O sabor e as propriedades nutricionais dos cogumelos são inegáveis. Eles são ricos em diversas substâncias benéficas, como proteínas, gorduras, vitaminas A, B, C, D e PP, enzimas e ácidos orgânicos. Naturalmente, essa "abundância" de substâncias benéficas levanta uma questão compreensível para muitos adultos: qual a idade ideal para que as crianças possam comer cogumelos?
Afinal, todo pai e mãe quer garantir que seus filhos recebam uma alimentação de alta qualidade, rica em vitaminas, minerais e micronutrientes. E aqui vai um alerta para muitos: um produto saudável e nutritivo, na verdade, nem sempre é seguro e benéfico, principalmente para um organismo frágil.
A partir de que idade uma criança pode comer cogumelos?
Você deve dar cogumelos ao seu filho ou não? Claro, cada adulto toma sua própria decisão.
No entanto, especialistas determinaram uma idade específica a partir da qual as crianças podem começar a comer cogumelos, e essas recomendações devem ser levadas em consideração:
- Consumo por mães que amamentam. A amamentação é uma contraindicação para o consumo de cogumelos? Muito provavelmente, sim, já que, se passarem para o leite materno, podem causar aumento da produção de gases no bebê, o que significa que cólicas são inevitáveis. Um momento de prazer com um prato de cogumelos não vale uma noite sem dormir e um bebê inquieto.
- Crianças pequenas. A maioria dos pediatras é unânime sobre este assunto: dar cogumelos a crianças com menos de dois anos de idade está fora de questão. E é improvável que haja uma necessidade urgente. No entanto, alguns médicos acreditam que as chamadas variedades "cultivadas" — champignon e cogumelo ostra, cultivados em condições estéreis, sem fertilizantes ou produtos químicos — não prejudicam a saúde das crianças.
- Crianças com mais de 5 anos. Nessa idade, é aceitável começar a introduzir pequenas quantidades de cogumelos na dieta do bebê. No entanto, em primeiro lugar, é preciso escolher as variedades mais saudáveis e de melhor qualidade, como o cogumelo-do-leite, o boleto-de-bétula e o boleto-de-álamo. Em segundo lugar, devem ser servidos não como prato principal, mas como complemento, por exemplo, em um molho ou caldo, após serem picados.
- Crianças em idade escolar mais novas estão bastante dispostas a comer cogumelos, mas não regularmente ou como prato principal. Alguns podem ser adicionados a um ensopado, torta ou prato de carne. Nessa idade, é aceitável introduzir cogumelos silvestres à alimentação das crianças. Como os chapéus são menos tóxicos, são os melhores para começar. É claro que os cogumelos devem ser de alta qualidade, picados e bem cozidos.
- A partir dos 10 anos de idade. Aos 10 anos, o sistema digestivo das crianças está quase no mesmo nível do dos adultos. Isso significa que o consumo de cogumelos não deve apresentar problemas. No entanto, caso a criança tenha histórico de problemas digestivos ou alterações, deve-se ter extrema cautela ao oferecer cogumelos a ela.
Você também pode se interessar por:Os malefícios dos cogumelos para a saúde infantil
O consumo excessivo de cogumelos por muitos pais frequentemente leva à sua introdução na dieta de crianças muito pequenas. Mas qualquer pediatra dirá que crianças não devem comer cogumelos, e há bons motivos para isso.
O fato é que os cogumelos, apesar de todas as suas propriedades benéficas, são uma proteína pesada. Tão pesada que o trato gastrointestinal de uma criança simplesmente não consegue processá-la.
Outro motivo pelo qual este produto é fortemente desaconselhado para crianças é a presença de quitina. Esta é uma fibra de difícil digestão que pode prejudicar até mesmo o sistema digestivo de um adulto, quanto mais o de uma criança! Quando a quitina chega ao estômago de uma criança, ela impede a absorção de outros nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, comprometendo assim a sua capacidade de se desenvolver adequadamente.
O terceiro fator que desencoraja as crianças a consumirem os frutos da floresta é a estrutura especial da sua polpa, que age como uma "esponja" natural, absorvendo uma grande variedade de substâncias tóxicas. O ideal é que os cogumelos sejam cultivados em condições ecologicamente corretas, e não à beira da estrada... É evidente o mal que um produto tão "saudável" pode causar ao organismo de uma criança.
Contraindicações e restrições
A primeira e mais importante restrição é, obviamente, a idade: os cogumelos são contraindicados para crianças pequenas. Mesmo crianças mais velhas com histórico de problemas gastrointestinais devem consumir "proteína da floresta" com a autorização de um pediatra.
O tamanho da porção e a frequência de consumo também são importantes. As porções de um prato de cogumelos devem ser literalmente do tamanho de uma criança e consumidas no máximo uma vez a cada poucas semanas.
Você também pode se interessar por:
As crianças só devem consumir alimentos cuja origem e qualidade sejam comprovadas pelos pais. Todo adulto deve estar ciente de que os cogumelos representam um risco. Portanto, qualquer alimento consumido por crianças deve ser cuidadosamente lavado e cozido. Cogumelos em conserva, salgados e fritos são proibidos.
É claro que os cogumelos variam na quantidade de nutrientes que contêm. E deve-se dar preferência às variedades que trarão mais benefícios do que malefícios para o organismo da criança. Entre elas, destacam-se os cogumelos-de-leite, os boletos, os champignons, as morelas, os cogumelos-ostra, os cogumelos-manteiga, os cogumelos-de-álamo e os boletos-de-bétula.
No entanto, a russula e os cantarelos contêm quantidades mínimas de nutrientes, portanto, seu consumo por crianças não é de todo necessário.
Você também pode se interessar por:Respostas às perguntas mais frequentes
Portanto, os cogumelos são certamente um alimento saudável, rico em micronutrientes e nutrientes, além de deliciosos. No entanto, o que é bom para adultos nem sempre é bom para crianças. Ao tentar diversificar o cardápio infantil com novos pratos e ingredientes, é importante lembrar que os cogumelos nem sempre são recomendados para crianças. Por conterem muita proteína e fibra, podem causar desconforto estomacal em crianças.
Você também pode se interessar por:























Quais são os benefícios e malefícios dos cogumelos ostra para os humanos (+27 fotos)?
O que fazer se os cogumelos em salmoura mofarem (+11 fotos)?
Quais cogumelos são considerados tubulares e sua descrição (+39 fotos)
Quando e onde você pode começar a colher cogumelos de mel na região de Moscou em 2021?