições de uso
O interesse gastronômico nessas variedades de cogumelos do leite se deve ao fato de que muitos compostos químicos valiosos foram descobertos em sua composição:
- hidrocarbonetos;
- Vitaminas do complexo B;
- microelementos;
- componentes antibacterianos;
- fibra alimentar;
- aminoácidos.
https://www.youtube.com/watch?v=q9-4uFSb6Gc
Em conjunto, esses fatores conferem à erva-leiteira as suas propriedades medicinais, entre as quais merecem destaque as seguintes:
- Devido ao seu baixo teor calórico, o volnushka promove rápida saciedade e pode ser incluído em um cardápio de dieta;
- Os carboidratos naturais melhoram o bem-estar dos pacientes com diabetes;
- Um conjunto completo de vitaminas tem um efeito positivo na condição da pele, do cabelo e das unhas;
- Os cogumelos são úteis para doenças do sistema cardiovascular;
- O nível geral de imunidade é fortalecido.

No entanto, em alguns casos, o consumo de cogumelos do gênero Lactarius deliciosus pode ser contraindicado. Especificamente, os cogumelos Lactarius deliciosus devem ser evitados:
- pacientes com pancreatite e distúrbios digestivos;
- mulheres grávidas e lactantes;
- crianças menores de sete anos de idade;
- Pessoas que foram submetidas à cirurgia de remoção da vesícula biliar.
Métodos de cozimento
As tampinhas de leite comestíveis são geralmente salgadas ou em conserva. Nunca devem ser consumidas cruas e, mesmo antes do cozimento, precisam ser hidratadas em água. Podem ser transformadas em conservas saudáveis usando sal comum e ácido cítrico.

Geralmente, não se usa pimenta-do-reino porque o sabor picante do cogumelo anula suas propriedades. Além disso, existem maneiras mais simples de preparar o cogumelo Volzhanka, preservando suas propriedades benéficas.
Culinária
Para um quilo de cogumelos frescos, você precisará de uma colher de sopa de sal e água suficiente. Antes de cozinhar, limpe-os bem, removendo quaisquer detritos, pelos ou escamas, enxágue-os e corte o talo (para exemplares menores, basta remover a ponta do talo).

Cozinhe por 15 a 20 minutos, depois troque a água e deixe ferver em fogo baixo por mais alguns minutos. Depois disso, você pode preparar diversos pratos ou começar a fazer conservas.
Fritar
Esses cogumelos também podem ser fritos. Para 1 kg de cogumelos-do-leite, você precisará de duas cebolas, uma colher e meia de sopa de sal e temperos a gosto.

Os cogumelos lavados e descascados são cozidos por meia hora, e a cebola picada é refogada em uma panela. Em seguida, adicionam-se os cogumelos em conserva de leite, que são refogados por cerca de 10 minutos.
Respostas às perguntas mais frequentes sobre cogumelos do leite
Apesar do sabor lácteo característico do seu suco, os cogumelos do leite continuam sendo bastante saborosos e saudáveis. São relativamente fáceis de distinguir de seus equivalentes não comestíveis e de preparar em casa. Seguindo os procedimentos adequados de colheita e processamento, você pode preservar todas as propriedades naturais do cogumelo.























Quais são os benefícios e malefícios dos cogumelos ostra para os humanos (+27 fotos)?
O que fazer se os cogumelos em salmoura mofarem (+11 fotos)?
Quais cogumelos são considerados tubulares e sua descrição (+39 fotos)
Quando e onde você pode começar a colher cogumelos de mel na região de Moscou em 2021?
Valeri Mishnov
Quando criança, eu morava em uma aldeia na região de Kaluga. Os lactários brancos cresciam como um tapete denso em nossos pastos. Minhas irmãs e eu colhíamos dois baldes (seis no total) deles de uma só vez. Em casa, descascávamos os brancos e os deixávamos de molho. Minha avó costumava dizer que era preciso trocar a água cinco vezes ao longo de dois dias e depois fervê-los. No total, preparávamos cerca de cinco baldes para o inverno, só com a quantidade de lactários brancos. Os lactários rosados também eram descascados e conservados em conserva, junto com outros lactários e cogumelos do leite.