Descrição dos cogumelos Valui e sua aparência (+29 fotos)?

Cogumelos

Existem inúmeras maneiras de preparar cogumelos — cozidos, fritos, salgados, em conserva e secos — e todas são deliciosas. Os cogumelos tubulares, populares em nosso país, são particularmente nutritivos. A maioria dos pratos que os utilizam são feitos com cogumelos cozidos, por isso é importante saber o tempo de cozimento ideal para cogumelos como o bétula e o álamo, a fim de preservar suas propriedades nutricionais.

Características típicas da variedade

O cogumelo Valui possui um chapéu esférico que se achata à medida que cresce, transformando-se em um "prato plano". Exemplares muito maduros são caracterizados por um sabor amargo difícil de eliminar, portanto, não é recomendável colhê-los. Este cogumelo muda de cor ao longo de seu desenvolvimento.

Interessante!
Suas características distintivas são a presença de muco na superfície e a ausência de líquido leitoso.

Aparência e foto

A aparência dos cogumelos walui depende diretamente da sua idade. Os cogumelos jovens assemelham-se a nozes em forma e tamanho. As bordas do chapéu envolvem firmemente o caule, formando um corpo sólido.

Com o tempo, o estipe adquire uma forma de barril, variando de 5 a 15 cm de altura. O chapéu, de cor castanho-clara, atinge 5 cm de altura e tem um diâmetro de aproximadamente 14 cm. Em exemplares jovens, sua forma é convexa, enquanto em exemplares mais maduros, é côncava, em forma de pires.

Uma descrição completa do cogumelo nariz-de-muco dá uma ideia de como ele se transforma ao longo de seu ciclo de vida. Inicialmente, seu chapéu é coberto por uma espessa camada de muco e suas lamelas têm uma coloração creme clara. Com o tempo, a cor escurece, tornando-se predominantemente marrom e com manchas escuras.

Se as estruturas lamelares forem danificadas, um suco amarelado é liberado. A carne branca e densa de um gobídeo jovem torna-se amarela com o tempo, adquirindo um odor e sabor desagradáveis.

Morfologia

Em ambientes florestais, o Bychki pode ser confundido com cogumelos porcini, russula ou hebeloma. Para identificar corretamente o Bychki, observe as seguintes diferenças entre as espécies:

  • cobertura mucosa da cápsula;
  • cheiro;
  • Características da estrutura do caule do cogumelo.

Uma característica distintiva do cogumelo Valui é a sua maior tendência a reter humidade. Mesmo os cogumelos secos, colhidos no calor do verão, ficam revestidos de muco em meia hora após serem colocados em água, um muco produzido pelos próprios cogumelos. Os cogumelos Valui caracterizam-se por um aroma a cogumelo fresco com notas de especiarias.

Deve-se prestar atenção especial à estrutura do caule. Os membros da família Russula, que inclui a russula, possuem um canal oco no interior do caule. Em cogumelos maduros, essa parte costuma ser comida por vermes. No entanto, o chapéu permanece em boas condições.

Local de distribuição

Este cogumelo é encontrado com maior frequência em florestas decíduas mistas em climas temperados. Os cogumelos do gênero Valui gostam de formar grandes colônias sob carvalhos, álamos e bétulas, preferindo áreas úmidas, baixas e sombreadas.

Micélio de Valuya
Micélio de Valuya

Além disso, coletores de cogumelos experientes afirmam que pequenas florestas de coníferas também produzem gobies em abundância. Os primeiros exemplares aparecem já na primeira quinzena de julho, após as chuvas. Os chapéus viscosos desses cogumelos podem ser encontrados até mesmo no final do outono.

Consumo

O cogumelo Valui caracteriza-se por um sabor amargo, razão pela qual não é utilizado como alimento em muitos países europeus. No espaço pós-soviético, esta espécie é classificada como um cogumelo comestível condicionalmente.

Espécimes crus não podem ser cozidos; são consumidos somente após preparo especial. Antes de serem salgados ou conservados em vinagre, esses produtos florestais devem ser bem limpos e deixados de molho em água fria por dois a três dias. Recomenda-se trocar a água duas vezes ao dia.

Cozinhando cogumelos
Cozinhando cogumelos

Para preparar este material para conserva mais rapidamente, você pode fervê-lo. Este processo deve durar pelo menos 40 minutos. Os cogumelos fervidos também podem ser congelados. Os cogumelos jovens desta espécie são os melhores para consumo, pois revelam seu sabor mais intenso quando em conserva ou marinados.

Regras e locais de encontro

Na coleta de gobies, algumas regras devem ser seguidas. Somente espécimes jovens com a calota esférica devem ser coletados. Uma característica importante de qualidade é a ausência de gotículas de umidade na parte interna, sob a calota.

O melhor local para procurar cogumelos é em florestas densas com alta umidade. Preste atenção especial às áreas sob bétulas. Essa espécie é mais comumente encontrada nas florestas da Eurásia e da América do Norte.

Atenção!
Uma condição importante para a germinação intensa desta espécie de cogumelo é a alta umidade, portanto, o momento mais adequado para uma "caçada tranquila" é aproximadamente o terceiro dia após chuvas fortes.
Durante os períodos de calor extremo do verão, esta planta florestal praticamente não produz frutos. Os cogumelos russula jovens são os melhores para consumo, pois a polpa mais velha desenvolve um odor desagradável e persistente ao endurecer. Na hora da colheita, o ideal é deixar apenas os chapéus para hidratar em água e descartar os talos.

Diferenças entre cogumelos falsos e não comestíveis

Essa espécie pode ser confundida com a russula, o boleto de bétula ou membros da variedade branca de elite. Essas espécies florestais não representam risco à saúde humana, pois são completamente comestíveis. A russula amêndoa tem um odor característico, enquanto a variedade Morse é caracterizada por lamelas amarelas com um tom púrpura nas bordas. O cogumelo porcini possui tubos sob o chapéu em vez de lamelas.

Por outro lado, os cogumelos do gênero Russula apresentam uma semelhança superficial com o venenoso Amanita muscaria amarela e com o Hebeloma (falsa Russula). Essas espécies de cogumelos representam uma ameaça real.

A falsa russula caracteriza-se por um odor pungente, semelhante ao do rábano. Esta variedade de cogumelo encontra-se não só em florestas, mas também nas orlas das florestas e em campos. O gênero Hebeloma não é afetado por pragas, pelo que não é comum encontrar exemplares infestados por vermes.

Apesar da grande semelhança com o “original”, possui algumas características distintas:

  • Cor escura com tonalidade marrom ou amarela;
  • um tubérculo localizado no centro do chapéu;
  • pequenas escamas cobrindo o caule do cogumelo.

Para evitar o consumo de cogumelos venenosos, o melhor é evitar colher exemplares muito maduros ou de procedência duvidosa.

Propriedades úteis e restrições de uso

Desde os tempos antigos, os cogumelos walui são apreciados pelo seu sabor quando salgados e em conserva, e seus efeitos benéficos para o organismo são notórios. O cogumelo contém as seguintes substâncias, que proporcionam benefícios significativos para a saúde:

  • antioxidantes que previnem o desenvolvimento de tumores malignos;
  • aminoácidos, ácidos graxos insaturados que normalizam o funcionamento do sistema nervoso em nível celular;
  • Substâncias que aceleram a regeneração dos tecidos, têm efeito anti-inflamatório e retardam o processo de envelhecimento.
Valor marinado
Valor marinado

Além disso, conservas e marinadas feitas com o cogumelo têm um efeito benéfico sobre o coração e os vasos sanguíneos, fortalecendo o miocárdio. Além de suas propriedades benéficas, essa variedade de cogumelo contém quitina, que tem um impacto negativo em mulheres grávidas e crianças pequenas. Os cogumelos Valui também são contraindicados para pessoas com doenças hepáticas e renais.

Receitas e dicas de culinária

Os cogumelos Valui são uma base para molhos, patês e sopas. A mistura de cogumelos picados, depois de pronta, também pode ser usada como recheio para bolos e panquecas. O segredo é usar apenas os chapéus. Os cogumelos Valui também podem ser fritos, mas cozinheiros experientes recomendam cozinhá-los primeiro.

Para costeletas com molho salgado, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Chapéus de cogumelo – 6 unidades;
  • carne bovina – 200 g;
  • batatas grandes – 6 unidades;
  • óleo de girassol – 100 g;
  • migalhas de pão.
costeletas de cogumelo
costeletas de cogumelo

Cozinhe a carne e as batatas até ficarem bem macias e depois pique-as. Em seguida, adicione cogumelos salgados picados e óleo de girassol. Modele em formato de hambúrgueres, passe na farinha de rosca e frite.

Um prato simples e versátil é o caviar de russula. Deixe os cogumelos de molho, cozinhe-os em água fervente por meia hora e depois pique-os. Em seguida, adicione a cebola frita e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Tempere com raiz-forte, vinagre, alho e especiarias. O prato está pronto para rechear, usar como recheio ou simplesmente para comer espalhado no pão.

Preparativos para o inverno

Para preparar 5 kg de cogumelos em conserva a quente, você precisará de 10 colheres de sopa de sal, sementes de endro, uma folha de groselha preta, especiarias e algumas folhas de louro. Coloque 2 xícaras de água em uma panela, adicione o sal e os cogumelos picados e preparados. Após ferver, retire a espuma que se formar, adicione as especiarias e cozinhe em fogo baixo por 25 a 30 minutos.

A decantação da válvula até o fundo e a eliminação do líquido são sinais de que está pronta. Em seguida, divida o produto em frascos, cubra com salmoura e armazene a uma temperatura não superior a 6 graus Celsius. O produto estará pronto para consumo em 2 meses.

Preparando cogumelos para conserva
Preparando cogumelos para conserva

Para preparar a salmoura para o valui em conserva, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Vinagre 9% - 100 ml;
  • água – 2 litros;
  • sal – 400 g;
  • Folha de louro – 10 unidades;
  • grãos de pimenta-do-reino preta.

Deixe 1 kg de cogumelos de molho por alguns dias e depois ferva-os por 20 minutos. Escorra a água e despeje a solução preparada sobre eles. Ferva a mistura resultante por 20 minutos, deixe esfriar e distribua entre os frascos.

Respostas às perguntas mais frequentes

É possível ser envenenado por russula?
Os cogumelos do gênero Valui não são venenosos, mas absorvem e acumulam substâncias nocivas do ambiente, portanto sua toxicidade depende do local de coleta. O risco de intoxicação e sua gravidade dependem da concentração de substâncias nocivas nos corpos de frutificação, do método de preparo e da quantidade consumida.
Qual a melhor maneira de cozinhar esses cogumelos?
Recomenda-se consumir apenas as cápsulas. As mais saborosas e nutritivas são as de walui salgadas ou em conserva.
A falsa russula é venenosa?
O cogumelo Hebeloma contém substâncias tóxicas ainda desconhecidas pela ciência. Portanto, não existem antídotos para neutralizá-las. O consumo deste cogumelo é extremamente perigoso para a saúde e a vida.

Os cogumelos Valui ganharam imensa popularidade como conservas e marinadas, caracterizados pelo seu excelente sabor e benefícios para a saúde. São frequentemente utilizados em diversas saladas, como recheio ou em misturas para empanar. Os cogumelos cozidos também podem ser fritos. O segredo é usar apenas os chapéus e manuseá-los corretamente.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates