Preparação das uvas para o inverno na zona central e em outras regiões.

Uva

Preparar as uvas para o inverno é uma etapa necessária para garantir um crescimento estável e uma boa frutificação. Preparar completamente a cultura para o inverno protegerá o vinhedo da geada. Os cuidados com a cultura frutífera podem variar e dependem diretamente da região onde as videiras são cultivadas.

Preparando as uvas para o inverno na Ucrânia.

Atividades preparatórias de outono

A saúde e a fertilidade de uma vindima dependem em grande parte da qualidade dos preparativos de outono para o inverno. Os cuidados adequados no outono conferem às uvas maior resistência e garantem sua preservação mesmo durante o rigoroso inverno.

Técnica de irrigação

Durante o período de intenso crescimento foliar e amadurecimento das uvas, a planta necessita de rega regular. Muitos jardineiros cometem o erro de regar as videiras em excesso, acreditando que isso aumentará a produção. O excesso de umidade pode ter consequências desagradáveis:

  • deterioração do sabor das frutas;
  • apodrecimento do arbusto;
  • a ocorrência de diversas doenças.

Para evitar esses problemas, o solo deve ser umedecido moderadamente. Se a área plantada tiver solo predominantemente arenoso, regue com frequência, usando pequenas quantidades de água. O solo argiloso requer regas menos frequentes. No entanto, ao regar videiras plantadas em solo argiloso, a quantidade de água deve ser aumentada. Ao realizar este procedimento, você deve levar em consideração diversos fatores:

  • profundidade da água subterrânea;
  • quantidade de precipitação;
  • temperatura do ar.

Se o outono for chuvoso, a vinha pode não necessitar de rega adicional. À medida que o inverno se aproxima e as temperaturas descem gradualmente, a frequência de rega deve ser reduzida. Uma rega adequada garante a humidade necessária para as videiras e aumenta a resistência das uvas à geada.

Fertilização e poda

Para preparar adequadamente as videiras para o inverno, o solo na área plantada deve ser bem fertilizado. Após a maturação dos frutos, a planta enfraquece significativamente e dificilmente sobreviverá ao rigoroso inverno sem fertilização adicional. As videiras não necessitam de fertilização anual. Elas sobreviverão bem ao inverno se forem fertilizadas pelo menos uma vez a cada três anos. Viticultores experientes recomendam fertilizar a vindima com uma mistura que inclua:

  • 30 g de superfosfato;
  • 30 g de fertilizante potássico;
  • 1 kg de solo preto.

Essa quantidade de mistura é suficiente para alimentar uma videira. Além disso, para fortalecer a imunidade da videira, regue-a com uma solução preparada com 10 litros de água e fertilizantes de fósforo e potássio dissolvidos. O solo deve ser encharcado até uma profundidade de pelo menos 25 cm com essa solução. Diversos microelementos também podem ser adicionados à composição do líquido de alimentação:

  • permanganato de potássio;
  • molibdato de amônio;
  • ácido bórico;
  • iodo.
Conselho!
No início do outono, enquanto as videiras ainda têm folhas verdes, você pode aplicar pulverizações foliares. Isso acelerará o amadurecimento do arbusto frutífero.

A poda de uma vinha é uma medida necessária que ajuda a aumentar a produção, melhorar a qualidade da fruta e acelerar o processo de maturação. A poda da videira simplifica significativamente a aplicação de técnicas de cultivo. materiais de coberturaÉ importante lembrar que este procedimento só pode ser realizado após a queda completa das folhas. A poda precoce resultará em deficiência de substâncias plásticas e aumentará o risco de quebra do arbusto durante o inverno. Podar a trepadeira após a geada é muito problemático, pois os ramos ficam quebradiços e podem ser danificados em locais inadequados. A época ideal é meados de setembro.

Ao realizar esse trabalho, os ramos danificados e secos devem ser removidos. As partes removidas da videira devem ser queimadas para evitar a propagação da infecção para as uvas saudáveis.

A etapa final da poda envolve o corte dos ramos em excesso que interferem na iluminação e ventilação adequadas. Pelo menos 30% das gemas de reserva da videira devem ser mantidas, pois serão úteis em caso de geada ou danos causados ​​por roedores nos ramos principais. Os ramos imaturos devem ser removidos, pois morrerão durante o inverno e representarão uma fonte adicional de infecção na primavera.

Tratamento contra pragas e possíveis doenças.

Após a poda, a vinha deve ser tratada com uma solução especial para eliminar pragas e doenças. Isso impedirá o desenvolvimento de formas de patógenos que sobrevivem ao inverno e matará os parasitas que vivem nas videiras. Uma das melhores soluções para combater infecções é uma solução de soda e sal, preparada da seguinte forma:

  • Adicionam-se 10 colheres de sopa de sal a um balde de dez litros de água morna;
  • Adicionam-se 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ao líquido resultante;
  • A composição é misturada cuidadosamente até que os principais componentes estejam completamente dissolvidos.

Toda a videira é tratada, incluindo as folhas e os botões. Para erradicar completamente as pragas, a videira deve ser pulverizada pelo menos três vezes. O número de insetos nocivos que vivem na videira pode ser reduzido cavando bem o solo ao redor dela.

Preparando uvas

Imediatamente antes de cobrir as videiras para o inverno, elas devem ser tratadas com uma solução composta por 100 gramas de sulfato de cobre e 10 litros de água. Para repelir ratos, coloque um pequeno recipiente com carbureto sob o material de cobertura. Essa substância absorve eficazmente o excesso de umidade, e o odor emitido quando o carbureto é umedecido repelirá os roedores.

Proteger as plantações da geada.

Cobertura das videiras

Nas regiões central e norte, as geadas de inverno representam a principal ameaça às vinhas. Para proteger as videiras durante a estação fria, é necessário isolá-las termicamente. Materiais não tecidos, bem como tábuas e caixas de madeira, podem ser utilizados para esse fim. A escolha do isolamento é determinada principalmente pelas condições climáticas da região. uvas são cultivadas, assim como a própria variedade da videira. Nos últimos 10 anos, foram desenvolvidas variedades que toleram bem as baixas temperaturas.

As regiões do norte abrigam inúmeras coníferas, portanto, ramos de abeto ou pinheiro podem ser usados ​​para cobrir as videiras. Esse material é altamente respirável, prevenindo o apodrecimento das videiras causado pela alta umidade. Além disso, os ramos de abeto protegem as videiras da neve de forma eficaz e oferecem excelente isolamento térmico.

Ao cultivar uvas em valas, o ideal é usar tábuas de madeira como isolamento. Depois que as videiras forem tratadas e plantadas na vala, elas são cobertas com tábuas de madeira. As tábuas devem ficar soltas, permitindo uma circulação de ar adequada. Conforme as tábuas de madeira forem cobertas de neve, as propriedades de isolamento da estrutura melhorarão. Se as temperaturas já estiverem abaixo de zero e ainda não tiver nevado, as tábuas de madeira devem ser cobertas com um material não tecido para evitar a perda de calor.

O uso de filme de polietileno como isolante é altamente indesejável, pois é completamente impermeável à água e ao ar, o que inevitavelmente levará à condensação e ao crescimento de mofo. A cobertura das videiras geralmente é feita no final de outubro ou início de novembro.

Preparativos para o inverno em diversas regiões

Ao colher uvas para o inverno na zona climática intermediária, a primeira coisa a fazer é remover as folhas restantes da videira. Em seguida, vem o corte., que envolve a remoção de brotos danificados e imaturos. As uvas devem ser colhidas para o inverno em dias ensolarados, quando a probabilidade de chuva é mínima. Em climas temperados, o ideal é plantar as videiras em covas de 70 x 70 cm de diâmetro e cerca de 20 cm de profundidade, o que simplificará significativamente os preparativos para o inverno.

A preparação das culturas para o inverno na zona média divide-se em várias etapas:

Como cuidar das uvas

  • As mangas processadas são enroladas e colocadas no buraco;
  • Um recipiente com carbureto é colocado no fundo;
  • O buraco está coberto com um escudo de madeira.
Importante!
Quando cair a primeira neve, o melhor é juntá-la com um ancinho e cobrir o buraco com uma proteção de madeira — isso garantirá uma melhor retenção de calor dentro do buraco. Se a previsão do tempo indicar um inverno frio, galhos de pinheiro devem ser empilhados sobre a proteção.

Os métodos de preparação das uvas para o inverno na Ucrânia e na Bielorrússia não diferem dos utilizados na Rússia central, visto que as condições climáticas nessas regiões são bastante semelhantes. A preparação das uvas para o inverno nos Urais ou na Sibéria exige uma abordagem mais cuidadosa, devido aos invernos rigorosos dessas regiões.

Cuidando das uvas

Para ajudar a videira a sobreviver ao inverno rigoroso, ela precisa ser podada, o que consiste em cortar as raízes suscetíveis ao orvalho a uma profundidade de 20 cm. O buraco resultante deve ser preenchido com areia seca. Após a rega e a fertilização, as videiras são enroladas e cobertas com ramos de pinheiro ou uma proteção de madeira. Serragem ou folhas secas são usadas como isolamento adicional, espalhadas sobre os ramos ou a proteção. Para evitar que sejam levadas pelo vento, uma camada fina de tecido não tecido é colocada por cima.

Preparar as videiras jovens para o inverno é especialmente importante. As mudas plantadas este ano não precisam de poda. As videiras são podadas apenas no segundo ano. Preparar as mudas para o inverno elimina a necessidade de fertilizantes adicionais, pois o solo já estará fertilizado. ao plantar vinhasA fertilização de uma vinha jovem deve começar no quarto ano de vida.

Comentários sobre o artigo: 1
  1. Evgeny

    O artigo tem como título "Uvas em clima central", mas incluíram uma foto de um vinhedo com uma paisagem de inverno, exatamente como no sul. Ou será que as uvas são cultivadas como árvores comuns em climas centrais? Outro deslize. O artigo diz que a poda deve ser feita depois que as folhas caírem completamente, e então há uma foto de dois homens podando e amarrando videiras com folhas verdes. É preciso ter mais cuidado. E antes de publicar, é necessário revisar o artigo cuidadosamente pelo menos três vezes para evitar dúvidas posteriores e construir CONFIANÇA na publicação.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates