O maior cogumelo do mundo, na Terra, na Europa e na Rússia.

Cogumelos

Os fungos são habitantes incomuns do nosso planeta, combinando características de plantas e animais. Crescendo em condições favoráveis, os fungos às vezes atingem tamanhos recordes. Biólogos insistem que os maiores cogumelos não são uma anomalia, e praticamente qualquer espécie pode se tornar um cogumelo gigante, e existem vários deles no mundo.

Descrição dos maiores cogumelos da Rússia

Nas florestas russas, os catadores de cogumelos têm encontrado repetidamente cogumelos enormes, cujas fotos estão agora a ganhar popularidade online. Encontrar um é uma verdadeira sorte, já que a época dos cogumelos é quando a maior parte dos frutos, que de outra forma poderiam atingir tamanhos recordes, é colhida.

Capa de chuva

Foi descoberto em 2011. capa de chuva— um gigante. Durante uma "caçada silenciosa", Vladislav Grabosinsky descobriu esse tesouro. Ele não guardou a descoberta para si, mas a entregou a botânicos da Universidade de Perm para estudo. Descobriu-se que o cogumelo-puf havia crescido até um diâmetro de 1,72 m. O fruto atingiu 52 cm de altura e pesava 12,5 kg.

Capa de chuva
Capa de chuva

Vale ressaltar que os cogumelos-pufes são bastante comuns em todo o mundo, com exceção da Antártica. Podem ser encontrados em florestas decíduas e coníferas, clareiras e parques. Dependendo da espécie, os corpos de frutificação podem variar de alguns gramas a 2-3 kg. O chapéu pode ter formato de pera, ser arredondado ou oval.

Boletus de bétula

Alexey Korol, que estava colhendo frutos da floresta perto de sua aldeia na região de Tomsk, descobriu um tesouro simplesmente gigantesco. boleto de bétulaO catador de cogumelos ficou petrificado com o tamanho da sua descoberta: o caule do fruto atingia 28 cm e o chapéu tinha um diâmetro de 36 cm. O boleto de bétula pesava 2,4 kg e estava completamente limpo e intacto.

Boletus de bétula
Boletus de bétula

Procure por boletos de bétula em florestas decíduas e bosques de bétulas. Os frutos formam micorrizas com frequência em bétulas, daí o seu nome. Existem quatro espécies de boleto de bétula:

  • preto;
  • rosado;
  • ordinário;
  • pântano.

O boleto mais comum em nossas florestas é o boleto-de-bétula. Seu chapéu geralmente cresce até cerca de 15 cm. A superfície do chapéu é marrom-clara quando jovem, mas torna-se marrom-escura à medida que amadurece. A polpa branca é bastante densa e permanece inalterada quando cortada.

Boletus

Um enorme cogumelo branco foi descoberto na Rússia em 1961. A notícia foi imediatamente transmitida ao vivo pela Rádio Moscou. O achado pesava mais de 10 kg e o diâmetro do chapéu chegava a 58 cm. Até hoje, não há informações sobre sua localização.

O chapéu do boleto geralmente atinge 25 cm de diâmetro. A cor do chapéu depende do local de crescimento. Os que crescem em florestas de abetos têm um chapéu marrom-avermelhado e um estipe fino e alto. Os cogumelos porcini que crescem em florestas de bétulas são de cor mais clara e seu estipe relativamente grosso se alarga em direção à base. O estipe do corpo de frutificação atinge 20 cm de altura e 10 cm de largura.

Boletus
Boletus

Os cogumelos do gênero Boletus podem ser colhidos de junho a outubro. Esses frutos crescem muito rapidamente: um cogumelo recém-emergido pesa cerca de 2 g e, após 7 dias, o peso aumenta para 200 g. Cogumelos gigantes, pesando até 5 kg, são frequentemente encontrados, mas geralmente estão infestados por vermes.

Fungo Tinder

Fungos de isca de tamanho considerável são encontrados no norte do Cáucaso e nas regiões sul da Rússia. Embora não haja exemplares recordistas entre eles, é possível encontrar frutos de tamanho impressionante. Recentemente, essa variedade se disseminou na região de Altai, onde árvores estão sendo derrubadas em massa. O fungo de isca envernizado é um saprófito e contribui para a deterioração da madeira.

Fungo Tinder
Fungo Tinder

Os maiores cogumelos da Europa

Atualmente, existem aproximadamente cem mil variedades de cogumelos, incluindo algumas com propriedades medicinais. Alguns contêm penicilina e antibióticos. E, claro, os frutos são amplamente consumidos como alimento.

A Europa é rica em habitats de cogumelos, mas os gigantes são extremamente raros. Os cientistas ainda não descobriram por que os frutos crescem a tamanhos tão incríveis.

Cogumelo

De todos os cogumelos gigantes já encontrados na Europa, o champignon ocupa o primeiro lugar. O italiano Francesco Quito descobriu o fruto de 14 quilos em um campo perto da província de Bari. O agricultor e sua esposa carregaram a descoberta no carro. Levaram o gigante para casa, limparam-no, cozinharam-no e convidaram amigos e vizinhos para a mesa.

Na natureza, os champignons geralmente não crescem mais do que 25 cm de altura. Os cogumelos maduros têm chapéus planos, enquanto os jovens têm chapéus arredondados. A cor da superfície pode ser branca, acastanhada ou bege. Inicialmente, as lamelas são brancas, mas à medida que amadurecem, a cor muda para rosa ou quase preta.

Cogumelo
Cogumelo

Fungo do mel

No leste da Suíça, cientistas descobriram um enorme micélio de fungo do gênero Melium com mais de 1.000 anos. É o maior cogumelo da Europa, com dimensões que variam de 800 x 500 metros. Como é sabido, cogumelos de mel Elas formam micorrizas com rizomas, o que tem um efeito prejudicial nas árvores.

Fungo do mel
Fungo do mel

O fungo do mel é relativamente pequeno: o chapéu atinge até 17 cm de diâmetro e o estipe até 10 cm de altura. A superfície apresenta diversas tonalidades de marrom ou verde-oliva. A pele é coberta por escamas claras, que podem desaparecer à medida que o cogumelo cresce.

Brigadeiro

Enorme branco Brigadeiro Descoberta na Itália, essa iguaria pesava até 1,89 kg. A dificuldade em encontrá-la reside no fato de crescer debaixo da terra e só poder ser localizada com a ajuda de cães especialmente treinados. A trufa foi leiloada e vendida por US$ 61.000.

Brigadeiro
Brigadeiro

O fruto é tuberoso ou arredondado. A polpa é carnosa ou cartilaginosa. O tamanho varia de uma pequena noz a um tubérculo grande semelhante a uma batata. As trufas podem ser encontradas em florestas decíduas, pois formam micorrizas com os rizomas das árvores. As trufas brancas crescem com mais frequência perto de choupos, sorveiras, olmos, tílias e bétulas.

cogumelos recordistas mundiais

Existem vários cogumelos gigantes na Terra, cada um com tamanho impressionante. O fruto mais caro foi uma trufa branca de 1,5 kg, vendida em leilão por € 125.000.

O mais alto

O hibisco-da-floresta-variegado é considerado o mais alto do mundo. Essa espécie é comum nas florestas da Europa, América do Norte e Austrália. A copa geralmente atinge 35 cm de diâmetro e o caule cresce até 40 cm. No entanto, alguns exemplares podem chegar a metade da altura de um ser humano.

Importante!
Não é recomendável comer guarda-chuvas muito maduros, pois com o tempo eles ficam bastante duros e absorvem substâncias tóxicas do ambiente.

As mais difíceis

Uma das espécies mais pesadas é o poliporo (Fomitiporia ellipsoidea). O fruto encontrado pesava 500 kg e levou 20 anos para crescer. Cientistas chineses o descobriram na Ilha de Hainan. O diâmetro do chapéu era de 88 cm e sua altura, aproximadamente, 11 m.

Capa de chuva
Capa de chuva

Um residente canadense descobriu um enorme cogumelo puffball enquanto coletava cogumelos, pesando até 26 kg. E nos EUA, o biólogo René Andrade encontrou um fungo titã (Macrocybe titans) pesando 28 kg em uma plantação de café.

O mais antigo

O fruto mais antigo e maior já encontrado é o Armillaria ostoyae, ou fungo-do-mel escuro. Essa variedade é encontrada no Refúgio de Vida Selvagem de Malheur, nos Estados Unidos. O fruto é indistinguível do fungo-do-mel comum, mas a parte subterrânea atinge dimensões incríveis. A área coberta pelo micélio chega a quase 1.000 hectares. Cientistas determinaram que este espécime tem aproximadamente 2.500 anos e pesa cerca de 600 toneladas.

O mais rápido

Entre as frutas de crescimento rápido, a recordista é falus fedorentos comunsA taxa de crescimento do corpo de frutificação e do micélio é tão rápida que nenhum outro fungo a superou até hoje. O pedúnculo do fruto pode crescer 5 mm por minuto. Esse crescimento acelerado não é uma vantagem, pois esses frutos não só amadurecem rapidamente, como também envelhecem com a mesma rapidez. O ciclo de vida do falo-fedorento comum dura de 1 a 2 dias.

Respostas às perguntas mais frequentes

É possível cultivar o maior cogumelo em casa?
Os cientistas ainda não conseguem explicar o crescimento anormal dos corpos de frutificação. É desconhecido quais fatores influenciam o desenvolvimento de um tamanho tão gigantesco. Uma coisa é certa: tais anomalias são extremamente raras, sendo improvável que alguém consiga cultivar intencionalmente um cogumelo recordista em casa.
Qual é o cogumelo mais caro do mundo?
A trufa branca é considerada o cogumelo mais caro entre as iguarias. Seu alto preço se deve à dificuldade de sua colheita. Essa variedade é extremamente rara e cresce não na superfície do solo, mas diretamente nele. Encontrar a trufa requer cães ou porcos treinados. Além da dificuldade de colheita, o fruto se destaca por seu sabor excepcional.
Os cogumelos que quebram recordes estão incluídos no Livro Guinness dos Recordes?
O Livro Guinness dos Recordes documenta todos os fenômenos naturais incomuns, conquistas recordistas de animais e humanos e feitos únicos no mundo do entretenimento. Corpos de frutificação também foram incluídos neste livro. Os recordes mencionam dois cogumelos gigantes: um fungo isca de 136 kg (300 lb), descoberto em 1946 nos Estados Unidos; e um cogumelo puffball de 195 cm (7,5 pol.), descoberto em Wisconsin, EUA.

Hoje em dia, muitos cogumelos gigantes são conhecidos, alguns até comestíveis. As maiores variedades se tornaram verdadeiros recordistas em tamanho.

https://www.youtube.com/watch?v=NFzeus6H6DM

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates