Ao cultivar hortaliças em regiões setentrionais com invernos rigorosos, é fundamental dar atenção especial à proteção adequada contra o frio. Por isso, jardineiros experientes podem explicar aos iniciantes: Como cobrir uvas Durante o inverno na Sibéria, para evitar o congelamento. Proteger as plantas da geada é uma das práticas agrícolas mais importantes.

A importância do ajuste adequado
A chave para proteger com sucesso as uvas na Sibéria é o plantio correto, garantindo raízes fortes. Se o sistema radicular não estiver suficientemente fortalecido, a primeira geada forte provavelmente matará a planta.
Os siberianos cultivam vinhas desde os tempos antigos. usando uma tecnologia especialOs métodos de cultivo foram desenvolvidos ao longo de muitos anos e sua eficácia foi testada em inúmeros experimentos.
Ao escolher um local para o plantio, é importante garantir que Atende aos seguintes requisitos:
- Boas condições de iluminação.
- Ausência de alta umidade.
- Falta de sombreamento.

No lado sul do edifício, as vinhas só podem ser plantadas se o jardineiro puder monitorar constantemente sua condição durante o inverno.
Caso isso não seja possível, plantar perto de edifícios é inútil, pois a profundidade da neve nessas áreas é muito baixa. Ao escolher a técnica de cultivo adequada, recomenda-se optar por métodos comprovados. Os métodos clássicos usados por jardineiros em latitudes mais ao norte são ineficazes aqui. Uma solução mais eficiente — o plantio em profundidade — é necessária.
Você também pode se interessar por:A principal tarefa de todo viticultor é cultivar raízes fortes e proporcionar proteção confiável contra geadas. Como as videiras precisam ser protegidas durante períodos de geadas severas, o ideal é plantá-las em valas previamente escavadas ou em caixas de madeira. O objetivo dessa escavação é isolar a planta do frio. Seus parâmetros são os seguintes:
- Largura - 40−50 cm.
- Profundidade: 20−30 cm.
Ao usar caixas, não é necessário enterrá-las no solo. Basta isolar as paredes com uma camada de argila — isso protegerá as videiras do frio de forma confiável, e a estação de crescimento começará de 10 a 12 dias mais cedo.
Sutilezas do cuidado
As variedades de videira siberianas requerem uma preparação completa para o clima frio. Isso inclui adubação limitada e rega mínima para permitir que as plantas se adaptem às condições adversas. Caso contrário, o clima local será prejudicial às uvas.
Cuidados adequados com as variedades de frutas Inclui as seguintes etapas:
- Procedimentos formativos e controle da carga de frutos.
- Aplicação de fertilizantes foliares e de solo.
- Atividades de poda, expulsando enteados.
- Obras de proteção.
- Abrigo para o inverno.

Todos os outros processos vegetativos ocorrem naturalmente. Até os três anos de idade, a muda não necessita de adubação adicional, pois recebe nutrientes suficientes do fertilizante adicionado à cova durante o preparo. Isso geralmente inclui uma dose generosa de composto. A partir do quarto ano, adiciona-se um balde extra de composto ou esterco à planta.
Trabalho de fertilização Os fertilizantes devem ser aplicados no máximo uma vez por dia. É importante não sobrecarregar as videiras com adubação, caso contrário, elas se acostumarão a essa abundância e não conseguirão suportar períodos prolongados de escassez. Em meados da primavera ou início de maio, cerca de 10 kg de esterco fresco são colocados sob cada arbusto. O fertilizante deve ser aplicado diretamente nas videiras, sem ser incorporado ao solo. Deve-se ter cuidado para que ele não atinja as raízes.
Para estimular o desenvolvimento de um sistema imunológico forte, capaz de resistir a geadas severas, as videiras devem ser tratadas com fertilizantes foliares. Antes do início da floração, a videira deve ser tratada com uma solução de ácido bórico e, posteriormente, com sulfato de zinco. Kemira e sulfato de magnésio também podem ser usados como fertilizantes foliares eficazes.
Atividades de poda

Com a chegada de agosto, o crescimento natural dos ramos da videira começa a diminuir. Nessa época, a copa da videira também se estende completamente, indicando a necessidade de podar os brotos jovens que não se desenvolverão totalmente antes da chegada do frio. Durante a poda de outono, remova os rebentos e brotos laterais.
A poda de outono das videiras é realizada pelo método Guyot, que consiste em dar forma a um tronco curto e ramos menores. O número de ramos depende das características da variedade. Uma videira vigorosa não deve ter mais do que 4 a 8 ramos, e uma videira de porte médio não deve ter mais do que dois.
A poda deve começar após a primeira geada forte. Também é importante fazê-la no máximo duas semanas após a queda das folhas.
O procedimento em si divide-se em duas etapas. Primeiro, é necessário remover todos os ramos frutíferos ou imaturos, ramos laterais e outros brotos. Ao podar um arbusto jovem, deixe no máximo três brotos saudáveis; em árvores de seis anos, quatro brotos; e em árvores com sete anos ou mais, seis ou mais brotos.
O próximo passo é formar a videira frutífera (brotos). Para isso, deixe um broto no ramo e pode-o, deixando quatro gemas. Ao mesmo tempo, os brotos laterais devem ser encurtados, deixando apenas uma gema.
Se um ramo se formou em uma árvore velha e dele brotaram ramos frutíferos fortes, não se devem deixar mais do que dois ramos. Ao podar, siga os seguintes princípios: os ramos podem crescer de gemas diferentes e estar em níveis diferentes em relação ao sistema radicular.
A poda de outono consiste na remoção de ramos imaturos com centros brancos, visíveis ao cortar a videira. Os ramos com centros verdes estão maduros e prontos para o inverno.

As variedades de videira siberianas caracterizam-se por uma excelente resistência a todos os tipos de vírus e doenças. Isto explica-se pelo simples facto de a maioria das infeções não sobreviver a geadas severas. A utilização de preparações e produtos químicos tóxicos para proteção contra doenças torna-se, portanto, desnecessária. Consequentemente, os frutos das videiras do norte são também reconhecidos pela sua completa pureza ecológica.
Abrigo eficaz
Ao escolher a época ideal para cobrir as uvas na Sibéria, várias recomendações e regras devem ser levadas em consideração. Este procedimento consiste em várias etapas:
- Retirar as trepadeiras da treliça e fixá-las ao solo.
- Tratamento com preparações fungicidas.
- Preparar um abrigo antes da chegada da geada.
- Último abrigo.

Não é preciso recorrer a métodos mais sofisticados para proteger as plantações do frio. As variedades de frutas cultivadas na Sibéria são reconhecidas pela sua excelente resistência à geada, suportando até mesmo o frio mais intenso. Com um esforço mínimo, você pode proporcionar uma excelente cobertura que resistirá a qualquer geada.
As videiras são retiradas das treliças imediatamente após a queda das folhas. Aliás, todas as folhas caídas devem ser removidas do vinhedo e queimadas, pois podem apodrecer e se tornar um foco de bactérias e vírus perigosos. É preciso ter cuidado ao realizar essa tarefa, caso contrário, as videiras podem ser danificadas.
Alguns jardineiros recomendam instalar feltro asfáltico no fundo da vala. Uma boa alternativa a esse material é o filme de polietileno. Essa camada isolante adicional impedirá que as trepadeiras entrem em contato com a umidade que se acumula gradualmente no fundo da vala.

Os métodos para cobrir as vinhas nas regiões do norte podem variar dependendo da temperatura e das condições climáticas. No entanto, os princípios e regras gerais para esse trabalho permanecem os mesmos.
A área do tronco da árvore é isolada com uma espessa camada de solo a uma altura de 10 a 20 cm. As próprias trepadeiras são amarradas em feixes e fixadas ao solo com grampos metálicos, que são colocados a 10 a 20 cm acima do nível do solo.
Processamento adicional
Para proteger eficazmente as videiras do frio, é necessário tratá-las adicionalmente com uma solução de sulfato ferroso a 3-5%. Este procedimento deve ser realizado imediatamente após o plantio, de preferência em tempo seco. A planta também deve ser tratada com uma solução de sulfato ferroso a 5-7%, atentando-se para todas as partes da cobertura: desde as tábuas até a ardósia e a manta asfáltica.
Suportes metálicos devem ser colocados sobre as videiras a uma profundidade de 30 a 35 cm. A vala é então coberta com polietileno, feltro asfáltico e filme plástico. As laterais podem permanecer descobertas até que ocorram geadas severas de -10 graus Celsius (14 graus Fahrenheit). Ao escolher a profundidade correta da vala, as videiras estarão protegidas de forma confiável das condições climáticas mais severas. Além disso, seu sistema radicular estará protegido da geada e de infecções perigosas.
Você também pode se interessar por:Ao utilizar uma caixa metálica, em vez de um buraco no solo, deve-se construir sobre as videiras uma estrutura especial feita de ripas de madeira ou malha soldada com maior rigidez. Essa estrutura é isolada adicionalmente com spunbond ou agrosil, dobrados em duas camadas. Esteiras de palha e junco também podem ser utilizadas. Para proteger a estrutura da penetração de umidade, deve-se aplicar uma camada impermeabilizante na parte superior. Filme plástico, ardósia, feltro asfáltico ou papel alcatroado podem ser usados para impermeabilização.

No início de novembro, a vala deve ser ainda mais isolada, preenchendo-a com uma camada de 10 cm de terra. Após a queda de neve, pelo menos 40 cm dessa camada fofa devem ser acumulados sobre o abrigo. Também seria útil instalar uma estrutura para reter a neve perto das vinhas.
Construir um bom abrigo para o cultivo de uvas na Sibéria é bastante simples. Não exige muito tempo nem esforço, principalmente se os materiais e ferramentas necessários forem preparados com antecedência. A melhor época para iniciar esse processo é quando as folhas começam a cair e as temperaturas se estabilizam em torno de 5 graus Celsius. A etapa final de isolamento ocorre quando as temperaturas atingem -5 graus Celsius.
As melhores variedades das regiões do norte
O cultivo de vinhas nas regiões do norte tornou-se possível após um extenso trabalho de melhoramento genético, através do qual foram combinadas variedades Amur e americanas. As propriedades distintivas desses híbridos são:
- Resistência a geadas severas.
- Crescimento rápido da massa verde.
- Capacidade de suportar flutuações intensas de temperatura.
Aliás, alguns híbridos selecionados são tão resistentes ao frio que seus botões podem sobreviver a geadas de até -40 graus Celsius. Seus sistemas radiculares podem suportar temperaturas tão baixas quanto -20 graus Celsius.
Algumas variedades prosperam em solos pobres sem fertilização intensiva, pulverização regular ou proteção. A única desvantagem dessas variedades é o sabor inferior, mas os melhoristas estão trabalhando diligentemente para solucionar esse problema, resultando no surgimento de novas variedades únicas que merecem atenção especial a cada ano.
Entre as variedades mais populares do norte estão:

Você também pode se interessar por:- Russo antigo Fruta de mesa. Um arbusto maduro pode produzir até 25 kg de frutos frescos. Esta variedade é resistente a infecções e vírus.
- Pérolas de Saba, uva de mesa. Caracterizadas pelo sabor adocicado das bagas.
- Delicioso. Um único cacho pode pesar até 2 kg. Esta variedade é resistente a doenças e suporta geadas severas.
- MistérioÉ considerada a variedade mais popular, sendo muito procurada devido à sua confiabilidade e resistência ao frio.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações