Qual a aparência dos cogumelos ostra e o que eles descrevem? (+29 fotos)

Cogumelos

Existem aproximadamente 30 variedades conhecidas de cogumelos ostra, das quais cerca de 10 são cultivadas em casa. Todos esses frutos são caracterizados por um sabor excelente e um aroma rico, mas as variedades silvestres são muito mais apreciadas por coletores de cogumelos experientes. Os cogumelos ostra são difíceis de confundir com cogumelos venenosos, pois não possuem espécies semelhantes perigosas. Basta familiarizar-se com suas fotos e descrições antes de colhê-los.

Características típicas dos cogumelos ostra

Todos os iniciantes na coleta de cogumelos precisam saber como são as espécies comuns de cogumelos ostra que crescem na floresta para evitar consequências desagradáveis.

Aparência, foto, descrição

Esses frutos podem crescer de 5 a 20 cm de diâmetro. Os frutos jovens são cinza-escuros ou com um tom acastanhado. Os frutos mais maduros são cinza-escuros com um tom roxo ou acinzentado.

A cor do chapéu depende da espécie específica e das condições de cultivo. O formato do cogumelo geralmente lembra orelhas.

Não há limites nítidos entre o chapéu e o estipe. O chapéu desta variedade funde-se suavemente com o estipe e afunila-se ligeiramente em direção às bordas. Seu formato é oval, ligeiramente alongado, e lembra uma concha. O diâmetro varia de 5 a 17 cm. As margens são ligeiramente curvadas para dentro. A superfície pode ser cinza, amarelo-limão ou esbranquiçada com tons roxos, laranja ou rosados.

O caule geralmente é lateral e afunila-se visivelmente em direção à base. Seu comprimento não ultrapassa 50 mm e sua largura é de 30 mm. O caule tubular apresenta coloração em tons claros de cinza, amarelo ou branco.

Os frutos jovens caracterizam-se por uma polpa suculenta e firme. Nos cogumelos mais velhos, a polpa torna-se fibrosa, seca e dura. A polpa tem um aroma agradável a cogumelo. O sabor do fruto cru é neutro e suave.

Dependendo da espécie, o pó dos esporos é rosa, creme ou branco. O tamanho dos esporos varia de 7,5 x 3 a 12 x 4,5 µm. O formato é irregular e elipsoidal.

Regras de local de distribuição e coleta

Os cogumelos ostra são encontrados na Europa, Ásia, Austrália e Norte da África. Variedades desse fruto são bastante comuns na Alemanha, França, Portugal, Eslováquia e Polônia. Na Rússia, o cogumelo é considerado um dos mais disseminados e pode crescer em todo o país, desde a fronteira com a Bielorrússia até o Krai de Primorsky. A Sibéria Ocidental é particularmente rica em cogumelos ostra, com bosques de bétulas e álamos que oferecem uma colheita substancial.

Iniciantes devem ir colher cogumelos na companhia de um coletor experiente, pois há o risco de confundir cogumelos ostra com outros cogumelos semelhantes, que não são comestíveis. Antes de sair para uma caçada tranquila, é uma boa ideia familiarizar-se com as diferentes variedades desse fruto.

Lembrar!
Os cogumelos devem ser procurados nos troncos de árvores decíduas danificadas, tocos e árvores caídas. Algumas espécies vivem em madeira em decomposição ou formam micorrizas com as raízes de plantas umbelíferas. Cachos de frutos também podem ser encontrados em algumas coníferas.

Comestibilidade

O cogumelo ostra é um membro comestível da família dos fungos. Na Rússia, é o segundo cogumelo mais popular. É utilizado em uma grande variedade de pratos. Os cogumelos ostra podem ser fritos, cozidos, refogados, salgados, em conserva e até mesmo consumidos crus. São ótimos recheios. É comum encontrar pães, tortas, pizzas e molhos de cogumelos feitos com esses cogumelos.

Tipos de cogumelos silvestres, suas descrições e fotos.

Existem muitas variedades de cogumelos ostra encontradas na floresta, e é uma boa ideia familiarizar-se com fotos e descrições delas antes de sair para uma busca silenciosa.

Pulmonar

Esta variedade é muito comum em florestas por todo o país. O chapéu arredondado ou em forma de leque atinge de 4 a 8 cm de diâmetro. A cor é branca ou creme, com os exemplares maduros adquirindo uma tonalidade amarelada. O curto estipe é coberto por pelos quase imperceptíveis na base e não ultrapassa 20 mm de comprimento.

Limão (olmo)

Os cogumelos ostra-limão são mais comuns no Extremo Oriente. Essa espécie também prospera em cultivo doméstico. O diâmetro médio do chapéu é de 3 a 6 cm. Os cogumelos jovens formam um chapéu corimboso, que se torna em forma de funil com a idade. A casca amarelo-limão desbota à medida que o cogumelo amadurece.

Real, ou da estepe

Os frutos maduros possuem um chapéu achatado ou ligeiramente em forma de funil, no qual podem ser observadas pequenas fibras ou escamas. O diâmetro do chapéu pode atingir 13 cm. A superfície é de coloração marrom-avermelhada, desbotando para marrom com o tempo. Na maioria das vezes, um pedúnculo compacto está localizado no centro. O pedúnculo cilíndrico pode ser branco ou ocre claro.

Cogumelo ostra real
Cogumelo ostra real

Comum, ou ostra

O diâmetro desses habitantes da floresta varia de 5 a 15 cm. A coloração da superfície é bastante variável, podendo ser acastanhada, cinza-acinzentada ou cinza-clara com um tom púrpura. Inicialmente, as bordas são curvadas para dentro, mas com a idade, adquirem uma forma ondulada ou lobada. Se os frutos forem encontrados em áreas de alta umidade, uma camada micelial aparece em sua superfície.

Cogumelo ostra
Cogumelo ostra

Final do outono

O diâmetro do chapéu pode atingir 12 cm. Uma característica distintiva desta espécie é o seu chapéu em forma de orelha, de cor cinza-acastanhada. A superfície do cogumelo é aveludada. Um conjunto de frutos cresce a partir de uma única base. A carne branca é bastante densa e possui um aroma e sabor agradáveis.

Coberto ou individual

Este representante do mundo dos cogumelos vive em bétulas, álamos, carvalhos e abetos em decomposição. chapéu de cogumelo Inicialmente de cor cinza-creme, torna-se marrom-acinzentado com a idade. Seu diâmetro médio é de 8 cm. O chapéu tem formato de língua ou orelha. A superfície é coberta por escamas. O estipe é muito compacto ou totalmente ausente.

Cogumelo ostra coberto
Cogumelo ostra coberto

Em forma de chifre, ou abundante

O formato do corpo de frutificação lembra uma trompa de pastor. O chapéu tem formato de chifre, às vezes de folha. Os frutos maduros têm bordas lisas, frequentemente curvadas para cima e cobertas de rachaduras. Ao contrário de outras variedades, este cogumelo possui um estipe curvo distinto, de até 8 cm de comprimento. Dependendo do habitat, a cor da superfície varia de arenosa a cinza.

Cogumelo ostra
Cogumelo ostra

Rosa

O cogumelo ostra rosa, ou cogumelo ostra flamingo, possui um chapéu ligeiramente convexo com até 5 cm de diâmetro. A carne rosada tem um sabor amanteigado e um aroma característico. O estipe rosa-claro cresce na lateral do chapéu e geralmente é curvado. As lamelas são rosa-avermelhadas.

Cogumelo ostra rosa
Cogumelo ostra rosa

A diferença entre cogumelos falsos e não comestíveis, semelhantes a cogumelos ostra.

Em nosso país, os cogumelos mais comuns semelhantes ao cogumelo ostra são duas espécies não comestíveis:

  1. A acônito, que possui chapéus creme ou marrons cobertos com manchas avermelhadas, cresce em árvores mortas de folha caduca e coníferas.

    Acônito
    Acônito
  2. O cogumelo ostra laranja tem uma cor intensa. Sua característica distintiva é a quase completa ausência de um caule. Ele cresce em grandes grupos, geralmente em árvores de folha caduca. Os frutos jovens têm um aroma semelhante ao do melão, enquanto os exemplares maduros cheiram a repolho podre.

Propriedades úteis e restrições de uso

Os cogumelos ostra possuem inúmeras propriedades benéficas, razão pela qual são amplamente utilizados na medicina popular. Eles ajudam a normalizar a pressão arterial e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O consumo deste produto auxilia o organismo a eliminar toxinas e metais pesados, além de reduzir o colesterol.

Bom saber!
O cogumelo é benéfico para a visão e o sistema nervoso, tem um efeito positivo no trato gastrointestinal e pode melhorar a visão. Este fruto é único por ter um efeito anticancerígeno.

Pessoas com problemas gastrointestinais, hepáticos e da vesícula biliar devem evitar este produto. O fruto contém quitina, que é pouco absorvida pelo organismo. Crianças menores de 12 anos, mães que amamentam e gestantes devem evitar o consumo de cogumelos ostra.

Os cogumelos ostra podem ser preparados não apenas como um prato à parte, mas também utilizados para fazer molhos, pastas e diversos recheios.

Como limpar cogumelos ostra?

Antes do preparo, os frutos devem ser limpos, caso contrário perderão o sabor e ficarão aguados. Não é necessário deixá-los de molho, pois praticamente não há poeira ou sujeira na superfície. A colheita é cuidadosamente selecionada, e os frutos secos, com vermes ou podres são descartados. Em seguida, cada fruto é descascado e lavado em água corrente.

Processamento de cogumelos
Processamento de cogumelos

Os cogumelos ostra comprados em lojas não precisam ser descascados — na verdade, remover a membrana não é recomendado, pois são cogumelos aquosos e podem se desfazer após o cozimento.

Métodos de preparação e armazenamento

Existem várias maneiras de armazenar cogumelos. Eles são frequentemente salgados, secos e em conserva para o inverno. Para prolongar sua vida útil, recomenda-se o congelamento. Cogumelos congelados se conservam por cerca de um ano a -18°C. Não lave os cogumelos antes de congelar; basta limpá-los com um pano seco. Cogumelos fritos e cozidos também podem ser congelados.

Colheita de cogumelos
Colheita de cogumelos

A maneira mais fácil de preparar alimentos para o inverno é através da salga a seco:

  1. Os cogumelos ostra são lavados.
  2. A primeira camada de cogumelos é disposta e polvilhada com sal e especiarias.
  3. Várias dessas camadas são formadas até o topo do recipiente.
  4. Uma prensa é colocada sobre a camada superior e o recipiente é levado para um local escuro por 2 a 3 semanas.

Regras de culinária

Antes de preparar os cogumelos, leia as seguintes informações:

  • Antes de ferver, o produto é cortado em pedaços pequenos. Os cogumelos não são cozidos inteiros;
  • Os corpos de frutificação liberam líquido quando cozidos, portanto não há necessidade de pré-fervê-los ao fritar ou assar;
  • É necessário fritar até que o líquido no prato tenha evaporado completamente, o que leva pelo menos 30 minutos.

Avaliações da Mushroom Box

Os cogumelos ostra são fáceis de cultivar em casa usando sacos com substrato, micélio e um porão. Caixas especiais para cogumelos contendo micélio de cogumelo ostra já estão disponíveis para compra, permitindo que você cultive sua própria colheita, mesmo em seu apartamento. As avaliações desses produtos são variadas:

Irina: "Uma vez comprei uma caixa como esta para que as crianças pudessem observar o crescimento dos cogumelos. O kit incluía a caixa, um borrifador, um bloco de micélio e um pano de linho. Seguimos as instruções e esperávamos ver os cogumelos no décimo dia. Eles apareceram depois de 15 dias e cresceram em apenas 4 dias. Este kit é bom para cultivar 2 a 3 pequenas plantações."

Alexey: "Encomendei duas dessas caixas online. O pacote chegou relativamente rápido e comecei a trabalhar nelas. Até agora, apenas um conjunto floresceu com alguns cogumelos pequenos, e o outro nem sequer mostra sinais de floração. Não vou encomendar mais."

Tatiana: "Graças a esta caixa, temos nos deliciado com batatas e cogumelos com frequência ultimamente. Segui as instruções à risca, então não houve problemas. Cultivar cogumelos ostra em uma caixa é fácil. Ninguém tem alergia, então os cultivamos em casa, no parapeito da janela."

Respostas às perguntas mais frequentes

Devo remover os talos dos cogumelos ostra antes de cozinhá-los?
A maioria dos chefs concluiu que o melhor é cozinhar os cogumelos ostra sem os talos, ou fervê-los separadamente. Os talos podem ser usados ​​para fazer caviar de cogumelo ou secos para o inverno. Comparado ao chapéu, o talo tem uma textura mais fibrosa e resistente.
Quais cogumelos ostra se conservam por mais tempo no congelador: os frescos ou os cozidos?
O prazo de validade de um produto no congelador depende da temperatura. A -18°C, os cogumelos frescos mantêm-se viáveis ​​por cerca de 12 meses. O prazo de validade dos cogumelos cozidos à mesma temperatura é de cerca de 8 meses.
Os cogumelos ostra podem ser congelados?
Sim, isso é perfeitamente possível. Esse método de armazenamento não afeta o sabor dos cogumelos.
Os cogumelos ostra podem ser deixados de molho antes de serem congelados?
Não lave nem deixe os frutos de molho antes de congelá-los, pois perderão o sabor durante o congelamento. Após a colheita, limpe os frutos com um pano seco, corte-os em pedaços e coloque-os no congelador.

Os cogumelos ostra são versáteis e podem ser encontrados não apenas na floresta, mas também cultivados em casa. Esses frutos são excelentes para cozinhar e para conservas de inverno.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates