Cogumelos comestíveis e não comestíveis da Bashkiria e suas descrições (+36 fotos)

Cogumelos

O clima da Bashkiria permite excelentes colheitas de diversas espécies de cogumelos. Eles crescem abundantemente em muitas regiões e variam significativamente em morfologia e sabor, possibilitando um cardápio caseiro diversificado. Apenas 30% dos cogumelos da Bashkiria são comestíveis, portanto, antes de sair em uma "caçada silenciosa", é essencial estudar cuidadosamente suas fotos e descrições.

Épocas de distribuição e colheita de cogumelos na Bashkiria

Os cogumelos comestíveis começam a aparecer no Bascortostão no início da primavera, logo após o derretimento da neve. No entanto, nas partes mais quentes da região, eles já são colhidos no final de março, enquanto nas áreas mais frias, só começam a aparecer em maio. A temporada de cogumelos termina com as primeiras geadas do outono.

Mapa de locais de ocorrência de cogumelos na Bashkiria
Mapa de locais de ocorrência de cogumelos na Bashkiria

Locais de distribuição de cogumelos:

  • Na região de Ufa:
    • Os prados, florestas e jardins perto da aldeia de Krasny Yar são especialmente ricos em cogumelos;
    • Ao longo das margens do rio Urshak, perto da vila de Kamyshly, existem muitas espécies raras de cogumelos, incluindo o cogumelo amarelo do leite;
    • Perto da vila de Osorgino, as pessoas costumam procurar cogumelos do gênero Lactobacillus.
  • Nas florestas do distrito de Kushnarevsky, a principal descoberta é o cogumelo leiteiro.
  • No distrito de Ilishevsky, nas proximidades da aldeia de Ishkarovo, nas florestas, clareiras e orlas da mata, existem especialmente numerosos lactários de açafrão.
  • Os cogumelos porcini e boletos crescem no distrito de Blagovarsky, perto da vila de Yazykovo.
  • Existem muitos cogumelos do gênero Boletus no distrito de Chishminsky.
  • A região de Melkombinat - cantarelos e cogumelos-de-mel.

Fotos e descrições de cogumelos comestíveis da primavera.

Na primavera, a seleção de cogumelos não é tão rica quanto no verão e no outono, mas ainda é possível encontrar variedades saudáveis ​​e saborosas.

Forro

Os cogumelos morel são considerados comestíveis sob certas condições. Há opiniões divergentes quanto à sua segurança. Alguns recomendam cozinhar e secar. Outros afirmam que ferver, deixar de molho ou secar não elimina as toxinas. No mínimo, recomenda-se ferver o produto previamente.

A morel possui um chapéu aveludado e discreto, com 2 a 10 cm de diâmetro. É sinuoso, sem forma definida, assemelhando-se a uma noz ou a um cérebro, oco por dentro, com numerosas dobras. Dependendo das condições ambientais, a cor pode variar (do amarelo ao castanho-avermelhado).

O interior do caule curto (2-3 cm) e sulcado também é oco. O caule é ligeiramente engrossado na base e frequentemente fica enterrado no solo. A polpa quebradiça e cerosa tem um cheiro úmido. As morelas são mais fáceis de encontrar em pinhais, áreas queimadas e clareiras aquecidas pelo sol.

Cogumelo Morel

As morelas crescem em áreas de antigos incêndios. Elas prosperam em diversos tipos de solo, frequentemente perto de freixos, nas bordas das florestas e ao longo das estradas. Podem ser encontradas mesmo quando ainda há neve.

Caracteriza-se por um chapéu enrugado, oval-alongado, com 5 a 30 cm de altura, coberto por células de formato irregular. Apesar do tamanho, o corpo de frutificação é bastante leve, pois é oco por dentro. Dependendo da idade e das condições locais, a cor pode ser marrom, amarela, cinza ou ocre. O pedúnculo frágil é creme ou completamente branco, liso, firmemente fundido ao chapéu e também oco. A polpa tem um aroma agradável. É necessário pré-aquecê-la antes do consumo.

Chapéu de morel

Para encontrar este cogumelo em grande quantidade, o ideal é visitar um bosque de álamos ou bétulas no final de abril ou início de maio. Como outros membros da família Morchella, ele possui um chapéu enrugado. Este chapéu lembra um boné, um dedal ou um sino. É pequeno (1-5 cm de altura e 1-4 cm de diâmetro) e marrom ou amarelo brilhante. Comparado ao cogumelo morel comum, sua borda inferior é livre e não está presa ao estipe. A parte inferior do chapéu é mais clara.

O estipe cilíndrico cresce até uma altura de 6 a 11 cm, por vezes até 15 cm, e uma espessura de 1,5 a 3 cm. O estipe é sólido e branco-amarelado em espécimes jovens, oco e de cor ocre em espécimes maduros, pubescente ou ligeiramente escamoso, com uma leve camada farinhenta. A carne é cerosa, clara (o píleo é mais escuro), fina e bastante frágil. Possui um odor característico, semelhante ao de umidade.

Cogumelos de verão com fotos e nomes

Após tempestades quentes, os cogumelos de verão aparecem em abundância na Bashkiria.

Cogumelo branco

Também conhecido como boleto ou simplesmente cogumelo branco, é considerado o rei dos cogumelos graças ao seu excelente sabor e aroma único. Os cogumelos boleto geralmente crescem em grupos ao longo de trilhas na floresta e nas bordas de bosques de bétulas. São uma visão realmente impressionante.

O chapéu largo, de cor castanho-escura (7-30 cm), geralmente é convexo ou achatado. É coberto por uma pele lisa ou enrugada, glabra, finamente aveludada ou escamosa-fibrosa, que não se separa da polpa. No entanto, a camada tubular, com uma pequena depressão perto do estipe, separa-se facilmente. Inicialmente branca, com o tempo, amarela e torna-se verde-oliva.

A polpa é firme, carnuda e suculenta, branca quando jovem e fibrosa e amarelada quando mais velha. Sob a casca escura, a polpa é marrom ou marrom-avermelhada. A cor permanece praticamente inalterada após o corte. O aroma agradável do cogumelo pode ser percebido durante o cozimento e a secagem.

O estipe maciço, em forma de clava ou barril, atinge 7 cm de espessura e 25 cm de altura. O estipe é branco, vermelho ou marrom, mais claro que o chapéu. Sua porção superior geralmente apresenta uma rede de nervuras.

Raposa

Os cantarelos, também conhecidos como galos, são muito populares tanto na Bashkiria como em outros lugares. São fáceis de transportar e armazenar, podem ser cozinhados de diversas maneiras e a presença de quinomanose na carne afasta os insetos.

A maior colheita pode ser feita no final do verão, após chuvas quentes. As calopsitas preferem locais bem iluminados em florestas mistas com bétulas, mas também podem ser encontradas em florestas de coníferas. Concentrações notáveis ​​delas podem ser encontradas nas bordas da floresta, ao longo das estradas e em clareiras.

O chapéu dos cogumelos jovens, de cor amarelo-claro ou amarelo-alaranjado, fundido ao estipe, é redondo e ligeiramente convexo, tornando-se posteriormente em forma de funil. Mede de 2 a 12 cm. Sua superfície é quase lisa, fosca, e as bordas geralmente são enroladas. A pele é difícil de descascar.

O caule é moderadamente denso, firme e sólido, com 4 a 7 cm de altura, 1 a 3 cm de espessura e afilando-se na base. A polpa é amarela nas bordas e branca no centro, tem um sabor ligeiramente ácido e aroma de frutas secas ou raízes.

cogumelo Aspen

De junho a outubro, o cogumelo-de-álamo, conhecido por seu sabor e colheita abundante, entra em seu auge de frutificação. Para os coletores de cogumelos, ele só perde para o porcini em termos de sabor. Naturalmente, o cogumelo-de-álamo prefere estar perto de álamos. Ele também pode crescer perto de outras árvores decíduas, mas não de coníferas. É encontrado em pequenos grupos na grama ao longo de trilhas na floresta e em clareiras.

O chapéu hemisférico, que eventualmente adquire formato de almofada, é vermelho, marrom-avermelhado ou alaranjado. A camada tubular é branca, mas com o tempo torna-se marrom-acinzentada. O chapéu, assim como o estipe, atinge 15 cm de diâmetro. O estipe é coberto por escamas cinzentas. A polpa densa, carnosa e branca pode ficar azulada quando cortada.

Boletus de bétula

Este é mais um cogumelo cujo nome indica sua origem. Também é conhecido como cogumelo de cabeça escamosa e sua busca começa na primeira quinzena de julho. Possui um caule fino que, quando maduro, é bastante resistente e fibroso, e um chapéu marrom-acastanhado (com 15 cm de diâmetro).

Ao contrário do boleto do álamo, a polpa do boleto da bétula não muda de cor ao ser cortada, permanecendo branca. No entanto, existe uma variedade rosada que cresce em áreas pantanosas. O boleto da bétula é adequado para qualquer prato culinário.

Cogumelos de outono da Bashkiria com descrições e fotos.

O outono é a estação preferida dos catadores de cogumelos, pois há mais cogumelos nas florestas da Bashkiria, tornando os passeios de outono um verdadeiro prazer.

Coletando manteiga

Um dos cogumelos mais populares é o cogumelo-manteiga, assim chamado devido ao seu chapéu viscoso e oleoso (convexo ou plano). A época de maior colheita é em setembro, quando os cogumelos-manteiga aparecem em pinhais jovens e nas bordas das florestas. O chapéu pode apresentar diversas tonalidades de marrom e amarelo.

A casca é fácil de remover. A camada tubular amarela ou branca se separa facilmente do chapéu. O estipe é reto, alto e relativamente fino, com um véu (anel) remanescente. A polpa é branca ou ligeiramente amarelada e pode ficar azul ou vermelha quando rompida.

Ryzhik

O laranjeira-do-açafrão, de cor laranja brilhante, até mesmo avermelhada, deve sua cor ao seu alto teor de betacaroteno. É rica em nutrientes e seu valor energético é comparável ao da carne bovina, do frango e dos ovos. É encontrada em pinhais e florestas mistas de pinheiros, frequentemente em grupos. Prospera em ambientes úmidos, aparecendo em grande número após chuvas intensas.

O chapéu leitoso do açafrão é arredondado, variando de convexo a em forma de funil. A superfície é lisa e brilhante, tornando-se pegajosa em clima úmido. Dimensões: altura do estipe de 3 a 7 cm, diâmetro do chapéu de 4 a 18 cm. As lamelas, finas, porém densas, afilam-se ligeiramente no estipe. A seiva leitosa alaranjada possui aroma frutado e torna-se verde rapidamente quando o corpo de frutificação é rompido.

Fungo do mel

Na primeira quinzena de setembro, você pode sair em busca de cogumelos-de-mel, que aparecem em grandes grupos nos restos de árvores caídas e cortadas (amieiro, álamo, bétula, carvalho, pinheiro e outras). Os catadores de cogumelos estão particularmente interessados ​​nos cogumelos com o chapéu fechado. A cor do chapéu (3-10 cm de diâmetro) depende do substrato em que os cogumelos vivem (o chapéu pode ser marrom-mel, verde-oliva, etc.). O chapéu é inicialmente convexo e depois se achata.

A superfície é coberta por escamas esparsas que podem desaparecer gradualmente. As lamelas são escassas. O estipe é alto (8-10 cm) e de espessura média (1-2 cm), sólido, mais leve no ápice e ligeiramente mais largo na base. Há um anel esbranquiçado estreito logo abaixo do chapéu. Não há volva. Os cogumelos têm aroma e sabor agradáveis.

Cogumelo de leite verdadeiro

Uma ótima opção para conservas é o cogumelo-do-leite. Ele também é chamado de cogumelo-do-leite porque, quando quebrado, libera uma seiva leitosa que rapidamente amarela em contato com o oxigênio. Pode ser encontrado em bosques de bétulas e florestas mistas onde há presença de bétulas.

O chapéu arredondado é geralmente de cor creme (outras tonalidades também são possíveis), com uma franja de fibras amareladas visível ao longo de sua borda interna curva. O chapéu é plano quando jovem, tornando-se posteriormente em forma de funil. O estipe cilíndrico e oco geralmente tem a mesma cor do chapéu. Embora o cogumelo seja bastante grande (8-15 cm), nem sempre é fácil de ver devido à folhagem que o envolve.

Respostas às perguntas mais frequentes

Quais são os cogumelos mais comuns na Bashkiria?
Os cogumelos mais comuns na região são as morelas, os cantarelos, os cogumelos-de-álamo, os boletos-de-bétula, os cogumelos-do-leite, os lactários-de-açafrão, os cogumelos-de-mel e os boletos.
Qual é o mês do ano com a maior produção de colheitas?
Setembro é o mês com maior abundância de cogumelos na Bashkiria.
É possível ser envenenado por cogumelos comestíveis?
O envenenamento por cogumelos comestíveis é possível. Eles absorvem intensamente compostos tóxicos, metais pesados, radionuclídeos, pesticidas e gases de escapamento de veículos presentes no ambiente. Se os corpos de frutificação estiverem velhos ou deteriorados, bactérias perigosas se desenvolvem rapidamente em seu interior.

A Bashkiria é uma região rica que generosamente compartilha seus dons com os amantes da "caça silenciosa". Locais para colher cogumelos abundam em várias direções, cada região possui uma rica oferta de cogumelos deliciosos, e o clima é propício para a colheita desde o início da primavera até o final do outono.

https://www.youtube.com/watch?v=pTcSSLEXU9Y

Cogumelo
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates