Os criadores trabalham incansavelmente todos os anos, presenteando os jardineiros com novos híbridos e variedades de uva. Entre eles, incluem-se: A uva híbrida Furshetny, cultivada em Zaporizhzhia, recebeu boas avaliações dos viticultores.
Embora suas mudas tenham surgido em viveiros há apenas cerca de dez anos, os viticultores de diversas regiões já apreciaram a forma híbrida. A Furshetny é considerada uma variedade promissora, recomendada para cultivo em jardins domésticos.
Descrição
O novo híbrido foi criado pelo criador V.V. Zagorulko (Ucrânia). A variedade Furshetny chegou ao mercado em 2008, sendo suas progenitoras as variedades Kuban e Podarok Zaporozhye.
Refere-se a espécies precoces ou semiprecoces, com os devidos cuidados. bagas Pronto para a colheita em 115 a 130 dias. A época estimada para a colheita é de 15 a 18 de agosto, mas o momento exato depende do clima da região, das condições meteorológicas sazonais e das práticas agrícolas.
Forma arbustos bastante vigorosos e caracteriza-se pela alta produção de brotos. Segundo jardineiros, há de 14 a 16 brotos por metro quadrado de área plantada. Ao plantar, leve em consideração o vigor das plantas e mantenha um espaçamento adequado entre os arbustos. A maturidade da trepadeira ocorre entre 85% e 90%.
As folhas são grandes, bem formadas e com nervuras profundas. A cor é verde brilhante. A variedade Furshetny não necessita de outras variedades para polinização, pois produz hastes florais bissexuais.
Cultivada em diversas regiões, essa variedade provou seu valor na região central do país, na região de Leningrado e nos Montes Urais. Graças à sua maturação precoce e boa resistência à geada, o híbrido produz frutos mesmo em regiões com verões curtos. No entanto, para produzir bagas saborosas e suculentas, necessita de mais sol e calor; caso contrário, a polpa ficará ácida. A produção chega a 40-50 kg por arbusto maduro.
Características das bagas
As vinhas robustas de Furshetny produzem cachos grandes e cônicos. As uvas são de densidade média, frequentemente desenvolvendo asas. Pesam entre 400 e 800 gramas, com uma média de 600 gramas. O comprimento do cacho varia de 28 a 35 cm.
As bagas são ovais, com casca densa. A superfície apresenta uma fina camada cerosa. Pesam entre 13 e 16 gramas, podendo algumas maiores chegar a 20 gramas.
A polpa é gelatinosa, suculenta e não se separa da casca. A fruta contém de 18 a 20% de açúcar e 6% de acidez. As bagas têm um sabor agradável e harmonioso, com notas de ameixa, amora e uva-passa. São usadas como sobremesa e para fazer vinhos caseiros. A variedade Furshetny (uma variedade de mesa) não é usada comercialmente na produção de vinho. As bagas são colhidas no momento exato, caso contrário, transformam-se em uvas-passas nos vinhedos.
As frutas toleram bem o transporte de longa distância, sem perder sua aparência ou sabor comercializáveis. Segundo os viticultores, isso uva Podem ser armazenados por até 1,5 a 2 meses em porões ou adegas.
Vantagens e desvantagens
Dez anos não é muito tempo para uvas, então, por enquanto, a Furshetny está sendo testada em parcelas de produtores e jardineiros particulares.
As características positivas incluem:
- maturação precoce;
- alta resistência ao gelo (até -22ºC, por vezes até -25ºC);
- Sabor excelente;
- Aparência atraente das bagas.
Devido ao seu crescimento vigoroso, a Furshetny é adequada para decorar gazebos e arcos.
Imperfeições:
- requer uma grande área para plantio;
- necessita de formação de escova;
- As bagas não podem permanecer nos arbustos por muito tempo.
Variedade Resistente às principais doenças da cultura, pode ser cultivada sem cobertura em climas temperados. Em regiões com climas rigorosos, é necessária proteção no inverno e remoção dos suportes.
Escolher um local
Escolha um local bem iluminado e livre de correntes de ar. A planta adora luz e precisa de bastante sol para garantir que as bagas acumulem açúcar. Solos adequados incluem:
- solo preto;
- solo argiloso;
- arenitos.
Solos argilosos são melhorados com a adição de areia, enquanto solos arenosos são melhorados com a adição de argila. Brejos salgados, áreas pantanosas e áreas baixas não são adequadas para o cultivo da uva. A variedade Furshetny não deve ser plantada em áreas com lençol freático próximo ao solo, onde a água se acumula na primavera.
As mudas são plantadas na primavera ou no outono, levando em consideração o clima local. Nas regiões Noroeste e Urais, a primavera é a melhor época, pois no outono os arbustos muitas vezes não têm tempo de se adaptar antes da chegada do frio. O plantio na primavera é realizado quando o solo aquece e as temperaturas se estabilizam.
O solo é revolvido com antecedência. Para plantios de outono, a preparação do local começa em agosto; para plantios de primavera, todo o trabalho é feito no outono. Fertilizantes complexos, nitrogênio e húmus são adicionados.
Pousar
Os buracos para o plantio dos arbustos são preparados. Levando em consideração o vigor da variedade, os buracos são espaçados a três metros de distância. A profundidade é de 80 a 100 cm. A drenagem é essencial – pode-se utilizar pedras, ardósia quebrada ou tijolos.
Prepare uma mistura nutritiva misturando húmus, areia, cinzas e terra. Regue a cova, adicione um pouco da mistura e coloque a muda de uva sobre esse monte, espalhando as raízes. Em seguida, cubra cuidadosamente a planta com terra, compacte-a levemente e cubra com cobertura morta. Palha, feno e aparas de grama são adequados para cobertura morta.
Os suportes para as futuras treliças são instalados antecipadamente no local do plantio. À medida que as trepadeiras crescem, os ramos são amarrados ao arame.
Características da tecnologia agrícola
A uva híbrida Furshetny requer práticas agrícolas padrão. Os cuidados necessários concentram-se principalmente na formação da planta e dos cachos, bem como na colheita das bagas.
Cuidado
Os cuidados adicionais são padrão:
- cobertura para salada;
- rega;
- Formação de arbustos, poda;
- prevenção de infecções;
- Controle de pragas.
Você deve seguir as recomendações de especialistas que testaram Furshetny em diversas condições.
Rega
Jovens mudas Regue com frequência, especialmente se o verão tiver sido seco. Este híbrido exige muita umidade, cresce mais rápido e forma brotos frutíferos.
Arbustos adultos são regados com menos frequência, mas em maior quantidade:
- na primavera, se o solo não contiver umidade suficiente;
- antes da floração;
- no início da formação do fruto;
- antes que as bagas amadureçam;
- no outono, após a colheita.
A rega no outono ajuda o solo a acumular reservas de umidade até o verão seguinte. Em clima úmido e com chuvas frequentes, a Furshetny não deve ser regada no outono após a colheita.
cobertura
Este híbrido vigoroso requer fertilização completa. Durante os primeiros 2 a 3 anos, as videiras receberão nutrientes suficientes da mistura adicionada no plantio das mudas. Depois disso, as videiras serão fertilizadas a cada estação com fertilizantes orgânicos e minerais.
Na primavera, fertilize as plantações com esterco curtido, húmus e cinzas. A adição de matéria orgânica melhora a estrutura do solo e promove um melhor crescimento da videira. Não aplique fertilizantes nitrogenados na cultura no outono.
Suplementos minerais adequados incluem:
- nitrato de amônio;
- superfosfato;
- nitrofósca;
- sal de potássio.
Jardineiros também utilizam os seguintes complexos: Kemira, Aquarin, Rastvorin, Novofert.
O esquema usual de fertilização da Furshetny na raiz:
- início da primavera (para restaurar os brotos após o inverno);
- a segunda - antes que os arbustos comecem a florescer;
- a terceira - assim que as bagas começarem a se formar;
- no estado de maturação técnica das bagas;
- no outono, após a colheita.
Durante a primeira fase, são utilizados fertilizantes nitrogenados, seguidos de potássio e fósforo. Na quarta fase, o nitrogênio é excluído da dieta, pois elementos que melhoram o sabor das bagas e promovem cachos maiores são importantes nesse período.
No outono, os fertilizantes são aplicados quando necessário, e não todos os anos. Se uva Cresce em solos bem fertilizados; a fertilização no outono deve ser evitada.
A pulverização foliar é eficaz, produzindo resultados em poucos dias. Usos:
- ácido bórico (5 gramas da preparação são utilizados por balde de água);
- infusão de cinzas;
- extrato de superfosfato.
Três pulverizações por safra são suficientes para a cultura. Aplique pela manhã, em um dia sem vento.
Formação de arbustos
A variedade Furshetny deve ser conduzida anualmente, a partir da segunda temporada. Este híbrido vigoroso produz numerosos rebentos sem necessidade de poda, o que pode levar a plantações densas e redução da produção.
A poda deve ser feita na primavera, antes do início da circulação da seiva, ou no outono, após a queda de todas as folhas. Normalmente, esse período ocorre no final de setembro e outubro (dependendo da região). Não devem ser deixados mais de 25 ramos em cada arbusto adulto, e a poda deve ser feita deixando de 4 a 7 gemas.
A formação do arbusto leva de 2 a 3 anos. A poda e a modelagem adequadas das trepadeiras contribuem para:
- Melhorar a qualidade dos olhos;
- resistência dos arbustos a ondas de frio e geadas;
- distribuição uniforme do crescimento nos suportes;
- Criar o formato correto dos arbustos;
- Iluminação ideal das mãos.
Proporciona uma carga de brotos ideal, o que é especialmente importante para um híbrido vigoroso.
O método de cultivo mais comum para a variedade Furshetny é o de condução em forma de leque (com ou sem suporte). Os ramos são dispostos em várias camadas e os caules de três anos são podados, transformando-os gradualmente em galhos.
No verão, remova o excesso de folhas, belisque os brotos e apare os arbustos. No outono e na primavera, certifique-se de remover os galhos doentes e deformados.
Colheita de frutos silvestres
Entre os dias 15 e 18 de agosto, as uvas começam a amadurecer. As uvas da variedade Furshetny adquirem a cor azul escura, quase preta, característica do híbrido e desenvolvem um sabor agradável. É crucial colhê-las cedo, caso contrário, mesmo que sejam deixadas por um pouco mais de tempo, os cachos ficarão repletos de passas.
As bagas mantêm a sua forma durante vários dias, após os quais a polpa perde o sabor. Os cachos colhidos na altura certa podem ser armazenados por até dois meses, pendurados em adegas secas ou sótãos.
Preparando-se para o inverno

O híbrido é considerado não protetor, mas em áreas com clima rigoroso, a videira ainda é removida do suporte antes do inverno. estão abrigandoO método tradicional: disponha os rebentos numa vala, cubra-os ligeiramente com ramos de abeto (utilizando arcos de arame) e, por fim, com juta. A neve terminará o trabalho, protegendo as videiras da geada.
Na primavera, assim que a neve derrete, as videiras são descobertas. É melhor não mantê-las cobertas por muito tempo, caso contrário os brotos apodrecerão quando o tempo esquentar.
Prevenção de doenças
A variedade de uva híbrida Furshetny demonstrou resistência a infecções fúngicas. Isso não significa que tratamentos preventivos e inspeção de brotos, folhas e bagas não sejam mais necessários.
A resistência ao míldio e ao oídio é acima da média, portanto, se você não se esquecer da prevenção, as doenças não serão um problema.
Esquema de processamento aproximado:
- Na primavera, quando o ar aquece até +5ºC, pulverize os arbustos com preparações de DNOC e Nitrafen;
- Quando surgirem as primeiras folhas, trate com qualquer fungicida;
- antes da floração;
- durante o período em que as bagas têm o tamanho de um vaso (use Quadris e Flint);
- após a colheita de frutos silvestres - com composições de Flint e Strobi.
Os períodos especificados são adequados para tratamentos preventivos. arbustos Controle de pragas. Os tratamentos também são realizados caso sejam detectados vestígios de insetos perigosos nos arbustos. Ácaros e filoxera são pragas comuns. Para isso, utilizam-se Actellic, solução coloidal de enxofre e Fozalon.
A variedade de uva Furshetny, pouco exigente, provou ser digna de atenção. Jardineiros de diversas regiões estão experimentando as mudas do híbrido, colhendo suas primeiras safras e observando as perspectivas promissoras da Furshetny.
Avaliações
Evgeniy, cidade de Kamyshin
Cultivo a variedade Furshetny há sete anos. Este ano, amadureceu mais tarde do que o esperado; normalmente colhemos as bagas em meados de agosto. Mas isso não importa; conseguimos colher todas. Gostamos do sabor — interessante, com um retrogosto incomum. As bagas são muito saborosas. A polpa é firme, mas não crocante. É essencial racionar a colheita, caso contrário, a plantação fica sobrecarregada com frutos em excesso.
Anatólia, Krai de Krasnodar
Estou muito satisfeita com esta variedade; planto-a há quatro anos. Deixei seis cachos em árvores de três anos, e eles se desfizeram facilmente, amadurecendo as videiras. Mesmo quando chove, as bagas não estouram nem apodrecem. O sabor é excelente, por isso a consideram uma das melhores variedades para eles.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações